Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

Excalibur, ontem também me disseram numa casa de acessórios car/audio que acham que é da marca Blaupunkt, mas eu acho que é sony, pelo menos o leitor de 6 cd é da sony e eu acho que o rádio (beta ou gamma) não pode ser de outra marca que não a sony, não fazia sentido.
Em relação à blaupunkt, penso que equipe é os golf´s série 5, por isso esta confusão de marcas.
Anyway, já meti na cabeça que lá vou de dar o que eles pedem na vw pelo cabo. [;)]

O teu rádio é este http://www.blaupunkt.com/de/7648220360_main.asp

Se for, é Blaupunkt [;)] .

O teu rádio é este http://www.blaupunkt.com/de/7648220360_main.asp

Se for, é Blaupunkt [;)] .

É isso mesmo ciber007, obrigado! apr:)[;)]
Já agora sabes dizer-me se o leitor de 6 cd´s frontal é também blaupunkt?

O leitor é este:

21052007.jpg

Bem, já consegui mais informação útil, depois vou colocar aqui umas fotos para me tirarem umas dúvidas, como não percebo nada de ligações resolvi tirar fotos para explicar-me melhor:

Resolvi tirar outra vez o leitor cá para fora para ver a referência e descobri que o leitor de 1 cd da vw é da marca Panasonic, portanto temos o rádio da marca Blaupunkt e leitor cd da marca Panasonic:

Referência do leitor cd g4.JPG

Então agora passamos para o leitor de cd, nesta foto temos uma das possiveis ligações que não é usada de origem, a ligação de origem está à esquerda, é ligado directamente ao leitor:

Ligação iso 1.JPG

Esta é a única ficha que existe no leitor de cd e que vai ligar ao rádio:

Ligação iso 3.JPG

Agora a minha dúvida principal:

Imaginemos que queria ligar uma ficha nova do leitor ao rádio sem usar a original, a ligação é igual (cores dos fios e denominação) como na entrada do rádio?
Um exemplo: (poderia ficar assim, ou os contactos da entrada do leitor podem não corresponder exactamente como estão na entrada do rádio?)

Ligação iso 4.JPG

Bem, já consegui mais informação útil, depois vou colocar aqui umas fotos para me tirarem umas dúvidas, como não percebo nada de ligações resolvi tirar fotos para explicar-me melhor:

Resolvi tirar outra vez o leitor cá para fora para ver a referência e descobri que o leitor de 1 cd da vw é da marca Panasonic, portanto temos o rádio da marca Blaupunkt e leitor cd da marca Panasonic:

Ver anexo 23117

Então agora passamos para o leitor de cd, nesta foto temos uma das possiveis ligações que não é usada de origem, a ligação de origem está à esquerda, é ligado directamente ao leitor:

Ver anexo 23112

Esta é a única ficha que existe no leitor de cd e que vai ligar ao rádio:

Ver anexo 23114

Agora a minha dúvida principal:

Imaginemos que queria ligar uma ficha nova do leitor ao rádio sem usar a original, a ligação é igual (cores dos fios e denominação) como na entrada do rádio?
Um exemplo: (poderia ficar assim, ou os contactos da entrada do leitor podem não corresponder exactamente como estão na entrada do rádio?)

Ver anexo 23115
O código de cores deve ser igual, mas, se não for a legenda de significados (disposição "standart") tem obrigação de ser, apresentando os mais variados fios nas mesmas posições relativas!

O código de cores deve ser igual, mas, se não for a legenda de significados (disposição "standart") tem obrigação de ser, apresentando os mais variados fios nas mesmas posições relativas!

O que me está a fazer confusão é o seguinte:

O leitor de origem é plug and play, é só montar a ficha que encaixa no rádio beta, a ficha é a da foto e tem saída de 8 contactos, para além disso o leitor de cd´s tem outra ligação de 2 fios que servem para quando se liga as luzes do carro acenderem luzes no leitor.

Ligação iso 3.JPG

Agora o novo que comprei tem este tipo de ficha de saída:
Ou seja, tem já os 10 contactos...
As cores dos fios é a seguinte: verde, laranja, amarelo, azul, branco, castanho, cinzento, vermelho (repetido), preto.

Ficha iso 3.JPG

Estou mesmo a leste, mesmo arrancando esta ficha e colocar lá uma que dê (a azul da 1ª foto) vão sobrar dois fios, será que são para ligar à outra ficha já intalada no carro (a das luzes)?

O que me está a fazer confusão é o seguinte:

O leitor de origem é plug and play, é só montar a ficha que encaixa no rádio beta, a ficha é a da foto e tem saída de 8 contactos, para além disso o leitor de cd´s tem outra ligação de 2 fios que servem para quando se liga as luzes do carro acenderem luzes no leitor.

Ver anexo 23332

Agora o novo que comprei tem este tipo de ficha de saída:
Ou seja, tem já os 10 contactos...
As cores dos fios é a seguinte: verde, laranja, amarelo, azul, branco, castanho, cinzento, vermelho (repetido), preto.

Ver anexo 23333

Estou mesmo a leste, mesmo arrancando esta ficha e colocar lá uma que dê (a azul da 1ª foto) vão sobrar dois fios, será que são para ligar à outra ficha já intalada no carro (a das luzes)?
O folheto de instruções não esclarece essa dúvida sobre qual a função de cada fio?... Costuma dizer!

O folheto de instruções não esclarece essa dúvida sobre qual a função de cada fio?... Costuma dizer!

Boas Pé Leve, o folheto de instruções só fala das especificações técnicas do leitor.
Só para teres uma ideia de como isto está: a base de dados (software) das peças na vw está em alemão!!! [:D] Já veio um cabo da vw mas vinha enganado, e não conseguem dar com isso de modo nenhum...
Hoje vou perguntar em alguma casa de montagem de rádios se conseguem montar o leitor, estou a ver que é a única solução. [;)]

Boas Pé Leve, o folheto de instruções só fala das especificações técnicas do leitor.
Só para teres uma ideia de como isto está: a base de dados (software) das peças na vw está em alemão!!! [:D] Já veio um cabo da vw mas vinha enganado, e não conseguem dar com isso de modo nenhum...
Hoje vou perguntar em alguma casa de montagem de rádios se conseguem montar o leitor, estou a ver que é a única solução. [;)]
Pois, percebo... O meu alemão também não é o meu forte... nem o meu fraco... nem é... [:D] [;)]

Problema Eléctrico com Rádio / Instalação eléctrica

Problema Eléctrico com Rádio / Instalação eléctrica

Olá pessoal!
Vou começar a saga pelo início. Há muito muito tempo (!) tinha um rádio no carro. Funcionava às mil maravilhas, até que passou a desmemorizar as horas cada vez que eu tirava a chave da ingnição. Mas era só memo as horas, os postos de rádio estavam ok ( à coisa de 3 meses ).

Lembrei-me do fio que alimenta o rádio directamente da bateria ( no meu caso é o amarelo, mas não podia ser, pois como já disse as estações estavam sempre OK. Eram só mesmo as horas.

Fui ver, sabendo que não poderia ser, tanto o fusível do rádio e o do carro, que como já sabia estavam bons.

O problema se não é do cú é das calças, ok era o rádio.

No Natal ofereceram-me um rádio novo, como o outro já era velhinho, podia ser que neste as horas ficassem ok.

Hoje monto o rádio e para meu espanto, nem horas nem estações de rádio, não memoriza nada!:sh) [8b]

QUESTÃO 1:
Será que o meu rádio velhote, tinha alguma memória para as estações e as horas estavam alimentadas da bateria? ( hum....é parvo, mas não sei). Secalhar o cabo estragou-se mesmo à uns meses, quando as horas se desmemorizaram...

QUESTÃO 2:
E agora? Amanhã vou com o amperímetro ver se passa corrente no cabo amarelo, e se estiver mesmo estragado, não vou poder mudar.

Já me lembrei de uma coisa. O meu carro é um corsa B e tem o display que tem sempre as horas e a data lá em cima...já me está a passar pela cabeça fazer uma puxada de lá. Mas tenho que cortar os cabos e vai ficar uma grande porcaria.

Se me puderem ajudar, agradecia!
Cumprimentos e obrigado[;)]

Última edição:
Boas Speedy... Isso realmente é muito estranho mas alguns Corsas B têm problemas eléctricos bastante chatos! :confused: :(

Aqui à tempos tive um raio de uma chatice que era: andava com o carro, passado 60 ou 70 km a andar sempre de seguida o velocímetro começava a falhar, até que chegava mesmo a 0 e não contava quilometros nenhuns [8b] E quando se acendia as luzes, piorava... Ou seja, quando fiz viagens grandes perdi mais de 1000 km à conta desta gaita! [8b]

O que me safou foi que na Opel de Abrantes trabalha lá um senhor (que por acaso até é filho do Santinho Mendes [:p] ) que conhece os Corsas B como ninguém... e disse-me logo que aquilo era do sensor de velocidade que transmitia sinais ao rádio e por sua vez ao velocímetro! Eu fiquei :eek:...
Substituí e até agora impecável! Aliás ele disse-me que uma das grandes falhas dos Corsas B era terem o sistema eléctrico muito espalhado pelo carro, e quando surgiam estes problemas podia ser sempre de muita coisa e difícil de detectar...

Se fosses aqui da zona centro, podia indicar-te... Em todo o caso as melhoras ao teu Corsa e boa sorte para ti!

Cumps

Obrigao pedro[;)]

Já resolvi a questão. Hoje durante a tarde lá andei com o multímetro, a ver se passava corrente nas ligações principais.

Ora numa delas, estava amarelo-amarelo (corrente vinda da bateria) e na outra vermelho-vermelho (corrente directa). E achei que estava tudo bem, pois até à bem pouco tempo aprendi que devia ser assim nas aulas. Contudo não é bem assim.

Fui buscar a ficha velha do outro rádio e as ligações estavam vermelho-amarelo, vermelho-amarelo. Achei estranho, mas lá troquei as coisas na nova e funcionou.apr:)

Com eles trocados, pensava que mesmo que tirasse a chave, o rádio ficaria a trabalhar, mas afinal não. Depois em conversa com o meu irmão, ele disse-me que na altura que pôs o outro rádio, também andou horas para descobrir esta cena.

Mas não percebo bem porque tem que ser assim...mas assim é que funciona, esquisito.
Afinal o carro não teve culpa nenhuma.

Conclusão, o outro rádio estava mesmo nas lonas, apenas memorizando os postos mas não as horas. Agora com o novo está tudo OK.apr:) Obrigado ao meu amigo multímetro.[:cool:]

Alimentação USB versus alimentação 12v (ligação de isqueiro)

Alimentação USB versus alimentação 12v (ligação de isqueiro)

A questão é simples, tenho cá um HD portátil de 40Gb que funciona ligado ao PC pela porta USB (5v), como é normal. Pergunta, há possibilidade de ligá-lo via alimentação de isqueiro (12v) com um transformador/adaptador por forma a que ele mexa?

(Já mudo o tópico para outro local...)

A questão é simples, tenho cá um HD portátil de 40Gb que funciona ligado ao PC pela porta USB (5v), como é normal. Pergunta, há possibilidade de ligá-lo via alimentação de isqueiro (12v) com um transformador/adaptador por forma a que ele mexa?

(Já mudo o tópico para outro local...)

há, tenho um adaptador desses que veio com um leitor de mp3.

Há uns adaptadores de ligar ao isqueiro que regulam a tensão de saída para outros valores (3V, 4.5V, 6V). A ideia original é fazer o que tu queres mas p/ um walkman/discman.

Tens é de ver quanto é que o teu disco consome em corrente e ver se o adaptador é capaz de fornecer essa corrente.

Já agora, se puderes verifica se o adaptador põe realmente cá fora a tensão que queres (já que algumas dessas coisas n são muito de fiar...)

há, tenho um adaptador desses que veio com um leitor de mp3.

Há uns adaptadores de ligar ao isqueiro que regulam a tensão de saída para outros valores (3V, 4.5V, 6V). A ideia original é fazer o que tu queres mas p/ um walkman/discman.

Tens é de ver quanto é que o teu disco consome em corrente e ver se o adaptador é capaz de fornecer essa corrente.

Já agora, se puderes verifica se o adaptador põe realmente cá fora a tensão que queres (já que algumas dessas coisas n são muito de fiar...)
Obrigado, pessoal. [;)]

Alguém tem uma foto, ou link para esse tipo de artigo?

Não, Pé Leve, apesar de ter havido gente suficientemente sensata para inventar fichas que não são possíveis de encaixar de duas maneiras diferentes, tb há tolos para complicar e trocar posição das coisas.

Quanto ao disco, é ver as características e a polaridade da ficha tb deve estar indicada. No meu disco externo está.

EDIT: se bem me recordo, o meu disco externo "pede" qualquer coisa como 1 ampére de corrente. Desconfio que o teu terá uma exigência semelhante, por isso escolhe o adaptador em conformidade. No meu tive uma certa sorte, porque o adaptador do modem Zapp é perfeito p/ o disco tb.

Não, Pé Leve, apesar de ter havido gente suficientemente sensata para inventar fichas que não são possíveis de encaixar de duas maneiras diferentes, tb há tolos para complicar e trocar posição das coisas.

Quanto ao disco, é ver as características e a polaridade da ficha tb deve estar indicada. No meu disco externo está.

EDIT: se bem me recordo, o meu disco externo "pede" qualquer coisa como 1 ampére de corrente. Desconfio que o teu terá uma exigência semelhante, por isso escolhe o adaptador em conformidade. No meu tive uma certa sorte, porque o adaptador do modem Zapp é perfeito p/ o disco tb.
OK, meu caro, vou ter isso em atenção.

Grande abraço. [;)]

Voltar
Superior