Topico dos autocarros

Pelo menos a nível de autocarros não valem nada. E em camiões serão a mesma coisa. Penso eu que...

​Não valem nada" isso é baseado em quê? Tenho sempre aversão a preconceitos com base na nacionalidade das coisas, a engenharia não tem nacionalidade, qualquer país consegue fazer bons produtos basta ter o conhecimento. Portugal também tem excelentes autocarros (Caetano, Atomic, etc) que sofrem de preconceito por não serem alemães ou suecos. Sinceramente, nenhuma empresa gosta de produtos que não funcionem, se eles continuam a ser vendidos e têm uma utilização intensiva não podem ser assim tão maus.

Ditos como excelentes, baseados em quê? [:p]

Pela experiência de décadas em países com climas e terrenos agrestes (não só na China mas um pouco por todo o Mundo) e pelo desenvolvimento de alta tecnologia, o motor comercial a gás mais potente do mundo é um motor da Weichai e o motor mais eficiente a diesel também.

https://en.wikipedia.org/wiki/Weichai_Group​

​Não valem nada" isso é baseado em quê? Tenho sempre aversão a preconceitos com base na nacionalidade das coisas, a engenharia não tem nacionalidade, qualquer país consegue fazer bons produtos basta ter o conhecimento. Portugal também tem excelentes autocarros (Caetano, Atomic, etc) que sofrem de preconceito por não serem alemães ou suecos. Sinceramente, nenhuma empresa gosta de produtos que não funcionem, se eles continuam a ser vendidos e têm uma utilização intensiva não podem ser assim tão maus.

Baseado no tempo que passam encostados, e também pelo tempo que duram nas empresas de transportes rodoviários de passageiros (vá, e um pouco na minha qualidade de ex-entusiasta), a começar pela Boa Viagem, que é a que serve a minha zona, e por isso naturalmente é a que melhor conheço. Dos da marca BMC que lá haviam, hoje só resta 1.

Sobre termos excelentes autocarros, estamos a falar de um contexto diferente. A Salvador Caetano, a Irmãos Mota, a CAMO, etc, etc, são todas carroçadoras. Portanto, pegam nos chassis e motores da Volvo, Scania, Mercedes, MAN, DAF, etc, etc, e desenham, fabricam e montam as carroçarias nesses chassis.

Pelo menos a nível de autocarros não valem nada. E em camiões serão a mesma coisa. Penso eu que...

Um responsável em tempos do Grupo Barraqueiro, referiu-me que os autocarros da BMC foram os piores que passaram na empresa.

Preferia os O405 com 20 anos que um BMC novo.

Baseado no tempo que passam encostados, e também pelo tempo que duram nas empresas de transportes rodoviários de passageiros (vá, e um pouco na minha qualidade de ex-entusiasta), a começar pela Boa Viagem, que é a que serve a minha zona, e por isso naturalmente é a que melhor conheço. Dos da marca BMC que lá haviam, hoje só resta 1.

Sobre termos excelentes autocarros, estamos a falar de um contexto diferente. A Salvador Caetano, a Irmãos Mota, a CAMO, etc, etc, são todas carroçadoras. Portanto, pegam nos chassis e motores da Volvo, Scania, Mercedes, MAN, DAF, etc, etc, e desenham, fabricam e montam as carroçarias nesses chassis.

Eu não me estou a referir só aos BMC mas sim a todas estas marcas que estão agora a entrar na Europa mas que têm décadas na Ásia.

A Caetano também já começou a desenvovler chassis para os seus autocarros elétricos.

Motores, caixas, baterias, etc., é que é mais complexo.

Um responsável em tempos do Grupo Barraqueiro, referiu-me que os autocarros da BMC foram os piores que passaram na empresa.

BMC é anacrónimo para "Bela M**** de Carro". [:D]

Mas a BMC não é chinoca, tal como a Karsan, a Otokar e a Temsa são Turcas.

Destas todas, a melhorzinha delas é a Temsa mas nem tudo é perfeito.

Ah! E para quem não sabem, as marcas acima também montam a maior parte dos MAN e MB que vemos por aí. 🤪

BMC é anacrónimo para "Bela M**** de Carro". [:D]

Mas a BMC não é chinoca, tal como a Karsan, a Otokar e a Temsa são Turcas.

Que ficaram com o acrónimo da British Motor Corporation, quando esta fabricava na Turquia.

Anacronismo é um erro histórico ou cronológico.[;)]

Last edited:
Aquilo que me faz mais impressão é que este carros estão na sua maioria a ser pagos com fundos europeus, que estão a pagar aos xinocas.

Eu percebo que os O405 durassem uma vida, mesmo já tendo cá chegado em meia vida, ainda tinham muito para dar, mas não faziam sentido nenhum na AML, era uma tortura , aquilo nao se mexia excepto em plano.

Motores fracos, sem turbo e caixa de4 são bons é no Alentejo ou zonas planas, não ali nas inclinações, na linha azul da RL era um martírio, e claro nada de AC.

Andei recentemente de Renex e FlixBus longo curso nacional.

Impressionante que vi alguns passageiros entrar e dizer " ai, gosto, que bom aspecto ".

Parece os comboios da CP, que nem indicam a carruagem , ou AC quinado ou portas dificeis de abrir ( por exemplo IC )

Como não hão-de estas empresas de camionagem papar o longo curso de cebolada.

E fiz mesmo questão de não ir de comboio, e fiz bem, porque tinha de transbordar e além disso o primeiro já vinha com 30 min de atraso...confiar na ferrovia? Não me parece que o volte a fazer tão cedo, e gostei daqueles espelhos retrovisores "virtuais " , acho que facilita a vida ao motorista.

Tambem fiquei a saber que os autocarros têm um travao de emergencia que pelo que entendi é um de mola e não pneumático, para ultimo recurso.

Aquilo que me faz mais impressão é que este carros estão na sua maioria a ser pagos com fundos europeus, que estão a pagar aos xinocas.
Mas sao fabricados na europa?

A UE é que devia promover fabricantes europeus a conseguir produzir mais barato....é sistemas anti poluição daqui e dali, tudo e mais alguma coisa, e claro o preço tem de subir...

Além da mao de obra mas ainda assim...

A UE é que devia promover fabricantes europeus a conseguir produzir mais barato....é sistemas anti poluição daqui e dali, tudo e mais alguma coisa, e claro o preço tem de subir...

Não faço ideia onde são fabricadas, mas duvido que as Yutong que andam a inundar o mercado sejam feitas na UE.

Acho que por enquanto só têm fábricas na China e na América do Sul.

Andavam com planos para abrir no Reino Unido.

E depois há a questão das peças, tenho um conhecido que é motorista na Alsa Todi, e há Yutong paradas semanas à espera de peças.

Back