Topico dos autocarros

Malta, eu que sou um leigo em autocarros nunca percebi como funciona a questão dos chassis e carroçaria.
Em que condições um autocarro é comprado à marca com carroçaria? Em condições é comprado só o chassis e, posteriormente, montado? :confused:

Só para acrescentar ao que já foi dito, há basicamente dois tipos de negócio:

- O operador de transportes adjudica o negócio ao carroçador e cabe a este último a compra dos chassis.

- O operador de transportes adjudica o negócio aos grandes construtores de chassis (MAN, Scania, Volvo, etc) e por sua vez o fabricante de chassis vai procurar um carroçador que faça o autocarro pretendido.

Sobre a separação do "chassis", ele vem conforme a foto e depois é cortado (literalmente) para separar os dois módulos. É aplicada uma estrutura metálica que garante o comprimento pretendido e feito a extensão dos circuitos eléctricos, pneumáticos e hidráulicos. E partir desta base nasce a restante estrutura do veículo.

Sobre os autocarros de dois pisos feitos em Portugal, há uns meses grandes atrás eu tinha dito que sonhei com alguma coisa... :

Por falar em Levante, já era altura de lançarem um desses de dois pisos...... [:cool:]

Cada vez se vêm menos autocarros destes nas estradas.:(

Aqui está, para entrega algures na Europa:

22967153092_970b59fe4f_z.jpg

Que pinta!

Obrigado pelos esclarecimentos!
Já agora, acredito que com o chassis venha o símbolo do construtor para aplicar na carroçaria, já que normalmente os autocarros têm no exterior o símbolo do construtor do chassis.

Obrigado pelos esclarecimentos!
Já agora, acredito que com o chassis venha o símbolo do construtor para aplicar na carroçaria, já que normalmente os autocarros têm no exterior o símbolo do construtor do chassis.

Normalmente é aplicado quando é feito o pdi na oficina do fabricante do chassis.

São produtos diferentes. Esses da Ásia são urbanos, enquanto os da Translink são turismo para longo curso.

Mesmo a nível de interiores estão muito bons, grande conforto, funcionalidade e bom gosto. E o feedback tem sido excelente, segundo ouvi dizer...

[:cool:]

São produtos diferentes. Esses da Ásia são urbanos, enquanto os da Translink são turismo para longo curso.

Mesmo a nível de interiores estão muito bons, grande conforto, funcionalidade e bom gosto. E o feedback tem sido excelente, segundo ouvi dizer...

[:cool:]
Sim, sei que são produtos diferentes, mas acho a estética bonita destes 2 andares e até os "rasteirinhos" de lá.

13691822374_6f2f66fcf8_o.jpg

15312123862_5908627852_o.jpg

Em Londres vi foi o Nimbus com base Dennis

20818446252_dec8b42037_c.jpg

16427157556_617499ae8a_c.jpg

10963175855_911120918f_b.jpg

Há alguma vantagem em ter dois eixos na frente?

PS: também agradeço pelos esclarecimentos acerca do chassis, não fazia ideia

Então a Caetano por ex. pode vender um modelo de carroçaria com 2 ou 3 chassis diferentes?

Sim.

No caso do modelo Winner, há em Mercedes-Benz (aliás, era a única motorização disponível aquando do lançamento do modelo, fruto do acordo comercial que unia a MB à Caetano e o cliente apenas escolhia a versão de potência, 360 ou 420 cv), MAN, Scania e Volvo introduzidos aquando da 1ª renovação. E ainda há, ou havia, o único Caetano Winner em chassis Scania com 3 eixos, que estava a servir de mula de testes com a empresa Santos / Rodonorte.

rodonorte430_sarzedamaio13.jpg

Entretanto o Winner foi novamente renovado e não sei que opções de chassis existem. Sei que há unidades com Volvo.

enquanto os da Translink são para longo curso.

Turismo é outra coisa. Carreiras de longo curso é outra.

E pensar que a Caetano já fez disto..

eva9809.jpg

...e agora sai-se com esse trambolho... [:vm)]

Há alguma vantagem em ter dois eixos na frente?

O 4º eixo aparece normalmente por motivos de peso bruto, isto é, para melhorar a distribuição de pesos por eixo e assim cumprirem com a regulamentação de certos Países.

Nunca viste disto por aí?

neoplan-megaliner-n1284-aufgenommen-august-66189.jpg

Já apareceu por cá, na Tugalândia, um ou outro exemplar.

Last edited:
...e agora sai-se com esse trambolho... [:vm)]

É a tua opinião, de quem nunca viu ao vivo. Como eu já disse uma vez neste tópico, aqui em Portugal não dão valor (também não há euros..). Noutros mercados 500x mais exigentes que o nosso - a vários níveis - a satisfação e fidelidade são satisfatórias.

É a tua opinião, de quem nunca viu ao vivo. Como eu já disse uma vez neste tópico, aqui em Portugal não dão valor (também não há euros..). Noutros mercados 500x mais exigentes que o nosso - a vários níveis - a satisfação e fidelidade são satisfatórias.

Não dá valor?

Há quem prefira uma Enigma com mais de 15 anos a Winner com 5! [:p]

Back