Tópico dos aviões

O programa do 787 resvalou três anos (problemas de desenvolvimento, fornecedores e gestão) mas tenho a certeza de que a Airbus também vai enfrentar atrasos (o programa já está atrasado). Agora se chegarão à magnitude dos registados pelos seus concorrentes americanos, logo veremos.

Pelo menos já têm o exemplo da Boeing e do que tem sido lidar com o desenvolvimento de um avião (787) repleto de novas tecnologias, pelo que a desculpa será menor. Além disso têm a obrigação de terem retirado ensinamentos do programa do A380.

De qualquer modo, pelo menos no papel, são dois aviões fantásticos. Daquele que já voa - Boeing 787 - agora aguardam-se os primeiros feedbacks do seu desempenho operacional, pois é uma nova era de aviação que este avião inicia.

E já que falei do 787, aqui fica o link para um artigo da Flightglobal sobre este avião:
The 787 Dreamliner

Só espero que não haja nenhum acidente "inexplicável" nos primeiros tempos de utilização destes novos aparelhos, pois isso poderia colocar todo o processo em causa.

Esse aspecto tá reguardado para os novos A320 e 737. No entanto para modelos como o 787 A350 e Bombardier C-series, a coisa não é tão fácil. A acontecer alguma falha estrutural poderá ser catastrófica e imediata, pois os compósitos cfc são por natureza materiais frágeis. E preocupa-me muito mais uma fuselagem em fibra de carbono do que propriamente as asas, por isso a Bombardier nesse aspecto soube-se resguardar.

Fonte:B787 Dreamliner entregue à japonesa ANA após três anos de atraso - Economia - PUBLICO.PT
Porra só ao fim de 3 anos após a data prevista é que se lembraram de entregar o avião.

1988843.jpg

ve as estatisticas

Peguei nos últimos 20 anos (info da wiki)...

1990s

• On 24 December 1994, Air France Flight 8969, an Airbus A300B2-1C (registration F-GBEC) was hijacked at Houari Boumedienne Airport in Algiers, by four terrorists who belonged to the Armed Islamic Group. The terrorists apparently intended to crash the plane over the Eiffel Tower on Boxing Day. After a failed attempt to leave Marseille following a confrontational firefight between the terrorists and the GIGN French Special Forces, the result was the death of all four terrorists. (Snipers on the terminal front's roof shot dead two of the terrorists. The other two terrorists died as a result of gunshots in the cabin after approximately 20 minutes.) Three hostages including a Vietnamese diplomat were executed, 229 hostages survived, many of them wounded by shrapnel. The almost 15-year-old aircraft was written off.[citation needed]
  • On 5 September 1996, turbulence caused injuries to three passengers on a Boeing 747 in mid-air near Ouagadougou, Burkina Faso. One died later from injuries received from an in-flight film projection screen.[32][33]
  • On 20 April 1998, the Air France flight from Bogotá's El Dorado Airport, to Quito, using an aircraft leased from TAME and flown by Ecuadorian crew, crashed into a mountain near Bogotá. All 43 passengers and 10 crew died.[32][34]
  • On 5 March 1999, an ex-UTA Boeing 747-2B3F (SCD) freighter (registration F-GPAN) carrying a revenue load of 66 tons of cargo on flight 6745 from Paris Charles de Gaulle to Madras Meenambakkam, India, via Karachi, Pakistan and Bangalore HAL Airport, India, crash-landed, caught fire and burned out. Meenambakkam ATC had cleared the aircraft for an ILS approach to the airport's runway 07. The crew abandoned the approach due to technical difficulties. The aircraft circled to attempt a second approach. At the end of the second approach, the aircraft's nose struck the runway while touching down because its nose gear was either not down or not locked. The plane skidded and came to rest 7,000 feet (2,100 m) down the 13,050 ft. runway. After it had come to a standstill, the crew noticed smoke on the flight deck and began to extinguish the flames. Soon after, flames erupted in the aircraft's front section. One crew member managed to escape from the flight deck via a rope ladder. The remaining four crew members were rescued by the airport fire service from the rear, before the flames engulfed the entire aircraft. The fire service was unable to extinguish the fire and the aircraft burned out.[35][36]
2000s

• On 25 July 2000, Air France Flight 4590, a Concorde (registration F-BTSC) charter departing from De Gaulle airport in Paris bound for New York's JFK Airport crashed just after takeoff into a hotel in Gonesse, France. All 109 people on board died, along with four people on the ground. According to the accident investigation report, the probable cause was the destruction of one of the aircraft's main wheel tires, as a result of passing at high speed over a part lost by a pre-departing Continental Airlines DC-10 during the takeoff run. The piercing of one of the fuel tanks by a piece of the exploding tire ignited the leaking jet fuel and caused a loss of thrust in engine number one and two in quick succession.[37]
  • On 2 August 2005, Air France Flight 358, an Airbus A340-300 (registration F-GLZQ) overshot the runway at Toronto Pearson International Airport during a thunderstorm. The plane continued for 300 metres before coming to rest at the bottom of a ravine at the end of the runway adjacent to Highway 401. All 297 passengers and 12 crew survived but the plane was completely destroyed by fire. The investigation predominately blamed pilot error when faced with the severe weather conditions.
  • On 1 June 2009, Air France Flight 447, an Airbus A330-203 (registration F-GZCP) from Rio de Janeiro to Paris with 228 people onboard lost contact with air traffic control while over the Atlantic Ocean, 300 km (186 miles) north-east of the Brazilian city of Natal.[38] In the days following the crash only portions of the plane and 51 bodies were found. All passengers and crew members were killed in the crash, the cause of which is still under investigation, but a possible pitot tube failure has been speculated.[39]
Não vejo assim nada de extraordinário.

Olhando para os acidentes com fatalidades da última década: o Concorde podia ter acontecido perfeitamente à BA, o do voo 447 pelos vistos foi um conjunto de erros a partir de um defeito de fabrico dos A330...

O que me 'tá a escapar? :sh)

o do voo 447 pelos vistos foi um conjunto de erros a partir de um defeito de fabrico dos A330...

O que me 'tá a escapar? :sh)

A ser verdade o que saiu no relatório a respeito dos pilotos desse vôo, já será motivo suficiente para qualquer pessoa ficar de pé atrás antes de voar pela AirFrance.
Pelo que eu li, a tripulação tinha diversas deficiências em termos de treino para situações de emergência, incluindo a que ocorreu naquele dia.
A somar a isso, parece ter havido alguma negligência da AirFrance na troca dos tubos de Pitot dos quais já tinham conhecimento de avarias há muito tempo, inclusive já tendo registado vários episódios similares ao do voo 447.

Mas se recuares dois anos, tens aquele que para mim foi o pior acidente da história da AirFrance, apesar de terem morrido "apenas" 3 pessoas. Envolve uma série de escândalos, ocultação de factos e alteração de dados, tentativas de calar testemunhas, chantagem, etc etc etc ...

Air France Flight 296 - Wikipedia, the free encyclopedia

e tens aqui uns documentos interessantes se quiseres passar tempo:

The Scandal of the Airbus A320 crash at Habsheim, France

Se quiseres, há muitos mais espalhados por diversos sites ;)

A ser verdade o que saiu no relatório a respeito dos pilotos desse vôo, já será motivo suficiente para qualquer pessoa ficar de pé atrás antes de voar pela AirFrance.
Pelo que eu li, a tripulação tinha diversas deficiências em termos de treino para situações de emergência, incluindo a que ocorreu naquele dia.
A somar a isso, parece ter havido alguma negligência da AirFrance na troca dos tubos de Pitot dos quais já tinham conhecimento de avarias há muito tempo, inclusive já tendo registado vários episódios similares ao do voo 447.

Mas se recuares dois anos, tens aquele que para mim foi o pior acidente da história da AirFrance, apesar de terem morrido "apenas" 3 pessoas. Envolve uma série de escândalos, ocultação de factos e alteração de dados, tentativas de calar testemunhas, chantagem, etc etc etc ...

Air France Flight 296 - Wikipedia, the free encyclopedia

e tens aqui uns documentos interessantes se quiseres passar tempo:

The Scandal of the Airbus A320 crash at Habsheim, France

Se quiseres, há muitos mais espalhados por diversos sites ;)

Repara que eu não estou a dizer que a AF não está isenta ou a desvalorizar os acidentes que aconteceram.

Mas pegando nos últimos 20 anos (não é assim um período tão curto), não vejo nada de "chocante" (em termos de desleixo/negligência). Esse exemplo que deste de 1988 é de uma natureza muito diferente de tudo o que aconteceu a seguir e, sim, realmente que raio de passou ali...:sh)

Não sei especificamente "como é que ficou" a história dos pilot (ouviu-se tanta história que uma pessoa perde-se), mas lembro-me de ter sido dito que a AF já tinha relatado o erro à Airbus e estava a substituí-los (ou a cadeia do processo já se tinha iniciado) na frota.

O que me parece é que estamos todos muito sensíveis a qualquer coisa na AF, dado que na última década se deram 2 acidentes com "choque mediático": Concorde e A330.

A título de curiosidade, alguém tem ideia de quanto custaria na altura um bilhete de ida e volta (por ex. londres ny) no Concorde?

edit: encontrei um tópico antigo no airliners:

How Much Does It Cost A Ticket For The Concorde? — Civil Aviation Forum | Airliners.net

dass!

Na altura da queda de um concorde da AF e consequente grounding de todos os concordes vi uma reportagem sobre o concordo.

Havia um sujeito que vivia em Londres e trabalhava em New York, não fazia a viagem diariamente mas viajava imenso. No seu logbook tinha mais de 1000 voos no concorde[:cool:]

Os preços referidos na altura também foram de 4.000 a 7.000£ salvo erro.

Cumprimentos

O que me parece é que estamos todos muito sensíveis a qualquer coisa na AF, dado que na última década se deram 2 acidentes com "choque mediático": Concorde e A330.

Estás a esquecer do A340 que saiu da pista no Canadá e que só não morreram centenas de pessoas devido a uma conjugação de factores muito favoráveis. bastava o aeroporto ter outra configuração e teríamos um dos piores acidentes de todos os tempos.

Air France Flight 358 - Wikipedia, the free encyclopedia

Ora, o "acidente" de 1988, este vôo 358, o vôo 447 e ainda o Concorde (ainda que este não esteja directamente relacionado à AirFrance), tudo isto em menos de 25 anos... não é nada normal. Existem companhias da mesma dimensão da Airfrance ou ainda maiores que não tiveram um único incidente desta envergadura no mesmo período.

Voltar
Superior