No sábado voei pela TAP de regresso das férias. O que é relatado nesta página também aconteceu comigo, tripulação mínima sem direito a serviço de bordo, isto com voo às 7 da manhã (lá está, pessoal com a barriga ainda vazia). Disseram, na cabine, que tinha sido avisado lá fora que não ia haver serviço - não vou dizer que é mentira, só digo que eu não vi/ouvi nada. Felizmente já tinha comprado um pão com manteiga para a minha filha de 2 anos e levava um leite com chocolate, senão ia ser bonito. O avião era um A319 que estava à pinha, pelo que eu, a minha mulher e a minha filha fomos contemplados com upgrade para executiva - primeira fila, espaço para as pernas.
Entretanto o comandante anunciou, já com o avião puxado para trás, que tinha um problema que não conseguia resolver e iam ter que voltar a estacionar para o pessoal da manutenção avaliar. Lá voltaram a estacionar e veio o pessoal da manutenção. Eu estava na primeira fila, na coxia, e consegui ver tudo. Andaram para lá a analisar os erros do computador, prints, liga e desliga luzes, entram, saem, e passado uns 45 min o comandante disse ao comissário de bordo que estava arranjado e íamos finalmente sair - alívio, porque já estava a ver que iam ter de trocar de avião.
Lá levantámos voo com 1h de atraso, e depois de estabilizar em velocidade de cruzeiro, o comissário de bordo anunciou que devido ao atraso, eles carregaram comida e por isso iam fazer serviço de bordo regular. Isto levanta-me algumas questões: 1) eu vi a camioneta da CateringPor a carregar o avião quando ainda estávamos à espera de embarcar; 2) eu vi que eles serviram o pequeno almoço de carrinhos que já estavam no avião quando nós entrámos (estando eu no lugar que estava, consegui ver perfeitamente desde o início que os carrinhos estavam lá e que foi desses que tiraram a refeição para a executiva); 3) a tripulação continuava a ser a mesma, pelo que afinal o problema não era ser "mínima".
Pelo meio o comandante ainda falou a dizer que o computador não estava a passar um teste de diagnóstico mas que o pessoal da manutenção conseguiu arranjar, e que o avião estava a funcionar na perfeição.
No meio disto tudo fico com mixed feelings: por um lado viajei em executiva com um pequeno almoço por sinal muito bom, e a tripulação a bordo até foi atenciosa e simpática. Saímos 1h atrasados, mas avarias acontecem e não acho que a companhia seja má por causa disso - é preferível atrasar a voar com um avião "manco", digo eu. A atitude de primeiro não haver refeição, e depois já haver sem terem carregado nada é duvidosa. A atitude de primeiro não existir pessoal suficiente para servir e depois já existir, sem adicionar ninguém, também é duvidosa. A atitude de "compensarem" os passageiros pelo atraso servindo refeição é boa, não fosse o pormenor de essa refeição já ser devida. A atitude de não anunciarem claramente lá fora que não há refeições e não darem vouchers é muito má, revela má fé.
No meio disto tudo, continuo a voar com a TAP quando é a mais barata, mas não me encolho de escolher outras caso sejam mais baratas. Na época do Natal, sobretudo, prefiro outras devido à novela das greves nesse periodo.