Tópico dos aviões

A lógica reinante neste fórum não costuma ser a de: achas que quem gasta dinheiro a comprar essas coisas não tem dinheiro para mais e se preocupa com essas despesas? [:)][:)][:)]:sh)

MAX-1-K66476-4-1.jpg

MAX-2-K66476-3.jpg

http://airway.uol.com.br/boeing-apresenta-nova-geracao-do-jato-737/

Nunca percebi qual foi a lógica da versão SP...

Está no link:

A o avião que surgiu foi chamado de 747 SP (Special Performance). Era a cara do Jumbo, mas com algumas diferenças notáveis, a começar, obviamente, pelo tamanho, mas com aspecto “rechonchudo”. Esse efeito é causado pelo leme traseiro, que foi significativamente ampliado para compensar o corte na fuselagem, fazendo deste o mais alto dos 747 até hoje, com 20 metros de altura. Além disso, esse modelo também tem a tradicional “corcunda”, onde fica o segundo andar da aeronave, bem menor.

aioria dos 747 SP foram configurados com cabines com classe econômica, executiva e primeira classe, e podiam transportar 233 passageiros. A Boeing ainda oferecia arranjos de assentos para 315 ou até 400 ocupantes, mas nenhuma companhia adotou essas opções.
O primeiro voo do 747 SP aconteceu em quatro de julho de 1975 e de imediato a aeronave se mostrou uma esmagadora de recordes. A autonomia do “Baby Jumbo”, como foi apelidado pela imprensa nos EUA, não atingiu o requisito da Pan Am e Iran Air, que buscavam algo próximo de 16.000 km, mas satisfez as empresas com uma autonomia de 12.320 km, um número que também era novidade na época.

Com uma capacidade para carregar incríveis 196.600 kg de combustível, 13,2 mil a mais que o 747-100, a versão SP ficou especializada em voos transcontinentais e aumentou a frequência de viagens sem escalas para os EUA partindo de países da Ásia, Oriente Médio e África. Essas operações até então eram realizadas com jatos antigos, como o Boeing 707 e o Douglas DC-8, que exigiam paradas para reabastecimento.

sobre o U2 que esta na pagina anterior, ele voa a nivel fl70, a cerca de 21 km de altitude, no fundo aquilo é quase 1 planador quanto ao 747sp, foi para fazer 1 avião com mais autonomia o do mercado japones de alta densidade é ou melhor era simples 747 400, em que retiraram por exemplo os winglets que não eram necessarios para a missão devido a serem voos de curta duração Ja que puseram ai o "novo" 737, o concorrente era para ser entregue primeiro para a qatar mas vai ser para a lufhtansa devido a 1 problema nos motores, que a lufhtansa aceita( recebendo notas) e a qatar não aceita Não é nada muito grave

O 747 para o mercado japonês era o 747 SR, e não SP (confundi as siglas):

[h=4]747SR[/h] Responding to requests from Japanese airlines for a high-capacity aircraft to serve domestic routes between major cities, Boeing developed the 747SR as a short-range version of the 747-100 with lower fuel capacity and greater payload capability.

https://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_747#747SR

O 747 para o mercado japonês era o 747 SR, e não SP (confundi as siglas):

747SR

Responding to requests from Japanese airlines for a high-capacity aircraft to serve domestic routes between major cities, Boeing developed the 747SR as a short-range version of the 747-100 with lower fuel capacity and greater payload capability.

https://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_747#747SR

Que infelizmente ficou conhecido pelo maior acidente mortal com uma aeronave. O JAL. A capacidade do avião era superior a 500 PAX. Nesse acidente acho que morreram umas 500 e tal pessoas.
Ou seja, muita capacidade de passageiros e rotas curtas.

Hoje vi uma cena pouco comum. Eram sensivelmente 8:55 quando descolou um avião da pista 17 da Portela, virou à direita e aterrou na 03. No FR não consegui ver mas não era TAP.

EDIT: Entretanto já apareceram os donos dos 747's em Kuala Lumpur, são da SWIFT Cargo e parece que se tratou de um mal entendido. Típico daqueles lados...

Última edição:
Tal como tinha dito aqui umas páginas atrás ia ter a oportunidade de estrear dois novos aviões, o 757-200 e o 747-800, eis a minha opinião (perdoem-me as fracas fotos de telemóvel)

O 757 é um avião que sempre adorei ver do lado de fora, muito longilíneo e elegante, faltava saber como era por dentro. Ora este 757 da United (vôo LIS-EWR) já mostra sinais de velhice nos interiores e tal como suspeitava não é o avião indicado para uma viagem de 7 horas e meia. Tem um único corredor o que dá uma sensação de claustrofobia num voo de longo curso, e para ajudar à festa ia bem cheio, e comigo num lugar do meio com um sujeito ligado a uma garrafa de oxigénio no lugar do corredor. Foi por isso uma viagem algo penosa, até porque como se não bastasse o aperto ainda tinha o meu IFE com uma avaria no som, tendo ficado limitado aos jogos porque filmes e séries não valia a pena.

Outro factor que deixou a desejar neste vôo da UA foi o facto de terem servido as duas primeiras refeições de enfiada :sh), depois desapareceram por umas 4 horas e serviram o snack final já na descida quando a fome já apertava bem. Uma melhor distribuição das refeições não custava nada, é um ponto a rever por parte da companhia.

Não foi a minha primeira vez num 747 mas foi a primeira vez num -800. Já tinha voado anteriormente em -400 (MAD-CPH e HEL-MAD) pela Pullmantur mas foram duas experiências que nada tiveram a ver com esta estreia num 747-800 da Lufthansa (voo JFK-FRA). O avião sendo um widebody oferece a sensação de espaço completamente diferente, estranhamente teria pouco mais de metade da lotação, o voo foi nocturno ajudando ao silêncio e sossego a bordo, a viagem foi toda ela muito suave em todos os aspectos, o IFE da Lufthansa é bastante bom com uma quantidade enorme de filmes, séries, documentários e uma câmara no nariz do avião que permite ver a descolagem e a aterragem numa perspectiva quase de piloto.[br:)]

Mesmo nos lavabos se percebe a qualidade deste avião face a outros mais pequenos ou antigos e há sempre espaço para circular um pouco e desentorpecer as pernas. Mais do que aprovado.apr:)

Tal como tinha dito aqui umas páginas atrás ia ter a oportunidade de estrear dois novos aviões, o 757-200 e o 747-800, eis a minha opinião (perdoem-me as fracas fotos de telemóvel)

O 757 é um avião que sempre adorei ver do lado de fora, muito longilíneo e elegante, faltava saber como era por dentro. Ora este 757 da United (vôo LIS-EWR) já mostra sinais de velhice nos interiores e tal como suspeitava não é o avião indicado para uma viagem de 7 horas e meia. Tem um único corredor o que dá uma sensação de claustrofobia num voo de longo curso, e para ajudar à festa ia bem cheio, e comigo num lugar do meio com um sujeito ligado a uma garrafa de oxigénio no lugar do corredor. Foi por isso uma viagem algo penosa, até porque como se não bastasse o aperto ainda tinha o meu IFE com uma avaria no som, tendo ficado limitado aos jogos porque filmes e séries não valia a pena.

Outro factor que deixou a desejar neste vôo da UA foi o facto de terem servido as duas primeiras refeições de enfiada :sh), depois desapareceram por umas 4 horas e serviram o snack final já na descida quando a fome já apertava bem. Uma melhor distribuição das refeições não custava nada, é um ponto a rever por parte da companhia.

Não foi a minha primeira vez num 747 mas foi a primeira vez num -800. Já tinha voado anteriormente em -400 (MAD-CPH e HEL-MAD) pela Pullmantur mas foram duas experiências que nada tiveram a ver com esta estreia num 747-800 da Lufthansa (voo JFK-FRA). O avião sendo um widebody oferece a sensação de espaço completamente diferente, estranhamente teria pouco mais de metade da lotação, o voo foi nocturno ajudando ao silêncio e sossego a bordo, a viagem foi toda ela muito suave em todos os aspectos, o IFE da Lufthansa é bastante bom com uma quantidade enorme de filmes, séries, documentários e uma câmara no nariz do avião que permite ver a descolagem e a aterragem numa perspectiva quase de piloto.[br:)]

Mesmo nos lavabos se percebe a qualidade deste avião face a outros mais pequenos ou antigos e há sempre espaço para circular um pouco e desentorpecer as pernas. Mais do que aprovado.apr:)

Quanto ao 757, essa descrição bate a 100% com a minha memória de um voo intercontinental precisamente com a United há uns bons anos nesse avião.

Quanto ao 747-800, sinceramente está uns bons furos abaixo de um A330/340 e de um A380 em conforto. O barulho continua insuportável/inaceitável e aqueles 3-5-3 significam demasiada gente no mesmo sítio = ruído e desconforto. Voei este ano no 800i e estava bastante expectante, mas saí do voo extremamente desiludido. Quanto ao IFE da Lufthansa é de facto muito bom, uma das razões pela qual eu praticamente só voo com eles.

Voltar
Superior