Tópico dos aviões

No início deste ano a NTSB já tinha emitido uma safety recommendation, relativamente a este modelo de aeronave, e com base em relatórios na sequência de incidentes e acidentes registados.

Desconheço, mas tb admito que os jornalistas percebam tanto disso como eu de lagares de azeite. Imagino que praticamente todas as marcas de aviões tenham recomendações ao longo dos anos no seguimento de incidentes que vão surgindo...

Em relação à falha, acho que há relatos que dão o avião a arder no ar mas tb um que diz que o avião "andou às voltas assim (!!!). Isso é que me surpreende mais...

Desconheço, mas tb admito que os jornalistas percebam tanto disso como eu de lagares de azeite. Imagino que praticamente todas as marcas de aviões tenham recomendações ao longo dos anos no seguimento de incidentes que vão surgindo...

Em relação à falha, acho que há relatos que dão o avião a arder no ar mas tb um que diz que o avião "andou às voltas assim (!!!). Isso é que me surpreende mais...

https://www.ntsb.gov/news/press-releases/Pages/PR20170109.aspx
Urgent Safety Recom.

Sem ver a rota é difícil perceber melhor o que aconteceu.

Eu diria que ele tentou voltar para trás curvando à esquerda e caiu naquele local por não ter velocidade suficiente para sustentar a manobra de viragem, à primeira vista.

Em relação ao tipo de avião: é tão seguro como outro qq. não concordo com a bojardas dos comentadores que dizem que era antigo bla bla bla que não tinha manutenção etc. Acidentes acontecem, é preciso aceitar isso com naturalidade por mais que nos custe.

Eu já andei muitas vezes em aviões deste género e há algo que só andando se percebe: a visibilidade ao solo é nula. O que eu vejo em frete ( no caso de ver) é o horizonte ou então vários Km à frente. Não estou, portanto, a ver se tenho à minha frente uma estrada ou um descampado logo ali para aterrar...

Falso. O FOV desta aeronave até é bastante razoável, relativamente a um seneca ou um baron 58 por ex.

Falso. O FOV desta aeronave até é bastante razoável, relativamente a um seneca ou um baron 58 por ex.

Falso?
Não que é FOV portanto para mim é tudo uma questão pratica...

Diz-me lá então, o que é que o piloto vê qd olha para frente na descolagem ou mesmo a aterrar ora se em ambos os casos o avião está inclinado para trás?
...

Falso?
Não que é FOV portanto para mim é tudo uma questão pratica...

Diz-me lá então, o que é que o piloto vê qd olha para frente na descolagem ou mesmo a aterrar ora se em ambos os casos o avião está inclinado para trás?
...

O FOV deste piper é bastante mais razoável que de outras aeronaves. Naturalmente que se estamos entre o takeoff e o toc, nenhuma aeronave nos permite olhar para o solo pela janelas frontais...

Provavelmente nada de relevante para este caso mas agora lembrei-me de um documentário que vi recentemente sobre contrafacção.

Pelos vistos não é só na roupa e nas "chinesices". Ao que parece até no mundo da aviação já foram detectados casos de peças contrafeitas. Mesmo que os aviões tenham a manutenção em dia, nada garante que o material usado seja de qualidade OEM.

A TAP vai voar para mais um aeroporto em Londres. Depois de Heathrow e Gatwick, a companhia aérea nacional vai passar a aterrar em London City, tornando-se na única a ligar Lisboa ao centro financeiro da capital britânica.
As ligações diretas entre Lisboa e London City arrancaram esta terça-feira, com dois voos diários, de segunda a sexta-feira, e um voo diário ao fim de semana, informa a TAP, em comunicado enviado às redações.
Os voos serão operados em Embraer 190, com capacidade para 106 passageiros, com partidas de Lisboa às 6h50 e às 16h45 e regresso de Londres às 10h00 e às 19h55, durante os dias úteis. Ao sábado, a TAP parte de Lisboa às 6h50 e de Londres às 10H00. Por fim, ao domingo, parte de Lisboa às 16h45 e de Londres às 19h55.
A nova rota vem aumentar a operação da TAP no mercado do Reino Unido em 24 pontos percentuais, em termos de frequências, detalha ainda a companhia aérea.
Voo direto entre China e Portugal arranca a 26 de julho
O número de passageiros transportados entre Lisboa e Londres aumentou 20,3% no primeiro trimestre deste ano, “pelo que este reforço significa uma aposta num mercado estratégico como o do Reino Unido, para as empresas e para o turismo”, conclui a TAP.

A comunicação social é engraçada. O desgraçado no motorista do camião não tem nome nem família. Vá lá, ser de Mem Martins e ter 40 anos.

E depois outra parvoíce. O avião caiu paredes meias com a zona mais antiga de Tires, que é bem anterior ao Aeródromo. Não faz sentido levantar-se a questão do crescimento neste acidente em particular.
A pista inicial de 1964 tinha ~600m. Hoje tem 1700m. Não sei se dá para receber grandes aviões. Nem existem infraestraturas rodoviárias, nem transportes, para grandes coisas. Não creio que passe do que é actualmente. Até porque para crescer, só podia crescer para cima da escola Salesiana de Manique. Assim o pessoal endinheirado para evitar confusões quando vêm a PT(Lisboa) nos seus aviões privados costumam ir para lá.
Quem diz que tem pouco movimento é porque nunca lá foi, pois durante o dia e mesmo à noite o que não faltam são vôos privados. Aliás à bem pouco tempo foram feitas mais obras na pista e continuam. Fizeram mais um parque de estacionamento devido à ligação Bragança-Portimão.

Já eu culpava as habitações escolas e serviços por estarem numa zona de aeródromo (está lá há 50 anos).
Estava a ironizar...
Falaram do "problema" do novo aeroporto no Montijo, da Portela e até meteram imagens do aeroporto de Faro com os prédios como pano de fundo. Incrível a manipulação da comunicação social...

Agora... Já se colocou a hipótese de o Piper ter sofrido um birdstrike, ou um dronestrike?

Estava a ironizar...
Falaram do "problema" do novo aeroporto no Montijo, da Portela e até meteram imagens do aeroporto de Faro com os prédios como pano de fundo. Incrível a manipulação da comunicação social...

Agora... Já se colocou a hipótese de o Piper ter sofrido um birdstrike, ou um dronestrike?

Ou o simples facto de o piloto não ter mantido a calma durante o mayday? Digo isto porque normalmente os pilotos de 'aviões comerciais', por terem mais horas de voo normalmente sabem manter uma postura e a calma mesmo em situações de emergência (e não estou com isto a criticar o piloto, nada disso). -> https://www.youtube.com/watch?v=IMYGHGNZ47I

Acham que davam tempo para pensar no que fosse?
Será que teve tempo sequer de recolher os trens? O homem nem teve tempo de olhar para os manómetros...

Edd :)

é muito rápido sim.

Se o problema se dá imediatamente após a descolagem, não dá tempo para fazer grande coisa.
Porém, a opção de virar à esquerda tem um senão pois que ( se não me engano) o simples facto de curvar, reduz a sustentação e o avião perde altitude rapidamente, sobretudo qd ainda está a baixa velocidade.

Se tivesse continuado em frente talvz tb não andasse muito mais mas tinha algumas zonas "abertas" no alinhamento da pista. Mas admito que nem o piloto tem tempo de pensar nisso.

Voltar
Superior