Tópico dos aviões

Sim, na tarifa mais barata sem bagagem de porão. Eu escolhi a tarifa Plus, onde isso está incluído. Igualmente escolhi a tarifa Basic na TAP, e não a Discount.

Se escolher na TAP a discount fica LIS-PDL 14 a 21 de novembro a 71,27€.

Sao horários diferentes. Na Ryanair o voo de partida é as 10, o regresso ás 17:45.

A Tap é mais barata se saíres de Lisboa ás 22 e voltares ás 7 da manha.

Pessoalmente eu acho mais confortável o horário da Ryanair, tanto na ida como no regresso.

Porque a Ryanair nivelou a bitola por baixo e como as pessoas só vêem dinheiro à frente dos olhos, o mercado e a concorrência teve de se ajustar e copiar os maus exemplos.

A todos os contribuem de alguma forma para que tal aconteça, o meu "muito obrigado"! apr:) :sh)

Continua a haver escolha para todos os gostos. Quanto mais concorrência melhor para todos, se tu não gostas da Ryanair, há quem goste.

Porque a Ryanair nivelou a bitola por baixo e como as pessoas só vêem dinheiro à frente dos olhos, o mercado e a concorrência teve de se ajustar e copiar os maus exemplos.

A todos os contribuem de alguma forma para que tal aconteça, o meu "muito obrigado"! apr:) :sh)

A Ryanair foi a primeira companhia no mercado europeu a permitir a reserva de bilhetes através da Internet. Isso permitiu baixar substancialmente os preços dos bilhetes.

Ao mesmo tempo foi das primeiras companhias a aproveitar a liberalização do espaço aéreo europeu, definindo as bases do modelo point-to-point em alta frequência/tempos de rotação curtos e maximização dos aparelhos.

Tudo isto mudou a forma como todos os restantes players no mercado agem. A Ryanair não é a única responsável mas é uma das mais reconhecidas nesta alteração de paradigma que beneficiou milhares de consumidores.

Pelo meio aproveitou como ninguém os regionalismo europeus e o apoio/estímulo a rotas de aeroportos secundários.

Sim, a Ryanair -e as outras lowcost- estão a levar que até o serviço das companhias tradicionais seja actualmente lowcost. Sim, progressivamente a tendência imprimida pelas Lowcost levou a que até nas tradicionais se pague por todos os serviços (reserva de lugar, bagagem de porão, por aí fora). É natural, as lowcosts tornaram-se muito mais competitivas exactamente por isso.

Para ti, ideologicamente comunista, a Ryanair é o diabo porque te limitas a ver o pior que essa companhia instituiu (práticas laborais, etc.).

Ao mesmo tempo és um defensor acérrimo de companhias como a TAP que NADA beneficiaram os consumidores ao longo dos anos e que têm um modelo de negócio onde o preço do bilhete médio é mais elevado favorecendo a que só os consumidores com mais posses tenham a possibilidade de viajar.

Desculpa a sinceridade mas, mais uma vez como é visível em qualquer simpatizante do PCP, interessam mais as condições de excepcionalidade laboral da TAP e o bem-estar dos seus funcionários do que o benefício da população que usa os serviços.

Last edited:
Amen to that!

Felizmente companhias como a Ryanair permitiram que hoje a qualquer altura possa pensar em ir passar um fim de semana a Paris, Londres ou Milão como se fosse passar um fim de semana ao Alentejo. Permitiram que enquanto estudante pudesse juntar uns trocos e pegar numa mochila e ir conhecer essa Europa.

Hoje em dia é verdade que não aprecio a nova estratégia deles mas o mercado tem uma coisa fantástica - não gosto, procuro alternativa; se ainda assim for o melhor negócio, vamos a isso.

O que disseste é essencial: a concorrência permite aos consumidores escolherem. O pior era mesmo quando não havia concorrência e as companhias estabeleciam preços absurdos em cada rota que tinham monopólio e/ou oligopólio.

Quem não gosta de viajar na Ryanair, não viaja.

Em 136 voos que já fiz, apenas 4 foram na Ryanair. Só voei com eles estritamente quando não havia melhor opção/negócio.

Nomeadamente porque não gosto do ambiente de vendas agressivas. Odeio a feira constante bordo. Não estou para viajar para um aeroporto muito mais longe do centro da cidade (exemplo paradigmático Paris Beauvais) e ficar dependente de transfers de BUS (também extensos) como acontece em algumas localizações.

Contudo, não há como negar o efeito positivo no mercado da aviação na Europa. Globalmente falando.

Também sou o primeiro a achar que a Ryanair tem que cumprir as regras existentes em cada país onde opera, coisa que anda sempre a tentar contornar. Exactamente porque eu soluto a concorrência que a Ryanair trouxe também não lhe vou permitir que tenha margens operacionais maiores por contornar as regras.

Por fim, se há coisa que se se tiver um bocadinho de atenção facilmente se verifica é:
- cada vez mais ténue a linha que separa o serviço das ditas lowcost das outras.
- as ditas low costs não têm necessariamente os preços mais baixos comparativamente às tradicionais (nomeadamente se considerarmos os mesmos factores (horários/aeroporto). Essa coisa de "por ser lowcost = preço lowcost", é uma enorme falácia. Tudo depende da rota específica. Quando estão em monopólio têm preços igualmente absurdos, por exemplo...

Tópico dos aviões

O que disseste é essencial: a concorrência permite aos consumidores escolherem. O pior era mesmo quando não havia concorrência e as companhias estabeleciam preços absurdos em cada rota que tinham monopólio e/ou oligopólio.

Quem não gosta de viajar na Ryanair, não viaja.

Em 136 voos que já fiz, apenas 4 foram na Ryanair. Só voei com eles estritamente quando não havia melhor opção/negócio.

Nomeadamente porque não gosto do ambiente de vendas agressivas. Odeio a feira constante bordo. Não estou para viajar para um aeroporto muito mais longe do centro da cidade (exemplo paradigmático Paris Beauvais) e ficar dependente de transfers de BUS (também extensos) como acontece em algumas localizações.

Contudo, não há como negar o efeito positivo no mercado da aviação na Europa. Globalmente falando.

Também sou o primeiro a achar que a Ryanair tem que cumprir as regras existentes em cada país onde opera, coisa que anda sempre a tentar contornar. Exactamente porque eu soluto a concorrência que a Ryanair trouxe também não lhe vou permitir que tenha margens operacionais maiores por contornar as regras.

Por fim, se há coisa que se se tiver um bocadinho de atenção facilmente se verifica é:
- cada vez mais ténue a linha que separa o serviço das ditas lowcost das outras.
- as ditas low costs não têm necessariamente os preços mais baixos comparativamente às tradicionais (nomeadamente se considerarmos os mesmos factores (horários/aeroporto). Essa coisa de "por ser lowcost = preço lowcost", é uma enorme falácia. Tudo depende da rota específica. Quando estão em monopólio têm preços igualmente absurdos, por exemplo...

Isso deve ter uma designação mas é algo que por exemplo o IKEA fez em PT (e imagino que noutros países também) que é estabelecerem-se como quem tem os melhores preços e depois de ganharem essa fama sobem os preços e mantêm ou até diminuem a qualidade de alguns produtos.

Isto porque as pessoas já têm na cabeça ir ao IKEA e é como se não tivessem concorrência. Nem sequer consideram outras opções e deixaram de comparar preços.

E na verdade nalgumas coisas não têm mesmo concorrência., but still.

Por exemplo sofás é algo em que, pelo menos no segmento de entrada, há melhor relação qualidade preço noutras lojas.

E mesmo coisas baratas que eram por exemplo €5/10/20 hoje em dia se calhar custam o dobro.

A low cost fazem o mesmo, e em época alta por vezes têm preços até acima das companhias de bandeiras.

Por acaso nunca viajei na Ryanair, só na Easyjet. Não tenho nada a apontar. Fui a Paris por dois tostões e fui direto para CDG, não fui para o outro tal no fim do mundo.

Claro que um tipo vai meio apertado, mas também são 2h30m. Não é por aí.

Last edited:
O fenómeno Ryanair é engraçado.

Tenho amigos que a única aplicação de companhias aéreas é desta.

Não tem um comparador, não tem da tap ou easy.

Quando querem marcar uma viagem abrem a app da Ryan e se o preço não chegar aos 3 dígitos é marcar.

Para ti, ideologicamente comunista, a Ryanair é o diabo porque te limitas a ver o pior que essa companhia instituiu (práticas laborais, etc.).

Ao mesmo tempo és um defensor acérrimo de companhias como a TAP que NADA beneficiaram os consumidores ao longo dos anos e que têm um modelo de negócio onde o preço do bilhete médio é mais elevado favorecendo a que só os consumidores com mais posses tenham a possibilidade de viajar.

Desculpa a sinceridade mas, mais uma vez como é visível em qualquer simpatizante do PCP, interessam mais as condições de excepcionalidade laboral da TAP e o bem-estar dos seus funcionários do que o benefício da população que usa os serviços.

Onde é que me vês a defender a TAP? Onde? [:D]

Há companhias muito melhores e responsáveis que a porcaria da Ryanair e sem pagar muito mais. Tens as duas maiores concorrentes, a EasyJet e a Transavia. Na primeira não se ouve queixas e se na segunda até houve alguns tumultos laborais, foram completamente sanados e resolvidos.

E qual é o problema em escolher ou defender as empresas que tratam bem os trabalhadores? Nenhum, da mesma forma que se fazem escolhas responsáveis em prol de outros beneficiários, como sejam o ambiente, por exemplo.

E por fim, a Ryanair trata os clientes de uma forma completamente vergonhosa e não me venhas com o discurso do desconhecimento por parte dos clientes. É vergonhoso.

Last edited:
Como é uma realidade local "lá fora" ninguém faz ondas contando também com a conivência de uma imprensa submissa...mas este modelo de subsídio de mobilidade foi uma mama feita à medida da TAP.

Desde a entrada em vigor, a TAP inflacionou os preços das viagens... nós só pagamos 86€ (até um limite de 400€) mas os restantes 314€ vai para as contas da TAP certinho!

400€ (e mais) para uma viagem para Lisboa????!!!!! Ladrões!

Depois ainda têm a lata de dizer ...ah não a UE não permite que o Estado subsidiie a TAP ...e isso o que é...?

E a geringonça não tem qualquer interesse em mexer nisso ........

P.S: Para nem falar da porcaria dos limites do vento que datam do tempo em que o AC andava em fraldas ...mas devem estar à espera da geringonça local ganhar para fazer algo....mas isso são outros 500....

Last edited:
Algéria. Isso é um B738 da Air Algerie.

Argélia. [;)]

Parece ser o 7T-VKE:

14099_1523481174.jpg

Back