Tópico dos aviões

ouvi notícias que as pessoas não conseguiam fazer check-in, e a KLM e a Ryanair nem sabiam que passageiros tinham

atrasos também em Espanha

https://jornaleconomico.sapo.pt/not...SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

Transavia, tudo manual. Tinha feito o check in no dia antes (menos mau). Acho q nunca fiquei tao ”contente” com um atraso (1:30) de um voo. 40 voos cancelados da Transavia… só de pensar a confusão q já estava no aeroporto e com 3 adolescentes comigo 😅

Transavia, tudo manual. Tinha feito o check in no dia antes (menos mau). Acho q nunca fiquei tao ”contente” com um atraso (1:30) de um voo. 40 voos cancelados da Transavia… só de pensar a confusão q já estava no aeroporto e com 3 adolescentes comigo 😅

o ano passado estava mesmo a chegar ao Aeroporto de Lisboa quando recebi uma mensagem :

"lamentamos informar que o seu voo foi cancelado"

bolas, isto é horrível, estraga-nos as férias, e às vezes nem podemos regressar ao trabalho

aconteceu-me no ano passado 2 vezes com a EasyJet, uma comigo e outra com o meu filho

tiveste sorte, porque é que dizes que ficaste feliz pelo atraso ?

o ano passado estava mesmo a chegar ao Aeroporto de Lisboa quando recebi uma mensagem :

"lamentamos informar que o seu voo foi cancelado"

bolas, isto é horrível, estraga-nos as férias, e às vezes nem podemos regressar ao trabalho

aconteceu-me no ano passado 2 vezes com a EasyJet, uma comigo e outra com o meu filho

tiveste sorte, porque é que dizes que ficaste feliz pelo atraso ?

Porque não sabia se ia ter voo ou não. Desde a manhã, estava a acompanhar o Twitter da Transavia com os updates dos cancelamentos… e ver a confusão quando cheguei ao aeroporto de Orly, só pensava, “não importo ter um atraso de horas, só quero chegar hoje a Edimburgo” 😅

No AV dizem isto:

Looking at comments from pilots in aviation groups here in Brazil, it seems that there is a consensus in thinking the crash was caused by icing. Some pilots who flew over the region where the accident occurred shared photos of ice buildup on the windshield.​

Probably they encountered a severe ice condition
This morning in that region many pilots report ice condition

E parece que os ATR não se dão muito bem em condições de icing

çAs per what I can see, and the WX condition in the area plus the ADS-B out data, this looks like an unreliable speed, at the beginning, during the severe icing (continuous spikes of the speed, as it looks like, the were potentially handling this issue as QRH), led then during the Approach phase, due to possible (?) incorrect speed read on the instrument, to a deep stall, over-corrected with the Rudder. Bear in mind, that during a potential unreliable speed, the TLU limiter should be deactivated due to ADC unable to feed proper speed to the MFC which subsequently feed the TLU limiter.

Pelo que vi ontém, pode ser também se falha em mau acondicionamento da carga em porão (excesso de carga traseira).

Eu sei que esses aviões têm capacidade razoável para planar e conseguem voar com um motor.

Essa descida não foi de certeza voluntária. Ou os instrumentos falharam ou o avião desequilibrou-se.

De notar que os motores estavam a trabalhar. Ouve-se no vídeo.

Provavelmente aconteceu o mesmo que ao ATR-72 de Roselawn. Gelo nas asas e configuração de flaps para aterrar, entrou em perda irrecuperável.

Sendo um avião com alguns acidentes devido a isso e pelo que dizem as autoridades, os pilotos queriam evitar o gelo, pediram para baixar de altitude que foi recusado, depois pediram para mudar de rota que tb foi recusado. A seguir caíram. Portanto a tripulação não foi apanhada desprevenida nesta situação, eles sabiam do risco e mesmo assim o avião entrou em perda irrecuperável.
Será importante saber se a tripulação fez algo errado.
Este avião tem um péssimo historial de acidentes derivado a gelo nas asas.

Ou mesmo uma folha de papel, totalmente sem controlo algum.
https://www.youtube.com/watch?v=whj6...hannel=SBTNews

Entrou em estol.

Pelo vídeo estou inclinado a concordar (pura especulação da minha parte) com os bolds.

Reparem que pelo vídeo, este nem foi um daqueles casos em que o avião cai com o nariz completamente a pique para o solo, nem vai em queda invertida (de 'barriga' para cima).

O pormenor da folha de papel é interessante pois descreve bem o movimento de trajectória da queda.
A questão do estol (perda de sustentação) parece mesmo ser o que acontece ali.

Para um avião se manter no ar :
> precisa de sustentação "lift"
> para isso precisa de ar suficiente a passar por baixo e por cima das asas
> para isso precisa de velocidade (um avanço continuo para a frente)

... e naquela fase final, pelo vídeo não o vejo a avançar (velocidade horizontal), ele cai mesmo na vertical em espiral - como uma folha.

A hipótese da geada em cima das asas é uma hipótese plausível - pois aumenta o peso (contrariando a sustentação) e fazendo com que o avião precise de ainda mais velocidade para produzir sustentação.

Por isso para mim o estol faz sentido (mas estou só a especular), pode muito bem ter sido outra coisa qualquer como por ex. algum problema com os controles.

Provavelmente aconteceu o mesmo que ao ATR-72 de Roselawn. Gelo nas asas e configuração de flaps para aterrar, entrou em perda irrecuperável.

Sendo um avião com alguns acidentes devido a isso e pelo que dizem as autoridades, os pilotos queriam evitar o gelo, pediram para baixar de altitude que foi recusado, depois pediram para mudar de rota que tb foi recusado. A seguir caíram. Portanto a tripulação não foi apanhada desprevenida nesta situação, eles sabiam do risco e mesmo assim o avião entrou em perda irrecuperável.
Será importante saber se a tripulação fez algo errado. Este avião tem um péssimo historial de acidentes derivado a gelo nas asas.

Nesse acidente a ATR recusou alterar o avião para resolver esses problemas porque disseram que os problemas são culpa dos pilotos que não cumprem o manual do avião. É mais fácil meter as culpas nos pilotos mortos, enfim.

Eu não voo nesses caixões, mil vezes um Embraer E-Jet.

Pelo que vi ontém, pode ser também se falha em mau acondicionamento da carga em porão (excesso de carga traseira).

Eu sei que esses aviões têm capacidade razoável para planar e conseguem voar com um motor.

Essa descida não foi de certeza voluntária. Ou os instrumentos falharam ou o avião desequilibrou-se.

De notar que os motores estavam a trabalhar. Ouve-se no vídeo.

Esses aviões, voar com 1 motor? obvio ne [:D] Mal seria.

A tua 1ª frase é que é algo que já aconteceu , vi 1 episodio do mayday com isso, mas juntou-se com um problema de tensão nuns cabos.

Quanto as 2 ultimas frazes, ajuiza-te pah [:p]

Back