Tópico dos aviões

Infelizmente vi a notícia esta madrugada.

Para já ainda há pouca informação. Mas há um audio ATC com o controlador a indicar ao piloto do helicóptero para a presença do CRJ e se o tinha em vista. E há uma resposta do piloto a afirmar que sim que que vai deixar "visual separation" [s)]

Vi o vídeo da colisão na CNN US, o piloto do heli devia estar a referir-se a outro avião e nem viu o CRJ em rota de colisão.

Vi o vídeo da colisão na CNN US, o piloto do heli devia estar a referir-se a outro avião e nem viu o CRJ em rota de colisão.

Também fiquei com essa ideia.

De referir que aquele trajecto dos helis era regular e que já tinham havido alertas acerca do perigo que constituía às aproximações.

https://youtu.be/bHBKptJWXtU?feature=shared

O Heli foi mandado cruzar por trás do CRJ e o CRJ mudou para a pista 33 em vez da 1, a pedido do ATC, para onde já estava alinhado. Há um Colision Alert mas, infelizmente, o pior aconteceu.
Ter um heli a cruzar, quase a soleira, de pistas activas parece-me perigoso...

Last edited:
também pensei nisso, e também o segundo acidente grave no rio Potomac, a poucos km de distância um do outro. E o outro também foi em Janeiro, e não se salvaram mais pessoas porque o rio estava congelado....

Para quem não se recorda... https://en.wikipedia.org/wiki/Air_Florida_Flight_90

Lembro-me, não do acidente em si, mas de ler sobre ele numas selecções dos reader's digest. Acerca de uma pessoa que tinha tido hipótese de se salvar, mas puxou umas quantas para a margem até que morreu.

Não tem lógica absolutamente nenhuma ter um helicóptero a "passear" precisamente no final para as duas pistas. E a única gestão é "estás a ver o CJR? Passa por trás..." [s)]

Parece que estão confirmadas várias pessoas associadas a patinagem no gelo que iam a bordo do avião.

Ouvi o ATC... o Piloto parece-me ser hispânico... a confirma-se vai ser mais um dia de verborreia cerebral para o trump. [s)]

Precisava da vossa experiência, relativamente a vôos de ligação.

Todos os vôos que fiz até hoje, foram sempre directos, e estou a planear uma Road-Trip, em que tenho vôo directo para um pais limítrofe ao da RT, visto não haver ligações directa daqui para esse pais.

No entanto, há a hipótese de via Frankfurt, fazer ligação.

A minha questão é, qual o tempo que em vossa opinião/experiência, seria razoável ter entre vôos.

Tenho tempos entre as 1h 05m assim como as 3h 20m.

Todos os vôos que fiz até hoje, foram sempre directos, e estou a planear uma Road-Trip, em que tenho vôo directo para um pais limítrofe ao da RT, visto não haver ligações directa daqui para esse pais.

A minha questão é, qual o tempo que em vossa opinião/experiência, seria razoável ter entre vôos.

Da minha experiência, depende do aeroporto e do tipo de conexão. Se for dentro do espaço Schengen é mais simples. Geralmente é no mesmo terminal. Tenho boas experiências com Madrid e Barcelona há 2 anos para ir e vir da Áustria. As portas de embarque do 2° vôo eram bastante perto do 1°.

Frankfurt não sei. Mas lá está, 1h pode ser curto se o 1° vôo atrasar à partida ou chegada por causa do mau tempo por exemplo. 2h é o ideal porque Frankfurt não é aqui ao lado. Se fosse em Espanha 1h é suficiente.

Da minha experiência, depende do aeroporto e do tipo de conexão. Se for dentro do espaço Schengen é mais simples. Geralmente é no mesmo terminal. Tenho boas experiências com Madrid e Barcelona há 2 anos para ir e vir da Áustria. As portas de embarque do 2° vôo eram bastante perto do 1°.

Frankfurt não sei. Mas lá está, 1h pode ser curto se o 1° vôo atrasar à partida ou chegada por causa do mau tempo por exemplo. 2h é o ideal porque Frankfurt não é aqui ao lado. Se fosse em Espanha 1h é suficiente.

Os vôos seriam Lisboa-Frankfurt e Frankfurt-Zagreb.

O aeroporto de Frankfurt é um ''mundo'', estive lá em 2023.

Manter as duas horas.
Escala de uma hora ( ainda por cima com avião a sair de Lisboa ) pode dar asneira.

Back