Tópico dos aviões

o Aeroporto do Porto está no top 15 mundial de aeroportos com mais tráfego que tenham uma única pista. Acho que isto responde parcialmente à pergunta [;)]

eu pessoalmente acho que o problema principal é o terminal e os acessos. Em certos dias, especialmente no verão, o trânsito em frente ao terminal é completamente caótico. Já me aconteceu de demorar 20 minutos de casa à entrada do aeroporto, e depois estar quase meia hora no trânsito em frente ao terminal, porque aquilo não tem capacidade para tanto tráfego. A área de estacionamento rápido está constantemente entupida, o que cria filas intermináveis nos acessos.

Assim não se ficam a rir de acontecer o mesmo na Portela, estamos em igualdade no transito.

Aos experts em matéria de aviação, o Aeródromo de Tires/Cascais, já está considerado como aeroporto?
Para ser aeroporto precisa de 3 coisas vitais.

- Instalações para facilitar a circulação de pessoas e bens.

- Terminais de passageiros,bombeiros,acesso a transportes públicos e mais importante ATC,isto tudo na sua estrutura.

- Infrastruturas para embarcar pessoas e bens.

Se não tiver estes 3 pontos deve ser considerado aérodromo.

Isto são daquelas coisas banais que acabam por ser interessantes que se aprende ao tirar uma licença.

PS: não sou perito de aviação.

o Aeroporto do Porto está no top 15 mundial de aeroportos com mais tráfego que tenham uma única pista. Acho que isto responde parcialmente à pergunta [;)]

eu pessoalmente acho que o problema principal é o terminal e os acessos. Em certos dias, especialmente no verão, o trânsito em frente ao terminal é completamente caótico. Já me aconteceu de demorar 20 minutos de casa à entrada do aeroporto, e depois estar quase meia hora no trânsito em frente ao terminal, porque aquilo não tem capacidade para tanto tráfego. A área de estacionamento rápido está constantemente entupida, o que cria filas intermináveis nos acessos.
A verdade seja dita,veículos mal estacionados à volta dos parques e ao próprio acesso ao aeroporto ajuda e muito a essa situação.

E a polícia que é raro ver a passar a respetiva multinha.

A verdade seja dita,veículos mal estacionados à volta dos parques e ao próprio acesso ao aeroporto ajuda e muito a essa situação.

E a polícia que é raro ver a passar a respetiva multinha.

é verdade, mas eu acho que aquela zona de largada e recolha de passageiros está muito mal pensada. Aquilo pode funcionar num sítio maior, mais largo, com mais faixas de rodagem, mas não naquele aeroporto. Eu entendo que dá jeito ter um sítio onde se pode estacionar por uns minutos, mas o terminal é pequeno, os acessos são poucos, e aquilo não tem capacidade para absorver tanta gente a estacionar ao mesmo tempo, ainda que por pouco tempo. Na minha opinião, aquele espaço não deveria existir, ou se existisse, deveria permitir apenas a largada / recolha de passageiros e nunca estacionamento. Em teoria podes lá deixar o carro o dia todo, apesar de pagares uma fortuna.

- Terminais de passageiros,bombeiros,acesso a transportes públicos e mais importante ATC,isto tudo na sua estrutura.

Isto são daquelas coisas banais que acabam por ser interessantes que se aprende ao tirar uma licença.

A minha questão, é que sinalética em redor do aeródromo, já diz toda Cascais Airport.

Chegar lá, de transportes públicos, desejo muita boa sorte, só mesmo para quem tem carro, ou de táxi/TVDE.

E o próprio site Aeroporto - Cascais Airport

Não tem é estrutura para receber tráfego comercial regular, não tem ATC completo IFR incompletos e muitos outros pequenos pormaiores que eu não sei

Last edited:

respondo-te apenas como ignorante

sei todavia que as rotas têm aumentado muito, que foi "invadido" por galegos, nenhum aeroporto ao norte da península ibérica é maior que o aeroporto do porto, muitos espanhóis vêm ao Porto para viajar, quantos milhares !??!?!

ter uma só pista ? como disse não percebo, mas deve ser mau

quanto ao trânsito, sei lá......comparado com o de Lisboa parece-me bom

mas o que não percebi era que pontos críticos querem melhorar ? mais pistas ? melhorar os acessos ?

Last edited:
respondo-te apenas como ignorante

sei todavia que as rotas têm aumentado muito, que foi "invadido" por galegos, nenhum aeroporto ao norte da península ibérica é maior que o aeroporto do porto, muitos espanhóis vêm ao Porto para viajar, quantos milhares !??!?!

ter uma só pista ? como disse não percebo, mas deve ser mau

quanto ao trânsito, sei lá......comparado com o de Lisboa parece-me bom

mas o que não percebi era que pontos críticos querem melhorar ? mais pistas ? melhorar os acessos ?

Não sei muito bem. A pista única não parece impeditiva de um aumento ainda maior de tráfego, mas também não é o ideal.
O terminal não me parece que precise de grandes obras para o movimento que tem, mas os acessos sim.

No caso concreto não sei se querem fazer obras na infraestrutra da aviação propriamente dita, ou nos acessos. Nenhuma das duas coisas seria surpreendente.

Será que amanhã vamos ter outra vez um titulo sensacionalista no CM, sobre um acidente evitado por segundos?

Estava no Parque Eduardo VII e um avião da TAP, borregou sobre o Parque,

O meu ano já fechou

estreias
- 787-9 (Etihad)
- 1º borrego (Etihad, 777-300 ER, avião na pista)

Já me ia esquecendo da tradição...

2025

Captura de ecrã 2024-12-21, às 14.11.44.png - Click image for larger version  Name:	Captura de ecrã 2024-12-21, às 14.11.44.png Size:	478.7 KB ID:	14544689
Captura de ecrã 2024-12-21, às 14.11.44.png - Click image for larger version  Name:	Captura de ecrã 2024-12-21, às 14.11.44.png Size:	478.7 KB ID:	14544689

Estreias:
- 787-10
- 767-400ER (uma raridade)
- Fokker 50

Também a primeira "aterragem emergência": 777-200ER, AMS-PTY, problema num flap, voltou ao aeroporto já depois de umas 2h no ar (já íamos no Atlântico para lá da Irlanda), necessidade de largar combustível, no total quase 4h no ar para voltar a Amesterdão na mesma [:D] felizmente tudo bem; infelizmente, implicou só seguir no dia seguinte, via Madrid, para o destino final e férias a começarem atrasadas...

Attachments

• IMG_8653.jpg
    IMG_8653.jpg
    55.1 KB · Views: 0
Last edited:
Ontem estava a fazer tracking de um voo e reparei que o avião ia a FL250 de altitude de cruzeiro.

Achei estranho, mas fixei a matrícula (EI-EKH, da Ryanair) e hoje fui novamente acompanhar e verifiquei que todos os últimos voos (desde dia 14.02, de acordo com o flightradar) são feitos a 24.000ft ou 25.000ft.

Isto é normal?

Num voo/rota acredito que possa ser por questões meteorológicas, mas de forma consistente em vários dias e em diferentes rotas nunca tinha visto este comportamento.

Isso também me cheira a demasiado alarido…

Estava autorizado a descer a 4000ft, mas atingiu 2600ft.

É grave, claro. Mas nas notícias falam em ter ficado a 300m do solo, quando 2600ft é mais do dobro….

Sair de um FL assim, sem autorização, ignorar a torre de controlo e, ainda por cima, perto de um aeroporto, é extremamente grave.

E, dependendo do que se averiguar na investigação, pode ser ainda mais grave.

Back