Tópico dos aviões

nebuchadnezzar, na boa, quem me conhece também sabe que eu não gosto de discussões parvas nem de trocas de insultos, o pessoal vem aqui para partilhar informações e pontos de vista, que obviamente não têm de ser coincidentes. E longe de mim considerar que estou sempre certo, não sou mais que os outros. Desde que se mantenha a elevação, que foi o que aconteceu mas que para alguns é complicado infelizmente, podem contar comigo para discutir sobre este assunto, e outros, que me fascinam.

Tal e qual como eu penso. [;)]

Mas... [:D] Também te digo, estou ansioso para que se comece a discutir a queda do A320 da Air Asia.

Mas prezo muito uma boa discussão, ou seja, quando se estão a debater pontos de vista contrários, mas de uma forma correta.

Muito bom. Obrigado pela partilha. Fez-me apetecer voltar a agarrar no Flight Simulator e fazer uns voos. Problema é tempo...

De nada. Já agora, encontrei aqui nesse canal um bom exemplo de verificação visual APÓS autorização do ATC para entrar na pista, neste caso para um backtrack.

Por volta do minuto 01:20, "right is clear, left is clear". Não vá o diabo tecê-las.

o piloto não tem de olhar, tem de cumprir a ordem, se acha que a pode cumprir, ele ouviu o clear o land para o 767, mas no entender dele, o controlador deu autorização a ele porque viu que não ia haver perigo

Não tem de olhar ??? [:)]

só se eu fosse estupido é que iria entrar numa discussão contigo, para depois meteres coisas que eu não disse e fugires ao que não te interessa??

prefiro debater isto com outro pessoal

só se eu fosse estupido é que iria entrar numa discussão contigo, para depois meteres coisas que eu não disse e fugires ao que não te interessa??

prefiro debater isto com outro pessoal

Desde quando é que um piloto não tem de olhar e acreditar piamente no que lhe é transmitido, seja via torre ou instrumentos ?

Ou seja, o que tu queres é que um piloto siga cega e piamente as instrucções, quando só ele é que sabe onde é que realmente está e o que o rodeia. Se assim fosse... :sh)

Last edited:
Tantos vôos que fiz nesse avião e gostava bastante dos 310, quer da TAP quer da SATA. Mas teve o seu tempo e hoje já não faz grande sentido.

Era o último dos 4 ou ainda resta algum no activo?

Tambem voei nesse passarão apr:), será que vai ser desmantelado no Mohave desert?[s)]

Tantos vôos que fiz nesse avião e gostava bastante dos 310, quer da TAP quer da SATA. Mas teve o seu tempo e hoje já não faz grande sentido.

Era o último dos 4 ou ainda resta algum no activo?

Foi o primeiro dos 4 a sair do ativo, os outros 3 ainda permanecem até à altura da sua substituição...

Boa viagem e depois quando puderes vem cá contar a experiência, o 757 é um avião em que nunca voei e tenho curiosidade.

O que posso contar é que o facto de termos saído de Lx com quase 1h30 de atraso, apanhado turbulência no final e chegado a Newark e não poder aterrar logo pelo mau tempo e imenso tráfego aéreo, apagou muitas coisa...

Digo-te que o IFE é porreiro, ainda deu para ver 3 filmes, mas tem uns pequenos freezes de vez em quando. A oferta até era boa.

Além disso, tinha tomadas nos bancos, mas nem utilizei.

Quanto ao espaço entre bancos, não seu se foi de ir à janela, mas sentia-me algo apertado. Sair do lugar para ir ao WC foi complicado.

PS: os controlos de segurança em Newark são tão lentos...

...ir à janela, mas sentia-me algo apertado. Sair do lugar para ir ao WC foi complicado.

Adoro viajar à janela, mas ao mesmo tempo, não gosto nada de incomodar outros, quando preciso de me levantar... ainda por cima, bebo bastante água, o que não ajuda... mesmo num voo de 3h, vou uma duas vezes à casa de banho...

Adoro viajar à janela, mas ao mesmo tempo, não gosto nada de incomodar outros, quando preciso de me levantar... ainda por cima, bebo bastante água, o que não ajuda... mesmo num voo de 3h, vou uma duas vezes à casa de banho...

Eu com voos até 3h escolho sempre janela, e tenho cuidado para não precisar de ir à casa de banho (vou à casa de banho mesmo antes de entrar, normalmente aguento bem até sair do avião). Por outro lado, em voos maiores vou sempre na coxia para poder levantar-me à vontade e esticar as pernas, e como tal muitas vezes pedem-me para me levantar para que possam sair. Se calhar eu sou mau exemplo, mas não me incomoda nada levantar-me para os outros: obriga-me a mexer-me e às vezes também aproveito e vou à casa de banho - acho que esse medo de incomodar os outros é um pouco infundado (mas eu também o tenho).

Eu com voos até 3h escolho sempre janela, e tenho cuidado para não precisar de ir à casa de banho (vou à casa de banho mesmo antes de entrar, normalmente aguento bem até sair do avião). Por outro lado, em voos maiores vou sempre na coxia para poder levantar-me à vontade e esticar as pernas, e como tal muitas vezes pedem-me para me levantar para que possam sair. Se calhar eu sou mau exemplo, mas não me incomoda nada levantar-me para os outros: obriga-me a mexer-me e às vezes também aproveito e vou à casa de banho - acho que esse medo de incomodar os outros é um pouco infundado (mas eu também o tenho).

Tenho um voo de 12h em Março num 330 à janela. Escolhi janela porque me posso encostar e dormir, mas fico ansioso só de pensar que vou estar ali 12h preso entre a janela e quem estiver ao lado. :sh)

Ah e o regresso é num 777 que tem 3 lugares do lado das janelas. [:D]

Desde quando é que um piloto não tem de olhar e acreditar piamente no que lhe é transmitido, seja via torre ou instrumentos ?

Ou seja, o que tu queres é que um piloto siga cega e piamente as instrucções, quando só ele é que sabe onde é que realmente está e o que o rodeia. Se assim fosse... :sh)

eu nem ia dizer nada, mas um piloto é treinado para confiar a 100% nos instrumentos, por isso é que se diz ifr, voo com regras por instrumentos

na aviação pesada, ou comercial como quiseres chamar temos de confiar nos ouros, ou pensas que o piloto ve se as bagagens estão bem presas etc etc??

agora xauzinho, porque eu gosto dos pilotos que confiam nos instrumentos

senão acreditas no que disse sobre os instumenos, procura te informar, ou aprender, porque até ao dia em que vamos morrer estamos sempre a aprender

eu nem ia dizer nada, mas um piloto é treinado para confiar a 100% nos instrumentos, por isso é que se diz ifr, voo com regras por instrumentos

na aviação pesada, ou comercial como quiseres chamar temos de confiar nos ouros, ou pensas que o piloto ve se as bagagens estão bem presas etc etc??

agora xauzinho, porque eu gosto dos pilotos que confiam nos instrumentos

senão acreditas no que disse sobre os instumenos, procura te informar, ou aprender, porque até ao dia em que vamos morrer estamos sempre a aprender

É por confiarem tanto nos instrumentos que se têm dado algumas tragédias. É muito giro ver um meio tão computorizado e ver que o mesmo acaba por criar excessos de confiança e até promover comportamentos de risco.

Pegue-se no exemplo que se passou em Barcelona, se o piloto do 767 não tivesse visto o intruso, alguma vez teria borregado ?

Isso de confiar nos outros é muito bonito mas um bom profissional nem na camisa confia, quanto mais nos outros.

É por confiarem tanto nos instrumentos que se têm dado algumas tragédias. É muito giro ver um meio tão computorizado e ver que o mesmo acaba por criar excessos de confiança e até promover comportamentos de risco.

Pegue-se no exemplo que se passou em Barcelona, se o piloto do 767 não tivesse visto o intruso, alguma vez teria borregado ?

Isso de confiar nos outros é muito bonito mas um bom profissional nem na camisa confia, quanto mais nos outros.

Um bom profissional não manda dois aviões para a pista ao mesmo tempo! [:cool:]

Parece que os "bons profissionais" só são os pilotos... [:D]

Back