Quando comecei a voar, ficava sempre algo ansioso. Lembro-me que uma das coisas que mais me causava impressão era aquele momento pouco tempo depois da descolagem quando reduzem a potência do motor e parece que o avião cai um bocado (diminui apenas o ritmo de subida, daí a sensação de queda). Todos os barulhos e apitos me despertavam. E a turbulência mínima punha-me alerta.
Com a experiência acabei por dominar todos esses pequenos medos e agora até gosto de andar lá por cima e tiro algum gozo disso (paisagem). Aliás, passei a adorar a descolagem e esse ser o meu momento favorito...
Acho que a melhor coisa para alguém com medo de andar de avião pode fazer é tentar perceber a dinâmica das coisas e a repetição de padrões que qualquer viagem na aviação comercial tem (procedimentos da tripulação, barulhos e apitos que aparecem sempre nas mesmas alturas, etc.).
E as analogias ajudam. Lembro-me que uma vez numa zona de turbulência veio-me à ideia que estava a ser completamente irracional ao "exigir" que uma viagem de avião não tivesse qualquer "solavanco" quando me pus a pensar que em qualquer viagem de automóvel, mesmo numa auto-estrada boa, temos sempre solavancos ao longo do caminho. Imaginei então que lá porque não vemos as estradas do ar e a suas irregularidades (veja-se zonas de maior ou menor pressão), no fundo elas existem e a turbulência numa viagem de avião é como passar numa zona da estrada com alguns buracos. Apenas isso.
Uma das coisas que sempre gostei foi de ir à janela pois ver o horizonte e as paisagens relaxa-me e acho que o importante é encontrar alguma forma de relaxar. Pode ser isso. Pode ser comer. Pode ser ir ao WC Lol
Neste momento, e depois de já ter feito algum longo-curso regular nos últimos anos, já consigo dormir, ler, distrair-me, coisas que eram impensáveis ao início onde estava sempre algo alerta...