Tópico dos carros Chineses

destaco isto da notícia:

"The new Atto 3 adopts the flash charging technology that allows charging the battery from 10% to 97% in nine minutes.​"

curioso é que na china quem vende muito também é a geely. vamos ver como será quando cá chegar daqui a uns tempos.

ranking de fevereiro:

NO.1 BYD, Feb sales 164,989 units

NO.2 Chery, Feb sales 103,799 units

NO.3 Geely, Feb sales 81,461 units

NO.4 Galaxy, Feb sales 73,126 units

NO.5 Changan, Feb sales 69,391 units

NO.6 MG, Feb sales 54,477 units

NO.7 Haval, Feb sales 43,660 units

NO.8 Wuling (Silver Badge), Feb sales 33,511 units

NO.9 Leapmotor, Feb sales 28,067 units

NO.10 Jetour, Feb sales 27,607 units

https://autonews.gasgoo.com/article...ankings-for-february-2026-2036457637359542273

e nestes dois modelos até dão 3 estrelas (o híbrido anda ali nas 3,5). mas é como tudo, bons e maus produtos. a zeekr, por exemplo, vai ser uma marca de luxo aqui e estou curioso com a nio. já vi um alemão aqui perto a estacionar.

a vantagem deles é porem cá os produtos a baixo preço e com muita tecnologia. com as baterias LFP veremos, mas têm tudo para aumentar cada vez mais a quota de mercado.

leapmotor B05 (segmento C).
4,43m de comprimento e largura de 1,88m, 218cv, mas apenas 240nm de binário. baterias de 56 e 62kw, sendo que faz de máximo 401 ou 482km, respetivamente. versões LIFE e DESIGN, no segundo caso só com a bateria maior. cerca de 30 mil euros na versão mais completa nalguns mercados, que em portugal deverá andar mais pelos 35 mil.

image.png
https://www.media.stellantis.com/pt...-a-sua-gama-com-o-lancamento-do-b05-na-europa

a minha mãe chegou ontem à china. quase que dava para ir ao salão de pequim! [:D] :sh)

pedi-lhe algumas fotos de carros esquisitos, como quando esteve na geórgia e arménia. vamos ver se me traz alguma coisa.

Bateria LFP não é um ponto negativo.
Depende... Para mim é indiferente a química e ambas têm prós e contras. Por exemplo no novo id.polo o carro pesa quase o mesmo tenha a bateria LFP de 37kWh ou a NMC de 52kWh, ora uma bateria que pesa muito mais para menos capacidade é para mim algo negativo, mas tem coisas positivas também como bem sabemos.

Já eu nem equaciono comprar uma bateria NMC. LFP é condição mesmo que tenha um bocadinho menos de eficiência energética.

Back