Tópico dos carros eléctricos

Vai fazer um ano daqui uns dias que recebi o eléctrico e já passou dos 26 500 km e os outros dois (diesel e gasolina) estão encostados, só carreguei uma vez fora de casa para experimentar e porque tenho saldo na Miio para gastar[:D], estou muito satisfeito com a máquina, a viagem maior que fiz foi a volta de 315 km (290 a 300 km de autoestrada), (ir e vir) e dá para fazer só com uma carga ainda sobra, andar normal, dentro dos limites de velocidade (125) e (alguns momentos acima[:D]), e 2 vezes por ano tenho uma viagem de mais de 800 km mas para isso uso outro [:D] carro, não estou para carregar fora de casa onde o custo é elevado comparado com o que gasto a carregar em casa, quando carregar fora ficar quase ao preço de casa aí sim, será sem stress.
Resumos, autonomia autoestrada a volta de 340 km, misto 400/450 e na cidade (nunca fiz só cidade) mas faz bem mais de 500 km.

Cumps

Eu carrego sempre fora de casa com a Prio e gasto três vezes menos do que se tivesse um carro a diesel, 7€ para 200km, a diesel gastaria 30€.

Quase 100 mil km, zero problemas, tudo como novo, Teska Model 3 RWD.

A europa vai caminhar para o que a Tesla faz desde sempre, chegas ao posto, metes a carregar e sabes no momento quantos euros estás a "meter", do estilo: "é para meter 20euros sf" . É excelente estar a carregar e ver o custo on the fly no display.

A ver se é desta que compro um elétrico 😂

Tenho garagem, painéis solares, faço 60-100km por dia, algumas viagens de 300km (ida e volta), ocasionalmente uma viagem maior mas é muito raro. Tenho empresa. Por isso os astros estão todos alinhados e a decisão de adquirir um elétrico já foi tomada há muito. Falta saber qual.

Um dos finalistas é o i4 que devo ir experimentar este fim de semana. Alguém tem feedback ou dicas a dar? Algum ponto que deva ter atenção? Por exemplo, já vi que muitos extras são de aluguer, por exemplo o assistente de máximos é 8€ por mês.

A europa vai caminhar para o que a Tesla faz desde sempre, chegas ao posto, metes a carregar e sabes no momento quantos euros estás a "meter", do estilo: "é para meter 20euros sf" . É excelente estar a carregar e ver o custo on the fly no display.

Já consegues fazer isso também com vários CEMEs cá em Portugal não é só a Tesla. Aliás por esta europa fora já fazes isso. Não digo no ecrã do carro, mas no teu telemóvel sem dúvida.

Eu carrego sempre fora de casa com a Prio e gasto três vezes menos do que se tivesse um carro a diesel, 7€ para 200km, a diesel gastaria 30€.

Que postos é que usas? Esse valor parece-me muita bom também quero.

Last edited:
Nissan Ariya.

Vi na passada passada um ao vivo e gostei. São raros.

Já agora qual o consumo médio que tens feito com o carro?

Nunca liguei aos consumos nos carros (o que me interessa é a autonomia), seja no diesel, gasolina e eléctrico, neste último noto que é muito sensível a velocidade [:D], mas autoestrada a volta dos 24, já consegui fazer a volta de 14 na nacional, mas a média deve andar nos 21, vou tentar estar atento depois coloco aqui, e sim é um modelo exclusivo [:p]

Cumps

Mostrar aqui uma feature dos carros da plataforma do meu(excepto o Q4) que sei que nem todos os EV têm, isto é o route planner do carro com uma rota definida para Madrid(escolha aleatória):

IMG-20231024-004910.jpg

Clicando num dos pontos de carga mostra mais detalhes como a autonomia estimada à chegada(ajustável nas opções tanto para os pontos intermédios como carregadores, como para o destino final), a hora de chegada e o tempo de carga e percentagem necessária para chegar ao próximo ponto:

IMG-20231024-004927.jpg

Clicando em "mostrar no mapa" no ponto anterior leva ao seguinte ecrã que mostra a classificação do posto(dada por outros users do we charge), o número de pontos de carga(e sua ocupação, no caso 4 livres e 1 ocupado) e a velocidade máximo do posto de carga, isto a nível europeu:

IMG-20231024-004943.jpg

Sei que o software do grupo farta-se de levar porrada nas reviews por ser "lento" mas tem muita coisa boa que normalmente os reviewers nem exploram.

A ver se é desta que compro um elétrico 😂

Tenho garagem, painéis solares, faço 60-100km por dia, algumas viagens de 300km (ida e volta), ocasionalmente uma viagem maior mas é muito raro. Tenho empresa. Por isso os astros estão todos alinhados e a decisão de adquirir um elétrico já foi tomada há muito. Falta saber qual.

Um dos finalistas é o i4 que devo ir experimentar este fim de semana. Alguém tem feedback ou dicas a dar? Algum ponto que deva ter atenção? Por exemplo, já vi que muitos extras são de aluguer, por exemplo o assistente de máximos é 8€ por mês.

Com essas premissas todas, até me admira como ainda não há elétrico em casa. :)

O i4 eu gosto do desenho mas tem um interior algo acanhado e baixo. Se calhar foi por ter sentado no M50. A melhor versão será o edrive 40.

Dentro destes há também os Teslas Model 3 e Model Y. O 3 já é o renovado e estão a iniciar as entregas, começando pelos rwd. O Long Range será mais daqui a 1 mês. Vale igualmente a pena ir ver. É o melhor carro, ainda para mais associado à rede de SuperCarregadores próprios da marca. O que se traduz num enorme descanso na hora de viajar.
A forma de trabalhar e viajar com o carro é muito integrado. É colocar o destino e o carro indica todas as paragens para carregar e quanto tempo é necessário. Muito preciso.
O model Y, para quem quer mais espaço e posição de condução mais alta, escolha indicada.

Esteticamente, gosto muito do Polestar 2. Esta nova versão que irá começar a ser entregue a novos clientes, alterou a mecânica, passando da anterior geração para esta, de FWD para RWD, mais eficiente, maior bateria e mais rápido a carregar. De resto, carro todo igual. Será também um carro não muito espaçoso dado a herança da plataforma que tem em comum com o Volvo XC40 / C40.

Também os Volvos XC40 e C40 também receberam estas novas mecânicas e baterias. Portanto, gostando mais de modelos mais "classicos", são uma excelente escolha.

Qual é a tua motivação para criar tantas contas aqui no fórum?

É colocar o destino e o carro indica todas as paragens para carregar e quanto tempo é necessário. Muito preciso.

Acabaram de meter printscreens de outra marca exatamente a fazer o mesmo. Será o normal em elétricos.

Atenção que os teslas dão muita prioridade aos superchargers, e não incluem todos os postos da rede Mobi-e na respetiva DB da navegação, pelo que é preciso ter atenção.
Além disso em PT, não dão a indicação da ocupação dos postos Mobi-e na navegação, pelo que podes chegar lá e estar ocupado.

Em PT o melhor normalmente é usar a miio (e o respectivo comparador de preços). Em Espanha provavelmente a melhor será a eletromaps (apenas para saber onde estão os postos)

Com essas premissas todas, até me admira como ainda não há elétrico em casa. :)

O i4 eu gosto do desenho mas tem um interior algo acanhado e baixo. Se calhar foi por ter sentado no M50. A melhor versão será o edrive 40.

Dentro destes há também os Teslas Model 3 e Model Y. O 3 já é o renovado e estão a iniciar as entregas, começando pelos rwd. O Long Range será mais daqui a 1 mês. Vale igualmente a pena ir ver. É o melhor carro, ainda para mais associado à rede de SuperCarregadores próprios da marca. O que se traduz num enorme descanso na hora de viajar.
A forma de trabalhar e viajar com o carro é muito integrado. É colocar o destino e o carro indica todas as paragens para carregar e quanto tempo é necessário. Muito preciso.
O model Y, para quem quer mais espaço e posição de condução mais alta, escolha indicada.

Esteticamente, gosto muito do Polestar 2. Esta nova versão que irá começar a ser entregue a novos clientes, alterou a mecânica, passando da anterior geração para esta, de FWD para RWD, mais eficiente, maior bateria e mais rápido a carregar. De resto, carro todo igual. Será também um carro não muito espaçoso dado a herança da plataforma que tem em comum com o Volvo XC40 / C40.

Também os Volvos XC40 e C40 também receberam estas novas mecânicas e baterias. Portanto, gostando mais de modelos mais "classicos", são uma excelente escolha.
Agradeço a ajuda, embora esteja mais focado no i4. Andei no Tesla e não gostei, uma das coisas que mais valorizo num carro é o interior e já sabemos como é a Tesla nesse aspecto. Além disso tenho uma lombar sensível e embora o M3 seja confortável para 99% das pessoas, a mim deixou-me com dores ao fim de algum tempo de viagem.

Outro modelo que estou em olho é o 408, mas a Peugeot anda sempre a adiar a versão elétrica e cheira-me que vai sair com o mesmo motor e bateria do 308, se for esse o caso é descartado também.

Ou as vendas andam fracas ou não há carros para entrega que tivemos mais de um mês sem cá vir o barco da VW com carros, ( devem ter aproveitado o fecho da AE).

Ou as vendas andam fracas ou não há carros para entrega que tivemos mais de um mês sem cá vir o barco da VW com carros, ( devem ter aproveitado o fecho da AE).
Não? Era capaz de jurar que chegou um esta semana... Junte-se a isso o facto de alguns estarem a chegar via terrestre.

Back