Tópico dos carros eléctricos

Não são detalhes.

a suspensão pneumática traseira do i4 coloca-o noutro nível de refinamento, conforto e isolamento na condução que o TM3 nem sabe o que é.

qualquer suspensão pneumática moderna tem esse efeito, quando estás a distinguir produtos ali do D inclusive para cima é esse tipo de suspensão que faz a diferença na condução para a maralha.

nem vamos falar no nível de construção e montagem do interior do i4 vs TM3. basta aliás ir às zonas menos visíveis para ver o mar de diferenças, bem como a montagem exterior e do undercarriage.

tudo isso tem um custo

se custa os 10k a mais que é o que realisticamente diferem para autonomias semelhantes, fica a cada um decidir.

mas concluirem que a diferença é pouca ou nenhuma é dourar a pílula sobre o TM3.

que é melhor best value for money isso é inquestionável, não há discussão posssivel. sobretudo o SR/base, não há nada seja VE ou ICE que ofereça tanto pelo valor em torno dos 40k. Nada.

pena a idiotice dos piscas e o problema do tesla vision sem câmara frontal baixa.

resolvem isso e o produto fica perto de flawless para o preço com a concorrência actual.

Mesmo sem camara frontal baixa o Tesla vision é muito bom, não tão bom com sensores, mas não deixa de ser um bom sistema.

Há muita desinformação espalhada online e se contradizes as pessoas todas assumem que tu é que andas a ler desinformação e não elas.
Eu fiz download do relatório de emissões ao longo do tempo de vida do BMW iX3 escrito pela BMW porque já ouvi essas barbaridades e agora saco do telemóvel e espeto-lhes com isso na cara e lá têm que se calar.
Efectivamente no processo de fabrico de muitos EVs emites mais CO2 do que no fabrico de carros a combustão, mas ao fim de uns 20-50 mil km, as emissões de CO2 dos EV compensam. Depende de onde são produzidos. China menos bom, Europa melhor.

Eu mesmo fiz as contas (estão publicadas em revista científica) e confirmo: a fase de fabrico de um EV envolve um pouco mais de emissões que o ICE equivalente, mas depois no uso isso dilui rapidamente

e sim, depende do país: num país com eletricidade 100% sem emissões (mix de nuclear, renovável, geotérmica), em ciclo de vida o EV polui cerca de 4-5% de um ICE. Num com 100% carvão, até acaba por poluir mais

Já faltava cá virem dizer que o i4 tinha qualquer coisa dinâmica melhor que o Tesla model 3.

Twisty road... 3 curvas e nem os farolins do Tesla vê!!!

Nem cheira!!!
​​​​​​

​​​

Eu mesmo fiz as contas (estão publicadas em revista científica) e confirmo: a fase de fabrico de um EV envolve um pouco mais de emissões que o ICE equivalente, mas depois no uso isso dilui rapidamente

e sim, depende do país: num país com eletricidade 100% sem emissões (mix de nuclear, renovável, geotérmica), em ciclo de vida o EV polui cerca de 4-5% de um ICE. Num com 100% carvão, até acaba por poluir mais

Felizmente nos dias de hoje países com produção 100% a carvão são muito poucos, e mesmo a China já produz quase 50% da sua electricidade a partir de fontes livres de carbono.

• Like
Reactions: DMA

Esse ciclo de vida tem por base quantos anos de utilização? Levou em linha de conta o desmantelamento/reciclagem do veículo?

Já faltava cá virem dizer que o i4 tinha qualquer coisa dinâmica melhor que o Tesla model 3.

Twisty road... 3 curvas e nem os farolins do Tesla vê!!!

Nem cheira!!!
​​​​​​

​​​

Só eu nunca encontro esses 'pilotos' dos teslas / elétricos no geral, calham-me sempre os que andam estorvar abaixo dos limites de velocidade [:cool:]

well to wheel (w2w) ainda é *mais* wtf... é precisamente na fase de uso que os EV são menos poluentes

Se é na fase de uso que os EV poluem menos, é na fase de producao que poluem mais (que em uso), logo a analise w2w é menos wtf que a analise simplista de avaliar apenas o que gastam na fase de uso.

🙂

Só eu nunca encontro esses 'pilotos' dos teslas / elétricos no geral, calham-me sempre os que andam estorvar abaixo dos limites de velocidade [:cool:]

Nunca tanta gente num mundo tao hipotetico, depois anda tudo ali nos sub 20 kwh para nao ficar cara a brincadeira 😆

PS: Espera aí que já aí vêm perguntar tempos no ring de um i4 😂

Não são detalhes.

a suspensão pneumática traseira do i4 coloca-o noutro nível de refinamento, conforto e isolamento na condução que o TM3 nem sabe o que é.

qualquer suspensão pneumática moderna tem esse efeito, quando estás a distinguir produtos ali do D inclusive para cima é esse tipo de suspensão que faz a diferença na condução para a maralha.

nem vamos falar no nível de construção e montagem do interior do i4 vs TM3. basta aliás ir às zonas menos visíveis para ver o mar de diferenças, bem como a montagem exterior e do undercarriage.

tudo isso tem um custo

Em relação a suspensão pneumática traseira já comentei, mas sim é uma solução dispendiosa.

Em relação a construção, recomendo vejas o teardown do bmw i4 (Munro)

A nível de construção de chassis é bastante razoável, é um série 3 com alguma complexidade com vantagens a nível de isolamento.

Em relação a qualidade dos interiores a Munro também faz análise, e aí o BMW foi considerado apenas razoável.

É uma questão de ver os vídeos no canal Munro e comparar com o Model 3.

A diferenca de preço de 10 000?
Tenho configurado um I4 semelhante a um M3 long range, 78k euros.

A UE determinou que o governo chinês andou a subsidiar diretamente EVs chineses e exigiu que os carros que cheguem a partir de hoje sejam todos registados com o potencial de serem sujeitos a tarifas.
Ainda bem que não andam a dormir, porque apesar de EVs baratos serem porreiros, dumping que destrua uma indústria tão importante na economia europeia ia ter péssimas consequências.

Isso já se sabia, é mais que óbvio, o governo chinês tornou público que subsidiava as marcas chinesas, sinceramente não entendi porque criaram uma comissão para investigar isso mas ok...

Alguns fabricantes europeus já tinham falado disso, as marcas europeias simplesmente não conseguem competir, embora haja desinformação a dizer que as marcas europeias querem ganhar muito dinheiro, que agora as marcas chinesas é que iam surgir no mercado e as outras marcas iam ver etc etc.

Soube à pouco tempo, uma empresa que tem como seu principal cliente o setor automóvel europeu, que andou a distribuir uma frota de BYD para alguns funcionários (vendedores, chefes, etc, não sei) vai parar para a semana por falta de trabalho. Ironia.

Cada produto chinês que compramos é mais uma cavadela na cova, e as pessoas não vêm isso.

Isso já se sabia, é mais que óbvio, o governo chinês tornou público que subsidiava as marcas chinesas, sinceramente não entendi porque criaram uma comissão para investigar isso mas ok...

Alguns fabricantes europeus já tinham falado disso, as marcas europeias simplesmente não conseguem competir, embora haja desinformação a dizer que as marcas europeias querem ganhar muito dinheiro, que agora as marcas chinesas é que iam surgir no mercado e as outras marcas iam ver etc etc.

Soube à pouco tempo, uma empresa que tem como seu principal cliente o setor automóvel europeu, que andou a distribuir uma frota de BYD para alguns funcionários (vendedores, chefes, etc, não sei) vai parar para a semana por falta de trabalho. Ironia.

Cada produto chinês que compramos é mais uma cavadela na cova, e as pessoas não vêm isso.

Não tenho acções de empresas ramo automóvel europeias.

Isso é como a TAP, espera aí que vou pagar mais que na Ryanair para a TAP dar lucro ... Quero que se dane... As marcas europeias tiveram "n" tempo para investir em soluções e deixaram as americanas/chinesas progredir, é um problema delas, não tenho de comprar carros caros que não valem o que custam porque pena de alguém/alguma empresa.

Finalmente estão a cair no ponto certo. O BMW i4 não vale o que custa... Compram por solidariedade!

Last edited:
Em relação a suspensão pneumática traseira já comentei, mas sim é uma solução dispendiosa.

Em relação a construção, recomendo vejas o teardown do bmw i4 (Munro)

A nível de construção de chassis é bastante razoável, é um série 3 com alguma complexidade com vantagens a nível de isolamento.

Em relação a qualidade dos interiores a Munro também faz análise, e aí o BMW foi considerado apenas razoável.

É uma questão de ver os vídeos no canal Munro e comparar com o Model 3.

A diferenca de preço de 10 000?
Tenho configurado um I4 semelhante a um M3 long range, 78k euros.

munro munro munro... podemos escolher alguém que não seja detentor de ações tesla / tenha ganho carretas de dinheiro à conta da tesla, ou outro qualquer que não seja simp do musk?

Não tenho acções de empresas ramo automóvel europeias.

Isso é como a TAP, espera aí que vou pagar mais que na Ryanair para a TAP dar lucro ... Quero que se dane... As marcas europeias tiveram "n" tempo para investir em soluções e deixaram as americanas/chinesas progredir, é um problema delas, não tenho de comprar carros caros que não valem o que custam porque pena de alguém/alguma empresa.

A UE obriga as marcas europeias a serem eficientes, dar condições aos trabalhadores, cumprir normas de segurança, cumprir normas de poluição e ainda coloca taxas em cima. A China não, e ainda subsidia as marcas. Depois qualquer cópia que uma marca europeia faça tem de pagar direitos por isso, por isso inova e isso custa dinheiro, as empresas chinesas copiam tudo e ninguém faz nada. Concorrência mais do que desleal.

Nisto concordo com os EUA, deviamos fazer o mesmo.

A Ryanair é irlandesa, não estamos em guerra comercial com a Irlanda, se a TAP fechar acaba por ser comprada por uma Luftansa ou uma empresa do género e a empresa continua a operar em Portugal com outro nome, se uma empresa que faz peças automóveis fechar o mais provável é começarem a fabricar essas peças noutro país.

Cada um gasta dinheiro onde quer e conforme pode, um ucraniano pode comprar um Lada, é mais barato que um Mercedes de certeza.

• Like
Reactions: DMA
Tudo empresas Wildchild... Podes ter uma atitude bué protecionista, se a gestão dela for danosa vai à falência na mesma.

Todos compramos telemóveis chineses sem qualquer sentimento de culpa, chegou a hora de comprar carros.

A Europa que produza mirtilos, abacates, vinho... Se quiserem nem produzam nada. É-me completamente indiferente!

​​​​

Tudo empresas Wildchild... Podes ter uma atitude bué protecionista, se a gestão dela for danosa vai à falência na mesma.

Todos compramos telemóveis chineses sem qualquer sentimento de culpa, chegou a hora de comprar carros.

A Europa que produza mirtilos, abacates, vinho... Se quiserem nem produzam nada. É-me completamente indiferente!

​​​​

Em relação às dezenas de milhares de portugueses (e milhões de europeus) que trabalham directa e indirectamente no ramo auto para os fabricantes tradicionais, entre produção de viaturas, moldes, peças, interiores, concessionários, enfias num barco e mandas procurar emprego para a china [:cool:]

Back