Tópico dos carros eléctricos

Não percebi...se estão a calcular o custo a cada 100kms, as perdas são efectivamente um custo. Se não é possível contabilizá-las, é outra questão. E depois também ainda há o erro de CB, aqui acho que pode ser considerado desprezível. Há é outras questões com os valores de CB, mas também são outros 500 (carros que só contabilizam o consumo da viagem e não do tempo que estão parados ou de outros equipamentos). Daí que a medição da entrada de kWh é a maneira mais fiável e assertiva de se saber o custo por 100 kms, assim como num carro ICE se faz a média dos depósitos pelos kms/litros do abastecimento.

Só estou a contar o consumo do carro. Já disse que não tenho como contabilizar energia que entra no pack... O meu carro conta toda a energia em uso, estando parado ou a andar. Fiz as contas com os dados que disponho de momento

Olha, por curiosidade fiz contas ao consumo que está ali, com estima de 66% no vazio, poupei 1750€ só em 2024.

Um sistema igual ao meu tem retorno em 3 anos.
E quanto foi o investimento mais ou menos?

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

E quanto foi o investimento mais ou menos?

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

Contas por alto com valores actuais, por 1200€ compras um inversor híbrido de 6kw, por 2000€ 30kwh de baterias e por 800€ 7kw de painéis. Faltam acessórios e mão de obra.

Não percebo porque a maioria dos instaladores insiste em coloca Huawei quando o inversor é de sistema fechado que permite apenas baterias da própria marca e 10kwh custam mais de 5 000€.

Last edited:
Isso foi mais na altura dos incentivos, como o estado pagava metade basicamente ia qualquer coisa…
Penso que agora é com com os euros a sair do próprio já há mais interesse em deye/…

Preços do e-C5 Aircross em Portugal:

___________Híbrido______BEV
You
Plus
Business
Max

[TD="align: center"]33 490 €[/TD]
[TD="align: center"]40 690 €[/TD]

[TD="align: center"]36 590 €[/TD]
[TD="align: center"]43 790 €[/TD]

[TD="align: center"]37 590 €[/TD]
[TD="align: center"]44 790 €[/TD]

[TD="align: center"]39 590 €[/TD]
[TD="align: center"]46 790 €[/TD]
​ ​
Preços do mesmo carro em Itália: [TABLE="border: 1, cellpadding: 0, cellspacing: 0"]
[TR]
[TD]VERSIONE[/TD]
[TD]ALLESTIMENTO[/TD]
[TD]PREZZO[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Hybrid 145 CV Automatico[/TD]
[TD]YOU[/TD]
[TD]€33.990[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD]PLUS[/TD]
[TD]€36.990[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD]MAX[/TD]
[TD]€39.990[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Elettrico 210 CV - 520 km[/TD]
[TD]YOU[/TD]
[TD]€37.690[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD]PLUS[/TD]
[TD]€40.690[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD]MAX[/TD]
[TD]€43.690[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

O português paga mais 3000€ pelas versões eléctricas equivalentes, vá-se lá saber porquê. Enquanto em Itália o EV já só é 4000€ mais caro que a versão híbrida.

Last edited:
Um 1.2 Turbo a atingir 46.000€ é uma cena que me escandaliza...ainda por cima mild hybrid que de híbrido não tem quase nada!

Só estou a contar o consumo do carro. Já disse que não tenho como contabilizar energia que entra no pack... O meu carro conta toda a energia em uso, estando parado ou a andar. Fiz as contas com os dados que disponho de momento

Eu percebi isso logo no início, a questão é que faltam custos (as tais perdas), como já o disse. Percebo que seja mais simples e fácil fazer contas ao CB, mas se andamos há umas 2 décadas a dizer que os ICEs têm que se fazer as contas na "bomba" com depósitos cheios, o rigor deve ser o mesmo para os EVs.

Assim vale a pena…o carro acaba por se ir pagando ao longo dos anos.

Cuidado com as contas diretas do Bi-Horário!
Pagas efectivamente .10 à noite mas de dia pagas acima .20, a menos que passes a esmagadora maioria do consumo para o horário de vazio é óbvio que os .10 são uma ilusão.
Outra forma de o fazer é ter uma instalação de autoconsumo para compensar o .20 do cheio, mas uma instalação dessas (aí uns 10kw) comprada numa qualquer empresa da especialidade é sempre um investimento avultado.

Olha, por curiosidade fiz contas ao consumo que está ali, com estima de 66% no vazio, poupei 1750€ só em 2024.

Um sistema igual ao meu tem retorno em 3 anos.

Esse sistema só custou 5750€ já instalado?

Podes dar-me o nome da empresa que vendeu sff?

Cuidado com as contas diretas do Bi-Horário!
Pagas efectivamente .10 à noite mas de dia pagas acima .20, a menos que passes a esmagadora maioria do consumo para o horário de vazio é óbvio que os .10 são uma ilusão.
Outra forma de o fazer é ter uma instalação de autoconsumo para compensar o .20 do cheio, mas uma instalação dessas (aí uns 10kw) comprada numa qualquer empresa da especialidade é sempre um investimento avultado.

Certo. No caso em questão, há muito consumo de energia solar, o que atenua essa situação.

Certo. No caso em questão, há muito consumo de energia solar, o que atenua essa situação.

E não esquecer que o bi horário tem muitas horas sem luz solar em fora de vazio, o que implica uma bateria para utilização eficiente da energia solar.

E não esquecer que o bi horário tem muitas horas sem luz solar em fora de vazio, o que implica uma bateria para utilização eficiente da energia solar.

Enviei PM a explicar.

As baterias de casa são fundamentais.
O que está no gráfico é o seguinte:
32% energia comprada
30% energia utilizada diretamente da produção
38% energia produzida do sol mas proveniente da bateria.

Ou seja, sem baterias eu teria injectado na rede 38% de energia e teria comprado 70% de energia consumida.

Enviei PM a explicar.

As baterias de casa são fundamentais.
O que está no gráfico é o seguinte:
32% energia comprada
30% energia utilizada diretamente da produção
38% energia produzida do sol mas proveniente da bateria.

Ou seja, sem baterias eu teria injectado na rede 38% de energia e teria comprado 70% de energia consumida.

Exacto.

Mas também não devemos esquecer, para quem anda a começar neste mundo, que as baterias modernas (nem vou falar das mais antigas) para instalações de autoconsumo têm um ciclo de vida expectável que anda ali à volta de 10 anos. Também convém entrar com isto para os custos.

Edit:
Sobre a PM, gostava só de deixar a nota para quem estiver interessado em montar um sistema destes, para que fique +- informado, se forem a uma empresa da especialidade (que será o caso da maioria das pessoas) é impossível comprar um sistema semelhante pelos valores falados acima. Para isso só comprando diretamente os materiais e fazendo a instalação por conta e risco.

Last edited:
Exacto.

Mas também não devemos esquecer, para quem anda a começar neste mundo, que as baterias modernas (nem vou falar das mais antigas) para instalações de autoconsumo têm um ciclo de vida expectável que anda ali à volta de 10 anos. Também convém entrar com isto para os custos.

Edit:
Sobre a PM, gostava só de deixar a nota para quem estiver interessado em montar um sistema destes, para que fique +- informado, se forem a uma empresa da especialidade (que será o caso da maioria das pessoas) é impossível comprar um sistema semelhante pelos valores falados acima. Para isso só comprando diretamente os materiais e fazendo a instalação por conta e risco.

10 anos não… é muito mais. Pelo menos 20 anos.

O meu Nissan Leaf tem 11 anos e continua no activo. Um pack de casa tem uma utilização muito mais confortável com menores correntes de carga e descarga, será de esperar uma longevidade muito maior que nos carros.

Para quem quer começar no solar, é como em tudo. Se tens conhecimento arregaças as mangas e fazes, se não tens conhecimento tens que pagar a quem o faça. No entanto, em ambos os casos, a escolha de componentes adequados pode representar poupanças superiores a 50% na instalação.

Isto merecia um tópico próprio.

Nada mau para um carro de primeira geração.

4bdce22fbb80bc9c26c67fe226a0f23e.jpg

E o pessoal come isto... Se aparece na internet é porque é verdade!

Então 350k km e 220€ em manutenção.

Uns calços e uma bateria... Sé tenho a dizer: IMPRESSIONANTE!

350k km nos mesmo casquilhos, nos mesmos discos, nos mesmos rolamentos, nos mesmos pneus, nos mesmos amortecedores, etc...

Para mim passou a ser o melhor carro do mundo! Quiçá da Europa.

:sh)

350k km nos mesmo casquilhos, nos mesmos discos, nos mesmos rolamentos, nos mesmos pneus, nos mesmos amortecedores, etc...

Eu como isto porque conheço pessoalmente o homem… e tenho um carro igual.

Este carro foi apenas 1 única vez a marca. Nem sequer fez aquelas revisões obrigatórias para manter a garantia.

Travões, não duvido. O meu Leaf tem 190 000km e as pastilhas devem estar a meio. Nunca tive qualquer tipo de avaria no carro.

Trocar de pneus, bem aí estás apenas a ridicularizar a situação…

E assim?

71k kms em 3,5 anos.

Poupanças:
Combustível: 5704€ (é pouco, pago ao condomínio e não temos bi horária)
IUC: 580€
Estacionamento em Lisboa: 840€

Gastos:
Manutenção (inclui uma bateria 12V e 4 pneus): 1283€

Resultado liquido da poupança: 5841€

Não são contas da net, são minhas, por defeito (prefiro assim) com o Excel aqui á frente.

É mau, não é? [:cool:]

Não inclui; poupança de tempo a ir á bomba, e poupança da perna esquerda.

Eu como isto porque conheço pessoalmente o homem… e tenho um carro igual.

Este carro foi apenas 1 única vez a marca. Nem sequer fez aquelas revisões obrigatórias para manter a garantia.

Travões, não duvido. O meu Leaf tem 190 000km e as pastilhas devem estar a meio. Nunca tive qualquer tipo de avaria no carro.

Trocar de pneus, bem aí estás apenas a ridicularizar a situação…

Mas trocar de pneus não é um custo? Amortecedores são de origem? Casquilhos também?

Back