Tópico dos carros eléctricos

quem carrega em casa (SEM PAINEIS SOLARES), quanto custa em 2025 cerca de 200km ?
5€ ? (2,5€/100kim)
6€ ? (3€/100kim)
8€ ? (4€/100kim)
10€ ? (5€/100kim)

com todas as taxas, iva, etc

deve andar por 3-4/100 dependo do consumo do carro. O ideia será tentar um plano de eletricidade que tenha preços adaptados. Acho que as empresas começam a ter esses serviços.

quem carrega em casa (SEM PAINEIS SOLARES), quanto custa em 2025 cerca de 200km ?
5€ ? (2,5€/100kim)
6€ ? (3€/100kim)
8€ ? (4€/100kim)
10€ ? (5€/100kim)

Tenho painéis, mas sem contar com eles.
Mudei agora para edp com 0.134 + 23% = 0.1648€

Média geral 14.7 kw/100

14.7 x 0.1648= 2.37€

200km = 4.74€

Para poupar já a discussão seguinte, não, não introduzo outras taxas da factura de eletricidade no preço do consumo do carro, porque só considero para o preço do carro aquilo que tive que "gastar/comprar/aumentar" para carregar o carro, que no meu caso não foi nada uma vez que nem a potência alterei, ou seja, quando comecei a carregar o carro a única coisa que tive que pagar por carregar o carro foi/é a energia extra que que gasto no carro. KW+IVA.

Podia ser mais barato se fosse bi horário, mas nesse caso já não considero que as contas possam ser feitas como eu as fiz, pois teria uma alteração significativa na dinâmica do consumo elétrico, passando a pagar mais em alguns períodos do dia para pagar menos noutros e segundo as minhas contas e dinâmica, a factura final poderia até em alguns meses ser superior a um plano simples.

Last edited:
5€ ? (2,5€/100kim)
6€ ? (3€/100kim)
8€ ? (4€/100kim)
10€ ? (5€/100kim)

Sem painéis pago entre 2 a 2.5€ /100km (entre os 16 e 21kwh/100), preço final, com todas as taxas e IVA

Qual é o teu carro? 14,7 é globalmente um bom consumo.

Prefiro não revelar nada sobre mim, por motivos óbvios, mas é um carro até grandito.

14.7 em cerca de 25000km com 50% AE e 50% cidade.
Nada de especial, na AE cumprir limites de velocidade, na cidade nem tanto, mas por regra sinto que o elétrico me convida a conduzir com muito mais calma que o ICE, que é o que eu faço e quantas vezes vou a ouvir um podcast e faço mais 5km nas calmas para o acabar :), gosto de conduzir o elétrico.
Se eu tivesse pachorra para conduzir constantemente para consumos, pela experiência que fiz, com os mesmos percursos andaria facilmente ali nos 11.5 a 12/100. Se eu andasse sempre nervoso a acelerar para travar mais à frente, pela minha experiencia andaria nos 20/100. Ando no meio.

ah, e este inverno aumentou-me a média, até ao início do inverno andava em 14.4.

Então mas o modelo não vai revelar a tua identidade. Fiquei mesmo curioso para saber que modelo faz um consumo médio assim. Só tens que me dizer se é um destes: Id4/TM3/GLA/Niro. [:cool:]

5€ ? (2,5€/100kim)
6€ ? (3€/100kim)
8€ ? (4€/100kim)
10€ ? (5€/100kim)

Estou com média acumulada este mês(atípico com muita AE) de 14.2kWh/100km e pago cerca de 0,17€ por kWh(depois uma parte retorna como saldo continente, mas vamos ignorar), logo:

14,2*0,17=2,414€ por cada 100km ou 24,14 por cada 1000km.

Há cerca de 4 anos atrás estava a gastar por mês cerca de 140€/mês em gasóleo e fazia praticamente os mesmo km mensais que agora(cerca de 1500km), quando voltar a trabalhar passo novamente a carregar o carro quase em exclusivo no trabalho o que me baixa esse custo para perto de zero a cada mês.

PS- Tarifa simples pois no meu caso particular não me compensa bi-horarios e afins já que tenho gente sempre em casa durante o dia a utilizar a electricidade... E o contrato foi feito para a casa sem qualquer consideração por ter um EV ou não, até porque como disse quando estou a trabalhar costumo carregar lá.

Last edited:
Esse valor de consumo em casa, pelas contas apresentadas, não está a ter em conta as perdas no carregamento. Sei que depende de muitos factores, sendo o principal a própria velocidade de carregamento, mas pelo que vi algures numa tabela aqui neste fórum, podem chegar aos 20% (salvo erro) a carregar a 10A. São sempre 20% de pouco, é certo, mas ainda assim deve ser contabilizado, uma vez que é do custo/100 kms que se está a falar.

Last edited:
Então mas o modelo não vai revelar a tua identidade. Fiquei mesmo curioso para saber que modelo faz um consumo médio assim. Só tens que me dizer se é um destes: Id4/TM3/GLA/Niro. [:cool:]

Ainda há dias no tópico da crise pegaram em tudo o que um user disse neste fórum, coisas despegadas aqui e ali para chegar à identidade dele....

Não percebo qual é a admiração no consumo! Quem andar sem "nervos" faz um consumo destes facilmente, é como digo, não faço menos porque não tenho pachorra.

Esse valor de consumo em casa, pelas contas apresentadas, não está a ter em conta as perdas no carregamento. Sei que depende de muitos factores, sendo o principal a própria velocidade de carregamento, mas pelo que vi algures numa tabela aqui neste fórum, podem chegar aos 20% (salvo erro) a carregar a 10A. São sempre 20% de pouco, é certo, mas ainda é assim deve ser contabilizado, uma vez que é do custo/100 kms que se está a falar.

Eu carrego normalmente a 10A e garanto-te que não perco 20%.

Ok ok, compreendo. A mim um elétrico agrada me conduzir muito mais do que qualquer combustão precisamente por causa da relação performance/silencio. Ou seja de modo totalmente silencioso um elétrico é muito mais rápido e linear do que um ICE. Tenho que me controlar muito para não andar sempre com o acelerador a fundo! e tudo isto com uma serenidade e facilidade inalcansáveis por um ICE. Adoro velocidade, tal como a autoridade rodoviária portuguesa já comprovou em várias situações. [s)]

Eu carrego normalmente a 10A e garanto-te que não perco 20%.

Eu aceito isso perfeitamente, até porque, como eu disse, há muitos factores a ter em conta. Mas não te lembras dessa tabela? De cabeça, acho que ali nos 16A era o ideal em termos de perdas.

A minha nota foi mais para não se estar a somar estas perdas ao custo.

Esse valor de consumo em casa, pelas contas apresentadas, não está a ter em conta as perdas no carregamento. Sei que depende de muitos factores, sendo o principal a própria velocidade de carregamento, mas pelo que vi algures numa tabela aqui neste fórum, podem chegar aos 20% (salvo erro) a carregar a 10A. São sempre 20% de pouco, é certo, mas ainda é assim deve ser contabilizado, uma vez que é do custo/100 kms que se está a falar.
Eu não estou a contar com o que entra ou não no pack já por causa disso, até porque de momento não tenho maneira de contabilizar quanto entra ou não(o meu EVSE é o de origem e não tem ecrã), estou a contar apenas com o consumo reportado pelo CB do carro e o custo que me fica cada kWh. As perdas tinham importância se eu estivesse a dar o valor que o evse conta vezes o preço por kWh.

Eu não estou a contar com o que entra ou não no pack já por causa disso, até porque de momento não tenho maneira de contabilizar quanto entra ou não(o meu EVSE é o de origem e não tem ecrã), estou a contar apenas com o consumo reportado pelo CB do carro e o custo que me fica cada kWh. As perdas tinham importância se eu estivesse a dar o valor que o evse conta vezes o preço por kWh.
Não percebi...se estão a calcular o custo a cada 100kms, as perdas são efectivamente um custo. Se não é possível contabilizá-las, é outra questão. E depois também ainda há o erro de CB, aqui acho que pode ser considerado desprezível. Há é outras questões com os valores de CB, mas também são outros 500 (carros que só contabilizam o consumo da viagem e não do tempo que estão parados ou de outros equipamentos). Daí que a medição da entrada de kWh é a maneira mais fiável e assertiva de se saber o custo por 100 kms, assim como num carro ICE se faz a média dos depósitos pelos kms/litros do abastecimento.

5€ ? (2,5€/100kim)
6€ ? (3€/100kim)
8€ ? (4€/100kim)
10€ ? (5€/100kim)

Menos. Quando carrego em casa, faço-o a cerca de 10ctmos em bi-horário.

Last edited:
Por aqui na Galp Bi-horário pago a 0,10€/kwh +iva. Para um consumo de 14kwh/100km da 1,72€/100km (iva incluído). 3,44€ para 200km onde 0,34€ são devolvidos em compras no Continente.

Isto claro, se tiver que pagar por energia, porque na realidade em 2024 paguei apenas 32% da energia consumida. O restante veio do sol
d4ebc3c815bc06d848db8f53b7a41b70.jpg

Por aqui na Galp Bi-horário pago a 0,10€/kwh +iva. Para um consumo de 14kwh/100km da 1,72€/100km (iva incluído). 3,44€ para 200km onde 0,34€ são devolvidos em compras no Continente.

Isto claro, se tiver que pagar por energia, porque na realidade em 2024 paguei apenas 32% da energia consumida. O restante veio do sol.

Assim vale a pena…o carro acaba por se ir pagando ao longo dos anos.

Back