Tópico dos carros eléctricos

O Cayenne diz que vem mais barato que o model X… sendo uma marca com um peso de distribuição muito maior, acredito perfeitamente que até a Porsche apresente um carro com pormenores de muito menor qualidade que o Tesla, quanto mais a Audi…

Tiveram muitos clientes decepcionados com problemas no taycan, têm a imagem para limpar. Acho bem, é esse esforço para colocar um produto competitivo que se exige, a bem do consumidor, só falta fazerem um carro bom 🫣

O Cayenne diz que vem mais barato que o model X… sendo uma marca com um peso de distribuição muito maior, acredito perfeitamente que até a Porsche apresente um carro com pormenores de muito menor qualidade que o Tesla, quanto mais a Audi…

Tiveram muitos clientes decepcionados com problemas no taycan, têm a imagem para limpar. Acho bem, é esse esforço para colocar um produto competitivo que se exige, a bem do consumidor, só falta fazerem um carro bom 🫣

Muito menor qualidade…
Vocês gostam mesmo de picar o pessoal.

Muito menor qualidade…
Vocês gostam mesmo de picar o pessoal.

Já se sabe [:D]

Qualidade

2024-Tesla-Model-X-Plaid-interior.jpg

Fraco

eyEMXrX.jpeg

Agora consegue-se ver qualidade através de fotos!
Não há como não gostar deste pessoal!
É preciso esclarecer que não estou a dizer que o Porsche tem menos qualidade do que o Tesla, porque neste caso em concreto não acho que isso aconteça.

Podemos enumerar aqui os problemas de qualidade dos Tesla também. Mas essa discussão já foi feita em muitos sítios. Todas as marcas vão apresentar alguns problemas. Para se falar em qualidade existem vários indíces que medem isso mesmo.

Por exemplo, o J.D. Power Initial Quality Survey que mede qualidade nos primeiros três meses de vida de um veículo.

JD-Power-2025-U.S.-Initial-Quality-Study.jpg?w=564&crop=1&strip=all&quality=90&type=webp&sig=T-XRepjRXqLH8PpwIRk4dg.jpg

Ou então o Vehicle Dependability Study.

2025010a.jpg

Se formos para EVs temos este exemplo.
RankModelWhat Car? ScoreCommon ProblemsBattery WarrantyWLTP RangeUsed Price
1Mini Electric98.4%12V Battery (2%), Motor Electronics (3%)8 years/160k km270 km€22,000
2Nissan Leaf95.6%Interior Trim (5%), Brakes (3%)8 years/160k km285-385 km€12,000
3BMW i495.5%Bodywork (9%), Electronics (9%)8 years/160k km590 km€45,000
3Renault Megane E-Tech95.5%Trim (7%), Electronics (7%)8 years/160k km468 km€35,000
5VW e-Up94.6%Air Conditioning (6%), 12V Battery (6%)8 years/160k km260 km€15,000
6BMW i394.5%Non-Motor Electronics (3%)8 years/160k km280 km€18,000
7Cupra Born92.5%Infotainment System (17%)8 years/160k km366-420 km€25,000
8MG 592.0%Main Battery (17%)8 years/160k km250 km€14,000
9Tesla Model 389.5%Bodywork (12%), Suspension (7%)8 years/192k km491-602 km€27,000
10Polestar 289.3%Electronics (14%), Infotainment (14%)8 years/160k km400+ km€30,000

Engraçado que os BMW e Mini estejam tão bem posicionados. Mas aqui o que me parece mais preocupante são problemas com a bateria principal do MG 5.

Têm este artigo a falar dos EVs mais fiáveis. Os Porsche fazem boa figura tal como Teslas e modelos de outras marcas.

Eu já liguei muito a esses estudos, mas como sou um gajo com muito azar, a realidade é completamente diferente do que os estudos indicam!
E ao contrário do que alguns por aqui colocam, ainda não tive nem andei em nenhum carro alemão sem barulhos parasitas com 20 anos!
Os que tive tinham barulhos parasitas com menos de 5 anos, quanto mais com 20 anos!
Eu quando estou comprador dum carro, vou ao stand ver aqueles que gosto e avaliar por mim as qualidades e defeitos ao vivo.
As unicas coisas que tento pesquisar, são eventuais problemas cronicos dos modelos, e mesmo assim comprei um N47 e não tive problemas nos 3 anos que o tive.

O novo serie 2 active tourer está medonho a nivel de acabamentos (pelo menos na versão corporate) por exemplo... e é um carro que custa 45K pvp :sh)

e não é um diz que disse, já andei no carro e o utilizador está bastante desgostoso (mau bater de portas, plásticos e acabamentos maus/duros, banco que range... enfim); mas, sendo de empresa, serve bem ... é com cada escafianço no motor que até mete dó.

Surreal... o meu amigo tem dois S, podia ter praticamente qualquer carro que quisesse e escolheu esta marca.

Os Pais dele compraram um Audi mas estão tristes com a escolha e sentem que foram enganados.

Foi isso que reportei... onde é que isto é uma birra do meu amigo?

Este forum está a ficar absolutamente toxico.

Vamos lá acabar com esta discussão, pelo menos eu acabarei depois deste post.

Partilhaste um relato de um amigo teu sobre a compra dos pais dele, contrária ao aconselhado por ele.

Partilhaste para quê? Para informar o fórum que umas pessoas que comprar um audi etron (não se sabe qualql) ficaram arrependidas de não ter comprado um model Y.
Fica subentendido que a partilha vida mostrar a superioridade do Y relativamente ao Etron.

Lidas as queixas, qualidade interior fraca, poucos extras e autonomia menor que a anunciada, e sem entrar em subjetividades, as queixas não conseguem mostrar o porquê do arrependimento quando comparado com um Model Y.

Porque o model Y, por dentro, se não quiseres aceitar que é pior que o etron, melhor também não consegues fazer ninguém aceitar. A experiência seria portanto a mesma, sensação de pouca qualidade. A autonomia exatamente a mesma coisa, se andassem com um Y por onde andam com o Etron a autonomia nunca seria a anunciada, outra vez sensação de descontentamento. Sobre os extras, nem vale a pena dizer nada, tiveram o que pagaram.

Portanto, ou o teu amigo está a fazer birra, ou o teu amigo ainda não percebeu que as queixas que está a fazer teria de as fazer igual para o Y.

O novo serie 2 active tourer está medonho a nivel de acabamentos (pelo menos na versão corporate) por exemplo... e é um carro que custa 45K pvp :sh)

e não é um diz que disse, já andei no carro e o utilizador está bastante desgostoso (mau bater de portas, plásticos e acabamentos maus/duros, banco que range... enfim); mas, sendo de empresa, serve bem ... é com cada escafianço no motor que até mete dó.

a versao PHEV 225xe custa(va) 27.5k+iva ... nao se pode esperar milagres !

mas quando andei a ver o bater das porta e acabamentos eram TOP ! muita solidez e bem montado !
(se bem que com 1 extra, todo o tablier e portas fica forrado em pele ... mas isso não encaixa nos tais 27.5k)

r

mas quando andei a ver o bater das porta e acabamentos eram TOP ! muita solidez e bem montado !
(se bem que com 1 extra, todo o tablier e portas fica forrado em pele ... mas isso não encaixa nos tais 27.5k)
Por acaso desconhecia que ficava a esse preço... assim está mais alinhado com a qualidade..
mas por exemplo, comparando com a octavia que tinha, prefira bem mais a octavia (excepto o ecrã do BMW, optima qualidade e tamanho)

Quando saiu a versão PHEV no série 2 do actual modelo, ainda sondei a Bmw para comprar, salvo erro em 2022. O preço na altura, para as empresas e enis, eram 27.5k+IVA ou 35k+IVA consoante a frota da empresa. No meu caso, como era apenas 1 automóvel seria pagar pelo mesmo carro, mais 7.5k+IVA. Agora não faço ideia se ainda mantêm esta tabela diferenciada de preços. Para particular, não faço ideia do valor.

Esta prática de 3 descontos (particular, empresa com frota até x carros, empresa com frota acima de x carros) é (ou era) prática comum há uns anos atrás. Também apanhei essa situação noutras marcas.

Bem, a minha experiência de carregamento em França não foi muito positiva... Culpa minha também.

Tinha um carregador mesmo em frente à casa onde fiquei mas dos antigos, ou seja, tinha de instalar app para carregar (grande parte dos carregadores já são por pagamento em cartão, mas aquele não).

1º carregamento - Instalei a app, adicionei o cartão de crédito e não deu, adicionei o cartão de débito e também não deu, o problema é daquele banco. Usei um terceiro cartão que tenho para emergências e deu, mas é de uma conta que não tenho muito dinheiro. Depois o carregamento deu um erro e o cabo do posto ficou bloqueado, não havia botao de emergencia, apenas um contacto. Esse contacto só funciona com numeros franceses e como não sabia falar frances, tive de pedir a um colega para ligar. 30 minutos depois (vá que ao menos era em frente à dormida) lá atenderam o telefone e seguindo as instruções consegui desbloquear o cabo e meter a carregar, este processo demorou 2h.

2º carregamento - cheguei tardissimo e quase sem bateria, já stressado porque no fim do carregamento ia cobrar 5 centimos por minuto e o carregamento ia acabar às 3h da manha, mas quando ia meter o carro a carregar, dava erro no pagamento (saldo insuficiente). Ok, estacionei o carro noutro lugar, fui ver o que se passava com a conta e por cada tentativa que tinha tido a carregar no dia anterior colocava 30€ de cauçao, entao tinha imensas cauçoes de 30€ e um saldo negativo na conta... Bem, cansado como estava, fui dormir... No dia seguinte acordei mais cedo, preocupado com o carro não ter bateria. Tinha saldo positivo (de outro valor que tinha sido transferido para a conta) mas mesmo assim abaixo de 30€ e por isso como não conseguia tirar a cauçao, voltava a dizer que não tinha saldo. Transferi dinheiro para a conta, fui tentar carregar e apesar de ter saldo na conta, mesmo assim dizia que não tinha saldo... Vá, pedi ajuda ao frances e ele colocou o cartao dele na app (abençoado seja) e usei o cartão dele para carregar, das 5h até às 8h consegui ter carga suficiente para o dia.

3º carregamento - mesma história, dizia que não tinha saldo no meu cartao (apesar de ter), usei o cartao do frances, falei com ele e tudo bem, deixei o carro a carregar até à meia noite. Quando fui desligar o carro faltava a tampa do deposito, um carro deve ter batido com o espelho, ela saltou e estava debaixo do carro sem danos. Encaixei, tudo bem, siga.

Acho que parte disto podia ter sido evitada, tinha o cartão da BMW mas deixei-o no meu carro (não faz sentido andar com ele sem ser no carro certo?), penso que com esse cartão não iria ter nenhum problema.

Má experiência, em parte por minha culpa...

Quando saiu a versão PHEV no série 2 do actual modelo, ainda sondei a Bmw para comprar, salvo erro em 2022. O preço na altura, para as empresas e enis, eram 27.5k+IVA ou 35k+IVA consoante a frota da empresa. No meu caso, como era apenas 1 automóvel seria pagar pelo mesmo carro, mais 7.5k+IVA. Agora não faço ideia se ainda mantêm esta tabela diferenciada de preços. Para particular, não faço ideia do valor.

Esta prática de 3 descontos (particular, empresa com frota até x carros, empresa com frota acima de x carros) é (ou era) prática comum há uns anos atrás. Também apanhei essa situação noutras marcas.

(Eu acho que) agora apenas tem o 225xe com pack M e por isso, o preço dos 27.5k desapareceu !
(pelo foi o que me disseram há 2 ou 3 meses, pois um serie 2AT tambem estava na minha short-list)

ou então este:

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	117.7 KB ID:	14656343

ou este

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	111.6 KB ID:	14656344​ou até assim

image.png

Last edited:
https://youtu.be/1h2y_HgvSkw?si=PAQ06VHThT8vgCKL

O que ele se queixa de phantom breaking no Tesla nem sempre é o dito... Num caso é o carro confundir-se com outras estradas e mexe na velocidade velocidade máxima, noutro é travar sem mexer na velocidade máxima e aí sim é phantom breaking e uma desvantagem do sistema vision only da Tesla.

O Phantom breaking acontecia com bem mais frequência quando tinha radar.
E isto acontece com vários carros quando estão a utilizar o cruise control adaptativo que usa apenas radar.

Bem, a minha experiência de carregamento em França não foi muito positiva... Culpa minha também.

Tinha um carregador mesmo em frente à casa onde fiquei mas dos antigos, ou seja, tinha de instalar app para carregar (grande parte dos carregadores já são por pagamento em cartão, mas aquele não).

1º carregamento - Instalei a app, adicionei o cartão de crédito e não deu, adicionei o cartão de débito e também não deu, o problema é daquele banco. Usei um terceiro cartão que tenho para emergências e deu, mas é de uma conta que não tenho muito dinheiro. Depois o carregamento deu um erro e o cabo do posto ficou bloqueado, não havia botao de emergencia, apenas um contacto. Esse contacto só funciona com numeros franceses e como não sabia falar frances, tive de pedir a um colega para ligar. 30 minutos depois (vá que ao menos era em frente à dormida) lá atenderam o telefone e seguindo as instruções consegui desbloquear o cabo e meter a carregar, este processo demorou 2h.

2º carregamento - cheguei tardissimo e quase sem bateria, já stressado porque no fim do carregamento ia cobrar 5 centimos por minuto e o carregamento ia acabar às 3h da manha, mas quando ia meter o carro a carregar, dava erro no pagamento (saldo insuficiente). Ok, estacionei o carro noutro lugar, fui ver o que se passava com a conta e por cada tentativa que tinha tido a carregar no dia anterior colocava 30€ de cauçao, entao tinha imensas cauçoes de 30€ e um saldo negativo na conta... Bem, cansado como estava, fui dormir... No dia seguinte acordei mais cedo, preocupado com o carro não ter bateria. Tinha saldo positivo (de outro valor que tinha sido transferido para a conta) mas mesmo assim abaixo de 30€ e por isso como não conseguia tirar a cauçao, voltava a dizer que não tinha saldo. Transferi dinheiro para a conta, fui tentar carregar e apesar de ter saldo na conta, mesmo assim dizia que não tinha saldo... Vá, pedi ajuda ao frances e ele colocou o cartao dele na app (abençoado seja) e usei o cartão dele para carregar, das 5h até às 8h consegui ter carga suficiente para o dia.

3º carregamento - mesma história, dizia que não tinha saldo no meu cartao (apesar de ter), usei o cartao do frances, falei com ele e tudo bem, deixei o carro a carregar até à meia noite. Quando fui desligar o carro faltava a tampa do deposito, um carro deve ter batido com o espelho, ela saltou e estava debaixo do carro sem danos. Encaixei, tudo bem, siga.

Acho que parte disto podia ter sido evitada, tinha o cartão da BMW mas deixei-o no meu carro (não faz sentido andar com ele sem ser no carro certo?), penso que com esse cartão não iria ter nenhum problema.

Má experiência, em parte por minha culpa...

Pois, eu nunca iria para outro pais sem ter no minimo duas opções de cartão/app para esse pais, ou seja, o que uso mais e penso que dá aí é o cartão Atlante e Eletroverse, mas a ir para França carregava também o cartão BMW, just in case.[;)]

Também tenho a app da Tesla pronta a usar.[;)]

O Phantom breaking acontecia com bem mais frequência quando tinha radar.
E isto acontece com vários carros quando estão a utilizar o cruise control adaptativo que usa apenas radar.
Só se era nos Tesla... É que a maior parte dos que conheço raramente faz phantom braking como expliquei no post.

Pois, eu nunca iria para outro pais sem ter no minimo duas opções de cartão/app para esse pais, ou seja, o que uso mais e penso que dá aí é o cartão Atlante e Eletroverse, mas a ir para França carregava também o cartão BMW, just in case.[;)]

Também tenho a app da Tesla pronta a usar.[;)]
Em aperto até a Miio funciona lá...

Back