Tópico dos carros eléctricos

Por 40K não vai existe nenhuma VE que se aproxime do que o TM3 oferece, a nissan que aproveite agora que para o ano vai ter descer e bem o preço do Leaf quem diz nissan diz o resto das marcas. Este Leaf que apesar de ser um produto bom tem um chassi com 10 anos e uma bateria ainda sem refrigeração ativa, a versão de 60khw custa mais de 40K...agora comparem as tecnologias de um carro e de outro...

Por 40K não vai existe nenhuma VE que se aproxime do que o TM3 oferece, a nissan que aproveite agora que para o ano vai ter descer e bem o preço do Leaf quem diz nissan diz o resto das marcas. Este Leaf que apesar de ser um produto bom tem um chassi com 10 anos e uma bateria ainda sem refrigeração ativa, a versão de 60khw custa mais de 40K...agora comparem as tecnologias de um carro e de outro...

A Volvo já está a avançar com propostas alternativas. Já tem em venda o polestar2 com 78kwh por 59.900 e numa segunda fase tem uma versão prevista por 39.900.

E a questão do leaf é uma não questão, pois ou falamos do 40, que fica mais barato, ou falamos do 60 que mesmo ficando mais caro, terá um pouco mais de bateria (+20% face ao MD3 50).

Não esquecer (minha opinião) que nos VE a capacidade de bateria/autonomia é um factor de extrema importância.

Estas-te a esquecer dos 10% da taxa de importação para a Europa, por isso o que tu falas de 38k, fica a 41,8K, e nem conto o custo extra de transporte ;)

Não me esqueci de nada, aliás nem sabia desse valor concreto, mas se leres o meu post escrevi isto "Se fosse aplicado o câmbio direto sem taxas, sem custos com exportação para a Europa etc. os $35k dariam ~€31k, portanto com IVA a 23% ficaria a ~€38k."

Era algo hipotético, mesmo sem saber dessa taxa em concreto calculei que deveria haver taxas e custos de exportação (transporte).

Portanto estamos alinhados no pensamento [;)]

€45k (já contando com ou outro extra como jante 19" e PM) não deixa de ser uma valor interessante pois mesmo com "apenas" 50 kW temos uma autonomia real superior à de um Leaf 40 (por exemplo) graças à maior eficiência do Tesla.

Para não falar que levas um Model 3 que a vários níveis está muito à frente do que o Leaf e todos os concorrentes vendem.

A Volvo já está a avançar com propostas alternativas. Já tem em venda o polestar2 com 78kwh por 59.900 e numa segunda fase tem uma versão prevista por 39.900.

E a questão do leaf é uma não questão, pois ou falamos do 40, que fica mais barato, ou falamos do 60 que mesmo ficando mais caro, terá um pouco mais de bateria (+20% face ao MD3 50).

Não esquecer (minha opinião) que nos VE a capacidade de bateria/autonomia é um factor de extrema importância.

No mundo real duvido que o Leaf 60 tenha uma autonomia superior ao TM3 de 50 kW. É bem capaz de ser ela por ela.

Last edited:
Não me esqueci de nada, aliás nem sabia desse valor concreto, mas se leres o meu post escrevi isto "Se fosse aplicado o câmbio direto sem taxas, sem custos com exportação para a Europa etc. os $35k dariam ~€31k, portanto com IVA a 23% ficaria a ~€38k."

Era algo hipotético, mesmo sem saber dessa taxa em concreto calculei que deveria haver taxas e custos de exportação (transporte).

Portanto estamos alinhados no pensamento [;)]

€45k (já contando com ou outro extra como jante 19" e PM) não deixa de ser uma valor interessante pois mesmo com "apenas" 50 kW temos uma autonomia real superior à de um Leaf 40 (por exemplo) graças à maior eficiência do Tesla.

Para não falar que levas um Model 3 que a vários níveis está muito à frente do que o Leaf e todos os concorrentes vendem.

No mundo real duvido que o Leaf 60 tenha uma autonomia superior ao TM3 de 50 kW. É bem capaz de ser ela por ela.

Apesar dos dados serem escassos no spritmonitor tens médias do leaf de 16,91 e do TM3 de 18,23. Não se se o Tesla será mais eficiente, o que é seguro é que tem mais bateria e que é mais caro.

Mesmo que o Leaf tenha mais 10khw que o TM3 de 50khw duvido muito que o Leaf faça mais kms, basta ver que o IONIQ de 30 faz mais km que o Leaf de 40, o LEAF gasta muito o Cx é muito fraco. Isto para não falar da degradação das baterias do Leaf...

Sem qualquer tipo de comparação.

40k, é perfeitamente normal para um carro daquele segmento. Um mondeo hibrido custa isso. Não percebo porque raio isso é questão.

Tesla Model 3 Long Range (2).jpg

Cuidado com as contas dos carregamentos, os carros não carregam sempre igual, varia de carro para carro e da percentagem da bateria.

Mesmo que o Leaf tenha mais 10khw que o TM3 de 50khw duvido muito que o Leaf faça mais kms, basta ver que o IONIQ de 30 faz mais km que o Leaf de 40, o LEAF gasta muito o Cx é muito fraco. Isto para não falar da degradação das baterias do Leaf...

Sem qualquer tipo de comparação.

Pois eu duvido muito disso, a questão da refrigeração pesa muito na autonomia dos Teslas, não compares com o Ioniq que tem a refrigeração por meio de um ventilador, e faz mais kms a velocidades mais elevadas, onde a aerodinâmica é importante, de resto o LEAF faz mais. Com o M3 a rolar acima dos 100 km/h até poderá ser ela por ela, noutros andamentos duvido muito.[;)]

Há vários consumos para o Model 3, pelos testes que vão aparecendo na net o Model 3 só o com tracção atras é mais eficiente que um Ioniq (só esse é que bate o Ioniq).

A rolar os Model 3 até poderão ter consumos parecidos mas quando se começa a usar o acelerador...

Acabei o meu teste ao M3P com 35kw/100, ou seja daria para cerca de 260km de autonomia.

Last edited:
Apesar dos dados serem escassos no spritmonitor tens médias do leaf de 16,91 e do TM3 de 18,23. Não se se o Tesla será mais eficiente, o que é seguro é que tem mais bateria e que é mais caro.

Os Model S que estão no sprit são certamente todos AWD e são bem mais potentes que o Leaf.

Além do mais o típico cliente do M3 à partida tem pé mais pesado, sobretudo o que comprou estes Long Range e sobretudo os LR Performance.

Um TM3 RWD base vai ser certamente muito eficiente.

Mas vamos ver quando estes base começarem a chegar às estradas.

Há vários consumos para o Model 3, pelos testes que vão aparecendo na net o Model 3 só o com tracção atras é mais eficiente que um Ioniq (só esse é que bate o Ioniq).

A rolar os Model 3 até poderão ter consumos parecidos mas quando se começa a usar o acelerador...

Acabei o meu teste ao M3P com 35kw/100, ou seja daria para cerca de 260km de autonomia.

Exato.

E o próprio Ioniq é já de si mais eficiente que o Leaf.

E já chegaram a Portugal os primeiros 5 Audi E-Tron. 3 com jante 20(iguais) e dois com jante 21(diferentes).
São 2 "azulados"(jante 21 e jante 20), 2 cinzas escuros(jante 21 e jante 20) e um "branco sujo" com para-choques e embaladeiras a cor mais escura(preto pareceu) também de jante 20.

Gostei do interior, está em linha com o A8/Q8/A6 mas com apontamentos específicos...

Sim, ou o tempo é diferente se for em diferentes Postos? No PCR de Leiria é taxado ao minuto (15 cêntimos) com taxa de activação de 50 cêntimos.

Se um um SuC carregar a 120kwh quer dizer que em meia hora irá carregar 60kwh que a 29 cêntimos cada, dará um custo de 17,40€.

É que nos PCR o pagamento é por minuto e nos SuC que vi é por kwh. Ou seja, compensa muito mais carregar num PCR nestes modes.

Estamos em Portugal onde parece que os SuC ainda são gratuitos e dei o exemplo de Espanha onde se paga a 29 cêntimos o kw. Onde está a dúvida? Até perguntei se pensam que os SuC em pt irão continuar gratuitos para sempre. É que se isso estiver garantido, retiro o que disse.

Ainda não percebi se és burro, ou te fazes passar por burro.

O custo do KW na Tesla é um valor certo, tirando na Alemanha, quando paramos sabemos que se carregarmos x kwh, pagamos y, nos PCR não sabes, pois tens o factor tempo, agora diz se em vez que pararmos no SuC de Fátima, parrarmos no PCR de Leiria, quantos kwh carregamos? e a quanto fica o KWh?

O facto de estarmos parados o mesmo tempo não significa que carregamos o mesmo, por exemplo se formos a uma bomba normal de gasóleo em 1 minutos carregamos, menos que se formos as bombas dos camiões, e o que pagamos não é proporcional ao tempo que la passamos, mas sim aos litros que metemos no deposito.

https://www.mobie.pt/assets/mobie/docs/tabela_tarifario_20190228.pdf

Os PCR são mais baratos que os SuC, está ai o link para os preços dos PCR.

Quando digo mais barato falo da quantidade de €/kW que se meteu na bateria.

Agora os SuC são mais rápidos e quando começarem a aparecer PCR com velocidades ao nível ou superior aos SuC os preços deverão ser mais altos que os praticados agora.

Dois exemplos em PCR para colocar 45kw numa bateria:

Alcácer do Sal; 0.489+(45x0.162)=7,78€ (0,173€ por KW), num SuC (tenho a ideia que em Portugal é 0,28€ por KW); 45x0,28=12,60€

Agora num por tempo:

Abrantes (pareceu-me ser o mais caro destes); 0,5+(45x60/50)x0,1=5,90€ (0,13€ por KW) mas nestes é utópico achar que se vai conseguir carregar sempre a 50Kw/h, logo os 5,90€ seria o mínimo a pagar.

Os PCR são baratos, só são caros para quem está habituado a carregar de borla.

Na minha ultima factura de electricidade tenho o KW a 0,165€, portanto carregar em casa ou num PCR é sensivelmente a mesma coisa.

https://www.mobie.pt/assets/mobie/docs/tabela_tarifario_20190228.pdf

Os PCR são mais baratos que os SuC, está ai o link para os preços dos PCR.

Quando digo mais barato falo da quantidade de €/kW que se meteu na bateria.

Agora os SuC são mais rápidos e quando começarem a aparecer PCR com velocidades ao nível ou superior aos SuC os preços deverão ser mais altos que os praticados agora.

Dois exemplos em PCR para colocar 45kw numa bateria:

Alcácer do Sal; 0.489+(45x0.162)=7,78€ (0,173€ por KW), num SuC (tenho a ideia que em Portugal é 0,28€ por KW); 45x0,28=12,60€

Agora num por tempo:

Abrantes (pareceu-me ser o mais caro destes); 0,5+(45x60/50)x0,1=5,90€ (0,13€ por KW) mas nestes é utópico achar que se vai conseguir carregar sempre a 50Kw/h, logo os 5,90€ seria o mínimo a pagar.

Os PCR são baratos, só são caros para quem está habituado a carregar de borla.
Falta a componente do CEME que quase duplica o resultado que apuras. O mais facil é usar a aplicação Simulador Mobie.

Back