Apesar de não conhecer a instalação o comum será a instalação de CO arrancar na 1a velocidade (menos potência) e só em casos extremos passa para a 2a velocidade.Não é para mim...este ano tive um técnico certificado aqui no prédio para se achar uma solução para os condóminos com carros eléctricos e essa (a tal coluna comum) foi-me dito por ele que era ilegal, e que em caso de algum problema, o seguro não se responsabilizava.
A solução que nos deu foi mesmo fazer um quadro por piso subterrâneo, dedicado ao carregamento dos carros eléctricos, que permitisse que cada condómino que quisesse, fizesse então uma puxada desse mesmo quadro, seguindo um conjunto de regras e normas.
Por acaso ainda não se avançou com nada porque neste momento é completamente desnecessário, e aguardamos por uma variedade de soluções que poderão existir nos próximos anos para estes casos (relembrar que não temos garagens, mas sim parqueamentos).
Ficámos ainda de ver com o técnico da especialidade se a nossa ventilação de CO é accionada em caso de incêndio. É que se for (ver o que o Rebel disse) não podemos arriscar ter um incêndio e o quadro ir abaixo porque temos um conjunto de carros a carregar. No nosso caso a potência disponível só permite 6 carros a puxar 10 A ao mesmo tempo. Se for mais que isso, o quadro não aguenta. E já está na potência máxima.
Não é para mim...este ano tive um técnico certificado aqui no prédio para se achar uma solução para os condóminos com carros eléctricos e essa (a tal coluna comum) foi-me dito por ele que era ilegal, e que em caso de algum problema, o seguro não se responsabilizava.
A solução que nos deu foi mesmo fazer um quadro por piso subterrâneo, dedicado ao carregamento dos carros eléctricos, que permitisse que cada condómino que quisesse, fizesse então uma puxada desse mesmo quadro, seguindo um conjunto de regras e normas.
Por acaso ainda não se avançou com nada porque neste momento é completamente desnecessário, e aguardamos por uma variedade de soluções que poderão existir nos próximos anos para estes casos (relembrar que não temos garagens, mas sim parqueamentos).
Ficámos ainda de ver com o técnico da especialidade se a nossa ventilação de CO é accionada em caso de incêndio. É que se for (ver o que o Rebel disse) não podemos arriscar ter um incêndio e o quadro ir abaixo porque temos um conjunto de carros a carregar. No nosso caso a potência disponível só permite 6 carros a puxar 10 A ao mesmo tempo. Se for mais que isso, o quadro não aguenta. E já está na potência máxima.
Mas se muitos condomínios estão a fazer isso não me parece que seja ilegal. Se dizes que é ilegal gostaria de ver a legislação em concreto e não a opinião de um técnico que vale o que vale.
Isto é interessante.
É que o prédio onde vivo tem uma garagem com os lugares abertos, são os normais lugares de estacionamento com as linhas no chão.
Existem os espaços/condutas por onde passa a canalização de água, bem como outro espaço/conduta para a canalização do gás. Também tem os elevadores e respectivo poço.
Havendo vontade de ter carregadores/tomadas/seja a designação que for, para veículos eléctricos, estás a dizer que a única forma legal de se poder fazer essa instalação é ir ao quadro do prédio e instalar umas quantas tomadas pela garagem para ficarem acessíveis aos condóminos?
Não se pode instalar canalização, ou usar alguma conduta já existente, para levar os cabos de cada habitação para o respectivo lugar de estacionamento?
Ver a discussão em https://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=25618
Muito interessante. Obrigado pela partilha.
Para que não haja dúvidas:
Isso nada tem a ver com o condomínio fazer uma conduta para passar todos os cabos para ligar ao quadro de cada apartamento.
Tu estás a confundir vários conceitos.
Uma coisa é alguém lembrar-se de puxar de forma individual a partir do seu quadro. Isso é obviamente ilegal.
Outra é o condomínio em reunião acordar com os condóminos uma obra para ligar todas os lugares de estacionamento a cada piso para cada um poder fazer uma ligação de forma individual. Isto até prova em contrário não é ilegal. Se for ilegal tens de o provar. Tu não podes dizer o que te apetece porque sim.
Mas isso que referes como "acordar com os condóminos uma obra para ligar todas os lugares de estacionamento a cada piso para cada um poder fazer uma ligação de forma individual", não é o mesmo que cada um ter uma ligação entre o seu quadro e o seu lugar de estacionamento, e que eu referi no meu comentário?
Ou estás a referir outra coisa?
Outra questão, ao se fazer essa ligação ao quadro geral do condomínio, como é que se distingue quem está a carregar o seu veículo? Para depois pagar ao condomínio a energia que utilizou?
Tem de se contratar um serviço a terceiros?
O Guia diz o seguinte:Não é a mesma coisa alguém fazer ligações entre a sua casa e o seu lugar de garagem ou ser acordado em reunião de condomínio uma obra para fazer essa tal conduta que seja para todos. Pensem lá um bocadinho. Uma coisa nada tem a ver com a outra.
O Guia diz o seguinte:
"1.2 Campo de aplicação
As regras do presente guia técnico aplicam-se aos circuitos de corrente alternada em baixa
tensão destinados a alimentar as tomadas ou os postos de carregamento de veículos
elétricos em instalações novas ou em instalações existentes."
Portanto é indiferente ser feito individualmente ou em conjunto por comum acordo.