Tópico dos carros eléctricos

Pilhei isto do off-topic

​... porque hoje saiu esta notícia: https://english.news.cn/20231020/b21...d3d4fe1/c.html

China announces export control on certain graphite materials, products

Source: Xinhua
Editor: huaxia
2023-10-20 16:07:30

BEIJING, Oct. 20 (Xinhua) -- The Chinese government announced on Friday that it will impose export controls on certain graphite materials and related products.
In an announcement jointly issued by the Ministry of Commerce (MOC) and the General Administration of Customs, the export of artificial graphite materials and related products with high purity (purity>99.9%), high strength (flexural strength>30Mpa) and high density (density>1.73g/cubic centimeter) will be banned, unless permission is granted.

E a grafite é o maior componente de baterias de EV (também aprendi hoje ...): https://elements.visualcapitalist.co...an-ev-battery/

VCE_OC_Composition-of-EV-battery_Mar_31.jpg - Click image for larger version  Name:	VCE_OC_Composition-of-EV-battery_Mar_31.jpg Size:	230.1 KB ID:	14354134

• Like
Reactions: DMA
Já vi um ao vivo num centro comercial e dessa breve avaliação, e só por fora do carro, gostei. Diria que deviam cortar na potência para para reduzir um pouco mais o preço, como fez a Bmw com o IX1 (carro que cada vez se vê mais na estrada). Serão 2 carros a acompanhar nos próximos tempos.

Não sei se é à boleia da Tesla, mas temos vistos muitos modelos electrificados a baixar os preços. Assim continuem.

com bancos em pele, electricos, xenon/led, tecto panorâmico, etc
tração traseira, 180km/h vel.max. 6,7seg 0-10
marca "premium" - qualidade média alta (com ajuda da Mercedes)
segmento C (+/- B?)
preço de 36k ... até nem está mal de todo

Click image for larger version  Name:	smart-1-pro-bYbc20YsRm.jpg Size:	91.1 KB ID:	14354146 Click image for larger version  Name:	smart-1-pro-JEjtOm8mnt.jpg Size:	115.5 KB ID:	14354147 Click image for larger version  Name:	smart-1-pro-Hoq0vcaUSw.jpg Size:	133.1 KB ID:	14354148

Last edited:
Pilhei isto do off-topic

​... porque hoje saiu esta notícia: https://english.news.cn/20231020/b21...d3d4fe1/c.html

E a grafite é o maior componente de baterias de EV (também aprendi hoje ...): https://elements.visualcapitalist.co...an-ev-battery/

fd39c9202088746610f6f06dbec0fcd1.jpg

No caso das LFP é grafite, alumínio e ferro.

com bancos em pele, electricos, xenon/led, tecto panorâmico, etc
tração traseira, 180km/h vel.max. 6,7seg 0-10
marca "premium" - qualidade média alta (com ajuda da Mercedes)
segmento C (+/- B?)
preço de 36k ... até nem está mal de todo

filedata/fetch?id=14354146&d=1697807453 filedata/fetch?id=14354147&d=1697807453 filedata/fetch?id=14354148&d=1697807453

36K onde?

reços a partir dos 41.950 € O agradável [NODE="1"]Home[/NODE]

O futuro da condução é teu. Faz com que seja simples e agradável de conduzir. Torna todas as tuas viagens seguras e confortáveis com o novo SUV elétrico smart.

Tambem tenho ideia que começava nos 41k.

Tanto 1 preço como o outro se não tiver 350km reais de autonomia, é mais um para o saco.

Mas gosto muito do que vejo do carro.

36K onde?

reços a partir dos 41.950 € O agradável [NODE="1"]Home[/NODE]

O futuro da condução é teu. Faz com que seja simples e agradável de conduzir. Torna todas as tuas viagens seguras e confortáveis com o novo SUV elétrico smart.

Tambem tenho ideia que começava nos 41k.

Tanto 1 preço como o outro se não tiver 350km reais de autonomia, é mais um para o saco.

Mas gosto muito do que vejo do carro.

ver post 29289

No que a mim me toca eu vi esse post, mas é só ao site da Smart e está lá, desde 41.900€, pois as outras versões começam algumas nos 50k

no site .DE já existe esta versão PRO de 49kw
em PT ainda nao deve estar atualizado

mas na santogal tambem já tem lá esse

image.png image.png​​

Os utilizadores, porque o carro não permite isso de forma nativa.

A não ser que estejas a falar daquele pessoal que gosta de andar a achanatar carros de 40, 50k e acima, com material tipo carlinkit...

Adoro estas certezas de quem nunca sentou o rabinho no carro.

Imaginava pior. 7000 por 70 kwh. Reparar deve ser bem mais barato.
ja por ai andam muitos com 300000kms e baterias originais.

Imaginava pior. 7000 por 70 kwh. Reparar deve ser bem mais barato.
ja por ai andam muitos com 300000kms e baterias originais.

Parece-me barato, ou não deve incluir montagem, transporte, iva.....

Digo isto, porque 15kwh de bateria para o meu sistema fotovoltaico, nao desce dos 8000, e isto sem instalação!

Mas se o preço for esse, e se puder ficar com a velha para pendurar na parede, bem bom!

Parece-me barato, ou não deve incluir montagem, transporte, iva.....

Digo isto, porque 15kwh de bateria para o meu sistema fotovoltaico, nao desce dos 8000, e isto sem instalação!

Mas se o preço for esse, e se puder ficar com a velha para pendurar na parede, bem bom!

Eu fiz 11,7kwh por 1500€.
Comprar as células, o BMS e fazer em casa fica muito mais barato.

O preço anunciado de algumas marcas estão abaixo do preço de custo. Deve obrigar a retoma da bateria antiga e ainda perdem dinheiro.

Back