Tópico dos carros eléctricos

2012?

Dá para ver que a China não está tão mal como pintam para a quantidade de pessoas que lá há. Os alemães conseguem fazer igual ou pouco melhor e se calhar criticam os chinos eheheh

2012?

2021-Worldwide-CO2-Emissions-by-region-per-capita-growth-variwide-diagram.png
wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==

Dá para ver que a China não está tão mal como pintam para a quantidade de pessoas que lá há. Os alemães conseguem fazer igual ou pouco melhor e se calhar criticam os chinos eheheh

Pois... A Coreia do Sul passa despercebida mas tem emissões elevadas.

Atualização do mercado chinês. Tal como tinha previsto aqui : trambolhão das marcas estrangeiras naquele mercado incluindo Tesla. Ver a ausência do Model 3 no top 20 de modernos mais vendidos choca um bocado.

Changes in the Overall Brand Ranking

In April, the top three positions mirrored the 2023 full year ranking, with BYD on top followed by Volkswagen and Toyota. The dynamics are quite different, though. BYD (240,000 sales) grew 31% YoY, while Volkswagen (136,000 sales) was down by an awful 22% and Toyota (101,000 sales) was even worse, falling off a cliff by 32%. So, while the first place automaker is still rising fast, the other two are losing significant ground in a fast changing market.

Confirming the domestic takeover, #4 Geely (79,000 sales) had a 31% growth rate, mirroring BYD’s growth rate. On the other hand, #5 Honda, the 4th best selling brand in 2023, had 77,000 sales, a 19% drop YoY.

Add this to the fact that Tesla is following the downward trend of foreign OEMs, having dropped 21% YoY in April, and the fact that the only brands in the overall top 20 to grow more than 10% were domestics (BYD, Geely, Chery, AITO, and Jetour), and the prospects for foreign makes looks pretty grim right now.

The only foreign brand in the top 20 to grow in sales was Audi, which was up by … 1%. On the other hand, and looking below the top 20, there are foreign brands that are basically being wiped off the table, like Cadillac, down 50% YoY, Chevrolet, down 78%, Citroen (-50% YoY), Skoda (-55%), and Infinity (-62%).​

44% Plugin Vehicle Market Share In China — April 2024 Sales Report

Agora que o mercado chinês está a virar para as marcas nacionais e as vendas das marcas estrangeiras começaram a tombar, vamos ver o efeito que vai ter na Toyota, e VW. A GM vai aguentando com a Wuling.
De qualquer das formas boas notícias em termos de emissão de carbono e lá para o final do ano aposto que mais de 50% das vendas serão BEVs e PHEVs.

Acabei de receber e-mail da BMW com nova alteração aos preços do pacote de carregamento da marca.

EDIT: Afinal era da hora e o custo passa é a ser por kWh e não por minuto como sempre foi até agora.

Tenho de comparar melhor com VV

a75dec06120b300e0583dad37cce9115.jpg

Last edited:
Acabei de receber e-mail da BMW com nova alteração aos preços do pacote de carregamento da marca.

EDIT: Afinal era da hora e o custo passa é a ser por kWh e não por minuto como sempre foi até agora.

Tenho de comparar melhor com VV

a75dec06120b300e0583dad37cce9115.jpg
Também vi isso. Deixa de compensar, assim que acabar o período gratuito termino o contrato

E o carregamento CA passa de 0.08€/minuto para uns incríveis 0.40€/minuto.
[...]
Ainda no fim de semana carreguei 1h28 a 11kWh e paguei 7,63€ por 15,61kWh. Com o novo tarifário pagaria 35€!

Lê outra vez, olha que a nova tabela diz 0,40€/kWh, e só põe componentes de tempo após períodos razoáveis de uso (e no caso do AC apenas diurno). Não me importava nada que o resto dos fornecedores fizesse o mesmo ...

E o teu carregamento AC de 15,61kWh, em vez de 7,63€, fica a 6,25€ [:p]

Mas de facto a tabela, embora exacta, não tem legibilidade - julgam que é só tipografia, mas mais uma coluna e ficava perceptível:
E2HyPrL.jpeg

Vendas da Tesla caem 12% nos EUA, enquanto vendas de EVs no geral crescem 3.8%. Resultado péssimo, mas que pode ser devido á mudança de geração do Model 3.

Já na Europa, vendas de EVs no geral aumentam 14.8% comparado com Abril do ano passado. Híbridos também dispararam nas vendas. Aqui as vendas da Tesla também caíram na Europa (UE+EFTA+UK).
Deviam arranjar um CEO a tempo inteiro em vez de um burro que passa os dias no Xitter.

Normal, quando só havia Tesla's, Leaf's e Zoe's, i3's etc a Tesla praticamente não tinha concorrência, depois começaram a aparecer os sul-coreanos, os Stellantis etc e começaram a dar alguma luta. Agora há imensa escolha no mercado e as vendas começam a diluir-se entre as várias marcas. Nada que já não estivesse previsto.

Vendas da Tesla caem 12% nos EUA, enquanto vendas de EVs no geral crescem 3.8%. Resultado péssimo, mas que pode ser devido á mudança de geração do Model 3.

Já na Europa, vendas de EVs no geral aumentam 14.8% comparado com Abril do ano passado. Híbridos também dispararam nas vendas. Aqui as vendas da Tesla também caíram na Europa (UE+EFTA+UK).
Deviam arranjar um CEO a tempo inteiro em vez de um burro que passa os dias no Xitter.

normal .. a gama nos EUA está menos atualizada que na Europa e existe mais concorrência

Boa tarde pessoal. Não sei se este é o melhor lugar para tirar umas dúvidas em relação a veículos elétricos, mas gostaria se possível me conseguissem ajudar em 3 questões sobre este assunto, por favor.
1 - Veículo elétrico Peugeout 2008, Mokka ou Citroen C4 são veículos de confiança?
2 - Qual o tempo de vida útil/kms neste tipo de baterias?
3 - Custo de manutenção no elétrico é menor mas quando surgir algum problema no veículo, o custo de reparação não será por norma mais elevado?
Obrigado e desde já peço desculpa se esta não é o lugar correto onde inserir as minhas dúvidas.

3 - Custo de manutenção no elétrico é menor mas quando surgir algum problema no veículo, o custo de reparação não será por norma mais elevado?

As oficinas podem ter preços diferenciados de mão de obra. Já vi afixado qualquer coisa como 50€/h "normal" e 100€/h eléctrico.

Boa tarde pessoal. Não sei se este é o melhor lugar para tirar umas dúvidas em relação a veículos elétricos, mas gostaria se possível me conseguissem ajudar em 3 questões sobre este assunto, por favor.
1 - Veículo elétrico Peugeout 2008, Mokka ou Citroen C4 são veículos de confiança?
Obrigado e desde já peço desculpa se esta não é o lugar correto onde inserir as minhas dúvidas.

1- Têm todos a mesma plataforma, baterias e motores (há pelo menos 2 motores de 136 e 156cv) mas há diferenças entre eles, o 2008 é mais premium, algum equipamento só está disponivel no 2008 como por exemplo o i-Cockpit 3D. Mokka é o ultimo modelo a sair e o e-C4 o mais antigo, deves conseguir bons negócios no c4.
2- As baterias têm 8 anos de garantia ou 160 mil km (salvo erro), já trazem sistema de arrefecimento e devem durar a vida util do carro (15-20 anos ou mais)
3- Geralmente as oficinas cobram mais mao de obra (nem todas) mas o carro não tem manutenção praticamente nenhuma, comparado com um veiculo a combustão, mesmo com a mão de obra a custar o dobro o custo de manutenção de um veículo elétrico é incomparavelmente inferior.

Pode interessar:
Pontos de carregamento para carros eléctricos - Cepsa

O Clube Cepsa Gow acompanha os seus clientes na transição energética, e como tal preparamos uma promoção exclusiva para a mobilidade elétrica.

*Instale já a App Cepsa Gow, adira ao clube, e ganhe 5€ em saldo de boas-vindas: A oferta é obtida após realizar o primeiro carregamento mínimo de 25 kW em qualquer ponto de carregamento da rede Mobi.e, entre 17 de maio e 30 de junho de 2024. Para mais informação consulte as bases legais da promoção aqui.
​​

Pode interessar:
Pontos de carregamento para carros eléctricos - Cepsa

O Clube Cepsa Gow acompanha os seus clientes na transição energética, e como tal preparamos uma promoção exclusiva para a mobilidade elétrica.

*Instale já a App Cepsa Gow, adira ao clube, e ganhe 5€ em saldo de boas-vindas: A oferta é obtida após realizar o primeiro carregamento mínimo de 25 kW em qualquer ponto de carregamento da rede Mobi.e, entre 17 de maio e 30 de junho de 2024. Para mais informação consulte as bases legais da promoção aqui.
​​

image.png

Comprei o meu 1º eléctrico no inicio do ano.
Li tudo e mais alguma coisa sobre o assunto, não sou nenhum expert mas aqui fica o meu comentário critico sobre o que aprendi:

No que se refere a baterias, não existe evidência que as baterias dos carros que mencionas possuam uma vida util inferior a quaisquer outras em carros de outras marcas. Por aí não há problema.
O que parece acontecer com esses modelos e ainda os DS's, é uma maior probabilidade de pequenos problemas electrónicos, um software muito fraco e uma pior gestão energética (fazem menos Km do que outras marcas com baterias semelhantes).
Se procuras a melhor relação preço qualidade, nessa gama, são os coreanos, o BMW i3 e claro a tesla (mais cara provavelmente nos usados).

Ainda não cheguei à parte da manutenção no meu carro, mas tenho uma ideia de que ainda é mais económico o veiculo eléctrico, digo ainda porque também estou convencido que essa diferença será diluída à medida que estes carros invadem o mercado e substituem os de combustão, porque os players deste mercado, não vão simplesmente passa a ganhar menos... A mesma coisa com o IUC, um dia será para pagar. Até lá, aproveitem.

Bom dia a todos,

Necessito dos vossos inputs, pf. Um amigo pediu-me opinião para a compra de um carro elétrico, com um teto de 45 mil euros, IVA incluído.

Tem uma proposta de um Toyota Bz4x, por 42 mil, versão Exclusive. Não tenho grande feedback deste carro. Alguém conhece, ou possui um, que possa opinar?

Recomendei-lhe um Tesla Model Y, mas não é muito do agrado dele...

Obrigado.

Back