Tópico dos carros eléctricos

Alguém aqui tem paineis fotovoltaicos que usa para carregar o carro?
Tenho uma dúvida, é possivel carregar um carro electrico exclusivamente com a energia dos paineis, nem que seja potencia baixa, mas pelo menos garantir que carregamos o carro a custo "zero" ?

Tenho uma dúvida, é possivel carregar um carro electrico exclusivamente com a energia dos paineis, nem que seja potencia baixa, mas pelo menos garantir que carregamos o carro a custo "zero" ?

Sim, compras um kit de 5kw ou algo do género, mesmo que uses 2kw para a casa ainda te sobram 3kw para carregar o carro, mas obviamente que só vais conseguir isso num dia ideal e num certo período do dia, depois só tens de gerir isso da maneira que achares melhor, também depende dos Km que fizeres.

Sim, eu uso praticamente só solar com 3kw de painéis. Consigo carregar a 7Amp durante o dia todo, tipo das 9h às 17h, e meto uns 12Kwh no carro, sendo sempre uns 80/90% do solar, sem qualquer gestor de excedentes.

Há várias formas de limitar

Gestor de excedentes que muda a corrente de carregamento do carro, no caso do Tesla sei que já fizeram.

Wallbox com função solar, ela própria ajusta o carregamento em função da produção solar.

...Na realidade nunca me preocupou muito porque é mais importante carregar mesmo que não haja sol...

O problema é a geração de energia diária que tens nos paineis, o tamanho da bateria do carro e o consumo que fazes ao longo dos dias, sendo que se não está em casa de dia não há muito a fazer.
Os paines precisam de dias para gerar a energia que te carregue totalmente a bateria do carro.

Usar em um sistema solar em exclusivo para carregar o carro acaba por ser um desperdício.

Eu tenho um inversor híbrido de 6kw com 25kwh de baterias que fornece a energia quase toda da casa. Não há distinção entre energia para os carros e para a casa.

Partilho as últimas faturas de energia para um consumo que ronda os 1000kwh por mês.
bd80ed71cad9123bc89bdc172683bc27.jpg

O problema é a geração de energia diária que tens nos paineis, o tamanho da bateria do carro e o consumo que fazes ao longo dos dias, sendo que se não está em casa de dia não há muito a fazer.
Os paines precisam de dias para gerar a energia que te carregue totalmente a bateria do carro.

Eu gasto cerca de 15-30 KWh por dia, e só carrego o carro em periodo nocturno (bi-horario), bastante vantajoso pelo preço do KWh que tenho na minha operadora. Por isso queria mesmo durante o dia apenas utilizar a energia solar (trabalho a partir de casa em geral), mas se calhar a potência que obtenho não vale a pena o investimento e o trabalho. O gasto de energia em casa durante a noite é baixo, tudo o que é eletrodomesticos que consomem mais programamos para ligaram em periodo nocturno. Já agora, estou um pouco perdido com tantas ofertas de paineis solares. 3000 eur preço chave na mão por 7 paineis (output 3Kw) é um bom preço? Isto foi uma proposta que a Galp Solar enviou, mas foi a única que consultei.

Eu gasto cerca de 15-30 KWh por dia, e só carrego o carro em periodo nocturno (bi-horario), bastante vantajoso pelo preço do KWh que tenho na minha operadora. Por isso queria mesmo durante o dia apenas utilizar a energia solar (trabalho a partir de casa em geral), mas se calhar a potência que obtenho não vale a pena o investimento e o trabalho. O gasto de energia em casa durante a noite é baixo, tudo o que é eletrodomesticos que consomem mais programamos para ligaram em periodo nocturno. Já agora, estou um pouco perdido com tantas ofertas de paineis solares. 3000 eur preço chave na mão por 7 paineis (output 3Kw) é um bom preço? Isto foi uma proposta que a Galp Solar enviou, mas foi a única que consultei.

tem bateria ? ou é só os painéis ?
por exemplo ...

image.png

​​

Attachments

• image.png
    image.png
    354.8 KB · Views: 0
  • image.png
    image.png
    354.8 KB · Views: 0
Qto pagas por kWh no período noturno?

preço de tabela na Iberletra (indexado) é 0,114 eur em Vazio (perido Julho). Mas somadas todas as taxas e impostos no final da factura, un KWh fica a cerca de 0,19 eur.

ed2ebba5bdda72a609d6d7a89336d7b9.jpg

O esquema aqui de casa. Está um dia bom.

Baterias quase cheias a 93%, carros e casa a consumir 4,99kw, dos quais 4,84kw produzidos nas string principais, 0,35kw de um micro-inversor antigo.
A rede está ligada mas está a 0.

Não posso dizer que ando a custo 0, porque tudo isto custou dinheiro, mas acredito que ao fim de 5-6 anos tenha atingido o ponto de retorno com base no preço actual da energia.
Se tivesse de pagar toda a eletricidade que consumo a minha conta seria cerca de 170€ mensais.
Se nunca tivesse feito a transição dos combustíveis fósseis, gastaria mensalmente cerca de 300€ de diesel + 30-40€ gás + 50€ luz

Muito interessante marcopns, obrigado pela partilha que merece mais umas perguntars da minha parte, se não te importares. Para não aumentar aqui o off-topic posso contactar-te por PM para mais dúvidas?

preço de tabela na Iberletra (indexado) é 0,114 eur em Vazio (perido Julho). Mas somadas todas as taxas e impostos no final da factura, un KWh fica a cerca de 0,19 eur.

Esse valor é um pco caro. O indexado já deixou de compensar. Saí da Ibeletra já em Junho.

Numa pesquisa simples há vários operadores em que o tarifário é abaixo desse e já inclui a tar.

Last edited:
Esse valor é um pco caro. O indexado já deixou de compensar. Saí da Ibeletra já em Junho.

Numa pesquisa simples há vários operadores em que o tarifário é abaixo desse e já inclui a tar.

Se souberes de algum operador em especifico que eu possa investigar, indica sff (Desde que não seja o GoldEnergy ACP, que não tenho intenções em me fazer sócio da ACP).
Uso regularmente um simulador actualizado todas as semanas e neste momento as diferenças entre operadores, indexado ou não, são marginais, isto para o meu tipo de utilizaçao (mais de 1000hWh por mês, 85% horário vazio, 10,35kVA). Antes sim, o indexado compensava e muito.

Se souberes de algum operador em especifico que eu possa investigar, indica sff (Desde que não seja o GoldEnergy ACP, que não tenho intenções em me fazer sócio da ACP).
Uso regularmente um simulador actualizado todas as semanas e neste momento as diferenças entre operadores, indexado ou não, são marginais, isto para o meu tipo de utilizaçao (mais de 1000hWh por mês, 85% horário vazio, 10,35kVA). Antes sim, o indexado compensava e muito.

Numa pesquisa telegráfica no simulador da erse apareceram-me alguns operadores com valores no vazio abaixo de 0,10 cents já com tar.

Alfa, Repsol, Iberdrola nomeadamente.

Mesmo o regulado é abaixo de 0,11 cents no vazio.

Com o teu grande consumo em vazio acho que o regulado é neste momento a melhor opção: 0,1072€/kWh+IVA nesse período.

Eu também estava na Ibelectra e na última fatura o meu preço em vazio foi de 0,11088+0,0157(TAR)+0,002893(T.Social)=0,129473€/kWh+IVA, daí estar a mudar.

Acresce ainda a diferença na potência/dia, que no teu caso é de 0,5282€ na Ibelectra vs 0,4888€ no regulado.

Back