Tópico dos carros eléctricos

Também me é indiferente o valor de usado. O meu ainda lhe faltam 10 anos para ir embora… cada dia mais satisfeito [kiss] Total gasto em manutenção zero, horas imobilizado para manutenção/avarias. 2min para encher o líquido dos vidros.
Vou deixar passar este verão e depois vou cometer uma loucura, em casa vou trocar as escovas e sacudir os filtros do habitáculo para ver o estado deles.

A Telsa ainda se mantém à frente das vendas em 2025 em PT por causa de janeiro e fevereiro em que entregou carros encomendados ainda em 2024. Quando em fevereiro as pessoas olharam para o comportamento do Musk e se aperceberam que ele era um ego-maníaco apoiante da extrema direita que não hesita em tentar comprar eleições, manipular meter-se na política alemã além de ter cortado financiamento aos almoços escolares, investigação contra as doenças, ajudas humanitárias e despedido milhares de trabalhadores de forma sumária, as vendas caíram imediatamente. Tanto é que em Abril a marca já só foi a 5ª mais vendida em com uma queda de 30%

E nós nem somos os piores, na Alemanha, Dinamarca, Suécia as vendas estão mais baixas 70% neste mês. As pessoas simplesmente deixaram a marca. Olhem para o mercado de usados e vejam a desvalorização.

O nosso amigo Fabuloso dizia (a propósito de um ligeiro crescimento em relação ao ano passado) que o único país europeu decente era o UK. Pois bem, em Abril a marca ficou em 17º lugar no mercado dos elétricos. Quota de 2.1%.

https://eu-evs.com/bestSellers/GB/Brands/Month/2025/4

No conjunto dos principais mercados europeus (tirando a França de que não tenho dados) a Tesla caiu em Abril para 12º, quando no ano passado era 1ª destacada. Mesmo tendo o seu modelo estrela recentemente renovado. Já está atrás da BYD, Renault, Ford, Mercedes, Audi, BMW e pouco à frente da Peugeot e Citroen.

https://eu-evs.com/bestSellers/ALL/Brands/Month/2025/4

E não é perseguição política, é consequência dos comportamentos dele e de estar aliado a um governo que quer efetivamente prejudicar a Europa e o resto do mundo. Como dizem na américa FAFO.

Last edited:
A Telsa ainda se mantém à frente das vendas em 2025 em PT por causa de janeiro e fevereiro em que entregou carros encomendados ainda em 2024. Quando em fevereiro as pessoas olharam para o comportamento do Musk e se aperceberam que ele era um ego-maníaco apoiante da extrema direita que não hesita em tentar comprar eleições, manipular meter-se na política alemã além de ter cortado financiamento aos almoços escolares, investigação contra as doenças, ajudas humanitárias e despedido milhares de trabalhadores de forma sumária, as vendas caíram imediatamente. Tanto é que em Abril a marca já só foi a 5ª mais vendida em com uma queda de 30%

E nós nem somos os piores, na Alemanha, Dinamarca, Suécia as vendas estão mais baixas 70% neste mês. As pessoas simplesmente deixaram a marca. Olhem para o mercado de usados e vejam a desvalorização.

O nosso amigo Fabuloso dizia (a propósito de um ligeiro crescimento em relação ao ano passado) que o único país europeu decente era o UK. Pois bem, em Abril a marca ficou em 17º lugar no mercado dos elétrico. Quota de 2.1%.

No conjunto dos principais mercados europeus (tirando a França de que não tenho dados) a Tesla caiu em Abril para 12º, quando no ano passado era 1ª destacada. Mesmo tendo o seu modelo estrela recentemente renovado. Já está atrás da BYD, Renault, Ford, Mercedes, Audi, BMW e pouco à frente da Peugeot e Citroen.

E não é perseguição política, é consequência dos comportamentos dele e de estar aliado a um governo que quer efetivamente prejudicar a Europa e o resto do mundo. Como dizem na américa FAFO.

A Tesla ainda nem tem model Y novos de inventário, a fábrica da Alemanha deve estar a reconverter alguma coisa, talvez capacidade de produzir outro modelo, não sei…

Por acaso já paraste para pensar um bocadinho que a Tesla continua a ser uma marca com uma estrutura completamente diferente de todas as outras, fábricas diferentes, sistema de negócio diferente, mesmo com alguns abalos e já teve muitos, o caminho é trilhado ao longo do tempo, os carros continuam a ter mais valias, continua a haver carregadores,….

Sugiro que vás ver o preço das ações… Keep going lá para cima!

Então estás a dizer que a Tesla vai recuperar as vendas para o primeiro lugar e que esta quebra repentina e acentuada não se deve ao maluco do CEO?

Para alguns fabulosos, descobrir a consequência dos seus comportamentos é perseguição política. É um padrão de comportamento e retórica habitual nas pessoas que tentam imitar o mais recente presidente dos EUA.
Contudo, um acto feito em Janeiro pode perder o seu impacto com o decorrer dos meses. Na minha opinião é preciso esperar para ver se as consequências vão se manter no tempo. De qualquer das formas a Tesla ficou para trás comparado aos concorrentes chineses em termos de tecnologia, incluindo self-driving, e comparado com os europeus oferece produtos que também já estão atrás ou vão ficar atrás dos concorrentes alemães!

O Q6 eTron é melhor que um Tesla em termos de velocidade de carregamento que um Model Y. Já nem falo da qualidade percebida do interior. E consequentemente cobra mais pelo modelo do que o Model Y.
E a Tesla querer competir pelo preço em vez de lançar novos modelos para outros segmentos de mercados vai ter péssimas consequências a médio prazo para eles. Cortes constantes de preço e versões mais baratas de Model 3 e Y apenas vão servir para diluir ainda mais o valor percebido desses dois modelos. Fazem isso vezes demais e os compradores de modelos de segmento D vão evitar esses carros pois vão passar a sofrer com a percepção de serem modelos baratos (já para não falar da associação á imagem radioactiva do personagem).

Como é que é possível levar uma empresa aos píncaros e depois destruir por completo a sua imagem e a marca que construiu? Inacreditável. Como é que se passa de um futurista campeão do ambiente para o diametralmente oposto? [8b]

Malta dos Kauai EV:

Que bateria tem o vosso: 39 ou 64?

Estão satisfeitos?

64 aqui, satisfeito sim

autonomia varia bastante.. de 200-250 km em autoestrada acima dos limites a 450-500 km em cidade ou nacional a 70-80 km/h

posso sempre contar com 400 km se andar sem grandes pressas (o carro incita a viajar relaxadamente.. o oposto de um V8 a roncar furiosamente lol)

Eu acredito que a Tesla volte a recuperar um pouco, mas também acho que nunca mais vai ter o domínio que já teve. Ou seja será mais uma marca de carros elétricos (que não minha opinião é excelente) mas ligada a um conjunto de pessoas pouco recomendáveis. e vai andar pelas 10 primeiras a oscilar. Mas perdeu a aura.

Não comprar produtos cujos valores não se coadunam com os valores do consumidor é perfeitamente comum (vide carros chineses, produtos russos, ou boicote da direita americana a marcas que considerem woke). Para mim e para muitos outros consumidores europeus a marca morreu.

Então estás a dizer que a Tesla vai recuperar as vendas para o primeiro lugar e que esta quebra repentina e acentuada não se deve ao maluco do CEO?

Pode passar perfeitamente! Mas não será o objectivo principal…

O que interessa mais, um restaurante sempre cheio a vender refeições por 10€, um vazio que serve meia dúzia por 250€ cada, ou um quase sempre cheio a vender por 25. Não sei, é difícil dizer não é?
Nem tudo são números, a marca acabou de lançar o Y, possivelmente procura maximizar lucro também…

So bloqueei o teu raciocínio para pensares ver de uma forma mais interessante os resultados da marca que é o valor dela de mercado, nem sequer apresenta uma tendência de queda neste momento, embora ainda esteja numa fase de recuperação.

Last edited:
É curioso que os fãs da marca (nos quais em parte sempre me incluí) sempre se vangloriaram do facto de a marca ser a mais vendida e que com o modelo seguinte nenhuma marca teria hipóteses porque ia ficar com 40 ou 50% da quota agora já viram a agulha dizendo que afinal as vendas não interessam e que o que conta é margem e as ações. Se há coisa em que é complicado confiar é o "valor em bolsa" muitas vezes manipulado ou desfasado da realidade.

São os número de vendas e de lucros que falam do real valor da marca. E esses estão em queda livre.

59f03f2211e53bccd67c24c8816f6dce.jpg

3 anos e 3 meses depois acabou esta primeira aventura (totalmente) eléctrica

O carro (iX3) foi um acerto em toda a linha. Não desiludiu em nada do que se propôs inicialmente

Acaba sem qualquer falha/avaria e ao fim de quase 70.000km não tem um único ruído parasita. Solido como no 1• dia

Montagem/acabamentos nota 10 para a BMW

Não sendo nada de última geração e cheio de leds até o infotainment foi uma escolha conservadora e acertada da BWM. Conto pelos dedos de uma mão em 3 anos a quantidade de vezes que tive de reiniciar o CarPlay

Fiquei com a certeza que para o dia a dia, excluindo viagens, os eléctricos não dão qualquer hipótese aos ICE.

Por fim 2 reparos. Cuidado com aquela malta que continua a apregoar que os eléctricos desvalorizam os mesmos que ICE. Até pode ser melhor/mais aproximado em carros com IVA dedutível. Agora eléctrico usado de valor médio/elevado sem IVA dedutivel tem o mesmo apelo comercial de roupa usada.

Por último, e sem qualquer justificação que eu encontre até porque este carro penso que não faz updates OTA, a questão do consumo ter baixado significativamente últimos 10k km. Não percebo

64 aqui, satisfeito sim

autonomia varia bastante.. de 200-250 km em autoestrada acima dos limites a 450-500 km em cidade ou nacional a 70-80 km/h

posso sempre contar com 400 km se andar sem grandes pressas (o carro incita a viajar relaxadamente.. o oposto de um V8 a roncar furiosamente lol)
Em AE a 125kms para quantos kms dará uma carga a 100%?

Para alguns fabulosos, descobrir a consequência dos seus comportamentos é perseguição política. É um padrão de comportamento e retórica habitual nas pessoas que tentam imitar o mais recente presidente dos EUA.
Contudo, um acto feito em Janeiro pode perder o seu impacto com o decorrer dos meses. Na minha opinião é preciso esperar para ver se as consequências vão se manter no tempo. De qualquer das formas a Tesla ficou para trás comparado aos concorrentes chineses em termos de tecnologia, incluindo self-driving, e comparado com os europeus oferece produtos que também já estão atrás ou vão ficar atrás dos concorrentes alemães!

O Q6 eTron é melhor que um Tesla em termos de velocidade de carregamento que um Model Y. Já nem falo da qualidade percebida do interior. E consequentemente cobra mais pelo modelo do que o Model Y.
E a Tesla querer competir pelo preço em vez de lançar novos modelos para outros segmentos de mercados vai ter péssimas consequências a médio prazo para eles. Cortes constantes de preço e versões mais baratas de Model 3 e Y apenas vão servir para diluir ainda mais o valor percebido desses dois modelos. Fazem isso vezes demais e os compradores de modelos de segmento D vão evitar esses carros pois vão passar a sofrer com a percepção de serem modelos baratos (já para não falar da associação á imagem radioactiva do personagem).

Como é que é possível levar uma empresa aos píncaros e depois destruir por completo a sua imagem e a marca que construiu? Inacreditável. Como é que se passa de um futurista campeão do ambiente para o diametralmente oposto? [8b]

Como é que é possível odiar e perseguir por razões políticas um construtor automóvel sem uma razão racional? Que ainda por cima é o construtor que mais fez pela mobilidade elétrica nos últimos anos.

Também apoias os vandalos que destroem Teslas por exemplo?

Comparar um Q6 etron lançado com 2024 com um carro tecnicamente lançado em 2018 e acha que é uma comparação justa. Para nem falar do facto que pelo preço de um Q6 etron dá para comprar um Model 3 e um Y. Comparação completamente absurda.

Qual é o modelo europeu que tem melhor value for money do que um Model 3 ou Y? Só os elétricos Chineses se podem comparar. Os europeus só conseguem ficar perto com grandes descontos mas mesmo assim nenhum elétrico europeu consegue ter o conjunto de características que um Tesla tem pelo preço que eles custam, os Teslas para o que custam são o topo em tecnologia, qualidade de materiais, performance, imagem, espaço, baterias, fiabilidade, equipamento, etc..

Em relação à política, o Elon Musk tem direito a ter a ideologia política que entender. Que se saiba ele não defende coisas que sejam inconstitucionais ou obscenas. Ele é simplesmente contra parasitas, ilegais, criminosos, traficantes, políticas woke, é a favor da total liberdade de expressão, etc.. Ele emprega nas suas empresas pessoas de origem indiana por isso racista também não é e muito menos fascista. Isso é conversa de lunáticos.

Quem o odeia por razões políticas deveria perceber o que significa democracia.

Democracia é o facto de eu defender a tua liberdade mesmo que discorde 100% de ti. É algo que muitas pessoas deveriam aprender.

Last edited:

O nosso amigo Fabuloso dizia (a propósito de um ligeiro crescimento em relação ao ano passado) que o único país europeu decente era o UK. Pois bem, em Abril a marca ficou em 17º lugar no mercado dos elétricos. Quota de 2.1%.

É perseguição política na medida em que o Musk está a ser perseguido e prejudicado (embora para ele seja irrelevante) simplesmente por assumir determinadas posições políticas que são perfeitamente legítimas porque são constitucionais.

Desde quando é que cortar financiamento público em áreas (como o USAID) que ele considera que devem ser responsabilidade dos privados é inconstitucional?

Não esquecer que o USAID finaciava coisas obscenas como clínicas de mudança de sexo na Índia, festivais de cinema transgenero no Perú, entre diversas outras obscenidades que não são da responsabilidade do dinheiro do contribuinte.

Outras posições dele, é contra a imigração ilegal, contra parasitas da sociedade, a favor da deportação de estrangeiros que cometam crimes, contra a promoção de políticas woke nas escolas, etc., desde quando é que isto é inconstitucional?

Ele tem direito a defender aquilo que ele bem entenda dentro dos limites da constitucionalidade.

Em relação ao Trump, ele nunca tomou medidas específicamente contra a Europa, ele decidiu aplicar a tarifas contra todos os países do Mundo e em relação à Europa ele até adiou as tarifas durante 90 dias. Se houver acordo entre ele e a UE as tarifas nem sequer serão aplicadas. Além disso a UE sempre teve tarifas sobre produtos dos EUA. Os EUA sempre foram o maior aliado comercial e militar da Europa, um europeu boicotar produtos por serem Norte-Americos só está a demonstrar que está desinformado ou então tem prazer em cuspir em quem é parceiro da Europa e vai continuar a ser.

No meio disto tudo os maiores culpados são a comunicação social porque deturpam a realidade por ideologia política. Tudo o que o Trump ou o Musk diga é conotado de forma negativa e deturpado de forma a dar um sentido às palavras que elas não têm, as tais fake news. Depois admiram-se que as SIC desta vida estejam na falência. É uma pena mas só se podem culpar deles próprios.

Back