Tópico dos carros eléctricos

O carro era de rent a car e tinha menos de 20000km.
Desde botões dos vidros em falta, portas a ranger e com um bater super foleiro, bancos da frente já com deformações, plásticos interiores horríveis ao tacto, alinhamentos dos plásticos interiores etc.
Numa parte do tablier parecia mesmo que faltava um pedaço de plástico, tal era a folga!
A parte do botão até dou de barato, por ser de rent a car, mas o resto é claramente falta de qualidade.
Para ter um carro com specs tão fracas e com qualidade baixa prefiro claramente ir para outras opções.

Isto da "qualidade" depende muito da percepção e das expectativas que cada um tem de cada marca e muitas vezes também preconceito com a nacionalidade da marca.

O Megane elétrico até tem sido elogiado pela qualidade do interior:

https://www.topgear.com/car-reviews/renault/megane-e-tech-electric

“A desirable family hatch that just happens to be electric. Fantastic interior, too”
Good stuff

Properly premium cabin, head-turning looks, sorted dynamics

Também há muita gente que diz mal da qualidade do interior dos Tesla e no entanto o interior é praticamente todo revestido por material mole/suave ao toque próprio das marcas premium e até diria superior a algumas marcas premium.

Last edited:
uso um smart EV que carrega no máximo a 3.6 kW e sempre na boa.. na verdade no último ano só carreguei a 2.1 kW.

imprevistos acontecem, mas já lá vão quase 8 anos sem eles

11 kW para mim era a pura da loucura [:)][:)][:)]

mas o Smart tem 2 lugares, consignes olhar para ele com aquele ar de citadino puro, nunca vai sair dali… um r5 acaba por ser o carro de muita família, mesmo que ande o ano todo em Lisboa se há um dia que se mete a monte para ir visitar uma terra qualquer diferente, sei lá, há tanta coisa para ver, bombarral, mostrar os dinossauros aos miúdos, Coimbra ao Portugal dos pequeninos, … etc etc, embora Lisboa tenha muita coisa ali num raio perfeitamente utilizável para um R5, eu para mim tenho que toda a gente faz uma viagem dessas nem que seja mês sim mês não… depois estar 4 ou 5 horas à espera de carga para regressar, é um nightmare! Depende muito dos carregadores e disponibilidade deles no destino.
Acho que não se devia fazer versões sem carga dc de carrinhos utilitários. Faz sentido nos citadinos talvez…

Last edited:
Tenho ideia que este que falo não tem CCS, um dia deste tiro a limpo. É como o deste foto.

6lrxq30so533if7zok8ph1tl89sfkve5.jpg

Seja como for esse não é a versão atual do Spring. A versão atual tem sempre carregamento rápido. O R5 base é o único do mercado sem carga rápida. Portanto se é com um Dacia Spring de base de 2021 que o R5 se quer comparar...

Não é o único carro do mercado sem carga rápida. É o único carro do mercado com uma versão sem carga rápida proporcionando uma poupança à cabeça de 2500€. Quem quiser um R5 com carga rápida tem essa possibilidade. Quem acha que não lhes é importante, pode adquirir o mesmo carro sem a dita.

E obviamente que tu és livre de ter a tua opinião e achares que a Renault está a assumir uma má postura comercial.

Faço ideia o que se diria por aqui se fosse um modelo chinês ou da Tesla. Vem aí o novo twingo, vamos ver se insistem na estupidez.

Seja como for esse não é a versão atual do Spring. A versão atual tem sempre carregamento rápido. O R5 base é o único do mercado sem carga rápida. Portanto se é com um Dacia Spring de base de 2021 que o R5 se quer comparar...

Ok, eu não disse que era a atual, aliás, foi dos primeiros, mas tenho a sensação que é igual ao dessa foto e não tem carga rapida, salvo erro mesmo a AC só vai aos 6,9kW.[;)]
Porque no Spring também só conseguias aquele preço não levando quase nada de equipamento, acho que o ter essa opção é positivo e não negativo, só compra quem quer.

Retirado agora do configurador da Dacia Portugal.

É opcional em algumas versões.
Parece-me que na base (45cv) nem sequer é possível de colocar.

Sem título.jpg

A Renault só fez isso para dizer que tem um R5 por 25k, e depois é reproduzido como uma grande coisa por aqui e em muito lugares. Repara que a maioria dos utilizadores do tópico nem sabia disso, porque a marca não o comunica abertamente. É um defeito grave que torna o carro muito muito limitado e a esmagadora maioria das pessoas não sabe dessa caracteristica. Claramente um caso de gato escondido com rabo de fora. Felizmente mais ninguém no mercado faz isso, é mais honesto começar com um preço mais elevado e não andar com esta estratégia manhosa. Para mais num carro tão fixe como é o 5.

Não não é. É para o carregador interno do carro.

Aliás pelo que vi no configurador, a versão de 45cv só carrega no máximo a 7kw.
As de 65cv, só a Cargo é que trás o carregador de 30kw. Nas outras é opcional.

Last edited:
Acho que não se devia fazer versões sem carga dc de carrinhos utilitários. Faz sentido nos citadinos talvez…

atão.. para quem use um R5 como citadino 11 kW chega perfeitamente. Para quem o use como utilitário terá de pagar o extra para ter carregador DC.

são opções de marketing.. como não estou no conselho de administração da Renault, não perco tempo a discuti-las [:cool:]

Faço ideia o que se diria por aqui se fosse um modelo chinês ou da Tesla. Vem aí o novo twingo, vamos ver se insistem na estupidez.

Acho que não vale a pena meter ao barulho outras marcas/modelos. Quem quer um R5 com carga rápida, pode tê-lo, simples. Não vejo qual é mesmo o problema. E diria o mesmo para qualquer marca.

Algo bem diferente seria se não disponibilizassem versões com carga rápida. A ti faz confusão, tudo certo. A mim não, tudo certo também.

Se um dia, alguém com um carro sem carga rápida, decide ir fazer uma viagem mais longa, ou sujeita-se a enormes tempos de carga ou leva outro carro. Caso não tenha, ou aluga ou sujeita-se a enormes tempos de carga ou então vai de transportes colectivos. Quem faz a escolha é o consumidor, sempre foi e sempre será assim. Não tem nada a ver com desonestidade. As características estão acessíveis a todas as pessoas e o facto de por aqui quase ninguém saber pode ter várias explicações, como o pouco tempo de mercado dessa versão, p.e.

Last edited:
Não não é. É para o carregador interno do carro.

Aliás pelo que vi no configurador, a versão de 45cv só carrega no máximo a 7kw.
As de 65cv, só a Cargo é que trás o carregador de 30kw. Nas outras é opcional.

Já estive a confirmar, tens razão, a versão de base do Dacia não tem carga rápida de série. Ficamos então com 2 carros (do mesmo grupo) sem carga rápida, o 5 e o Spring de segmento A low cost que custa quase menos 9 mil euros. Não é propriamente um elogio para o R5.

mas o Smart tem 2 lugares, consignes olhar para ele com aquele ar de citadino puro, nunca vai sair dali… um r5 acaba por ser o carro de muita família, mesmo que ande o ano todo em Lisboa se há um dia que se mete a monte para ir visitar uma terra qualquer diferente, sei lá, há tanta coisa para ver, bombarral, mostrar os dinossauros aos miúdos, Coimbra ao Portugal dos pequeninos, … etc etc, embora Lisboa tenha muita coisa ali num raio perfeitamente utilizável para um R5, eu para mim tenho que toda a gente faz uma viagem dessas nem que seja mês sim mês não… depois estar 4 ou 5 horas à espera de carga para regressar, é um nightmare! Depende muito dos carregadores e disponibilidade deles no destino.

Acho que concordámos todos com isso. Mas esta versão barata do Renault 5 é claramente pensada como um segundo carro e não como carro principal. E na minha opinião foi uma versão feita para nos anúncios poderem dizer "a partir de 25000€" embora não tenham qualquer intenção de vender modelos por esse preço.

Também lhes dá margem para daqui a uns tempos lançarem uma versão com carregamento rápido incluído quando tiverem que reagir a modelos chineses ou coreanos mais competitivos.

A Leapmotor tornar-se Opel é só uma desculpa para os tornar mais caros.

É possível, sabendo como as empresas europeias estão sempre a chular os consumidores europeus.

Mas eu não encontro essa notícia em mais lado nenhum. O Motor1 até é um site reputado. Estranho.

A ideia será montar o carro (não fabricar) numa fábrica da Stellantis em Espanha e meter-lhe um símbolo europeu ou dois se também levar com o da Vauxhall.

O carro vai ficar mais barato para a empresa porque vai evitar as tarifas mas quase de certeza não vai ficar mais barato para os consumidores. Quem vai conseguir mais lucro por unidade é a Stellantis. Enfim.

Eles sabem que muitos consumidores europeus vão estar dispostos a pagar mais 2 ou 3 mil euros para ultrapassar a dissonância cognitiva de comprar um carro chinês. Mas também sabem que os carros chineses são melhores. Por isso espetam um logo europeu e está o problema resolvido. Foi assim que a Dacia fez com o Spring e de forma menos flagrante a volvo fez com o ex 30, a smart com o 1 e 3 e a mazda está a fazer agora com a nova berlina elétrica.

Back