Tópico dos carros eléctricos

Numa discussão normal debatias esse assunto com esse user, sendo à volta da Tesla é só mais um que odeia a Tesla, ridiculo.

Quando tens alguém que está constantemente a usar argumentos da treta para desvalorizar um carro, alguns totalmente falsos é o quê.
Users que a única participação em tópicos da tesla ou de carros eletricos é apenas para colocar noticias contra a tesla (algumas falsas) é o quê?
O pior cego é aquele que não quer ver.

Eu nesta ultima discussão não vi qualquer guerra, vi debarem-se pros e contras de diversas marcas, o problema só aparece quando se menciona algo menos bom num Tesla, não falo desse user da treta que só vejo o que ele diz em citações, falo do resto do pessoal.
Definição de "o melhor carro" não existe, só na cabeça de algumas mentes....

Claro que não existe o melhor carro do mundo!
Nenhum carro é melhor que o outro em tudo.

Toda a gente que está aqui a desmontar as teorias do jewel, ainda não vi ninguém a usar argumentos falaciosos sobre a tesla, até raramente (eu nunca o fiz) se trazem para a conversa as características técnicas do tesla.

Eu também não digo que é toda a gente que o faz, mas existem umas alminhas por aqui que são bem piores que o Jewel!

O que dizes não é verdade, ou totalmente verdade.
A parte do Jewel usar argumentos rebuscados para defender a tesla, concordo, mas no lado oposto os argumentos conseguem ser bem piores!
Há um user que até escreve que os teslas apenas são eficientes porque a marca não mostra os consumos do carro quando está parado!
Um carro com uma bateria mais pequena que muitos dos seus rivais e com mais autonomia (ou igual) é obra dos kwh escondidos.
É a nova versão dos cavalos escondidos da vw.

Esse user, com quem eu já tive discussões e de quem não tenho grande apreço pela forma como argumenta, não deve estar muito errado, não vi ninguém desmentir o que ele escreveu sobre a tesla.

Mas da minha parte, eu apenas estou a desmontar os absolutismos/falácias do Jewel e a tentar clarificar alguns conceitos com valor subjetivo que ele teima em querer fazer deles objetivos e absolutos.

Ter mais CV é mensurável, mas não é objectivo e absoluto na definição do que é melhor, depende do que o mercado quer.

O que dizes não é verdade, ou totalmente verdade.
A parte do Jewel usar argumentos rebuscados para defender a tesla, concordo, mas no lado oposto os argumentos conseguem ser bem piores!
Há um user que até escreve que os teslas apenas são eficientes porque a marca não mostra os consumos do carro quando está parado!
Um carro com uma bateria mais pequena que muitos dos seus rivais e com mais autonomia (ou igual) é obra dos kwh escondidos.
É a nova versão dos cavalos escondidos da vw.

Falando em argumentos rebuscados, tu estás a falar com alguém que disse literalmente que o mercado europeu não quer Teslas, de notar que o Model Y e o Model 3 estão no top 3 dos VE mais vendidos da Europa.

Ser mais hater do que isto é difícil. É seguramente a maior barbaridade que eu já li neste fórum.

Quanto ao facto de me chamarem fanboy da Tesla, eu já apontei coisas negativas à Tesla portanto fanboy não sou, pelo contrário esse jfangio nunca disse nada, zero de positivo sobre a Tesla. Portanto ele é muito mais hater do que eu sou fanboy.

Eu sou fanboy do value for money, dos melhores produtos pelo preço, por isso também defendo muito uma Dacia ou os construtores Chineses.

Mas é que é exatamente isso.

Se o Sandero é o melhor carro para o Sr.A, o Sr.A comprou o Sandero e não quis o Série 7, podia comprar mas não quis. Porque é que o Sr.B haveria de saber mais que o S.A sobre as suas próprias escolhas e necessidades.

Estás a confundir uma coisa com certeza, estás a confundir com alguém que comprou o Sandero, não porque é o carro melhor para ele, mas apenas porque não tem dinheiro para comprar o carro que seria o melhor para ele.

Se essa coisa do melhor carro existisse, como se vê na imprensa " o melhor carro do ano", "o melhor carro do comparativo do segmento X" e outras coisas que tais, então esse carro seria o carro que toda a gente compraria, como seria lógico, ou há alguém que não queira comprar o melhor!! Há alguém que compra um carro de livre vontade a saber que é pior quando tem possibilidade de comprar o melhor!!

Não concordo contigo e não há nada que possas escrever que me fará concordar com essa opinião.
Eu compro um carro em detrimento do outro muitas vezes por razões insignificantes e isso não siginifica que o que eu comprei é melhor que o outro ou que eu ache isso.
Eu nunca na vida compraria um Seat (ou Cupra), Honda e agora a BMW está a entrar rapidamente nessa lista apenas porque não me identifico com o pessoal que compra esses carros (carros de zé do boné).
E a BMW até foi a única marca que repeti em termos de carros!

Quando tens alguém que está constantemente a usar argumentos da treta para desvalorizar um carro, alguns totalmente falsos é o quê.
Users que a única participação em tópicos da tesla ou de carros eletricos é apenas para colocar noticias contra a tesla (algumas falsas) é o quê?
O pior cego é aquele que não quer ver.

Desculpa, mas eu vou sempre usar os mesmos argumentos sempre que se falar de Tesla, são os que acho que existem e que me afastaram dessa escolha, se não gostas não tens que dizer que odeio a Tesla, simplesmente não gostei do que tinha na altura.
Tanto digo os contras de um tesla como digo do meu carro, para mim o meu é muito superior ao Tesla, mas nem por isso acho que não tenha defeitos.
Um defeito que dizia na altura e que ninguém me levava a serio, a forma como é construida a bateria, será sempre um inferno mexer nas celulas, ainda pior nas LFP, vamos ver com o fim das garantias o que vai acontecer neste capitulo.[;)]

Não concordo contigo e não há nada que possas escrever que me fará concordar com essa opinião.
Eu compro um carro em detrimento do outro muitas vezes por razões insignificantes e isso não siginifica que o que eu comprei é melhor que o outro ou que eu ache isso.
Eu nunca na vida compraria um Seat (ou Cupra), Honda e agora a BMW está a entrar rapidamente nessa lista apenas porque não me identifico com o pessoal que compra esses carros (carros de zé do boné).
E a BMW até foi a única marca que repeti em termos de carros!

Estás a contradizer-te.

1- Podes comprar um carro, imaginando um sandero, e afirmares categoricamente que esse não é o melhor carro. Se não puderes comprar o melhor carro, por exemplo um classe A, fazes um compromisso. O melhor é o classe A, o que pudeste comprar é o sandero.
Não compraste o melhor, é Pacífico aceitar.

2- As razões que te levam a não comprar um carro, como apontas a de não te identificares com algumas pessoas que compram esse carro, é uma razão como qualquer outra. Se essa razão tem força suficiente para tu não comprares esse carro e comprares outro, então esse outro é melhor para ti.

E é o ponto 2 onde fazes a contradição. Estás a tentar dizer ao mesmo tempo que um Seat é melhor, mas por uma razão "insignificante" não serve para ti. As razões que te levaram a não comprar são superiores, têm mais força que as razões que te levariam a comprar. Então o "insignificante" é contraditório e na verdade é significante.

Eu imagino que na tua cabeça seja algo do género, tem mais CV, anda mais, é mais desportivo, é mais bonito, ou Whatever, mas eu não o compro porque não gosto da imagem que o carro passa. Tu pensarás que os CV, andar mais, ser mais desportivo, ser mais bonito é o mais importante na avaliação de um carro e que fazem dele melhor, mas a verdade é que não, tu valorizas mais a imagem que o carro transmite.

Last edited:
Artigo de vendas de EVs na Europa até Setembro. Segundo melhor mês de sempre de vendas de EVs na Europa!! [:blush:]

2025-09-Europe-Top-20-YTD-Model-January-September-768x1064.png - Click image for larger version  Name:	2025-09-Europe-Top-20-YTD-Model-January-September-768x1064.png Size:	44.0 KB ID:	14651390

2025-09-Europe-Top-Brands-September-768x615.png - Click image for larger version  Name:	2025-09-Europe-Top-Brands-September-768x615.png Size:	25.7 KB ID:	14651391

2025-09-Europe-Top-Groups-September-768x615.png - Click image for larger version  Name:	2025-09-Europe-Top-Groups-September-768x615.png Size:	26.5 KB ID:	14651392

O grupo Geely está a ter uma ascensão grande na Europa, baseada na Volvo. A ver como vai ser a evolução das vendas do EX30 belga. A VW está muito forte e a Stellantis uma miséria. Estava á espera de ver a Renault mais alto no ranking das marcas.

Last edited:
A Stellantis não tem um único carro do grupo no Top 20 de modelos electricos mais vendidos na Europa. Preocupante...

Em comerciais deve estar a vender bem, pois vejo-os a sair às pazadas, já há muito tempo que não via tanto movimento, e pelo que vejo é muito EV.

E os adquirentes dos diesel cometeram em primeiro lugar um crime contra a saude pública em comprarem um carro diesel, que emite NOx, são hipócritas por fazerem o filme que foi feito em seguida.

Como já disse, praticamente todos os fabricantes faziam coisas do género nessa altura, a VW foi a única que admitiu. Por algum motivo os japoneses começaram a ficar para trás e até desistiram do diesel do mercado europeu, era impossível acompanhar com os incrementos em legislação de emissões diesel, especialmente quando toda a concorrência recorria a subterfúgios para cumprir com a lei.

Os adquirentes de Diesel compraram veículos legais. A VW fez veículos ilegais, deliberadamente, e vendeu-os como legais.

Os adquirentes de Diesel compraram veículos legais. A VW fez veículos ilegais, deliberadamente, e vendeu-os como legais.

Cada um desenrasca-se por onde pode.

Uns usam dispositivos ilegais, outros usam mão de obra ilegal ou escravos, outros recorrem à espionagem industrial, e outros escolhem simplesmente produzir fraco, para mais tarde obrigar o cliente a desembolsar.

Ficaria extremamente satisfeito com um 3.0 tdi dieselgate com o software de adulteração, sem qualquer problema.

Não percebo o hate que o TM3 leva neste tópico; eu tenho um Leaf Tekna de 2019 e o mesmo cumpre rigorosamente o propósito para o qual foi adquirido: carregamento lento em casa, voltas de 30-50km, espaço para 4 pessoas e conforto (com tech qb ainda bem actual).

O TM3 vai servir para cidade e viagens, com espaço para os mesmos 4 (pais e 2 filhos pequenos), com conforto, segurança (algo muito importante), muita tech e boas soluções de carregamento; é um carro anónimo (há tantos TM3 em Uber....), sendo que cinzento ainda passa mais despercebido. o que aprecio, na verdade.

Comparar segmentos diferentes só pelo price point não faz qualquer sentido, IMO; mas se formos por aí, como electrodoméstico apenas, nao vejo outro carro que se possa comparar.

Ultimamente é só Engagement provocado sempre por 1 razão e meia.[;)]

Eu consigo dar-te 10 motivos diferentes para escolher um 208 em vez de um TM3.

Quer dizer que o 208 é melhor? Claro que não, mas tendo em conta a quantidade de 208 que há na rua (e olha que os GT Line não custam muito menos que o TM3) prova que estás enganado.

No fundo tudo se resume ao que cada um valoriza num carro.

Eu tenho um colega que diz que os elétricos não dão prazer de condução, falta o ruído do motor, o cheiro a gasolina e a adrenalina das rotações. Para mim, prazer de condução é um carro silencioso e confortável, que possa estar 3h seguidas a conduzir sem ficar com zumbido nos ouvidos. Um e208 dá-me mais prazer de condução que um s2000. Serei maluco em preferir um e208 a um s2000?

Enumera aí os 10 motivos. Agora fiquei curioso.

E nota que ainda recentemente num 2008 fiquei sem ecrã e portanto sem navegação, sem acesso Às definições, sem música e sem acesso ao controlo do sistema de AC exceto ligar no MAX ou desligar...

Portanto fiquei super agrado com esta experiência... E até acho que no geral não são maus carros. Até têm alguma qualidade e boa insonorização e o motor é bom de usar (embora com fiabilidade desastrosa).

Haver muitos 208s prova que estou enganado como assim? A larga maioria dos 208 que há estrada custaram provavelmente uma média de 21/22k. O Model 3 custa tb em média o dobro... E mesmo assim vende-se imenso.

Os GT Line não custam muito menos que o Model 3? Só se for o e208 GT Line, e mesmo assim isso deve custar 30k ou pouco mais.

Dizer que há muitos 208 na estrada não prova nada pq mais de 90% são 208s a combustão.

Qaunto ao útlimo paragrafo concordo, um S2000 ou um e208 são carros igualmente válidos, mas muito diferentes. Onde um é bom ou outro é péssimo e vice versa.

Tu procuras um meio de transporte, e não um automóvel.

Um carro elétrico até pode ter milhares de cavalos, nunca vai conseguir oferecer o que um simples mx5 oferece...

Na estrada certa, sem trânsito, bom tempo e num bom mood até um simples MX-5 manual oferece uma experiência que até um EV de 1000cv não oferece. Nada a dizer sobre isso, verdade que qlq petrolhead percebe.

No entanto no dia a dia nas grandes cidades no trânsito não é menos verdade que um EV (mesmo um modesto) oferece uma experiência mais agradável. Logo para começar porque é automático, além da suavidade geral.

Cuspir na cara é cobrar milhares de euros por funcionalidades fantasma, que nunca funcionaram nem vão funcionar, e não devolver o dinheiro.

Nao acredito que 1 pessoa que seja que tenha sido envolvida no dieselgate, tenha optado por um vw tdi em detrimento de outro qualquer porque olhou para a folha de especificações e gostou das emissões anunciadas, ou por outra qualquer questão ambiental. É hipócrita, especialmente nos EUA. E é ainda mais ridículo quando praticamente todos os fabricantes o faziam.

Essas pessoas que pagaram pelo FSD e nunca usufruiram do que foi prometido (ou pq demorou muitos anos*) têm certamente razões de queixa. Mas isso são "meia dúzia" de pessoas com um problema apenas e só delas.

Já o dieselgate envolve milhões de pessoas lesadas diretamente ao terem comprado gato por lebre, além de lesar-nos a todos pois o planeta é só um e o ar das cidades é de todos.

Adicionalmente quem teve esses carros teve de perder tempo a levar o carro à marca para ficar com um carro a gastar mais e andar menos. Achas isso uma solução justa? Eu não acho. Quanto muito se houvesse compensação financeira, assim não.

*neste momento o FSD nos EUA está num nível incrível e se tiveres interesse podes confirmar isso no Youtube

Last edited:
image.png

Estes resultados na Europa, mostram que os Europeus estão a preferir marcas Europeias, o que na minha opinião é muito positivo e deverá na medida do possível continuar assim.
É o equivalente a na américa a tesla ser líder e na china a BYD ser líder. As influência das marcas "caseiras" terá sempre um impacto na qualidade de vida dos cidadãos.

Resta ver se os novos modelos que a VW quer lançar especificamente na China os vão ajudar a ganhar margem nesse mercado. Neste momento, excluindo a Tesla, os outros grupos estão muito restringidos/dependentes de apenas um mercado geográfico. Os chineses estão a avançar mais rápido numa internacionalização baseada em exportação e dumping. Mas pode ser que a VW consiga ganhar quota na China também. As marcas premium alemãs também me parece que têm produtos para manter o seu nicho. Já os grupos franceses parece-me que terão a vida complicada fora da Europa.

Enumera aí os 10 motivos. Agora fiquei curioso.

Dez motivos que alguém podia deixar de escolher um TM3 por um 208: preço, AA, teto em lata, camara 360, estofos em tecido, abertura mala, tamanho, oficinas, botões de comando, quadrante,.... Assim de repente.

Back