Tópico dos carros eléctricos

A quem tem electricos já viu se na sua manutenção está prevista a troca do gás de refrigeração a cada 2 anos?

Reparei nisto porque num canal Brasileiro falam sempre do gás usado quando analisam um carro, e salvo erro ontem vi um dono de um Skoda Enyaq a falar de orçamentos de 450 euros só para recarga do gás.

O meu tem mais de 3 anos e mais de 60 mil km e nunca mudou nada disso.

Cumps

A quem tem electricos já viu se na sua manutenção está prevista a troca do gás de refrigeração a cada 2 anos?

Reparei nisto porque num canal Brasileiro falam sempre do gás usado quando analisam um carro, e salvo erro ontem vi um dono de um Skoda Enyaq a falar de orçamentos de 450 euros só para recarga do gás.

Se fosse o líquido de refrigeração das baterias ainda se percebia.

Agora gás de refrigeração deve ser o do ar condicionado e não devem haver diferenças relevantes para outros carros, que vou chamar ICE.

Eu no meu viés de carros que conheço de familiares, é raro fazer recarga do gás do circuito de ar condicionado e normalmente já têm muitos anos.

Os meus, raramente ficam comigo mais de 12 anos e nunca mudei.

Parece-me só uma maneira de ir buscar €€ devido à pouca manutenção dos carros.

O gás vai sempre saindo em pequenas quantidades devido a folgas. Mas mudar aos 2 anos é quase criminoso, já que a Climáximo está outra vez em dia.[:D]

Gás de refrigeração de que quê?
Se for do AC (não estou a ver outro circuito que use gás de refrigeração), o valor fica igual a qualquer carro.
As baterias são arrefecidas a água (com anti congelante).

Vê lá se o "gás" não é o CO2 do sistema de AC(nos que têm bomba de calor)... É que os carros do grupo usam líquido para refrigeração e não o gás em si. E pelo menos no meu nunca mexeram nem no líquido, nem no gás(R1234yf ou como raio se chama ao gás normal do AC)... Mesmo cá quando é necessário mexer no gás do AC dos que têm bomba de calor além de mais caro de manter, é mais difícil arranjar uma oficina que mexa nele.

Vê lá se o "gás" não é o CO2 do sistema de AC(nos que têm bomba de calor)... É que os carros do grupo usam líquido para refrigeração e não o gás em si. E pelo menos no meu nunca mexeram nem no líquido, nem no gás(R1234yf ou como raio se chama ao gás normal do AC)... Mesmo cá quando é necessário mexer no gás do AC dos que têm bomba de calor além de mais caro de manter, é mais difícil arranjar uma oficina que mexa nele.

Acho que é mesmo isso, dos que usam bomba de calor. Obrigado pela correcção 😁 !

Acho que é mesmo isso, dos que usam bomba de calor. Obrigado pela correcção 😁 !

A maioria usa bomba de calor, o gás refrigerante funciona para o AC do habitáculo (permuta com ar) e para a chiller do arrefecimento da bateria (permuta com liquido), não tem qualquer manutenção, só se existir alguma fuga é que se mexe no gás, tal como qualquer AC normal.

A maioria usa bomba de calor, o gás refrigerante funciona para o AC do habitáculo (permuta com ar) e para a chiller do arrefecimento da bateria (permuta com liquido), não tem qualquer manutenção, só se existir alguma fuga é que se mexe no gás, tal como qualquer AC normal.
Como lhe disse a ele. Os carros do grupo no geral(fora países onde realmente faz sentido) a bomba de calor é opcional o que leva a que qualquer revisão/manutenção necessária não só seja mais cara(o gás do AC é mais caro nos com bomba), como não há muitas oficinas com as máquinas necessárias para tal ainda pior... O meu se eu quiser vou fazer a revisão do Ac a uma qualquer "norauto" da vida, quem tenha o mesmo modelo que o meu mas com bomba de calor só consegue ir a uma mão cheia de oficinas oficiais.

Nem todos são ricos e o país está em crise.

Pois... mas com tanto aumento nas vendas dos VE
com tanto apreço pelas marcaa xhinesas
Com tanto desejo de " todos " mudarem para um VE porque é quase a ultima coca cola do deserto
....
Afinal, por aqui só se compra usados importados baratuchos, que assim pagam menos imposto, já alguem estreou as tecnologias, e a depreciacao do valor é muito maior que num combustão!

E vêem nas revistas e online a apreciação do que outros dizem da qualidade, do espaço , do software, etc e fazem manutenção no amigo, ou melhor, nem fazem !

Como lhe disse a ele. Os carros do grupo no geral(fora países onde realmente faz sentido) a bomba de calor é opcional o que leva a que qualquer revisão/manutenção necessária não só seja mais cara(o gás do AC é mais caro nos com bomba), como não há muitas oficinas com as máquinas necessárias para tal ainda pior... O meu se eu quiser vou fazer a revisão do Ac a uma qualquer "norauto" da vida, quem tenha o mesmo modelo que o meu mas com bomba de calor só consegue ir a uma mão cheia de oficinas oficiais.

Tenho ideia que desde 2017 todos os fabricantes na Europa foram obrigados a colocar o gás R-1234yf e abandonaram o comum R-134a, por isso com bomba de calor ou sem ela (no fundo o sistema é igual em termos de gás, mas mais complexo, pois é reversivel) deverão usar o mesmo tipo de gás.
E sim, este gás é muito mais caro que o anterior, mas já começa a estar disponivel em muitas as oficinas.

Alguém sabe se é normal um carregamento feito com cartão físico Eletroverse (na app o posto nem existe) há 4 semanas atrás, e até ao dia de hoje não ter sido cobrado o carregamento?

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

Tenho ideia que desde 2017 todos os fabricantes na Europa foram obrigados a colocar o gás R-1234yf e abandonaram o comum R-134a, por isso com bomba de calor ou sem ela (no fundo o sistema é igual em termos de gás, mas mais complexo, pois é reversivel) deverão usar o mesmo tipo de gás.
E sim, este gás é muito mais caro que o anterior, mas já começa a estar disponivel em muitas as oficinas.
Então digo assim, os carros com bomba de calor(pelo menos no grupo VAG) usam o gás R744(CO2), sem bomba de calor usam o mais comum R1234yF.

Tirado do Gemini:
​1. O Padrão de Mercado: Gás R1234yf
​A maioria dos fabricantes optou por manter o R1234yf mesmo quando equipam os carros com bomba de calor.
​Quem usa: Tesla (Model 3, Y, S, X com o sistema Octovalve), Hyundai / Kia (Ioniq 5, Ioniq 6, EV6, EV9, Kauai), Renault (Megane e Scenic E-Tech), Stellantis (Peugeot e-208/e-3008, Fiat 500e), Nissan (Ariya), entre outros.

​Porquê? Permite às marcas utilizar componentes de climatização muito mais standard, o que reduz drasticamente os custos de fabrico e simplifica a manutenção. Praticamente qualquer oficina automóvel atual tem máquinas para carregar e reparar sistemas com R1234yf.

​A Desvantagem: Embora estas bombas de calor poupem muita energia em outonos suaves ou invernos ligeiros (temperaturas acima de 0°C), a sua eficiência térmica começa a cair drasticamente quando os termómetros descem abaixo dos -5°C ou -10°C. Nesses cenários de frio extremo, o gás perde capacidade de pressão e o carro é obrigado a ligar as resistências elétricas para compensar.

​2. O Grupo do CO₂ (R744)

​O Grupo Volkswagen (VW, Audi, Cupra, Skoda) foi o grande pioneiro e defensor do CO₂ (R744) para as bombas de calor em plataformas elétricas (como a MEB). No entanto, algumas marcas premium alemãs também o utilizam ou utilizaram em modelos específicos de gama alta:

​Quem usa: Mercedes-Benz (em alguns modelos das gamas EQ) e BMW (em modelos selecionados de topo).

​Porquê? As propriedades termodinâmicas do CO₂ permitem-lhe manter uma eficácia brutal mesmo a temperaturas congelantes de -15°C ou -20°C sem precisar quase nada do aquecedor elétrico. É a solução ideal para os invernos rigorosos do norte da Europa.

​A Desvantagem: Obriga a uma engenharia cirúrgica. Como o CO₂ exige pressões de trabalho de 100 a 140 bar (comparadas com os escassos 15 a 20 bar do R1234yf), as tubagens, compressores e válvulas têm de ser ultra-reforçados, encarecendo o opcional no momento da compra e as futuras reparações.

Não percebi, aí não refere nada que indique a possibilidade de outro gás na plataforma MEB que não o R744. O teu que gás usa?

Não percebi, aí não refere nada que indique a possibilidade de outro gás na plataforma MEB que não o R744. O teu que gás usa?
R1234yf. Tenho dito o mesmo desde inicio, os com bomba de calor usam o R744 e os sem o R1234yf que a grande maioria dos carros usam há anos.

Back