Tópico dos carros eléctricos

Começou na estética, foi para aos botões e, depois, os Anti tesla do costume começaram a desconversar.

Se modelo A ou B é bonito, isso é algo que nem vale a pena discutir, diria eu, considerando a subjectividade subjacente a esse tema.

se nem vale a pena discutir, porque é depois de eu fazer uma comparação estética vens com videos de um carro para dizer que o carro não presta?
a parte dos botões, para mim (e fazendo referencia ao Q4) não pode ser era um questão estética, além de funcional? (já que era isso que estávamos a falar).
se a parte do anti-tesla era para mim, estás enganado na casa, porque como podes reler eu disse "um tesla model 3 é a compra mais racional que se pode fazer".

e qual o problema de se discutir a estética dos carros? não é isso que a grande maioria dos consumidores privilegia?

Acho que há aqui gente com muitos dogmas...

Mas tem muitos botões 😛

É curioso que andam à volta do Q4 e esse nem sequer tem muitos botões. Houve uma geração da Insignia que, essa sim, tinha uma consola confusa com inúmeros botões.

Eu sou um dos que gosta muito do interior do Q4, assim como o interior do A3, mas obviamente não me vou por aqui a discutir gostos com os demais users de fórum, como se tem visto nas últimas páginas. Cada um terá as suas preferências.

Quanto ao carro em sim, quando lhe fiz o test-drive (em 2021) pareceu-me de boa construção, onde já havia indícios de cortes na qualidade que a Audi nos tinha habituado. Infelizmente a Audi e praticamente todas as marcas automóveis têm regredido neste particular, o que é pena.

Em relação ao software, não dei qualquer importância ao mesmo, acho que nem mexi em nada no display, limitei-me a desfrutar da condução. Na altura cheguei a dizer aqui que os 204cv souberam a pouco, talvez defraudando a expectativa de um EV com binário instantâneo. Não sendo mau ou submotorizado, achei que podia ter mais potência e, actualmente, já há a versão de 286cv (salvo erro).

Já como EV, e não tendo qualquer conhecimento técnico aprofundado, não me vou pronunciar. Sei que é igual ao Enyaq e ao Id4 e pouco mais.

Até que enfim, tu nunca concordas, deturpas o que os outros dizem.[;)]

O problema é que tu (e outros por aqui) recorrem frequentemente à desonestidade intelectual, fazendo afirmações que são falsas ou não têm qualquer suporte factual.

Depois, quando são confrontados com evidência, passam a dizer que era apenas uma opinião, que afinal não queriam dizer exatamente isso ou, na maioria das vezes, que foram mal interpretados.

[:)]

Eu em 2023 fiquei pasmo quando fui fazer um test drive ao Audi Q3 Hibrido Plug In.

Um modelo que tinha sido lançado há pouco tempo e tínhamos que carregar na chave para abrir a porta, abrir a chave, enfiar a chave no canhão e rodar como se fosse ligar o motor a combustão. Depois tinha que carregar no botão Start, e apertar a manete da caixa de velocidades e deslocá-la até à posição D. Depois sim, pronto para arrancar em modo eletrico.

Um motor elétrico que só dava para 50kms WLTP, tracção frontal e uns 200 e pouco cavalos.

Se não estou em erro, só tinha sensores atrás. Nem sensores à frente, muito menos câmara traseira.

Isto tudo pela módica quantia de 45k€+IVA, ou 49k€+IVA, já nem me lembro bem.

Foi absolutamente evidente que a Audi para além estar com um medo tremendo de evoluir e investir a sério, não percebia como estava atrás da concorrência.

Acabou por vir um BMW 225e pack M por 35k€+IVA.

Entretanto em 2024 estive a ver um audi Q4 e-tron de um cliente que pagou 58k€ pelo carro e esperou mais de um ano pelo mesmo, e enquanto esperava o carro aumentou 2k€ no preço inicial acordado.
Resumindo, para além de nada assim tão diferente do que senti no Q3, ainda deu para perceber que a Audi estava a cortar em muito nos materiais. Tanto à frente com a trás.

O problema é que tu (e outros por aqui) recorrem frequentemente à desonestidade intelectual, fazendo afirmações que são falsas ou não têm qualquer suporte factual.

Depois, quando são confrontados com evidência, passam a dizer que era apenas uma opinião, que afinal não queriam dizer exatamente isso ou, na maioria das vezes, que foram mal interpretados.

[:)]

Eu sei, estão todos mal, só tu é que estás bem.[:D]

A bitola por aqui é ter botões, basta ter e já são carros top.

Nem os fanboys da Audi (basta ir aos forums) acham o Q4 bom, seja em materiais, seja em design de interior.
Eu preferia o Id4/5, que tem a mesma plataforma.

Vejam esta review

Ja nem falo dos casos que conheço (2) em que os carros ficaram meses a fio na oficina..um deles deu lugar à revogação do renting.

Mas claro, são gostos e respeita-se.
O Q4 tem um problema muito grande, a Audi quis usar no mesmo partes do hardware e software do E-tron(agora Q8), numa plataforma(MEB) que não foi feita para isso... o próximo Q2 vai usar a mesma plataforma e aposto que vai usar o mesmo software e hardware do carros do grupo com essa plataforma... e tambem aposto que dará menos dores de cabeça.

Eu em 2023 fiquei pasmo quando fui fazer um test drive ao Audi Q3 Hibrido Plug In.

Um modelo que tinha sido lançado há pouco tempo e tínhamos que carregar na chave para abrir a porta, abrir a chave, enfiar a chave no canhão e rodar como se fosse ligar o motor a combustão. Depois tinha que carregar no botão Start, e apertar a manete da caixa de velocidades e deslocá-la até à posição D. Depois sim, pronto para arrancar em modo eletrico.

Um motor elétrico que só dava para 50kms WLTP, tracção frontal e uns 200 e pouco cavalos.

Se não estou em erro, só tinha sensores atrás. Nem sensores à frente, muito menos câmara traseira.

Isto tudo pela módica quantia de 45k€+IVA, ou 49k€+IVA, já nem me lembro bem.

Foi absolutamente evidente que a Audi para além estar com um medo tremendo de evoluir e investir a sério, não percebia como estava atrás da concorrência.

Acabou por vir um BMW 225e pack M por 35k€+IVA.

Entretanto em 2024 estive a ver um audi Q4 e-tron de um cliente que pagou 58k€ pelo carro e esperou mais de um ano pelo mesmo, e enquanto esperava o carro aumentou 2k€ no preço inicial acordado.
Resumindo, para além de nada assim tão diferente do que senti no Q3, ainda deu para perceber que a Audi estava a cortar em muito nos materiais. Tanto à frente com a trás.
Aí a culpa é da Audi ser forreta... É que o meu carro(VW) é de 2020 e de série todos tinham keyless go(é só sentar, carregar no pedal de travão e escolher a marcha), como opção havia o Keyless entry em que basta aproximar do carro para ele destrancar e para trancar basta tocar no puxador da porta(os mais recentes já trancam ao afastar)... o meu tem ambos e é de facto um conforto de utilização muito grande, melhor só os novos que agora têm chave digital(telemóvel).

O Q4 tem um problema muito grande, a Audi quis usar no mesmo partes do hardware e software do E-tron(agora Q8), numa plataforma(MEB) que não foi feita para isso... o próximo Q2 vai usar a mesma plataforma e aposto que vai usar o mesmo software e hardware do carros do grupo com essa plataforma... e tambem aposto que dará menos dores de cabeça.

Obrigado pelo feedback , como sabes valorizo a tua opinião, precisamente porque tens um ID3 e tens conhecimento sobre o que se passa no grupo [;)]

Aí a culpa é da Audi ser forreta... É que o meu carro(VW) é de 2020 e de série todos tinham keyless go(é só sentar, carregar no pedal de travão e escolher a marcha), como opção havia o Keyless entry em que basta aproximar do carro para ele destrancar e para trancar basta tocar no puxador da porta(os mais recentes já trancam ao afastar)... o meu tem ambos e é de facto um conforto de utilização muito grande, melhor só os novos que agora têm chave digital(telemóvel).

precisamente , nada justifica (como dizem no video que partilhei) que um carro com a spec top tenha bancos com ajuste manual, por ex.

O importante é ser feliz.

Dentro dos EVs, eu contentava-me com este:

audi-rs-e-tron-performance-2024.jpg

O importante é ser feliz.

Dentro dos EVs, eu contentava-me com este:

Por acaso já estive dentro de um, lindissimo e com bons apontamentos.

Preferia um destes a um porsche, por ex.

Mas já é muito acima de um Q4-etron, que era o que se falava.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	550.0 KB ID:	14725049​​

Por acaso já estive dentro de um, lindissimo e com bons apontamentos.

Preferia um destes a um porsche, por ex.

Mas já é muito acima de um Q4-etron, que era o que se falava.

​​​

Tens mais sorte que eu... Só me calham teslas :sh)

Back