Tópico dos carros eléctricos

Não comparei com nenhum carro ou marca, apenas fiz referencia ao que disseram sobre a qualidade dos modelos elétricos renault acrescentando que na minha opinião são também dos carros mais bonitos e com mais carisma do setor automovel. Nesse aspeto, e para mim nenhum bate o R5 que tem muita pinta.

Não percebo a necessidade de ir logo comparar...

eu compro carros que gosto, e sempre considerei o aspeto e o carisma como uma das condicionantes finais no ato da compra. (la está, são coisas subjetivas). Por isso, não compraria nenhum chines porque lhes falta esse tal carisma (que virão a ter, não tenho duvidas nenhumas... ). Também nunca compraria um Tesla M3 porque não gosto nada do aspeto, mas ao mesmo tempo considero, sem duvida nenhuma, a compra mais racional que se pode ter.
Mas comprar um carro é algo mais do que racional, e assim sendo, gosto de olhar para o design da coisa :). São coisas subjetivas, mas lá está a vida não é só feita de racionalismos... e ainda bem.

É o mercado… são 2 segmentos C banais, 4 metros e tal, hatchbacks, o megane por 38 tem bancos em tecido manuais atenção não é nenhum espírito alpino!

Para mim têm mesmo de ser muito muito muito bonitos. É só isso que tenho a dizer, rigorosamente mais nada!

A mim queriam mais dinheiro para resolver os problemas dum carro com 6 anos do que o valor que foi vendido!
Depois ainda fui influenciado por amigos para comprar outro Bmw, mas felizmente também foi vendido rápido para não ter mais dores de cabeça (um problema novo todas as semanas, mas também já era um carro mais antigo).
Depois ganhei juízo e felizmente não comprei outro Bmw e até hoje nunca mais tive que gastar muito dinheiro com carros.
Mas eu não tenho dinheiro para gastar com carros, por isso o problema pode ser só meu.
É o que dá escolher carros de combustão. Já em EVs os BMW não dão grandes problemas. Tive uma avaria em 4 anos.

A sério que não é ovbio que é uma lista de motivos pelo qual uma peça pode demorar foi feita pela IA?

Em relação à parte em negrito, o que ias fazer? Bater-lhes?

Olha a tua marca adorada, 6 semanas para mandar vir uma peça da Holanda? Isto é tudo menos normal.

Ver anexo 14729293

Se não percebes de logistica não comentes. Cada carro tem cerca de 20-40 mil peças, imagina uma marca com 10 modelos diferentes, são 300 mil referencias, é impossivel, mesmo para uma Toyota desta vida, ter isso disponivel para stock imediato, mesmo com transferência de stock entre concessionários. A solução é encomendar mas...

Se mandares vir uma peça volumosa (tipo um para-choques) de avião, pagas 300-600€ de portes, se vier num contentor pagas 5000€ pelo contentor, se vierem 200 para-choques lá dentro (não faço a minima ideia quantos leva) fica 25€ de portes por cada peça. Mas para mandares vir um contentor não podes pedir 1 peça para um cliente e 199 peças para stock, tens que juntar vários pedidos e fazer uma estimativa das peças que se vão gastar posteriormente. Portanto um cliente pede uma peça, espera pela proxima encomenda, espera o tempo de trânsito, espera o desalfandegamento, espera pela distribuição do contentor. Epá se não admites isto vai e reclama, pode ser que te dêm um tratamento especial.

Portanto uma marca europeia que tenha componentes chineses e esses componentes demorarem 1 mês, é explorar o consumidor. Uma marca chinesa que todos os componentes são chineses já está tudo bem?
Ver anexo 14729298

PS- há uns meses disse num post que não ia perder mais tempo contigo, ias levar com respostas de IA, andas há meses a falar com um "bot". Procura esse comentário, está algures aí. A pergunta que deves fazer (e deves faze-la a ti próprio) é porque é que respondo normal aos outros (mesmo aqueles de discordo completamente do que dizem), mas a ti deixo-te falar com o ChatGPT.
Mas tu lês aquilo que tu colocas aqui?

O que aí diz sobre a Tesla é que demora 1 a 3 dias ou no máximo 4 semanas mas mais do que isso não é normal. Foi aquilo que eu disse. Um 1 mês ou mais não é um tempo de espera normal.

Pode acontecer mas NÃO É NORMAL. É inadmissível e não deve acontecer. Acontece sim mas não deve acontecer.

Eu não tenho marcas adoradas, todas as marcas têm problemas e nenhuma é perfeita, eu nunca iria comparar o meu Tesla de 2024 com o meu ex-Peugeot 107 de 2008 e chegar à conclusão que a Tesla é melhor que é aquilo que tu fazes com o teu BMW de 2022 e o teu Peugeot 207 de 2007.

Tal como pode acontecer um carro ter uma avaria grave com poucos anos mas não é normal e não deve acontecer.

O teu discurso dá a entender que isso é algo normal e compreensível quando não o é, é uma falha da marca ou dos fornecedores. Uma marca de grande volume tem a obrigação de não deixar um cliente à espera durante tanto tempo por causa de peças. Ainda para mais quando a marca é da Europa, o carro é europeu é o cliente também. Isso é equivalente ao carro ter um problema grave de fiabilidade. É uma falha grave no serviço prestado ao cliente. Agora sim vai acontecer, numas marcas mais do que noutras, porque nada é perfeito mas não deve acontecer.

O teu grau de exigência é baixo pelo menos em serviço como já se percebeu por andares sempre a defender a incompetência de certas marcas só porque são europeias, a mim não me interessa a nacionalidade mas sou assim em tudo, também não avalio as pessoas pela nacionalidade mas sim pela competência.

Última edição:
A mim queriam mais dinheiro para resolver os problemas dum carro com 6 anos do que o valor que foi vendido!
Depois ainda fui influenciado por amigos para comprar outro Bmw, mas felizmente também foi vendido rápido para não ter mais dores de cabeça (um problema novo todas as semanas, mas também já era um carro mais antigo).
Depois ganhei juízo e felizmente não comprei outro Bmw e até hoje nunca mais tive que gastar muito dinheiro com carros.
Mas eu não tenho dinheiro para gastar com carros, por isso o problema pode ser só meu.

E se fosse eu provavelmente faria o mesmo. Regra minha, peço sempre 2 orçamentos para a mesma coisa. Depois analiso os prós e contras porque nem sempre o mais barato é melhor. Por exemplo (acho que nunca contei aqui), tenho um familiar com um e208 que sempre levou o carro à marca mesmo após terminar a garantia. Teve um problema no OBC fora de garantia, mas como é um problema reconhecido pela marca ele reclamou e a marca trocou gratuitamente precisamente porque todas as revisões foram feitas lá. Portanto as revisões (aparentemente mais caras), ficaram mais baratas que fazer as revisões noutro lado.

BMW dá essencialmente problemas nos motores porque o resto do carro aguenta muito bem com o passar dos anos. Como o meu é elétrico nunca me preocupou muito porque acredito que não vou ter grandes problemas de fiabilidade, até ver, o tempo tem-me dado razão.

Agora voltando ao inicio, se o carro der problemas não sou eu que os vou resolver, vou pagar a alguem que os resolva, pode ser a BMW ou outra oficina especializada, aquilo que achar mais conveniente (e pode ser a opção mais cara).

Grupo Volkswagen sem mãos a medir para tantas encomendas Grupo Volkswagen sem mãos a medir para tantas encomendas
Isso é na Europa. A obrigação de qualquer marca europeia é vender bem na Europa. A Vw na Europa tem a hegemonia do mercado automóvel generalista há décadas, qual é a surpresa?

Fazer uma festa porque uma marca europeia tem sucesso na Europa, isto é o grau zero de exigência. Incrível mas vindo de ti já se tornou normal.

Mas tu lês aquilo que tu colocas aqui?

O que aí diz sobre a Tesla é que demora 1 a 3 dias ou no máximo 4 semanas mas mais do que isso não é normal. Foi aquilo que eu disse. Um 1 mês ou mais não é um tempo de espera normal.

Pode acontecer mas NÃO É NORMAL. É inadmissível e não deve acontecer. Acontece sim mas não deve acontecer.

Eu não tenho marcas adoradas, todas as marcas têm problemas e nenhuma é perfeita, eu nunca iria comparar o meu Tesla de 2024 com o meu ex-Peugeot 107 de 2008 e chegar à conclusão que a Tesla é melhor que é aquilo que tu fazes com o teu BMW de 2022 e o teu Peugeot 207 de 2007.

Tal como pode acontecer um carro ter uma avaria grave com poucos anos mas não é normal e não deve acontecer.

O teu discurso dá a entender que isso é algo normal e compreensível quando não o é, é uma falha da marca ou dos fornecedores. Uma marca de grande volume tem a obrigação de não deixar um cliente à espera durante tanto tempo por causa de peças. Ainda para mais quando a marca é da Europa, o carro é europeu é o cliente também. Isso é equivalente ao carro ter um problema grave de fiabilidade. É uma falha grave no serviço prestado ao cliente. Agora sim vai acontecer, numas marcas mais do que noutras, porque nada é perfeito mas não deve acontecer.

O teu grau de exigência é baixo pelo menos em serviço como já se percebeu por andares sempre a defender a incompetência de certas marcas só porque são europeias, a mim não me interessa a nacionalidade mas sou assim em tudo, também não avalio as pessoas pela nacionalidade mas sim pela competência.

Irra, mas leste tu o que eu escrevi?

A imagem que coloquei fala em 1 a 3 dias para peças comuns, 1 a 3 semanas para carroçaria/vidros e até 2 a 6 semanas para componentes maiores como baterias ou inversores.

6 semanas passa claramente de um mês. Pela forma dramática como falaste, até parecia que ias cortar os pulsos se uma peça demorasse um mês a chegar.

E ninguém disse que isso é desejável. Claro que uma marca deve tentar ter peças disponíveis e resolver rápido. O que eu disse é que há dezenas de razões para uma peça não estar em stock e demorar 1 mês a chegar: baixa rotação, mercado pequeno, peça cara, peça volumosa, poucas unidades vendidas, rede reduzida, armazém central europeu, dependência da fábrica, recalls, problemas logísticos, referências alteradas, etc.

Não é só “há aviões” e pronto. Se fosse assim tão simples, não havia atrasos em marca nenhuma.

E essa do meu “grau de exigência ser baixo” é deliciosa. Acabei de dizer noutro post que pago para ser bem servido, e vens tu concluir que tenho baixo grau de exigência porque não alinho na tua simplificação.

O meu grau de exigência não é baixo. A minha paciência para argumentos martelados é que já vai curta.

E se fosse eu provavelmente faria o mesmo. Regra minha, peço sempre 2 orçamentos para a mesma coisa. Depois analiso os prós e contras porque nem sempre o mais barato é melhor. Por exemplo (acho que nunca contei aqui), tenho um familiar com um e208 que sempre levou o carro à marca mesmo após terminar a garantia. Teve um problema no OBC fora de garantia, mas como é um problema reconhecido pela marca ele reclamou e a marca trocou gratuitamente precisamente porque todas as revisões foram feitas lá. Portanto as revisões (aparentemente mais caras), ficaram mais baratas que fazer as revisões noutro lado.

BMW dá essencialmente problemas nos motores porque o resto do carro aguenta muito bem com o passar dos anos. Como o meu é elétrico nunca me preocupou muito porque acredito que não vou ter grandes problemas de fiabilidade, até ver, o tempo tem-me dado razão.

Agora voltando ao inicio, se o carro der problemas não sou eu que os vou resolver, vou pagar a alguem que os resolva, pode ser a BMW ou outra oficina especializada, aquilo que achar mais conveniente (e pode ser a opção mais cara).
A Bmw dá problemas em todo o lado, não apenas no motor.
Mas tive azar por ter modelos pre lci, numa marca que cobra um rim pelos carros e depois temos que esperar por uma atualização para resolver problemas que nunca deveriam existir numa marca como esta.
Mas quem vai a um stand parece que está a comprar um Ferrari, pela conversa dos vendedores.
A mim não enganam mais.

Não percebo o que quers dizer com "parece que está a comprar um Ferrari", fui muito mais bem tratado do que na Nissan, por exemplo.
Quanto a avarias, zero, a fazer 4 anos e 107 000 kms. ;)

Mas tive azar por ter modelos pre lci, numa marca que cobra um rim pelos carros e depois temos que esperar por uma atualização para resolver problemas que nunca deveriam existir numa marca como esta.
Mas quem vai a um stand parece que está a comprar um Ferrari, pela conversa dos vendedores.
A mim não enganam mais.
Estatisticamente, BMW está bem colocada no que diz respeito a fiabilidade.

Até ver, zero avarias. Conta com 67 mil km.

O meu 407 na mesma altura já tinha trocado embreagem, motor de arranque e bomba de direcção assistida (tudo dentro de garantia).

De 647kms previstos pela marca, este Skoda peaq conseguiu ultrapassar essa marca, chegando aos... 936kms!!!

Irra, mas leste tu o que eu escrevi?

A imagem que coloquei fala em 1 a 3 dias para peças comuns, 1 a 3 semanas para carroçaria/vidros e até 2 a 6 semanas para componentes maiores como baterias ou inversores.

6 semanas passa claramente de um mês. Pela forma dramática como falaste, até parecia que ias cortar os pulsos se uma peça demorasse um mês a chegar.

E ninguém disse que isso é desejável. Claro que uma marca deve tentar ter peças disponíveis e resolver rápido. O que eu disse é que há dezenas de razões para uma peça não estar em stock e demorar 1 mês a chegar: baixa rotação, mercado pequeno, peça cara, peça volumosa, poucas unidades vendidas, rede reduzida, armazém central europeu, dependência da fábrica, recalls, problemas logísticos, referências alteradas, etc.

Não é só “há aviões” e pronto. Se fosse assim tão simples, não havia atrasos em marca nenhuma.

E essa do meu “grau de exigência ser baixo” é deliciosa. Acabei de dizer noutro post que pago para ser bem servido, e vens tu concluir que tenho baixo grau de exigência porque não alinho na tua simplificação.

O meu grau de exigência não é baixo. A minha paciência para argumentos martelados é que já vai curta.

Só em casos muito específicos é que ultrapassa um mês e tu podes dizer o que quiseres mas não é nem nunca será normal estar-se à espera de peças um mês ou mais numa marca automóvel de elevado volume.

O que tu colocaste aqui contradiz-te e tu nem percebeste. Tu disseste que era normal esperar 1 mês ou mais, a informação que tu colocaste aqui diz que isso só acontece em casos muito específicos. E sim, é verdade, pode acontecer mas não é normal.

Isso é como um carro ter uma avaria grave de motor com poucos anos e menos de 100k km, pode acontecer mas é tudo menos normal.

Os europeus são pouco exigentes em termos de serviços, isso é um problema europeu muito conhecido, os EUA e a Ásia estão muito mais avançados e os Norte-Americabos até fazem piadas sobre isso. É a realidade.

É um facto quer tu queiras quer não, não podes mudar a realidade. Mas essa falta de exigência é a principal responsável para a economia europeia estar como está. É o que é.

Nunca tive mais de 1 semana à espera de peças para automóveis, se tivesse de estar mais de 1 mês à espera começava logo a procurar alternativas para mudar de marca, não admitiria uma tal falha de serviço. Não faz qualquer sentido. As marcas europeias riem-se dos consumidores europeus, é triste.

A mim não enganam mais.
Eu sou grande crítico das marcas alemãs e muito dificilmente algum dia voltarei a comprar um carro alemão (porque são demasiado caros e a fiabilidade é irregular para o meu nível de exigência) mas como sou honesto e não sou hater tenho de dizer isto, a Bmw nos últimos anos tem melhorado bastante a fiabilidade dos seus carros depois de vários anos de produtos cheios de problemas principalmente de 2005 a 2018. Hoje a Bmw é a mais fiável das alemãs.

Já quanto à Mercedes e à Vw/Audi, a única coisa que me apraz dizer é boa sorte para quem compra carros dessas marcas... Nos EUA andam a ser arrasadas e com toda a razão.

Voltar
Superior