Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 115 9,3%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,5%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 506 41,0%

• Total de eleitores
    1.234
2 pontos muito importantes Whereagles[;)]

1º- Referia-me exclusivamente aos prazos ditos de exploração/prospecção do produto.

2º- As calotas polares já estão a derreter por isso referi o interesse assumido pelas companhias/governos na exploração dos seus recursos naturais que como é sabido são bastantes, por isso é que as explorações geológicas não param nessas zonas.

A dita irresponsabilidade no acto, bem o que escrevi são simples factos que estão a ocorrer actualmente na área geográfica em causa.

Estes gráficos são engraçados, mas como é sabido existem outros[;)] (não os ponho em causa apenas constato a existência de outros dados)

Turbo, já lhe tinha dito isso. Como diria outro eu explico você (ele) complica [:D].

Citação:
Originalmente Colocado por TURBO
Como já tinha sido referido atrás neste tópico para tal é necessário forte investimento (estatal/privado) e principalmente é necessário uma total prioridade politica na área energética coisa que nunca houve por cá no burgo.

Nem cá nem em lado nenhum... excepto talvez alguns países nórdicos (Dinamarca, Suécia..). O investimento renovável massivo, seja estatal ou privado, só será feito quando for economicamente rentável. Isso requer petróleo a $250-300. Até lá pouco ou nada será feito.

Já agora, é absolutamente vital que os governos controlem os biocombustíveis. Senão vamos ter muita fome por aí... já o Sec.-Geral da ONU o disse.

Distraído Whereagles[;)], então os acordos energéticos firmados com países produtores dos ditos BC (ex. recente do Brasil), uma intensa prospecção/exploração/I&D em novas tecnologias da área, leis federais cada vez mais restritivas à poluição, politica externa com uma atenção primordial para os mercados/zonas geográficas onde se situa a matéria-prima essencial ainda afirma que não existe uma clara opção energética no mercado mais guloso das ditas no Planeta ( mas isto passa-se em toda a Europa Ocidental), e mesmo em relação às EA é claro que como foi bem dito a uma escala menor enquanto a exploração petrolífera for rentável e como o próprio Whereagles já tantas vezes o disse/escreveu aqui neste tópico não houver real alternativa energética e em termos masivos ao dito.

Mas a nível nacional, não vejo uma politica agressiva/radical neste dossier que possibilita-se algum conforto para o consumidor, porque se agora está complicado em termos de custo final, como será quando as variáveis ainda estiverem mais sobrevalorizadas.

Quanto à ONU e os ditos BC, esta afirma aquilo que qualquer pessoa minimante informada sobre o assunto[;)] iria afirmar: regulação do mercado e desenvolvimento sustentado do mesmo senão as consequências serão óbvias.

Biocombustíveis: o caminho para acabar com a pobreza?

Ainda muito recentemente, o director-geral da ONU para a Agricultura e Alimentação Jacques Diouf escrevia que este desafio só se poderá cumprir se forem tomadas as decisões adequadas e empregadas as políticas correctas. Mas, para tal, é indispensável que se desenhe com urgência uma estratégia mundial para o sector da bionergia. Caso contrário, como alerta o responsável da ONU, os efeitos poderão ser devastadores e sumariamente contrários, potenciando o aumento da pobreza e os estragos ambientais.

turbo, não percebi nada do que disseste... lol

Não faz mal Whereagles[;)] como disse acima o membro anda um pouco distraído em alguns pontos da matéria em análise.

Só para os mais distraídos!, o petróleo transaccionado nos mercados Asiáticos já este mês bateu a mítica barreira dos US$100 o barril.

Nova ordem energética

(A questão nos nossos índices de referência em relação ao petróleo chegarem a tal nº já nem se colocam).

À procura de novas reservas

O gestor já anda a estudar uma forma de antecipar a produção deste poço, só assim poderá garantir verbas suficientes para sustentar os elevados investimentos a que a actividade obriga. Além disso, está a atento a tudo o que possa representar novas oportunidades de negócio e já marcou na agenda os leilões de novos blocos tanto no Brasil como em Angola. Mas há vida além da extracção. Em Espanha as atenções de Ferreira de Oliveira centram-se na distribuição de combustíveis e na tentativa de comercialização de gás natural.

Se tal não acontecesse é que seria de estranhar!

Portugal pode ter reservas próprias de gás natural suficientes para cobrir 65% das necessidades do país.

É o que revela a tese de doutoramento de um estudo elaborado por um geofísico a que a revista “Visão” teve acesso.

A confirmar-se, esta descoberta pode valer 320 milhões de euros.

Hugo Matias desenvolveu uma tese de doutoramento em torno do potencial petrolífero da bacia algarvia.

A resposta é “talvez”, mas muito improvável. Para ter certezas é preciso chegar à fase de furar.

Já sobre a existência de gás natural, há um grau de incerteza menor.

O investigador levou em conta a descoberta feita há 27 anos em Espanha, na zona de Cádiz, de dois campos de gás natural.

Ao que tudo indica esses reservatórios chegam até Portugal e, segundo as contas de Hugo Matias, podem ter gás natural suficiente para 65% das necessidades portuguesas, tendo por referência o consumo de 2004.

Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=39&ContentId=225922

+1 aumento
Gasoleo - 1.074
95 - 1.329
98 - 1.394

Este tópico é excelente, até porque permite avaliar a evolução dos preços.

Eu tenho uma folha de excel com comparativos de consumos dos meus carros (diesel vs gasolina), e até pensei que havia algum erro nos dados então introduzidos.

Pelo quote (de 20-04-2006) se vê que:

Gasóleo passou para 1,193 € na BP (0.119 € de aumento)

a 95 vi a 1,38 na galp (arredondando para 1.33 = 0.05 €)

a 98 vi na galp a 1.51 € (1.51-1.394 = 0.116 € de aumento)

Assim de repente, o gasóleo aumentou sensivelmente o mesmo que a 98 octanas.

A 95 aumentou cerca de metade do gasóleo !

Ou seja, na realidade tem vindo a verificar-se uma aproximação dos preços do gasóleo e da gasolina 95, o que me parece ser fruto de uma redução da margem das gasolineiras (na gasolina), já que tanto quanto julgo saber os impostos sobre os combustíveis não foram alterados.

Outra perspectiva poderá ser um aumento da margem de lucro no gasóleo devido à maior procura, mas o facto da aproximação estar a acontecer parece inquestionável !

Tabela de preços da gasolina sem chumbo 95 em algumas cidades do Planeta.

RankingdeGasolina.jpg

"Os preços do petróleo negociavam hoje pouco alterados, e em Londres o barril continua a cotar perto dos 90 dólares, depois de ontem ter sido anunciado uma subida inesperada das reservas." J.Negócios

Nada faz esse cabrã0 baixar? [8b]

Ontem meti a 1,099 no Carrefour

Alguém sabe qual é o óleo alimentar mais apropriado para o motor 1.4 HDi?

Última edição:
1. O sector automóvel é responsável por 20-25% das emissões. Quem mais polui é o sector energético (centrais a gás natural e carvão), com cerca de 30-35%. Fonte do boneco abaixo: agência internacional de energia

evolution_graph5.gif

Resumindo: acho perfeitamente justo que a indústria automóvel seja responsabilizada pelas emissões que causa. Eu bem sei que ninguém gosta de andar a pé, mas há que reconhecer que andar de carro, tal como ele hoje existe, é ecologicamente erradíssimo.

2. Em última análise, um dia tudo será energias renováveis e sustentáveis. Isto porque tudo o que não o for, acabará por esgotar.. lol.

Mas também é a que mais soluções técnológicas apresenta para fazer face as essas mesmas % ao contrário de muitas outras indústrias poluentes, por acaso o editorial feito pelo director da AF nº 399 em relação a este assunto é de leve leitura mas muito objectivo neste ponto em particular (digo eu!).

"Os preços do petróleo negociavam hoje pouco alterados, e em Londres o barril continua a cotar perto dos 90 dólares, depois de ontem ter sido anunciado uma subida inesperada das reservas." J.Negócios

Nada faz esse cabrã0 baixar? [8b]

Ontem meti a 1,099 no Carrefour

Alguém sabe qual é o óleo alimentar mais apropriado para o motor 1.4 HDi?

A palavra inesperada aplicada ao contexto é deveras engraçada!

É claro que a mesma teve reflexos imediatos (pequenas correcções) no preço ao qual o barril estava a ser transaccionado nos principais índices do mercado.

Ainda bem que na área de prospecção/exploração existem métodos mais objectivos no cálculo no âmbito das ciências exactas!

Hoje abasteci na Galp a 1,369€. C/os talões-maravilha do Continente lá me ficou a 1,319€... Yupi, k felicidade...

Reparo efectivamente, como diz o rca33 k o preço da gasolina e do gasóleo se estão a aproximar.
Na bomba a k fui, o gasóleo cotava a 1,189€, ou seja 18 cêntimos de diferença entre a 95 e o gasóleo.
Lembro-me k há uns tempos a diferença andava pelos 25 cênt, quando não era 30 cênt.

Reparei k mm c/a subida em flecha do crude, a gasolina 95 apenas aumentou cerca de 4 cêntimos em relação ao k estava.
Ao menos, 1 pouco de felicidade (ainda k relativa) p/quem como eu tem k pôr gasolina...

Última edição:
Voltar
Superior