Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 115 9,3%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,5%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 506 41,0%

• Total de eleitores
    1.234
Três indústrias sob alta pressão em Portugal

Transportes

O sector dos transportes é o calcanhar de Aquiles da economia portuguesa, já que absorve cerca de metade do consumo de petróleo. Ineficientes e dependentes da energia importada, os transportes são o eixo de transmissão mais rápido do choque internacional à economia doméstica, seja via preço da gasolina e gasóleo, seja através do transporte de mercadorias.

Alimentação

O preço dos alimentos está a subir de forma imparável, contribuindo por exemplo para um aumento da inflação e para a perda de poder de compra de todos os portugueses, mesmo os de menores rendimentos. Reflecte o custo dos transportes, mas também o advento dos biocombustíveis (movidos a cereais) e a procura cada vez maior das economias emergentes.

Turismo

Em Portugal, o crescimento da economia (a construção, o imobiliário e o sector dos serviços, por exemplo) depende do fluxo de turistas. Para Caleia Rodrigues, o choque petrolífero vem “comprometer” o negócio das companhias aéreas e por arrasto, o turismo de massas. “O jetfuel está cada vez mais caro, não creio os actuais calendários de voos sejam sustentáveis a prazo”, avisa.

As soluções:

Transportes

Fazer caminho-de-ferro para ligar as cidades. Fazer estações longe do centro das localidades, onde haja espaço para estacionar. Ligar periferias aos centros por metro. Mais transportes públicos. Ordenar o território, não permitindo a construção de bairros habitacionais em locais mal servidos por transportes públicos, alocar espaços específicos para indústrias, serviços e comércio e ligar esses espaços por serviço público regular. Investimento em energias alternativas (solar, vento, nuclear, ondas, maré, etc...). Pistas para ciclistas.

Alimentação

Controle estatal apertado sobre a produção de biocombustíveis. Usar o solo marginal para culturas energéticas e o solo fértil para culturas alimentares.

Turismo

Ligar os países por comboio de alta velocidade. Usar para isso o dinheiro que se gastaria em elefantes brancos, como p.ex. o novo aeroporto, que, por este andar, quando estiver concluído, já não haverá querosene para os aviões...

Claro que tudo isto só poderá acontecer no dia em que as pessoas deixarem de olhar para o umbigo. Isto é, NUNCA.

Portugueses pagaram este ano mais 48 euros de combustível

Faltaram cêntimos. Mais exactamente71, para o petróleo chegar aos 100 dólares. Chegue ele a esta marca histórica já hoje, ou dentro de semanas, o certo é que os portugueses já estão a sentir o efeito da subida na carteira. Há um ano, um depósito de gasolina levava um bragantino a Faro. Hoje, deixa-o apeado em Beja.

fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=306239

Então mas além do preço do combustível ter aumentado, os depósitos também encolheram foi? [8b]

Faltaram cêntimos. Mais exactamente71, para o petróleo chegar aos 100 dólares. Chegue ele a esta marca histórica já hoje, ou dentro de semanas, o certo é que os portugueses já estão a sentir o efeito da subida na carteira. Há um ano, um depósito de gasolina levava um bragantino a Faro. Hoje, deixa-o apeado em Beja.

Então mas além do preço do combustível ter aumentado, os depósitos também encolheram foi? [8b]

[:D][:D][:D] Estes jornalistas às vezes... (e quando digo "às vezes", quero dizer "90% das vezes")

não. o que é focado na reportagem é que pelo preço que se enchia um depósito no ínicio do ano, neste momento, com esse valor, só se chega a Beja [;)]

é o típico: a mim não me preocupa o aumento da gasolina...meto sempre 20€...

Estava-me a referir a Portugal.

Lembro-me que a ultima vez que fui a UK, o gasoleo estava mais caro que a gasolina.

Pensando bem, até "faz mais sentido" que o gasóleo seja mais caro, porque se trata de um combustível "melhor" e mais eficiente (embora não comente o nível de poluição produzido)

Não sei bem como é que se faz o processo de refinação, para saber se um ou outro é mais caro de produzir, apenas estou a olhar para a coisa numa óptica de produto final (bleh)

Hoje em Belém na Golpe (não é Golpe, é Galp, fugiu-me a boca para a verdade):

Gasóleo 1,204€
Gasolina 1,384€
Dizes bem!!!! "Golpe"!!!! [8b]
Ainda ontem, ao final do dia, abasteci gasóleo (numa estação em Linda-a-Velha, ou seja relativamente perto de Belém) e paguei 1,194€!!!! E já fiquei lixado pois à cerca de uns 20 dias (mais coisa menos coisa) tinha atestado com o gasóleo a 1,154€ (se não estou em erro!).
É sempre upa upa!!!! [8b]

Pensando bem, até "faz mais sentido" que o gasóleo seja mais caro, porque se trata de um combustível "melhor" e mais eficiente (embora não comente o nível de poluição produzido)

Não sei bem como é que se faz o processo de refinação, para saber se um ou outro é mais caro de produzir, apenas estou a olhar para a coisa numa óptica de produto final (bleh)

O gasoleo, a meu ver, faz todo o sentido estar mais barato, ate porque a industria dos transportes é o que mais usa. Mas como cada vez há mais procura, ele nao tarda a subir. A subir... A subir... E nao sei se nao passará o preço da gasolina.
Basta ver á cerca de 10 anos atras, a fatia de veiculos de particulares a diesel, e ver a actual fatia de veiculos de particulares a diesel.

Mas nao estou nada dentro deste assunto, até gostava que alguem explicasse ao certo que impostos pagamos no combustivel. Se alguem souber, agradecia a informaçao. apr:) E o preço do produto final, gasoleo/gasolina, sem impostos.

Já faltou mais! A diferença entre o gasóleo e a gasolina não andava "estabilizada" nos 0,20€ há algum tempo?? Se agora "encolheu" para os 0,18 €...mais dia menos dia temos um "empate técnico". [s)]

quando a diferença andou acima dos 0.20€ ninguém disse que a diferença iria subir para mais de 1€, porque é que agora há estes alarmismos?

[8b][8b][8b]

Visto desse lado, também tens razao.

Mas a ver vamos. Espero é que desçam os dois. [:D]
Isso é uma coisa que actualmente é quase impossível e acualmente com a maior procura desse líquido preto, mas com poucos novos poços a serem descobertos, acidentes em centrais de refinação, crises políticas, etc..., estão reúnidas as condições para não parar de aumentar!

Eu digo, pela altura do natal o diesel deve estar a rondar 1.25€/L ou mais!

Isso é uma coisa que actualmente é quase impossível e acualmente com a maior procura desse líquido preto, mas com poucos novos poços a serem descobertos, acidentes em centrais de refinação, crises políticas, etc..., estão reúnidas as condições para não parar de aumentar!

A unica saida seria mesmo no imposto.

Em Novembro do ano passado lembro-me de colocar SC95 a 1.20€ :(

Pela ideia que tenho, o gasoleo dentro de mto pouco tempo vai ter o mesmo preço que a gasolina, e a tendência sera para que estas diferencas se invertam, pelo menos se esta escalada desenfriada dos carros diesel continue.

Acho que a tua estimativa de preço por alturas do Natal deve estar certa! [8b] Infelizmente[s)]

O gasoleo, a meu ver, faz todo o sentido estar mais barato, ate porque a industria dos transportes é o que mais usa. Mas como cada vez há mais procura, ele nao tarda a subir. A subir... A subir... E nao sei se nao passará o preço da gasolina.
Basta ver á cerca de 10 anos atras, a fatia de veiculos de particulares a diesel, e ver a actual fatia de veiculos de particulares a diesel.
...

Na prática, e corrijam-me se estiver errado, o gasóleo é mais caro do que a gasolina. Os impostos é que alteram o rácio entre os dois.

E alteram exactamente porque há muitos anos atrás, os carros diesel eram fundamentalmente a industria de transportes, desde transportes públicos, a mercadorias, táxis, etc - ou seja - utilização profissional.

Neste momento, o imposto está desadequado da realidade.

A maioria dos particulares tem carro a diesel, e a benece de quem tem carro para trabalhar acaba por ser atríbuida a carros de passeio, sendo muitos deles de luxo.

Isto poderia ser corrigido de um modo simples, que era impostos iguais para os dois combustíveis, compensando no abatimento de impostos nos veículos das empresas para uso profissional. Já acontece isso hoje, bastava alterar os escalões.

A aproximação do preço dos dois combustíveis parece-me inevitável, porque a procura do gasóleo tem vindo a aumentar e vai aumentar ainda mais. O facto é que em Abril deste ano a diferença era de 26 cêntimos vs os 19 actuais.

Aqui, tenho a ideía que quem está a ganhar mais com isto até são as gasolineiras, dado que o imposto não aumentou (apesar de já ter havido algumas vozes nessa direcção).

Voltar
Superior