Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 115 9,3%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,1%

• Total de eleitores
    1.235
Vou partilhar aqui uma análise que já tinha a noção de que poderia ser assim, mas que só agora fiz as contas.

Anos --- Gasolina ---- Gasóleo--->Diferença
1991 ---- 0,69€/L ----- 0,5€/L----> 0,19€
1992 ---- 0,68€/L ----- 0,5€/L----> 0,18€
1993 ---- 0,70€/L ----- 0,51€/L---> 0,19€
1994 ---- 0,77€/L ----- 0,52€/L---> 0,25€
1995 ---- 0,77€/L ----- 0,52€/L---> 0,25€
1996 ---- 0,79€/L ----- 0,56€/L---> 0,23€
1997 ---- 0,81€/L ----- 0,57€/L---> 0,24€
1998 ---- 0,84€/L ----- 0,56€/L---> 0,28€
1999 ---- 0,84€/L ----- 0,56€/L---> 0,28€
2000 ---- 0,87€/L ----- 0,68€/L---> 0,19€
2001 ---- 0,91€/L ----- 0,68€/L---> 0,23€
2002 ---- 0,92€/L ----- 0,67€/L---> 0,25€
2003 ---- 0,97€/L ----- 0,71€/L---> 0,26€
2004 ----1,033€/L -----0,788€/L--> 0,245€
2005 ----1,149€/L -----0,939€/L--> 0,21€
2006 ----1,279€/L -----1,044€/L--> 0,235€
2007 ----1,322€/L -----1,081€/L--> 0,241€

A diferença à data de hoje serão (1,39 - 1,26 € = 0,13 €)

Ora, numa análise rápida, por comparação com o ano mais afastado que temos nesta lista, o diesel estaria a compensar menos, certo ?

Para os cálculos, procurei utilizar valores de consumo realistas para carros idênticos, onde penso não ser descabido considerar 6 para diesel e 8 para gasolina.

Vejamos:

1991

8 Litros gasolina = 5,52 €
6 litros gasóleo = 3 €

2008 (hoje)

8 litros de gasolina (1,39 €) = 11,12 €
6 litros de gasóleo (1,26) = 7,56 €

Diferença em 1991 = 2,52 €

Diferença em 2008 = 3,56 €

Edit: Fiz as mesmas contas para o ano em que a diferença foi maior (1998), com um diferencial de 0,28 € por cada litro.
Ainda assim, mantendo estas contas, daria uma diferença de 3,36 € por cada 100 kms, ou seja, ainda assim inferior à diferença actual (3,56 €). Acho que é bem elucidativo./Edit

Ou seja, os preços dos combustíveis prejudicam-nos (e de que maneira) a todos, e infelizmente eles para baixo não voltam com certeza.

Mas o grande trunfo do gasóleo como combustível é a sua eficiência.
Hoje pagamos 5,6 € a mais por cada 100 kms feitos a gasolina e 4,6 € a mais pelos 100 kms feitos a gasóleo, o que é uma loucura em qualquer dos casos.

Mas a vantagem (financeira, claro) do gasóleo tem vindo a aumentar, porque embora a diferença face à gasolina tenha diminuído, o valor aumentou, e aqui a eficácia energética é que manda mais.

Por aqui me convenço que o caminho a seguir pelos fabricantes de automóveis terá de ser mesmo a diminuição dos consumos.

Numa análise unicamente dos preços, penso que em 1992 se poderia dizer (como hoje) que o diesel estava quase a ficar ao preço da gasolina (foi quando houve a maior aproximação de preços), mas os anos seguintes inverteram completamente essa tendência, principalmente em 1998.

Era interessante saber dados da oscilação de preços dentro dos anos, para tentar entender se esta valorização actual do gasóleo é algo de sazonal ou um efeito puro e simples da maior procura, demonstrando nesse caso uma tendência.

Esta não é uma guerra gasoleo vs gasolina, apenas uma análise do impacto dos preços dos combustíveis em termos reais.

Última edição:
Era interessante saber dados da oscilação de preços dentro dos anos, para tentar entender se esta valorização actual do gasóleo é algo de sazonal ou um efeito puro e simples da maior procura, demonstrando nesse caso uma tendência.

Esta não é uma guerra gasoleo vs gasolina, apenas uma análise do impacto dos preços dos combustíveis em termos reais.

Em momento algum se deixou de abordar os preços dos combustíveis! Mais uma vez parabens ao rca33 pelos calculos apresentados contudo gostava de saber a fonte da tabela de valores. Os valores do combustível variam consoante ao longo do ano, no entanto, este aumento generalizado deve-se à conjuntura economico-financeira, já que os preços têm aumentado em todos os países. Tudo quanto sei é que muito embora a gasolina tenha um custo produtivo mais elevado, existe neste momento maiores reservas que no diesel daí que, se o governo não intervir a diferença pode voltar a subir logo que as petrolíferas queiram.

A fonte dos valores foi tirada do último post colocado aqui neste tópico por outro user.

Era interessante estar esta informação logo na primeira página para podermos consultar com maior facilidade. [;)]

Mas a vantagem (financeira, claro) do gasóleo tem vindo a aumentar, porque embora a diferença face à gasolina tenha diminuído, o valor aumentou, e aqui a eficácia energética é que manda mais.

acho que aqui te estás a esquecer de uma coisa...........a inflação, daí essa diferença em 17 anos não ser assim tão significativa.
para não falar de que para um gasolina actual a gastar 8 L\100 o diesel equivalente duvido que faça 6.

Onde os gasolinas efectivamente perdem e muito para os carros a gasoleo é em percursos citadinos.

Em extra urbano e com muita calma, a diferença é minima!

acho que aqui te estás a esquecer de uma coisa...........a inflação, daí essa diferença em 17 anos não ser assim tão significativa.

Com inflação ou sem inflação, continua a sair mais dinheiro do bolso.
Não me interessam percentagens, porque não é com elas que pago as despesas no final do mês... [;)]

para não falar de que para um gasolina actual a gastar 8 L\100 o diesel equivalente duvido que faça 6.

Isto só não vê quem não quer...

Com inflação ou sem inflação, continua a sair mais dinheiro do bolso.
Não me interessam percentagens, porque não é com elas que pago as despesas no final do mês... [;)]

Isto só não vê quem não quer...

é com elas que pagas sim, pois a inflação existe, ou achas que 200 escudos de agora, valem o mesmo que à 17 anos?

exactamente, basta passar pelos DB's e constatar isso[;)]

Última edição:
Eu já sei que para ti o gasóleo devia ser banido e o mundo devia ser convertido a civic's hibridos. [:D]

Mas ficaram as contas que fiz para mim e partilhei aqui [;)]

Eu já sei que para ti o gasóleo devia ser banido e o mundo devia ser convertido a civic's hibridos. [:D]

Mas ficaram as contas que fiz para mim e partilhei aqui [;)]

gostas de ironizar quando não tens argumentos, mas vou-te dizer o que acho do diesel. Só é mais barato porque o estado tem uma carga fiscal muito maior sobre a gasolina, porque se assim não fosse, actualmente a diferença sería de mais de 10 centimos a favor da gasolina, para não falar de quem usufrui de abaixamento de imposto na compra de comerciais para a seguir ir para a VG, para mim a existência do diesel sería apenas para fins profissionais, pois o maior binário deste sería usado para máquinas de força e não para atingir grandes velocidades. é apenas a minha opinião, desculpa lá se não gostas[;)] ou se te faz comichão.

O diesel históricamente foi adoptado para fins industriais e de transporte de mercadorias.
Tudo porque eram mais caros de produzir, mas devolviam uma economia superior. Também o seu funcionamento era mais adequado a máquinas, devido aos seus regimes mais baixos.

Os diesel em carros particulares surgiu após uma crise do petróleo, que fez repensar a importância dos consumos. No entanto como eram mais caros do que os homólogos e gasolina, o que só compensava para quem andasse mesmo muito (taxis, por exemplo).

Se repararmos hoje vivemos uma outra crise do petróleo e os preços mostram bem isso. Essa crise aumenta a procura por combustíveis que sejam mais baratos, ou pelo menos, de máquinas que consumam menos, e é isso que a indústria tem feito, quer a gasolina, quer a gasóleo.

Só que o gasóleo tem logo à partida uma vantagem em concepção e como combustível (do ponto de vista de economia), que não é o seu preço mas sim o seu rendimento.

Os preços do petróleo é o principal responsável pelo aumento dos carros que consomem menos (que neste caso são os diesel), não é por modas ou por pontapés nas costas. Ninguém se importava de andar todos os dias com um gasolina 8 cilindros de 400cv, só que o preço dos combustíveis (no geral) não o permitem.

Eu coloquei aqui as contas que mostram que mesmo com os aumentos do preço do gasóleo (que resta saber se não são sazonais) o diesel continua a compensar na relação €/km.

Devemos ter em conta a inflação, mas essa já está presente no preço dos combustíveis, e objectivamente o que eu demonstrei é que com um carro a diesel (neste caso no segmento dos 2000cc) ficam mais 3,5 € no bolso a cada 100 kms.

Eu dou importância a 3,5 €, pois se for ao supermercado tento poupar em cada produto o mais que posso, e muitas vezes são (unitáriamente) valores pequenos quando comparados com estes.
Porque não o haveria de fazer com os combustíveis ?

Se o diesel tem menos impostos é porque toda a rede de distribuição é feita com veículos com este combustível. Vamos dizer agora a toda a rede de distribuição para mandarem os veículos fora e comprarem outros com outro combustível ?

Em Portugal (e é isto que interessa), a maneira mais barata de se deslocar em quatro rodas é o GPL, depois o Gasóleo, e por fim a gasolina.

Acho que é isto que se discute neste tópico.

Eu coloquei aqui as contas que mostram que mesmo com os aumentos do preço do gasóleo (que resta saber se não são sazonais) o diesel continua a compensar na relação €/km.

Históricamente no Verão a diferença entre ambos costuma ser maior e no Inverno menor...este ano vamos ver como será...!

Pois. Eu não tenho nenhuma referência sobre quais são os aumentos 'esperados' do combustível nesta altura do ano. Pode ser que alguém aqui saiba.

Li algures que a gasolina ia descer e a diferença entre os dois combustiveis (95 e diesel) s ia estabelecer abaixo dos 15centimos. Se é verdade ou mais um de tantos rumores que todos os anos nunca se verificam, nao sei

...

Se o diesel tem menos impostos é porque toda a rede de distribuição é feita com veículos com este combustível. Vamos dizer agora a toda a rede de distribuição para mandarem os veículos fora e comprarem outros com outro combustível ?

Em Portugal (e é isto que interessa), a maneira mais barata de se deslocar em quatro rodas é o GPL, depois o Gasóleo, e por fim a gasolina.

Acho que é isto que se discute neste tópico.

Circularam por aqui recentemente rumores sobre a criação do gasóleo profissional, vamos a ver se não passam de rumores.

Já agora, como é essa rede de distribuição nos países onde os preços dos dois combustíveis são quase iguais?

Qual a entidade empregadora que coloca um Seat Ibiza FR nas mãos de um funcionário?
Já sabem de que estou a falar...pois é...e que tal se de repente os comerciais fossem interditos de circular ao fim de semana?
Aí se faria justiça e muita gente pediria menos impostos sobre a gasolina!
Eu peço sobre ambos, obviamente com maior beneficio para a gasolina!
Anda a minha avó a separar os resíduos para quê?[:)]

Voltar
Superior