Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Governo continua a gozar

Autoridade da concorrência, só tachos, nada de novidade.

Gasolineiras nem dão esclarecimentos, assobiar para o lado é que é bom.

Mas tudo bem, porque para a semana há mais.

Finalmente vou ver os €3 por litro, já anteriormente defendido. Mas o ideal eram os €5.

Acredito que com €5 já levantam o rabo e deixam de olhar para o futebol e big brother.

É que €5 por litro já é uma garrafa de vinho corrente ou um big mac. E isso não pode ser.

ou então 5 litros para o povo que trabalha e não bebe, era quase 1 dia de gasóleo (a mim custava-me 6€ diários). com 3€ o litro, caso aconteça o bloqueio a quase metade da europa por parte dos russos, mais vale ficar em casa. simplesmente mete-se baixa. não vou gastar 12€ por dia para ir trabalhar. seriam quase 250€ por mês só para ir trabalhar...

são conjeturas e futurologias, mas podem vir a acontecer.

O problema na redução do ISP é que as gasolineiras sorrateiramente sobem as margens é preciso que exista uma mecanismo eficaz de controlo. Os exemplos anteriores já mostraram isso.

- Obrigação de combustível "simples" nas bombas de "marca" = Antes Gasolina aditivada custava 1,50€, depois gasolina simples 1,50€ e aditivada passou para 1,52€ (agora já vai nos 5 cêntimos de diferença).
Ou seja, ficamos a pagar o mesmo por um combustível supostamente pior e mais caro que o que metíamos anteriormente porque as gasolineiras foram "manhosas"

- Afixação de painéis com informação de preços nas AEs para incentivar a concorrência = Cepsa 1,588€ Galp 1,588€ Repsol 1,588€. = Resultado ZERO.

Já com o ISV em 2008 foi a mesma coisa.
O governo baixou em 10% o valor do imposto na compra de carro novo para esse valor ser diluído ao longo da vida útil do veiculo com a criação do novo IUC muito mais caro que o IMV (antigo selo do carro)

Resultado: Os concessionários absorveram esses 10% como margem de lucro e os carros novos continuaram a custar o mesmo passando os consumidores a pagar muito mais anualmente pelo "selo do carro" sem nada em troca.

Não é por nada, eu tenho notado estes 2 dias que o pessoal anda com o pé mais leve na estrada! Inclusive eu!
Quem eu vejo sempre a abrir é o pessoal das transportadoras e de empresas, já que não são eles que pagam.

Não é necessariamente verdade!
Boa parte deles (pelo menos dos que conheço) são uma espécie de "profissionais liberais" que trabalham por conta própria! Recebem X por cada dia de trabalho e todas as despesas são por sua conta (viatura, combustível, portagens...) tendo que cumprir o "giro" previsto. Podem é depois conseguir um extra se forem além do exigido, mas não é fácil...

Pois...mas para alguns, que eu já ia pela nacional.
A partir de agora, é a cumprir limites ou pouco mais
Eu vou sempre pela EN, tão, se é lazer não tenho de gramar as portagens, mas isso nem é novidade.
A novidade pra mim é que cada vez mais faço viagens de comboio, por isso, menos combustivel e desgaste.
Por vezes não compensa, mas com o GPL a subir de preço, facilmente isso pode mudar !!

O problema na redução do ISP é que as gasolineiras sorrateiramente sobem as margens é preciso que exista uma mecanismo eficaz de controlo. Os exemplos anteriores já mostraram isso.

- Obrigação de combustível "simples" nas bombas de "marca" = Antes Gasolina aditivada custava 1,50€, depois gasolina simples 1,50€ e aditivada passou para 1,52€ (agora já vai nos 5 cêntimos de diferença).
Ou seja, ficamos a pagar o mesmo por um combustível supostamente pior e mais caro que o que metíamos anteriormente porque as gasolineiras foram "manhosas"

- Afixação de painéis com informação de preços nas AEs para incentivar a concorrência = Cepsa 1,588€ Galp 1,588€ Repsol 1,588€. = Resultado ZERO.

O governo baixou em 10% o valor do imposto na compra de carro novo para esse valor ser diluído ao longo da vida útil do veiculo com a criação do novo IUC muito mais caro que o IMV (antigo selo do carro)

Resultado: Os concessionários absorveram esses 10% como margem de lucro e os carros novos continuaram a custar o mesmo passando os consumidores a pagar muito mais anualmente pelo "selo do carro" sem nada em troca.

Deixo este link sobre a "tentativa" da Q8 aceder a postos nas AE...

https://sol.sapo.pt/artigo/593239/q...ue-prometia-fazer-descontos-nos-combustiveis-

Muito interessante, obrigado pela partilha! E ninguém na AR pegou no tema para chamar o responsável da Brisa a pronunciar-se sobre este autêntico arranjinho? Só o Vieira e o Salgado é que foram um problema para o país (e foram!), mas estas decisões que passam nos intervalos da chuva lesam, se calhar, tanto ou mais!
Gostava que alguém da esfera de decisão da Brisa explicasse isto:

"Brisa perde com decisão A Q8, ao não estar presente na exploração das estações de serviço nas autoestradas A1 e A2, representa, para Marco Reis, a continuidade destas políticas de preços altos e representa não só uma perda de receitas para a Brisa de “centenas de milhares de euros”, mas mais prejudicado sai o consumidor que continua a não ter uma opção low-cost."

bem, com o gasóleo a subir cerca de 20 cêntimos para a semana, segundo a rtp e a RR, acho que vou meter um atestado de longa duração. só perco os primeiros 3 dias e no final ainda fico a ganhar 20 ou 30€... :sh)

Bom, isto está de tal maneira caótico que já não conseguimos prever nada, cada marca mexe quando e como quer. Fui confirmar e a tal CEPSA de Mem-Martins, que tinha os valores mais baixos nesta zona da AML, e já mexeu hoje também:

CEPSA MEM MARTINS: 6 + 4 cent gasolina / 9 +8 cent gasóleo
Gasolina 95 Simples €1.804 > 1.864 >> 1.904
Gasolina 95 +€1.849 > 1.909 >> 1.949
Gasóleo Simples €1.676 > 1.766 >> 1.846
Gasóleo +€1.716" > 1.806 >> 1.886

A do Pingo Doce da Moita já atualizou os preços também:

PINGO DOCE - MOITA
Morada EN 11, Quinta Fonte da Prata 2860-006 Moita
Gasolina 95 Simples €1.875
Gasolina 95 +€1.865
Gasóleo Simples €1.782
Gasóleo +€1.772

@DeceII, aceitas groupbuy quando lá fores? hehe

Então, mas meu caro mas que queres tu ? o pessoal vota MAIORITARIAMENTE em quem nos engana descaradamente. O pessoal sabe que vai ser enganado, mas vota nos que mais nos enganam....

é por isto que sempre que oiço falar em "baixar impostos" fico preocupadissimo, pois pelos exemplos dos utimos 20 anos, é para nos irem ao c%$ ainda mais...

Ainda te lembras da conversa do Rio ? ele tinha razão, mas levou uma talocha de todo o tamanho....de quem é então a culpa hem ????

Bom, isto está de tal maneira caótico que já não conseguimos prever nada, cada marca mexe quando e como quer. Fui confirmar e a tal CEPSA de Mem-Martins, que tinha os valores mais baixos nesta zona da AML, e já mexeu hoje também:

CEPSA MEM MARTINS: 6 + 4 cent gasolina / 9 +8 cent gasóleo
Gasolina 95 Simples €1.804 > 1.864 >> 1.904
Gasolina 95 +€1.849 > 1.909 >> 1.949
Gasóleo Simples €1.676 > 1.766 >> 1.846
Gasóleo +€1.716" > 1.806 >> 1.886

A do Pingo Doce da Moita já atualizou os preços também:

PINGO DOCE - MOITA
Morada EN 11, Quinta Fonte da Prata 2860-006 Moita
Gasolina 95 Simples €1.875
Gasolina 95 +€1.865
Gasóleo Simples €1.782
Gasóleo +€1.772

@DeceII, aceitas groupbuy quando lá fores? hehe

Aqui na minha zona, a REPSOL manteve os preços de ontem, tanto na Gasolina 95 Simples, como no Gasóleo Simples [;)]

Então, mas meu caro mas que queres tu ? o pessoal vota MAIORITARIAMENTE em quem nos engana descaradamente. O pessoal sabe que vai ser enganado, mas vota nos que mais nos enganam....

é por isto que sempre que oiço falar em "baixar impostos" fico preocupadissimo, pois pelos exemplos dos utimos 20 anos, é para nos irem ao c%$ ainda mais...

Ainda te lembras da conversa do Rio ? ele tinha razão, mas levou uma talocha de todo o tamanho....de quem é então a culpa hem ????

O pessoal vota nos executivos dos distribuidores de combustível e dos concessionários?

O problema dos combustíveis vem de trás, quando brilhantemente alguém achou que a liberalização do mercado ia permitir uma concorrência mais apertada e a descida de preços. Esse alguém foi o PSD do Durão Barroso.

Com a eletricidade foi a mesma coisa e agora quem está fora do mercado regulado é que sofre.

Curiosamente por este fórum há muito a ideia que o que faz ainda mais falta é um governo ainda mais liberal.

Acho que não vale a pena ir por Governo X ou Y, margens das gasolineiras ou das petrolíferas.

Todos têm a sua culpa ( eventualmente ).

E há que contextualizar.

A liberalização dos preços foi bom, na teoria.
Na prática, foi o efeito cartel, em que todas subiram com o argumento " ninguém vai fazer mais X km só para comprar combustivel mais barato ".
Lembro-me de ver isto na altura em que o diesel a .85 cent já estava a custar cordas ao pescoço de algumas empresas.

Voltar
Superior