Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
É simples.

Imagina que se vendem mais 50% de electricos, quando no ano anterior se venderam 1000. Ou seja venderam-se mais 500.

De ice vendem-se apenas mais 10%. Só que no ano anterior haviam-se vendido 10000. Ou seja venderam-se mais 1000.

Por outro lado quanto ao gasóleo, os ligeiros particulares de passageiros são uma pequena parte das vendas. Camiões, vans as vendas maioritárias sao a gasóleo. É natural que o consumo aumente.

Não tenho numeros, mas por essa europa fora, já vai havendo muitos frotistas cuja frota já não é só gasóleo. Nos camiões então o GNVparece estar a crescer bastante e nos transportes publicos os hibridos e elétricos vão somando unidades.

O consumo dos motores a diesel novos também são mais reduzidos.

Cá para mim o diesel sobe porque sim. SEMPRE FOI ASSIM !!!!

Isso na 2ª dá uma subida de 2 cent em cada um e pronto.....

Infelizmente, uma queda desta dimensão, hoje, no gasóleo, não vai ter influência na tendência desta semana. Quanto muito evita que a situação não se agrave mais para além dos cerca de 6cts de aumento.previstos.

Se registar uma queda acima dos 3%, aí sim poderá ter alguma inflluência de modo a que a subida possa ser mais ténue.

Última edição:
Só não percebo é como aumenta gradualmente o consumo de gasóleo se cada vez se vende mais eléctricos.

Não esperava uma descida pois a fatia de ligeiros e nomeadamente de pesados a gasóleo é enorme mas consumos recorde???

O consumo actual não é recorde, é para os ultimos 10 anos mas o pico foi em 2004.

Apetro1.jpg

Infelizmente, uma queda desta dimensão, hoje, no gasóleo, não vai ter influência na tendência desta semana. Quanto muito evita que a situação não se agrave mais para além dos cerca de 6cts de aumento.previstos.

Se registar uma queda acima dos 3%, aí sim poderá ter alguma inflluência de modo a que a subida possa ser mais ténue.
O pior é que uma subida piorava situação, descida na não....

Enfim é o que eles quiserem.

Novo aumento dos combustíveis na 2.ª feira: Revendedores acusam Governo de “não cumprir promessa” de baixar impostos – Executive Digest (sapo.pt)
"A associação sublinha que “o Governo prometeu que a Taxa de Carbono e ISP, iriam oscilar, conforme o preço, sempre que o combustível baixa, as taxas iriam aumentar, e quando o combustível aumenta, os impostos seriam reduzidos, ficando equilibrada a receita fiscal que entra” nos cofres do Executivo. “No entanto, o governo não está a cumprir a promessa. ‘A palavra dada, não está a ser honrada'”, acusa a Anarec."

3441624211729dd3d736defaultlarge_1024.JPG

O pior é que uma subida piorava situação, descida na não....

Enfim é o que eles quiserem.

Epá, não é bem assim!

A questão é que a MMs5d (média móvel simples de 5 dias - equivalente a 1 semana) dos futuros do gasóleo subiu muito esta semana. Isto em cima de uma semana anterior onde os preços já haviam subido substancialmente. Para inverter esta tendência é necessário que a MMs5d deixe de subir, e para isso acontecer é necessário uma semana (se calhar até 2 semanas) com fortes quedas.

Eu havia indicado aqui que um fecho semanal BRENT acima dos 90 USD iria implicar maiores subidas. Foi o que aconteceu: na semana passada o BRENT fechou nos 90,65 USD, confirmando a quebra dessa importante resistência. Isto teve implicações nos futuros dos produtos refinados, que também eles valorizaram bem, com repercussões na componente "Preço + Frete", que é a mais importante na fixação do PVP.

Para teres uma idéia, a MMs5d desta componente "Preço + Frete" já subiu 6,42% esta semana (até 5f). Na semana passada havia subido 5,01%. Contra isto, não há muito que se possa fazer. Culpar as gasolineiras neste cenário parece-me algo despropositado. Eu culpo mais o Governo, por ter começado a subir a taxa de carbono há uns meses atrás, numa conjuntura que se previa difícil para as famílias portuguesas. Deviam ter ficado quietos e à defesa, pensando antes que medidas de alívio poderiam tomar, caso o petróleo voltasse a cotar acima dos 82/83EUR, como efetivamente está a acontecer.

E preparem-se para ver a inflação a subir novamente. Por enquanto é só a componente energia (sub-componente "combustíveis") que está a novamente em alta), mas se esta subida se mantiver por mais algum tempo, vai acabar por se repercutir nas outras componentes que entram no cálculo da inflação.

Novo aumento dos combustíveis na 2.ª feira: Revendedores acusam Governo de “não cumprir promessa” de baixar impostos – Executive Digest (sapo.pt)
"A associação sublinha que “o Governo prometeu que a Taxa de Carbono e ISP, iriam oscilar, conforme o preço, sempre que o combustível baixa, as taxas iriam aumentar, e quando o combustível aumenta, os impostos seriam reduzidos, ficando equilibrada a receita fiscal que entra” nos cofres do Executivo. “No entanto, o governo não está a cumprir a promessa. ‘A palavra dada, não está a ser honrada'”, acusa a Anarec."

3441624211729dd3d736defaultlarge_1024.JPG

Pois claro. Dava jeito encaixar a diferença de imposto, mantendo os preços.

Sempre se evitavam as perdas por quebra de vendas. Pois pois...

Aguentem!

Epá, não é bem assim!

A questão é que a MMs5d (média móvel simples de 5 dias - equivalente a 1 semana) dos futuros do gasóleo subiu muito esta semana. Isto em cima de uma semana anterior onde os preços já haviam subido substancialmente. Para inverter esta tendência é necessário que a MMs5d deixe de subir, e para isso acontecer é necessário uma semana (se calhar até 2 semanas) com fortes quedas.

Eu havia indicado aqui que um fecho semanal BRENT acima dos 90 USD iria implicar maiores subidas. Foi o que aconteceu: na semana passada o BRENT fechou nos 90,65 USD, confirmando a quebra dessa importante resistência. Isto teve implicações nos futuros dos produtos refinados, que também eles valorizaram bem, com repercussões na componente "Preço + Frete", que é a mais importante na fixação do PVP.

Para teres uma idéia, a MMs5d desta componente "Preço + Frete" já subiu 6,42% esta semana (até 5f). Na semana passada havia subido 5,01%. Contra isto, não há muito que se possa fazer. Culpar as gasolineiras neste cenário parece-me algo despropositado. Eu culpo mais o Governo, por ter começado a subir a taxa de carbono há uns meses atrás, numa conjuntura que se previa difícil para as famílias portuguesas. Deviam ter ficado quietos e à defesa, pensando antes que medidas de alívio poderiam tomar, caso o petróleo voltasse a cotar acima dos 82/83EUR, como efetivamente está a acontecer.

E preparem-se para ver a inflação a subir novamente. Por enquanto é só a componente energia (sub-componente "combustíveis") que está a novamente em alta), mas se esta subida se mantiver por mais algum tempo, vai acabar por se repercutir nas outras componentes que entram no cálculo da inflação.

Se já andam a falar no aumento do SMN, estão à espera do quê?

🤣[:)]

Epá, não é bem assim!

Eu aceito toda essa parte técnica mas quem olha de fora não fica com essa sensação.

Quando é para descer Brent já não interessa para nada.

Era óbvio que não seria o dia de ontem que iria inverter a tendência da semana mas uma descida de 2% sempre deveria significar 1 cêntimo a menos na subida, 2a veremos. Não quero imaginar se tem subido 2%....

No fundo não está feito para se perceber mas para pagar.

Última edição:
Eu aceito toda essa parte técnica mas quem olha de fora não fica com essa sensação.

Quando é para descer Brent já não interessa para nada.

Era óbvio que não seria o dia de ontem que iria inverter a tendência da semana mas uma descida de 2% sempre deveria significar 1 cêntimo a menos na subida, 2a veremos. Não quero imaginar se tem subido 2%....

No fundo não está feito oars se perceber mas para pagar.

Eu sei que custa a entender, mas a realidade é que - e eu estive a fazer simulações no meu sistema - apenas uma variação superior a -4% nos futuros do gasóleo poderiam minimizar um pouco a subida deste combustível na próxima semana.

Uma vez mais digo que o BRENT, por si só, não conta para a fixação do PVP. Só por via indireta, na medida em que afetar a cotação dos produtos derivados.

Dito de outra forma, se p.ex. a MMs5d do BRENT aumentar 3% numa semana e a MMs5d dos futuros dos produtos derivatos, por ventura, descessem 1%, o Preço Eficiente não iria aumentar, mas sim descer.

Mas, como é óbvio, normalmente, quando o BRENT aumenta os futuros dos produtos derivados também tendem a aumentar.

Como tenho pontaria, agora que os preços dos combustíveis estão em alta, é que tenho 3000 km para fazer em lazer durante as próximas duas semanas.

Em Espanha há alguma app que dê descontos nas gasolineiras premium (Repsol, Galp, Cepsa, Shell)?

Voltar
Superior