Epá, não é bem assim!
A questão é que a MMs5d (média móvel simples de 5 dias - equivalente a 1 semana) dos futuros do gasóleo subiu muito esta semana. Isto em cima de uma semana anterior onde os preços já haviam subido substancialmente. Para inverter esta tendência é necessário que a MMs5d deixe de subir, e para isso acontecer é necessário uma semana (se calhar até 2 semanas) com fortes quedas.
Eu havia indicado aqui que um fecho semanal BRENT acima dos 90 USD iria implicar maiores subidas. Foi o que aconteceu: na semana passada o BRENT fechou nos 90,65 USD, confirmando a quebra dessa importante resistência. Isto teve implicações nos futuros dos produtos refinados, que também eles valorizaram bem, com repercussões na componente "Preço + Frete", que é a mais importante na fixação do PVP.
Para teres uma idéia, a MMs5d desta componente "Preço + Frete" já subiu 6,42% esta semana (até 5f). Na semana passada havia subido 5,01%. Contra isto, não há muito que se possa fazer. Culpar as gasolineiras neste cenário parece-me algo despropositado. Eu culpo mais o Governo, por ter começado a subir a taxa de carbono há uns meses atrás, numa conjuntura que se previa difícil para as famílias portuguesas. Deviam ter ficado quietos e à defesa, pensando antes que medidas de alívio poderiam tomar, caso o petróleo voltasse a cotar acima dos 82/83EUR, como efetivamente está a acontecer.
E preparem-se para ver a inflação a subir novamente. Por enquanto é só a componente energia (sub-componente "combustíveis") que está a novamente em alta), mas se esta subida se mantiver por mais algum tempo, vai acabar por se repercutir nas outras componentes que entram no cálculo da inflação.