Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
No Contas-Poupança:

Atenção à sua fatura de eletricidade.

Esta semana, o preço da eletricidade atingiu o valor mais alto de sempre na história da humanidade. O MegaWatt chegou aos 500 euros esta segunda-feira no mercado onde as empresas vão comprar a eletricidade para depois a vender a si... E não sabemos se vai parar por aqui. Imagine quem vai pagar essa fatura daqui a umas semanas ou meses...

É verdade que a sua fatura ainda não subiu e talvez não suba nos próximos tempos, mas as coisas mudam muito rapidamente. No mercado regulado (SU Eletricidade) o preço pode subir em abril, e depois de 3 em 3 meses, mas o governo está a injetar milhões de euros para que os preços não subam para o consumidor. Por isso vamos ter de esperar para ver o que acontece.

08/03/2022 - Os futuros do Brent fecharam nos $129,13, sendo que o EURUSD fechou em 1,0896. Cotação do BRENT em Euros = €118,51 (+€4,99 ou 4,40%, face ao dia anterior).

09/03/2022 - Os futuros do Brent fecharam nos $112,09, sendo que o EURUSD fechou em 1,1076. Cotação do BRENT em Euros = €101,20 (-€17,31 ou -14,61%, face ao dia anterior).

Neste momento (esta semana) tenho reparado que os cupões de 10 cêntimos do continente, não estão a compensar face as low cost tipo prio! É que nem ao meno preço fica, a low cost neste momento consegue ficar 1 a 2 cêntimos mais barata face aos 10 cêntimos já descontados!

Está nos $70 não tarde nada.
Este aumento é especulativo, agora que já perceberam que vão perder dinheiro (não perdem porque compensam não venda ao consumidor) é ver o preço a cair.
Claro que se no próximo mês um cometa acertar no planeta terra, vai aumentar.

Sim, bastante perto do mcdonalds de Maximinos, ao lado do Burger King da rotunda da Grundig/Delphi.

ah, quem começa a ir para ferreiros. nem sabia que tinha lá uma bomba. deve fazer concorrência à do eleclerc então. ainda estive aí perto a semana passada, no parque industrial, mas fui e vim pelo feliz. já não passo por ali abaixo há anos. dantes era todos os dias ou quase.

Claramente essa bomba foi comprada por portugueses

a de feces de abaixo, verín, é de um português que não ganhava dinheiro em chaves e mudou as trouxas para o lado de lá da fronteira.

No Contas-Poupança:

Atenção à sua fatura de eletricidade.

Esta semana, o preço da eletricidade atingiu o valor mais alto de sempre na história da humanidade. O MegaWatt chegou aos 500 euros esta segunda-feira no mercado onde as empresas vão comprar a eletricidade para depois a vender a si... E não sabemos se vai parar por aqui. Imagine quem vai pagar essa fatura daqui a umas semanas ou meses...

já vi isso noutro site há uns 2 dias e fiquei estúpido a olhar, não por achar caro ou barato, que não percebo nada disso, mas pelo valor de 500€!!!

Neste momento (esta semana) tenho reparado que os cupões de 10 cêntimos do continente, não estão a compensar face as low cost tipo prio! É que nem ao mesmo preço fica, a low cost neste momento consegue ficar 1 a 2 cêntimos mais barata face aos 10 cêntimos já descontados!

por aqui também não compensa. dantes perdia também 1 ou 2 cêntimos se usasse isso. só serva mesmo para meter aditivado. agora ficaria a lucrar 1 cêntimo... hoje saiu-me um de 8 cêntimos no evologic. amassei logo aquilo e deitei fora...

Mas vamos pagar mais, mesmo assim?

Estas variações intrasemanais pouco interessam. Mais relevante é a que preço vai fechar esta semana e depois comparar com o fecho da semana anterior. Segundo ouvi há uns tempos atrás, as gasolineiras não definem o preço com base na cotação diária atual, mas sim com base numa MM (média móvel) mas já não me recordo qual é a referência deles.

É preciso perceber que só na semana passada o BRENT em Euros, subiu 28,10%(!!!) O preço da Gasolina 95 Simples, até agora e aqui na minha zona, passou de 1,864 (6f passada) para 1,979 (hoje). Ou seja, +6,20%.

O preço das gasolineiras (antes de impostos) é composto por várias variáveis, sendo que a matéria prima é apenas uma delas. Aliás, em 19/OUT/2021, a cotação e o frete representam apenas cerca de 31% do preço final ao consumidor. Os impostos (ISP+IVA) representam cerca de 55%, a incorporação de biocombustíveis cerca de 3%, a margem liquida de comercialização cerca de 10% e os custos de descarga, reserva e armazenagem cerca de 1%.

Última edição:
Quando não sei também mando os outros estudar.

A UE permite a dupla tributação nos combustíveis.

Podes continuar a estrabuchar com o que quiseres.

Por cada litro de combustível vendido em todos os países da UE, a componente que cada Estado arrecada ronda os 50-60%, não é exclusivo nosso.

Ou seja, estamos alinhados perfeitamente com a restante UE.

O problema é o mesmo de sempre, não estamos equiparados à UE noutras coisas, como os ordenados. Mas isto é outra conversa que não "cabe" aqui.

Sendo os preços para a próxima semana, mais ou menos, o resultado da média móvel da semana corrente... como é possível logo no início da semana dar uma previsão para uma semana quando não se sabe como vai ser esta!?

Para tentar ser mais claro, no início da semana disparou, mas ontem caiu e bem a matéria prima! Como raio dão "certezas" do aumento para a próxima semana?!

Algo me está a escapar ou sou mesmo muito ingénuo! Já nem falo no facto de o petróleo que agora está a ser refinado ter sido comprado a preços bem mais baixos!

PS: já parece pior que o mercado dos futuros nos EUA!

Mas vamos pagar mais, mesmo assim?

Estive aqui a fazer umas contas e, tendo em conta a forte queda de ontem de 14,61% na cotação do BRENT, em Euros, estimo que a quebra no preço de referência deva ser na ordem 3,65%. Ou seja, como a Gasolina 95 Simples ontem estava a €1,969, a queda no preço de referência deverá rondar os 7,2 cêntimos. Ou seja, hoje o preço de referência deverá rondar os €1,897.

Mas, atenção, o preço de referência não é igual ao PVP. Ao contrário do preço de referência que é calculado com base diária, o PVP é calculado com base em médias móveis. Como tal o PVP tem sempre um "Lag", ou atraso, face às oscilações diárias.

NOTA: De referir que ontem o preço de referência da gasolina ficou marginalmente mais alto que o PVP. Já no Gasóleo, há 5 dias que o preço de referência está mais alto que o PVP, neste caso com uma diferença substancial.

Última edição:
09/03/2022 - Os futuros do Brent fecharam nos $112,09, sendo que o EURUSD fechou em 1,1076. Cotação do BRENT em Euros = €101,20 (-€17,31 ou -14,61%, face ao dia anterior).

Só uma nota. Utilizar os futuros do Brent pode ser enganador. Para teres noção o Brent Dated (que é o que conta para as compras de crude em cada momento) fechou ontem (09/03) nos 129 usd/barril. Muito acima desses contratos futuros que referes (quase 20 usd). Por isso temos de ter cuidado com as análises porque o crude não se compra hoje com as cotações dos futuros do Brent.

Na França.

Até fiz o print screen só pela última frase
fabb41129f500a7f7ca22c6fc72e0a89.jpg

A UE permite a dupla tributação nos combustíveis.

Podes continuar a estrabuchar com o que quiseres.

Por cada litro de combustível vendido em todos os países da UE, a componente que cada Estado arrecada ronda os 50-60%, não é exclusivo nosso.

Ou seja, estamos alinhados perfeitamente com a restante UE.

O problema é o mesmo de sempre, não estamos equiparados à UE noutras coisas, como os ordenados. Mas isto é outra conversa que não "cabe" aqui.
Permite dupla tributação nos combustíveis e nos carros.
Mas isso é igual ao litro. No dia em que a dupla tributação fosse abolida, era só subir ao mesmo tempo 23% ao imposto fixo, e ficava tudo igual.
Aliás, os 23% de IVA sobre o ISP não passa de um baixo truque pra não parecer tão escandaloso e os parolos não perceberem como estão a ser apalpados.
Eu por mim preferia que os gajos pusessem logo preto no branco os numerozinhos do imposto fixo em cima da mesa. Mas nessa não caem os gajos.

Voltar
Superior