Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Mais uma razão pra apostar as fichas todas no renovável. É intermitente, algo imprevisível, mas é muito mais estável em custos, e é a nossa independência. Não está sujeita a estas escaladas por causa de crises internacionais.

Só uma nota. Utilizar os futuros do Brent pode ser enganador. Para teres noção o Brent Dated (que é o que conta para as compras de crude em cada momento) fechou ontem (09/03) nos 129 usd/barril. Muito acima desses contratos futuros que referes (quase 20 usd). Por isso temos de ter cuidado com as análises porque o crude não se compra hoje com as cotações dos futuros do Brent.

Claro que pode ser enganador! O que interessa até é a cotação internacional dos produtos refinados (gasolina e gasóleo) não o crude, embora estejam dependentes da cotação deste. Ainda assim, por ser uma cotação com grande visibilidade e a que quase todos temos acesso, não deixa de ser uma referência. Por outro lado, como já referi, estas cotações diárias são apenas uma indicação pontual dos preços do crude. Mais importante é analisar a evolução das médias móveis dos preços, essas sim, com mais fiabilidade e relevância na formação de preços por parte das gasolineiras. Mas diga-se que formação do preço ao consumidor é muito complexa e pouco transparente para o público em geral.

Última edição:
Mais uma razão pra apostar as fichas todas no renovável. É intermitente, algo imprevisível, mas é muito mais estável em custos, e é a nossa independência. Não está sujeita a estas escaladas por causa de crises internacionais.

Se é para ser intermitente e imprevisível, então nem precisas das renováveis. Compras no mercado também com intermitência = quando está a bom preço. [:D]

Permite dupla tributação nos combustíveis e nos carros.
Mas isso é igual ao litro. No dia em que a dupla tributação fosse abolida, era só subir ao mesmo tempo 23% ao imposto fixo, e ficava tudo igual.
Aliás, os 23% de IVA sobre o ISP não passa de um baixo truque pra não parecer tão escandaloso e os parolos não perceberem como estão a ser apalpados.
Eu por mim preferia que os gajos pusessem logo preto no branco os numerozinhos do imposto fixo em cima da mesa. Mas nessa não caem os gajos.

Nos carros a UE prega coimas a Portugal.

Já no alcool e tabaco, é igual ao combustível, permite. Assim como a bebidas açucaradas.

Já viste? Há tanta dupla tributação permitida e só a doa combustíveis mexe com a cabecinha de alguns. [:D]

Nos carros a UE prega coimas a Portugal.

Já no alcool e tabaco, é igual ao combustível, permite. Assim como a bebidas açucaradas.

Já viste? Há tanta dupla tributação permitida e só a doa combustíveis mexe com a cabecinha de alguns. [:D]

Talvez porque gasto mais de 300€ de combustível por mês, e 0€ em bebidas açucaradas e tabaco. [;)]

O que interessa são os 4 macinhos de tabaco gratuitos que a malta (quiçá votante) passa a ter disponível em qualquer posto de combustível, sponsored by autovoucher :sh)

Parece que o benchmark utilizado é o ARGUS North Sea Dated Crude e a cotação deste indicador de referência são os 10 dias anteriores. Portanto, provavelmente o que interessa é analisar a evolução da MM10d desta cotação. Isto quer dizer que o preço diário até pode começar a caír mas isso não se reflete logo no preço dos combustíveis. Só quando a MM10d inverter o seu sentido ascendente é que os preços na bomba irão aliviar (isto, claro, se a fiscalidade e as margens de comercialização nãi sofrerem alterações).

"O indicador de preços Argus North Sea Dated crude é o valor implícito de mercado para a referência de preços do North Sea Dated obtido ao fazer uma referência cruzada do comércio futuro, negociações de contratos por diferença e diferenciais físicos para as cinco classes de petróleo BFOET dentro do período de avaliação dos 10 dias anteriores."

BFOET = 5 classe de petróleo (Brent,Forties, Osberg, Ekofisk e Troll)

Percebendo ou não, só como termo de referência/comparação, antes desta escalada o valor andava +- nos 30€

Em Portugal, estás a comprar em casa o kWh à volta de 15cent (mais impostos), ou seja, 150€ por cada MWh. Percebes agora o que significa o MWh estar a 500€?

sabia que pagava cerca de 15 cêntimos por kw, mas nunca tinha feito as contas a Mwh nem sabia que isso existia!

sabia que pagava cerca de 15 cêntimos por kw, mas nunca tinha feito as contas a Mwh nem sabia que isso existia!

k, M, etc. são normas do Sistema Internacional, entre outros. Alguns exemplos mais comuns:

m = x10^-3
c = x0,01
d = x0,1
da = x10
h = x100
k = x10^3
M = x10^6
T = x10^9

Alguns exemplos: 1kg = 1000g; 1ml = 10^-3l = 0,001l; 1kW = 1000W; 1MW = 1000kW = 1000000W

EDIT: pagas por cada kWh, que é uma unidade de energia. kW é uma unidade de potência.;)

Última edição:
275368848_2757789514515709_8105218836939951018_n.jpg

Viva. Rondo este site há uns anos e decidi finalmente registar.
Tenho uma pergunta. Há algum motivo porque a Cepsa é pouco referida? Depois de fazer vários cálculos, a Cepsa é a que sai-me mais barato com o cartão Deco...
Eu sei que o preço varia bastante entre Cepsas, mas não é das mais baratas se encontrarmos as bombas com maiores descontos? Como a do Hospital S. João ou Ermesinde?

eu quando passo por bombas perto do hospital s.joão não as acho nada baratas. não me recordo qual a diferença em relação às galps de lá, mas devem ser todas caras.

k, M, etc. são normas do Sistema Internacional, entre outros. Alguns exemplos mais comuns:

m = x10^-3
c = x0,01
d = x0,1
da = x10
h = x100
k = x10^3
M = x10^6
T = x10^9

Alguns exemplos: 1kg = 1000g; 1ml = 10^-3l = 0,001l; 1kW = 1000W; 1MW = 1000kW = 1000000W

EDIT: pagas por cada kWh, que é uma unidade de energia. kW é uma unidade de potência.;)

O coitado do M tem sido tão maltratado ...
A malta agora lembrou-se de usar MM para descrever mil milhões.

Viva. Rondo este site há uns anos e decidi finalmente registar.
Tenho uma pergunta. Há algum motivo porque a Cepsa é pouco referida? Depois de fazer vários cálculos, a Cepsa é a que sai-me mais barato com o cartão Deco...
Eu sei que o preço varia bastante entre Cepsas, mas não é das mais baratas se encontrarmos as bombas com maiores descontos? Como a do Hospital S. João ou Ermesinde?

Cabe a cada um fazer as suas contas.

Por exemplo a Cepsa que fica "do outro lado do Hospital", ao lado do parque do Covelo, é mais barata. [;)]

Última edição:
eu quando passo por bombas perto do hospital s.joão não as acho nada baratas. não me recordo qual a diferença em relação às galps de lá, mas devem ser todas caras.

Por exemplo, o diesel simples na Cepsa do S. João está neste momento a 1.866, em muitas Galps aqui estão a 1.949, embora algumas Galps fazem desconto de 4c/l ao fim de semana. Cada marca tem depois os seus cartões de descontos.
O cartão da Deco são 11c/l na Cepsa para quem é subscritor, embora já não sou subscitor e o desconto continua, maravilha.

Voltar
Superior