Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
O que já tenho feito nos útlimos meses:
- Reduzir os passeios ao fim de semana, era raro o fim de semana que não fazia pelo menos 100 km ( claro sempre por EN, há muitos anos que não gasto dinheiro praticamente nenhum em AE )
- Por vezes na deslocação diária casa-trabalho-casa faço um pequeno troço de AE em que sempre que possível vou a 90 km/h, excepto se tiver algum camião atrás de mim ( vou a 95 ) ou se tiver autocarro ( vou a 105 nesse caso ), não quero ser empata.
- Quando é preciso despachar a entrar numa rotunda mais rapido ou ultrapassar , carrego no pedal o que for preciso, mas, só se tiver de ser. Antigamente tinha condução mais apressada tipo 120 / 130 em AE ou arranques mais fortes, adoro motores a gasolina e puxar por eles mas isso reflete-se logo nos consumos, ainda que GPL.

- Passeios de fim de semana : comboio em vez de carro mesmo que o custo dos bilhetes VS combustivel seja igual ou ligeiramente superior ( o GPL ganha quase sempre, porque se fosse a diesel ou gasolina nem havia hipotese e ficaria mt mais caro )

O problema disto é que é muito bonito dizer que vou reduzir a utilização do carro, mas depois pergunto-me porque raio tenho um carro a gasóleo.

E se for para trocar por um , recente, ainda tenho de colocar € que dá para muito… gasóleo.

Estou habituado a fazer perto de 20k kms por ano em lazer (com a pandemia deixei de ir trabalhar presencialmente , agora mudei de emprego e tenho comboio à porta da empresa e perto de casa).

Com os aumentos realmente tenho reduzido o uso do carro. Só que também não quero ter aqui o carro parado, porque gosto dele e de conduzir, e está porreiro.

Mas também não é carro para andar a fazer 5k kms por ano….

Sinceramente nem sei como lidar com tudo isto, vou-me aguentando e esperar que os preços voltem aos valores aceitáveis. Não é preciso os combustíveis serem “dados”, mas gasóleo a 2€, que diabo…

Da a nítida sensação que cada centimo que o governo tira, as gasolineiras aumentam a sua margem.

É uma vergonha.

E o oposto, quando as gasolineiras baixam os precos o governo aumenta os impostos.

Chegou a aumentar 7 centimos em 2016 quando a gasolinha foi a 1.30€ num aumento temporario que virou definitivo.

O problema disto é que é muito bonito dizer que vou reduzir a utilização do carro, mas depois pergunto-me porque raio tenho um carro a gasóleo.

E se for para trocar por um , recente, ainda tenho de colocar € que dá para muito… gasóleo.

Estou habituado a fazer perto de 20k kms por ano em lazer (com a pandemia deixei de ir trabalhar presencialmente , agora mudei de emprego e tenho comboio à porta da empresa e perto de casa).

Com os aumentos realmente tenho reduzido o uso do carro. Só que também não quero ter aqui o carro parado, porque gosto dele e de conduzir, e está porreiro.

Mas também não é carro para andar a fazer 5k kms por ano….

Sinceramente nem sei como lidar com tudo isto, vou-me aguentando e esperar que os preços voltem aos valores aceitáveis. Não é preciso os combustíveis serem “dados”, mas gasóleo a 2€, que diabo…

No meu caso, tenho um carro parado, que uso esporadicamente (5mil kms /ano) e a única razão porque não o vendo é porque gosto de conduzir. A questão é que o carro tem pouco valor no mercado e o dinheiro que tenho empatado é pouco.

Ontem fui dar uma mangueirada na Combo e estavam 3 GR's a tirar quilos e quilos de lama, este tipo de passamentos deve estar quase a ficar proibitivo, ou diria que só mesmo para algumas carteiras!

Entrando... não sei se se confirma!
f76f3be04d240e13073cfd4667b66913.jpg

Gasóleo está mais caro que a gasolina

eu já cancelei a minha viagem de páscoa a trás-os-montes ( estou em Lisboa )

entre combustível e portagens eram 170 euros +/-

nahhh.....

Por isso é que quando fui a tras os montes fui de GPL e sem portagens.

+/- 6h que pa mim não é problema e a viagem até se faz mt bem, nada de estradas de 30 km/h a contornar a serra.

Total deu cerca de 40 euros em GPL, agora com os aumentos dá 45 +/- .

É nas viagens grandes que se nota mt a diferença.

Problema: não há GPL no nordeste transmontano praticamente :sh)

Eu vou continuar a ir ao Algarve nos habituais 140/150 e por AE.

No meu carro, circular a 130-140 não gasta assim tanto mais que a 110-120.

Alias, eu noto que a 130 o carro vai bem mais folgado, com pouca carga de acelerador e até posso levantar o pé em certos cenários.

Por exemplo, se vier da ponte e vier embalado qb, consigo fazer a subida ao lado do Almada fórum em 6ª sem qualquer esforço e com baixa carga de acelerador.

Se vier a 90-95, vou perder velocidade na subida, tenho de reduzir, etc.

Eu tenho o pé bastante pesado, mas o que faz a minha média acumulada ser baixa qb são os momentos em que mal acelero.

Há quem prefira ir sempre religiosamente com a mesma carga de acelerador, ali nos 110-120.

Eu vou a 140-150, depois se quiser aproveitar o relevo dou uma carga mínima de acelerador, se vier uma subida posso optar por fazer a 120 em vez dos 140-150, etc.

Não vejo que adotar velocidades em AE de 110, no meu carro façam diferença nos consumos. Eventualmente só se circular em 5ª em vez de 6ª.

com os preços antigos era quanto ? 150€ ?

Não é barato ir de Lisboa a Miranda do Douro e voltar por exemplo. Em portagens devem ser uns 42/3€ fora o combustível para quase 1000kms ida e volta. Até começar a pandemia, aqui em casa ia-se praticamente sempre ver as amendoeiras em flor um deposito e picos para a Skoda e as Portagens eram logo uns 130/40€ aos preços antigos dos combustíveis.

Por aqui, a única medida a tomar deverá ser a troca por um EV a curto prazo, para cobrir a maior fatia dos km. Nas deslocações profissionais não dá para cortar, e as de lazer, são uma percentagem pouco significativa do orçamento total.

com os preços antigos era quanto ? 150€ ?

Agora é que começaram a fazer contas. [:D]

Um gajo quando tem que fazer folhas de despesas e similares, já vai tendo uma ideia da coisa.

O meu carro vai gastar 0 até ao final da semana [:p]...mas só porque estou em quarentena :sh)

Eu quando troquei de carro o ano passado, foquei na premissa de em vez de gastar 15 no total da compra, gastar 12 e o que sobrar, dar para gasolina e 1-2 anos de manutenção.
Faço 150 kms semanais para trabalhar. Com passeios vou até aos 200-250 no máximo.

Mas se fosse hoje, era aguentar o anterior, comprar um chaço mais velho mas seguro, mudar o que fosse preciso para circular, e depois quando fosse altura, abater o velho para não ter mais encargos.

No teu caso, só se fores trocar por um carro mais barato, ou aventurares-te num electrodoméstico...

Foi preciso o gasóleo chegar aos 2 euros para se ouvir algum ruído, diria que é tarde de mais. Enquando não se controlar a sério as margens das petrolíferas em PT podem mexer nos impostos á vontade, o resultado será praticamente nulo.

Eu vou continuar a ir ao Algarve nos habituais 140/150 e por AE.

No meu carro, circular a 130-140 não gasta assim tanto mais que a 110-120.

Alias, eu noto que a 130 o carro vai bem mais folgado, com pouca carga de acelerador e até posso levantar o pé em certos cenários.

Por exemplo, se vier da ponte e vier embalado qb, consigo fazer a subida ao lado do Almada fórum em 6ª sem qualquer esforço e com baixa carga de acelerador.

Se vier a 90-95, vou perder velocidade na subida, tenho de reduzir, etc.

Eu tenho o pé bastante pesado, mas o que faz a minha média acumulada ser baixa qb são os momentos em que mal acelero.

Há quem prefira ir sempre religiosamente com a mesma carga de acelerador, ali nos 110-120.

Eu vou a 140-150, depois se quiser aproveitar o relevo dou uma carga mínima de acelerador, se vier uma subida posso optar por fazer a 120 em vez dos 140-150, etc.

Não vejo que adotar velocidades em AE de 110, no meu carro façam diferença nos consumos. Eventualmente só se circular em 5ª em vez de 6ª.
Sim depende mt dos carros.

Eu quando referi os 90 em AE é apenas um pequeno troço pouco inclinado, caso contrário podia compensar mais ir a 110 ou 120 mas nao mais que isso, a caixa é curta.

Foi preciso o gasóleo chegar aos 2 euros para se ouvir algum ruído, diria que é tarde de mais. Enquando não se controlar a sério as margens das petrolíferas em PT podem mexer nos impostos á vontade, o resultado será praticamente nulo.
Como assim? então se o governo cobrar apenas o IVA como os outros produtos tu tens dúvidas que a gasolina passe para 1 ou 1.2 euros?
A gasolina em Portugal é mais barata que em Espanha.....
Antes de impostos

Não querendo fazer muito off-topic, mas apenas um reparo: vocês já se deram ao trabalho de comparar um cabaz de compras atualmente vs há 2 meses? Sinceramente, não sei se não estamos a pagar mais nesse diferencial do que num atestar de depósito, e não engulo a desculpa da guerra, dos combustíveis, etc...há cenas a subirem 50% num mês! Parece-me que anda tudo a navegar na mesma desculpa para colmatar perdas de receitas.

Seria interessante uma fiscalização da ASAE para perceber os motivos dos aumentos de 50% versus os valores de aquisição [:p]

Quem está hoje a revender com acréscimos de 50% não tem qualquer justificação plausível para os aumentos, as aquisições foram feitas com preços muito inferiores mas à boa maneira tuga existe sempre uma chico espertice no meio da coisa com vista à trafulhice para encher alguns bolsos.

Não querendo fazer muito off-topic, mas apenas um reparo: vocês já se deram ao trabalho de comparar um cabaz de compras atualmente vs há 2 meses? Sinceramente, não sei se não estamos a pagar mais nesse diferencial do que num atestar de depósito, e não engulo a desculpa da guerra, dos combustíveis, etc...há cenas a subirem 50% num mês! Parece-me que anda tudo a navegar na mesma desculpa para colmatar perdas de receitas.
Até o garrafão de água subiu de preço.

Voltar
Superior