Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
O GPL tem o seu espaço, mas do ponto de vista puramente financeiro, os ganhos são marginais para o mesmo carro a gasóleo. É certo que a diferença de preços dos 2 combustíveis está hoje mais acentuada, mas no final do dia o ganho é mínimo.

Fora as outras desvantagens.

A verdade é que, se fosse uma solução alternativa assim tão milagrosa e perfeita, tinha-se mesmo massificado, e se isso não aconteceu após décadas...

Que carro a gasóleo é que gasta até 5.8€/100Kms a ~100kmh?

Que carro a gasóleo rivaliza com custos por Km comparado com uma 125cc?

É que fiz agora umas contas com gasóleo a 1.709 e GPL a 0.804€ e não estou a ver como compensa o gasóleo..

Infelizmente só quem já teve as duas coisas pode argumentar. Deixo um caso concreto:

37d1c2c20cf7c7c508c5bf61baa27a75.jpg

69f844fd6e4b6daf5be0ec37cb0f98fb.jpg

Hora bem:
GPL Sandero Stepway sem preocupações nos consumos.
Diesel Clio V 1.5 100 sem preocupações nos consumos.
Acredito que o clio a 100km/h gaste 4 sem qualquer problema, o Dacia gasta 6.5/7.
É fazer as contas

Não está muito implementado porque não vem de origem nos carros, até agora, há marcas a apostar nisso.
Muitas empresas optam por dar aos colaboradores carros a GPL.

Conheço o caso de uma empresa aqui da zona que tudo o que eram carros de vendedores/comerciais e carros de gestores/cargos de chefia (não os patrões claro 🤣)...
Passou tudo de Volvo's V40 D2 2.0 para Renault Captur Bi-Fuel 😉

E posso informar que os D2 2.0 só deram dores de cabeça aos condutores e ao gestor de frota daquela empresa de tantos problemas que deram.

Agora anda tudo de 1.0 TCE Bi-Fuel e só dizem maravilhas 😎

Fora as outras desvantagens.

A verdade é que, se fosse uma solução alternativa assim tão milagrosa e perfeita, tinha-se mesmo massificado, e se isso não aconteceu após décadas...

É mesmo desconhecimento e preconceito.
A grande maioria vai logo dizer diversos disparates acerca do GPL.
Desde perder potência até ser perigoso.

Também havia malta a comprar carros diesel para 5 mil km/ano, como vês muitos não fazem contas.

Óbvio que o GPL compensa, com o preço que tem outra coisa nao seria de esperar.

Claro, e é precisamente isso.
Mesmo o kit é algum dinheiro mas nada do outro mundo para quem quer transformar cá fora.

Ecoflex espanta-me como é que dizes uma coisa dessas acerca dos ganhos face a diesel serem marginais.

Os largos milhares de euros que já poupei ao longo dos anos face a diesel, foram magia? Não me parece.

Infelizmente só quem já teve as duas coisas pode argumentar. Deixo um caso concreto:

Mas eu falei com conhecimento de causa. No caso que apresentas e aos preços actuais 4.76 x 1.68€/l de gasóleo simples do intermarche são 8 €/100 kms; 8.64 x 0.80€ (Prio) são 6.9€/100kms. O carro ainda gasta alguma gasolina, certo? (pelo menos o que eu andei gastava cerca de 1/2 litro a cada 100 kms para os arranques - sei que já há carros que não gastam gasolina). Portanto 1/2 litro de gasolina são 0.95€ a somar aos 6.9€, são 7.85€ vs o 8€ do gasóleo.

Estou a fazer mal as contas?

Mesmo que não gaste gasolina a diferença são 1.1€/100 kms. Não é propriamente relevante.

Claro, e é precisamente isso.
Mesmo o kit é algum dinheiro mas nada do outro mundo para quem quer transformar cá fora.

Ecoflex espanta-me como é que dizes uma coisa dessas acerca dos ganhos face a diesel serem marginais.

Os largos milhares de euros que já poupei ao longo dos anos face a diesel, foram magia? Não me parece.

Mas há outras coisas na balança que fazem o GPL por vezes nao ser aceite.

Mas eu falei com conhecimento de causa. No caso que apresentas e aos preços actuais 4.76 x 1.68€/l de gasóleo simples do intermarche são 8 €/100 kms; 8.64 x 0.80€ (Prio) são 6.9€/100kms. O carro ainda gasta alguma gasolina, certo? (pelo menos o que eu andei gastava cerca de 1/2 litro a cada 100 kms para os arranques - sei que já há carros que não gastam gasolina). Portanto 1/2 litro de gasolina são 0.95€ a somar aos 6.9€, são 7.85€ vs o 8€ do gasóleo.

Estou a fazer mal as contas?

Mesmo que não gaste gasolina a diferença são 1.1€/100 kms. Não é propriamente relevante.

meio litro a cada 100 km?

Não é essa a realidade de sistemas modernos.

De tal forma não gasta nada que 10 euros duram largos meses no deposito, até a mesma ficar meio estragada lol.

Também havia malta a comprar carros diesel para 5 mil km/ano, como vês muitos não fazem contas.

Cada caso é um caso. Eu pouco + q isso faço por ano e em 2019 passei de um Jazz a gasolina para uma Kia 7 lugares diesel, por imperiosa necessidade de espaço/lugares extra.
Fiz as contas e sei onde me meti, mas não tinha alternativas pois 7 lugares a gasolina era um quase oásis no mercado de usados, já que novos era impossív€l.
Ou seja, nem toda a gente faz escolhas de forma irracional, mas apenas porque é a única opção.

Cada caso é um caso. Eu pouco + q isso faço por ano e em 2019 passei de um Jazz a gasolina para uma Kia 7 lugares diesel, por imperiosa necessidade de espaço/lugares extra.
Fiz as contas e sei onde me meti, mas não tinha alternativas pois 7 lugares a gasolina era um quase oásis no mercado de usados, já que novos era impossív€l.
Ou seja, nem toda a gente faz escolhas de forma irracional, mas apenas porque é a única opção.

Certo mas como podes ler, eu referi mais que uma vez que o GPL ( ou seja o que for ) é a melhor solução para toda a gente.

O que tou a dizer é que muitos nao fazem contas, e o mais todos nós conhecemos gente desse genero que nem o consumo do carro sabem, que, em alguns casos, pode implicar perdas de dinheiro sem terem grande noção.

Quanto mais conhecerem GPL, electricos, hibridos etc.

meio litro a cada 100 km?

Não é essa a realidade de sistemas modernos.

De tal forma não gasta nada que 10 euros duram largos meses no deposito, até a mesma ficar meio estragada lol.

Não estou a perceber, muito sinceramente. Vejo alguns posts com muitas certezas, mas e as contas onde estão? Eu já deixei aqui as contas segundo os preços actuais low-cost de acordo com o consumo do outro colega de fórum e acho que não me enganei, nem enganei ninguém. Inclusive a minha experiência com GPL vs diesel é semelhante (até podemos falar disso).

Citas o meu post, e falas do consumo a gasolina num GPL. Pergunto-te qual a relevância de tal nas contas? Seja 1/2 litro aos 100 kms, seja metade disto, no fim das contas a diferença são apenas dezenas de cts no final a cada 100kms. Mais, no fim desse post retirei o consumo de gasolina e a marca ficou em 1.1 €/100kms. É relevante para ti? Será essa a diferença que faz as pessoas passar para GPL? Eu acho que não. Não era este o foco da discussão? A questão financeira? É que eu não falei de mais nada...

Ainda bem que poupaste milhares de €. Se quiseres apresentar as contas de tal, era porreiro (sem qualquer ironiam, entenda-se).

Não estou a perceber, muito sinceramente. Vejo alguns posts com muitas certezas, mas e as contas onde estão? Eu já deixei aqui as contas segundo os preços actuais low-cost de acordo com o consumo do outro colega de fórum e acho que não me enganei, nem enganei ninguém. Inclusive a minha experiência com GPL vs diesel é semelhante (até podemos falar disso).

Citas o meu post, e falas do consumo a gasolina num GPL. Pergunto-te qual a relevância de tal nas contas? Seja 1/2 litro aos 100 kms, seja metade disto, no fim das contas a diferença são apenas dezenas de cts no final a cada 100kms. Mais, no fim desse post retirei o consumo de gasolina e a marca ficou em 1.1 €/100kms. É relevante para ti? Será essa a diferença que faz as pessoas passar para GPL? Eu acho que não. Não era este o foco da discussão? A questão financeira? É que eu não falei de mais nada...

Ainda bem que poupaste milhares de €. Se quiseres apresentar as contas de tal, era porreiro (sem qualquer ironiam, entenda-se).

2L de diferenca face a diesel.
Total de 140 mil km +/-

98 cent diferença. Diesel simples auchan vs GPL.

5L diesel vs 7 GPL a cada 100 km dá diesel 5*1.73 e GPL 7*0.75 diferença entre eles 3.4 euros a cada 100 km

Portanto 3.4 x 1400 dá 4760 euros, é evidente que aqui há a variação ao longo do tempo, podemos falar de quando o diesel esteve a 1 euro ou de quando o GPL esteve a 54 centimos ou menos, isto ao longo dos ultimos anos, ou diesel a 2 euros e GPL a 90, podemos fazer médias ou o que quisermos que no fim a poupança acaba por ser uns milhares.

Mesmo que incluas aqui umas centenas de euros em gota.

Falei na questão do consumo de gasolina que dependendo do carro pode ser menos mesmo infimo, ao ponto de uns 5 euros durarem lá largos milhares de km ou seja já é bem diferente.

Quando dizes que a diferença GPL vs Gasolina é marginal, poderá ser no teu caso mas não é isso que acontece no geral, o mesmo acontece com diesel/gasolina que nalguns casos pode não compensar mas é comum compensar embora já não tão facilmente como no passado.

Só em manutenção, o GPL deve ganhar mais uns euritos, não? [:D]

20 / 30 euros no filtro GPL na marca, que é carissimo. A cada 40 mil. O outro é a cada 80 , anda +/- pelo mesmo valor se bem me recordo.
Cá fora uns 10 euros mas as marcas são o que são.

Man nao vás por aí, tb há quem diga que é mais cara a manutenção regular do diesel mas...tb n será mt relevante.

Mas respondendo a isso, nao sei se o 1.5 DCI ficaria mais caro na revisao. Talvez nao.

Voltar
Superior