Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
O meu 1o carro foi precisamente um Corsa A, mas de 89, lá pelo ano de 2004. Com low-cost ia abaixo ao ralenti, com gasolina de marca, não ía.

Trocou-se o velhinho e gasto Pierburg 1b por outro em melhor estado, e daí nunca mais deu problemas. Viria a dar muitos outros, mas isso são contas de outro rosário.

Recordo que uma vez meti-lhe BP 100 octanas, e fez mais km. Mas acho que me lembrava do preço dela, cada vez que acelerava 🤣.

Por acasso este já levou um e por acaso nunca foi o mesmo (para pior). De resto conta com 160.000km e o únicos problemas que dá é no inverno começa aa necessitar de platinados ou apenas afinação ahha mas de 3/4 anos leva platinados e os cabos novos ahah

Carros com carburador é outra história... Também tenho aqui um Corsa A Luxus 1.0 que só trabalha com 98 (aliás, agora nem trabalha já [:D]), mas sei que se aquilo tivesse uma revisão como deve ser ficava a trabalhar com 95 como é suposto.

Falando das low cost, acho que depende mais da manutenção/fiabilidade do carro do que do combustível que é aprovado para usar. Quantos milhares (ou milhões?) de carros em Portugal metem exclusivamente combustiveis low cost sem problemas?

Há carros que não se dão bem com combustível simples. Eu já vivi isso num corsa b 1.0 de 3 cilindros e num 116i E87 LCI. Este último até no manual recomendava 98 octanas, e com 95 simples parecia uma traineira de tanto grilar. Com 98 low-cost (Jumbo) era ok, mas notava-se bem quando se abastecia 98 Galp GeForce ou 98 Repsol, em baixos regimes e na abordagem a subidas. Estas são as minhas únicas situações em que me apercebi que fizeram diferença. Em todos os outros carros que tive não noto/notei, mas por norma abasteço aditivado e desde há muitos anos a esta parte, Intermarché é o posto preferido por questões de conveniência.

Claro, e fiz apenas o teste para ver, por curiosidade. Como disse não afirmo que seja assim, apenas foi o teste que fiz :)

Oh pah, em 87 quando veio levava gasolina da shell AHAH [:)]

Ok, entendi.

É que às vezes podia acontecer algum motor ser extra sensivel mas essa diferença era de facto mt grande, até porque como sabemos quando são feitos testes do estilo que a Deco Proteste já fez ( lá por 2012, o " igual ao litro " eles testaram alguns milhares de KM e sem duvida que notaram diferenças nos consumos. Mas essas diferenças não compensavam face ao maior preço dos aditivados.

Opah, falamos de carros a carburador, nem me tava a lembrar do Corsa de 87 mencionado pelo joao pereira, e sim muitos casos depende do estado e/ou da afinação do carburador.

E nao só, quando o mecanico ia afinar o meu Uno 60 SX também mexia numa cena redonda em simultaneo com o carburador, creio que era o " avanço " do distribuidor ou algo assim, nao me recordo ao certo.

Havia até quem afinasse os carros pa 98, pa ficar a consumir menos, e assim poupar face à 95.
Mas se metesse 95 era um 31.

Só truques.

Hoje as centralinas ajustam tudo em tempo real.

Falando com conhecimento de causa... Podes comparar sim, porque, dependendo da zona do pais, é exatamente o mesmo.

Falo de zona centro-norte até aos Algarves, usando a tua comparação... Na Galp comes uma empada com 50/50 masa/recheio, no intermaché é 80/20, isto é, o produto é o mesmo a quantidade é que é diferente.

Percebi mal ou queres dizer que o combustivel simples do Inter tem uma proporção de (no exemplo) 20% de aditivo ao passo que o aditivado da Galp tem 50%, é isso?

Já agora, eu andei até Agosto deste ano sem meter uma gota de Auchan, e os ultimos 2 depósitos tem sido Auchan aditivado do UBBO. Risquei a Galp porque acho que na bomba de Alfornelos onde abastecia, apanhei gasóleo manhoso que me acendeu a luz do motor e só apagou uns bons km depois e já a queimar essa Auchan. Que quase certamente será Galp de base, alguém aqui que confirme.
Por acaso um tema que me interessa bastante e nunca há literacia sobre isso, qual será o tipo de aditivo que um Auchan, um Inter, colocam nos depósitos e o que difere em comparação com uma Shell, uma BP, ....?

Ainda assim, reforço que no 1.7 Crdi do meu carro, o combustível com melhor desempenho é o V-Power Shell, não tenho é aqui bomba "à mão".

não, o que ele quer dizer é que por exemplo, numa prio compras 15% soja e numa galp compras 7% (no caso do diesel)
daí quem usa prio ter consumos mais altos
(independentemente dos aditivos)

Percebi mal ou queres dizer que o combustivel simples do Inter tem uma proporção de (no exemplo) 20% de aditivo ao passo que o aditivado da Galp tem 50%, é isso?

Já agora, eu andei até Agosto deste ano sem meter uma gota de Auchan, e os ultimos 2 depósitos tem sido Auchan aditivado do UBBO. Risquei a Galp porque acho que na bomba de Alfornelos onde abastecia, apanhei gasóleo manhoso que me acendeu a luz do motor e só apagou uns bons km depois e já a queimar essa Auchan. Que quase certamente será Galp de base, alguém aqui que confirme.
Por acaso um tema que me interessa bastante e nunca há literacia sobre isso, qual será o tipo de aditivo que um Auchan, um Inter, colocam nos depósitos e o que difere em comparação com uma Shell, uma BP, ....?

Ainda assim, reforço que no 1.7 Crdi do meu carro, o combustível com melhor desempenho é o V-Power Shell, não tenho é aqui bomba "à mão".

Percebeste bem.

O deposito do aditivo é o mesmo... O Auchan/Intermarché não "minam" combustivel e não têm o mesmo modelo de negócio da Prio.

Ainda tenho aqui os registos...

Exemplo gasóleo Galp:
Pistão de 70cc, 3 dosing rates diferentes: 200, 250, 725.
Não é dificil adivinhar para onde vão os 200 e os 725...

Para a Gasolina é praticamente o mesmo, 283 vs 565.

E uma coisa é o combustível que sai da fonte, outra é o que está no tanque da bomba. Tão importante como a qualidade do combustível na origem, é o seu armazenamento.

Mas assim a ser é uma diferença bue grande.
Para....nao notar nada em todos os carros a gota que tive [:D]

Ainda assim poderia jurar que o Auchan tinha 1 receita propria ( ? ) mas talvez vá de encontro ao que o Electronico disse ou seja o que vai variar é o pozinho.

Mais engraçado será BP simples VS Recheio abastecido pela BP, é que na diferença de preço 1 deles traz ouro .

Mas assim a ser é uma diferença bue grande.
Para....nao notar nada em todos os carros a gota que tive [:D]

Ainda assim poderia jurar que o Auchan tinha 1 receita propria ( ? ) mas talvez vá de encontro ao que o Electronico disse ou seja o que vai variar é o pozinho.

Mais engraçado será BP simples VS Recheio abastecido pela BP, é que na diferença de preço 1 deles traz ouro .

A BP tem ainda mais variações.
Pistão 50cc a rates de 120, 143, 235, 513.

As quantidades vão variando mas o base é o mesmo.

Mas isto é bastante dinamico, depende da empresa e do fabricante do aditivo.

não, o que ele quer dizer é que por exemplo, numa prio compras 15% soja e numa galp compras 7% (no caso do diesel)
daí quem usa prio ter consumos mais altos
(independentemente dos aditivos)

Todo o gasóleo tem 11,5% Biocombustível, está nas faturas apesar da denominação ser B7.
A Prio no Diesel e Top Diesel segue a mesma % de biocombustível, apenas no ecodiesel tem 15%

Eu não acompanho este tópico, e é muito provável que a resposta a esta pergunta esteja nas 1853 páginas anteriores, mas como não tenho paciência nem tempo para ler tudo, aqui fica a minha dúvida que pode parecer básica:

Tenho uma viatura com motor 1.5 BlueHDi, famoso por ter alguns problemas crónicos. Durante 130.000Km, a grande maioria feita em AE, não tive nenhum tipo de problema com o mesmo.

Há poucos meses mudei-me para um sítio que tem um Intermarché praticamente ao lado, e depois de ver todos os dias gasóleo quase 25c mais barato do que costumava pagar, resolvi começar a meter lá. Metia sempre o gasóleo mais caro, e pelo menos no andamento do carro, nunca notei nenhuma diferença.

Passado cerca de 1 mês e meio de ter começado a ir a esse sítio, o carro teve avarias diversas, que culminaram com substituição de depósito de AdBlue + filtro de partículas, algo que passou bastante dos 2K...

A minha grande dúvida é: relacionam uma coisa com a outra, ou foi pura coincidência? Entre amigos e conhecidos, já ouvi ambas as versões. Uns juram que foi por causa do gasóleo, outros dizem que não.

Alguém tem uma resposta concreta, que não seja apenas baseada em "achismo"?
Obrigado.

Temos vários na frota da empresa (Partner e 3008) sempre abastecidos com Gasóleo Simples do Inter e sem stresses para já

tenho o mesmo carro há 21 anos e com mais de 400 mil e vai alternando, mas houve alturas em que só levava depósitos e depósitos seguidos de combustível do inter, eleclarc e jumbo e nunca se queixou. ainda hoje levou aditivado do inter...

sim, até foi dos últimos motores sem dar chatices, tive sorte, eu que estive para comprar um A3 2.0tdi. caso tivesse mais uns milhares se calhar ia para esse e ia meter-me logo em atalhos (ou trabalhos, pronto!). [:D]

hoje em dia há motores sensíveis e nem todos querem combustível barato e os donos também não. há bocado meti a 1.489 o aditivado e arranjando a valores baixos, é sempre preferível nestes motores mais modernos.

Voltar
Superior