Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
embora que com o preço a que estão qualquer dia até para carregar sempre fora vai valer a pena. Neste momento num carro a gasolina/diesel que gaste 5 litros aos 100 o custo a cada 100km já anda pelos 10- 11 euros. Carregar na Atlante pode ficar a 7-10 conforme o consumo do carro.
carreguei dos 26 aos 80% no sábado de tarde, paguei 8.05€ na atlante e porque começou a contar quando não devia, senão seriam 7.20€ ou algo parecido. dá para cerca de 220 ou 225kms. mesmo que se carregue a 10€ esses kms, compensa bem. a gasóleo neste momento deverei gastar uns 13 ou 14€ aos 100.

sim, mas como são bastante mais caros....

Eu já tenho Ev, penso é em trocar tb o a gasolina :)

300€ em gasoleo, ainda não compensa mudar?

compensar compensa e imenso numa vertente, o problema é o valor que tem que se dar a mais depois de se vender o carro. ou há dinheiro para investir ou pede-se crédito, seja a viatura nova ou usada. agora cada um faz as suas compras, embora compensar nunca compense verdadeiramente em termos totais de euros despendidos, apenas na utilização de um ou outro combustível.

Fazendo o cálculo para gasóleo (diesel), gastando 300€ mensais, num elétrico a consumir 14 kWh/100 km, a sua despesa de energia cairá para uma média entre 39€ e 71€ por mês (se carregar em casa), o que representa uma poupança mensal de até 261€.
Com o preço médio atual do gasóleo simples em Portugal a rondar os 2,15 €/L, gastar 300€ significa que abastece cerca de 139,5 litros e percorre aproximadamente 2.537 km por mês (com a média de 5,5 L/100 km). Para fazer essa exata distância no seu elétrico, precisará de 355 kWh de energia por mês. [1]
Veja como ficaria a simulação dos custos consoante o local de carregamento:

Cenário de MobilidadeCusto de EnergiaCusto Mensal (2.537 km)Poupança Mensal vs. Gasóleo
⛽ Gasóleo Atual (5,5L/100km)~2,15 € / Litro300,00 €Ponto de partida
🏠 Em casa (Tarifa Bi-Horária / Noite)~0,11 € / kWh~39,00 €Poupa 261,00 €
🏠 Em casa (Tarifa Normal Média)~0,20 € / kWh~71,00 €Poupa 229,00 €
🛞 Postos Públicos (Média na rua / PCN)~0,35 € / kWh~124,00 €Poupa 176,00 €

@caditonuno este quadro não está muito preciso.

5.5/100 e 14kwh/100 parece um pouco optimista.
bi-hoário não deveria ser usado para contas, porque apesar de se pagar mais barato em vazio, paga-se mais caro em cheio, o que no final do mês irá dar uma média de preço kwh.
Tarifa normal, qualquer pessoa contrata a .16xx€ kwh
Postos públicos a 0.35€ também é pouco real.

eu já paguei a 0.20€ na rua, como já paguei a 0.53€. a média será ali nos 0.40€, penso eu. no meu carro até gastava e gasto mais, como apanha muita cidade, 7lts não é descabido. depois elétrico e em 2 semanas feitas hoje, já desci dos 14kw, mas a média deverá andar por aí. em AE até 120 gastei menos de 16, se baixar para os 110 ou por volta desses valores, ainda ontem fiz 14.1kw em 40kms de AE, para cá 14.5kw.

quanto ao Lino, é como diz o outro, deixa-me aproveitar e é pena não ter aproveitado mais cedo nem poder comprar um carro mais potente e novo...

Por que há muita gente que não tem capacidade de carregar em casa, apesar de aqui no fórum haver uma fatia de user´s que achem que sim, e que todos são iguais a eles.
Exacto. Além de outras variáveis.

No meu caso, e para já , é absolutamente impossível devido às viagens grandes e à forma como faço a gestão dos passeios que dou.
No máximo seria hibrido. Se plguin ou não, logo se veria.

Se a maria arranjar trabalho num raio de 100km nem se pensa 2x, despacha-se o corsa e bota-se 1 electrico. Mas é apenas um segundo carro.

eu já paguei a 0.20€ na rua, como já paguei a 0.53€. a média será ali nos 0.40€, penso eu. no meu carro até gastava e gasto mais, como apanha muita cidade, 7lts não é descabido. depois elétrico e em 2 semanas feitas hoje, já desci dos 14kw, mas a média deverá andar por aí. em AE até 120 gastei menos de 16, se baixar para os 110 ou por volta desses valores, ainda ontem fiz 14.1kw em 40kms de AE, para cá 14.5kw.

quanto ao Lino, é como diz o outro, deixa-me aproveitar e é pena não ter aproveitado mais cedo nem poder comprar um carro mais potente e novo...
Eu não carrego na rua, mas o feedback é que a atlante é das mais baratas e custa 0.49€ kwh.

Nas caixas de comentários das redes sociais é cada perola... É quase ódio de morte aos elétricos. Para os utilizadores de elétricos, como é o meu caso, o que desejamos é que continue assim, com muita resistência para mudarem para elétrico. Quero ainda andar muitos anos sem pagar IUC, estacionamento mais barato e eletricidade ao preço que está.
Convinha ligarem 1 beca menos a redes sociais, aquilo afunila em pacóvios....e as pessoas decentes quase nem lá populam.

Anyway, eu quando tinha GPL também vi algumas pessoas surpresas, ou com o facto de ser só 60 cent/L, ou com não ser perigoso, ou com a poupança total.

Mas sempre tive noção que é uma não opção para diversas pessoas, a começar logo pela área do país onde habitualmente andam.

Convinha ligarem 1 beca menos a redes sociais, aquilo afunila em pacóvios....e as pessoas decentes quase nem lá populam.

Anyway, eu quando tinha GPL também vi algumas pessoas surpresas, ou com o facto de ser só 60 cent/L, ou com não ser perigoso, ou com a poupança total.

Mas sempre tive noção que é uma não opção para diversas pessoas, a começar logo pela área do país onde habitualmente andam.
São um espelho da sociedade. As pessoas que lá vão comentar essas coisas são pessoas que existem e vivem cá.
O GPL é a mesma coisa, sempre me questionei porque raio não existem mais carros a gpl.

São um espelho da sociedade. As pessoas que lá vão comentar essas coisas são pessoas que existem e vivem cá.
O GPL é a mesma coisa, sempre me questionei porque raio não existem mais carros a gpl.

situação real com 2/3 meses:
carro elétrico de serviço avariou então a empresa disponibilizou um bifuel como substituto para a utilizadora
politica da empresa, necessitando de abastecer, utilizar sempre/só GPL
ora, a utilizadora necessitou de abastecer... resultado?
não sabia como o fazer, pediu ajuda ao funcionário para abastecer e após muita insistência lá foi ajudar... a utilizadora quando viu a descarga/bafo daquilo ao desengatar do carro, recusou-se a andar com o carro e ligou para a empresa a chorar com medo do carro e a solicitar outra solução para o transporte...

Certo, eu na altura também. Entretanto encareceu muito embora ainda continue a ser poupança.

Entretanto troquei pa gasolina devido a alguns factores e dificilmente GPL volta a ser opção mas fez sentido enquanto o tive.

Agora, não concordo que seja espelho da sociedade. Quer dizer é, mas de UMA parte da sociedade, que antes ninguém lhes ligava nenhuma e agora encontram na net uma "janela" para atirarem a parvoíce toda.

carro elétrico de serviço avariou então a empresa disponibilizou um bifuel como substituto para a utilizadora
não sabia como o fazer, pediu ajuda ao funcionário para abastecer e após muita insistência lá foi ajudar... a utilizadora quando viu a descarga/bafo daquilo ao desengatar do carro, recusou-se a andar com o carro e ligou para a empresa a chorar com medo do carro e a solicitar outra solução para o transporte...
Man, isto é a sério?

Epah, não sabe, aprende....wtf....a primeira vez também andei à nora, ainda nem era este sistema mas sim o antigo, bem mais chato diga-se.

Olha eu não gosto do cheiro a diesel !!! só abasteço gota 98 fresquinha, mai nd !!

Palmas para essa empresa que contrata pessoas com deficiência.

Man, isto é a sério?

Epah, não sabe, aprende....wtf....a primeira vez também andei à nora, ainda nem era este sistema mas sim o antigo, bem mais chato diga-se.

Olha eu não gosto do cheiro a diesel !!! só abasteço gota 98 fresquinha, mai nd !!
Entendo o que queres dizer e de facto as redes sociais permitiu estes anormais encontrarem-se uns aos outros. Mas não invalida o que estava a dizer, mesmo sem redes sociais "eles" continuariam a ter ódio aos elétricos.

Entendo o que queres dizer e de facto as redes sociais permitiu estes anormais encontrarem-se uns aos outros. Mas não invalida o que estava a dizer, mesmo sem redes sociais "eles" continuariam a ter ódio aos elétricos.
Pois, fazer o quê...

Mas no caso do GPL também só vingou porque a gasolina/diesel começaram a ficar caros apesar das oscilações, e começou a haver mais postos GPL nos ultimos 10/15 anos, à boleia das soluções de GPL nativo da Dacia, Fiat, Hyundai ( creio ).

A nuvem libertada pode provocar queimaduras, e sei-o porque aconteceu com alguém muito próximo de mim, a abastecer o e34. Tanto que, há uns anos, a Galp andou a redesenhar as pistolas de abastecimento, para minimizar isso. Neste momento não sei como está, que esse carro foi vendido há 15 anos.

Na empresa onde trabalho também existem carros bifuel nas opções de escolha, mas não existe obrigatoriedade de o utilizar. Até porque, como o plafond é em litros, fica-se logo com menos km a percorrer mensalmente.

Voltar
Superior