Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 115 9,3%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,2%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,5%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 505 41,0%

• Total de eleitores
    1.233
Várias fontes contactadas pelo DN na indústria petrolífera referem para a alta consistente das cotações dodiesel no índice Platts. Este indicador, que é a principal referência para a fixação dos preços ao retalho na Europa e em Portugal, subiu cerca de 10% desde o início do mês, ou cerca de 60 dólares por tonelada. E este aumento vai repercutir-se com mais força no mercado nacional nas próximas semanas.

Para o presidente da Galp, o barril, com base apenas em factores técnicos, deveria estar entre os 50 e os 60 dólares. Mas o desequilíbrio entre a oferta e a procura, alimentado pelo crescimento económico dos grandes países emergentes, leva as cotações para cima. Ferreira de Oliveira, que voltou a frisar a elevada carga fiscal sobre os combustíveis em Portugal, assinalou ainda que a alta do petróleo vai chegar dentro de seis meses ao gás natural.

Em http://dn.sapo.pt/2007/09/21/dnbolsa/vem_nova_subida_gasoleo.html

O presidente da Galp discorda com a diferenciação fiscal que existe entre o gasóleo e gasolina que leva a preços finais diferentes.«Há uma grande injustiça social. Não consigo perceber como é que a minha empregada doméstica, que anda num Renault velhinho, paga mais impostos ao Estado que eu, que ando num BMW não sei quantos», explicou Ferreira de Oliveira na Assembleia da República, numa comissão para «Acompanhamento das Questões Energéticas».

Recorde-se que os impostos que incidem sobre o gasóleo são mais baixos que os que incidem nas gasolinas, o que torna o primeiro combustível mais barato que o segundo. Uma situação que, segundo o mesmo responsável, já não faz sentido. «Fazia sim, quando surgiu. Hoje já não. Aliás, a Inglaterra foi a única a travar este problema, tendo colocando já os impostos iguais, o que faz com que gasolina e gasóleo se comprem ao mesmo preço».
Ferreira de Oliveira recorda ainda que esta situação, que «traz desequilíbrios», ainda ajuda a impulsionar os preços. Porquê? As vendas de gasolina em Portugal têm diminuído, à volta de 4% ao ano, «o que leva os custos unitários a tornarem-se mais altos».

In: Agencia Financeira

Hoje em dia não faz sentido o gasoleo ter um preço diferente da gasolina.

Tecnicamente, já não faz sentido.

Agora, politicamente... que vais fazer? Subir o ISP do gasóleo levaria a uma data de greves, manifs e algumas falências. Descer o ISP da gasolina era menos sei-lá-quantos milhares de milhões de impostos ao fim do ano.

Era preciso andar em cima do problema ao longo dos anos, mudando o ISP ano após ano, para se adaptar a fiscalidade à realidade. Como nenhum governo teve essa coragem, a questão foi-se arrastando até chegar ao ponto em que qualquer solução é má.

Enfim, tudo normal... lol

Claro, eles vão começar a exportar agua...
Porque as pessoas lhes vão começar comprar agua a peso de ouro, ao invés de a irem buscar á chuva/mar/torneira...

Pelo andar da carruagem, é a agua potável que cada vez mais estará mais cara de conseguir. Abrir uma torneira daqui a uns tempos pode ser um exercício ainda mais caro que pegar numa mangueira de 98. Mas como já disse, trata-se de agua potável, nunca de "combustível", que como já demonstrei ad nauseam, a agua nunca foi, nem nunca será, por muito que gostes de insistir no contrário.:sh)

Water cars existem até mais do que um, com reportagens feitas sobre eles e tudo, mas a sério, não vejo necessidade de entramos novamente em loop.
Ainda bem que, pelo menos isso percebes![;)]

Conbustiveis

Conbustiveis

Os consumidores devem ter em conta os descontos que têm nos combustíveis na hora de comparar preços.Esta é, pelo menos, a opinião do presidente da Galp Energia que, numa comissão para «Acompanhamento das questões energéticas» na Assembleia da República, afirmou que «quando se comparam preços, deve-se fazer uma comparação líquida de impostos e de descontos».

O facto é que, segundo Ferreira de Oliveira, «Portugal é o país que mais descontos deve dar aos combustíveis». Significa isto que, «líquidos (de impostos e com os descontos) os nossos preços são inferiores aos que são praticados em Espanha», garantiu.
Recorde-se que os descontos a que o presidente da petrolífera líder em Portugal se refere resultam das parcerias que as petrolíferas detêm com outras empresas, quer sejam associações, clubes de futebol ou hipermercados (exemplo da Galp com o Continente ou BP e Lidl), ou dos próprios cartões de pontos destas.

E eu quero lá saber disso dos descontos e das ofertas, quando meto combustível não é a pensar que quero ganhar uma torradeira, ou ir comprar papel higiénico mais barato ao supermercado!

Deixem-se de tretas e baixem os preços dos combustíveis que a malta agradece e não se importa de não ter pontos no cartão ou pagar menos no supermercado.

Realmente este país deve ser o nº1 em atirar areia para os olhos do "povinho"

Que culpa tenho eu que as gasolineiras façam acordos com os Hipers para manterem clientes nas bombas! É do interesse exclusivo das gasolineiras e dos Hipers (GALP/Continente) que se "ande" de um lado para o outro a gastar.

Até parece que o "povinho" é que deveria agradecer o grande favor que nos fazem.

Agora que quando as gasolineiras compram a "preços futuros" e aplicam na bomba o preço do crude actual e só ai ganham, ai não fala o Sr Dr.
E baixar o preço quando baixo o crude...ah pois esquecemo-nos!!!

Enfim é a republica das bananas que temos....em que quem nos deveria de defender pois é pago para isso (governo) tá agarrado a futuros tachos, acordos e lobbies!

Ai está mais uma ajuda do nosso querido estado:

Imposto sobre os combustíveis volta a aumentar em 2008
O Ministério das Finanças vai aplicar o aumento do imposto petrolífero de 2,5 cêntimos por litro no próximo ano. Este é a terceira das subidas extraordinárias do ISP previstas nas medidas de consolidação orçamental aprovadas em 2005, ainda pelo anterior ministro, Campos e Cunha.

Se fizeremos bem, mas mesmo bem, as contas, os combustíveis ainda são é oferecidos de acordo com esse senhor.

Então eles agora não têm aquela promoção dos Galp Milhões?
Fazendo a média e a prova dos nove, os combustíveis ficam oferecidos ao cliente! [8b]

Realmente este país deve ser o nº1 em atirar areia para os olhos do "povinho"

Que culpa tenho eu que as gasolineiras façam acordos com os Hipers para manterem clientes nas bombas! É do interesse exclusivo das gasolineiras e dos Hipers (GALP/Continente) que se "ande" de um lado para o outro a gastar.
Realmente, isto só reforça a ideia da concertação de preços.
E os "descontos" implicam condições, logo, não é sério considerá-los para comparar preços.

Os combustiveis estão tão baratos com esses "superdescontos" que o estado já tomou medidas:

Imposto sobre os combustíveis volta a aumentar em 2008
O Ministério das Finanças vai aplicar o aumento do imposto petrolífero de 2,5 cêntimos por litro no próximo ano. Este é a terceira das subidas extraordinárias do ISP previstas nas medidas de consolidação orçamental aprovadas em 2005, ainda pelo anterior ministro, Campos e Cunha.

Venho aqui demonstrar a minha indignação contra os aumentos dos combustíveis.

O GPL subiu 0.01 e está agora a 0.545€ na AVIA (não sei se é o mesmo a nível nacional)...

Ainda sou do tempo em que o GPL era a 0.44€...

Voltar
Superior