ZylmhuinVII
New member
Meti gasoil a 1,030€...
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Várias fontes contactadas pelo DN na indústria petrolífera referem para a alta consistente das cotações dodiesel no índice Platts. Este indicador, que é a principal referência para a fixação dos preços ao retalho na Europa e em Portugal, subiu cerca de 10% desde o início do mês, ou cerca de 60 dólares por tonelada. E este aumento vai repercutir-se com mais força no mercado nacional nas próximas semanas.
Para o presidente da Galp, o barril, com base apenas em factores técnicos, deveria estar entre os 50 e os 60 dólares. Mas o desequilíbrio entre a oferta e a procura, alimentado pelo crescimento económico dos grandes países emergentes, leva as cotações para cima. Ferreira de Oliveira, que voltou a frisar a elevada carga fiscal sobre os combustíveis em Portugal, assinalou ainda que a alta do petróleo vai chegar dentro de seis meses ao gás natural.
Cerca de 240 autocarros da empresa de camionagem Arriva-Portugal vão passar a ser abastecidos com biodiesel produzido pela PRIO Advanced Fuels, do grupo Martifer, de acordo com um protocolo hoje assinado
O presidente da Galp discorda com a diferenciação fiscal que existe entre o gasóleo e gasolina que leva a preços finais diferentes.«Há uma grande injustiça social. Não consigo perceber como é que a minha empregada doméstica, que anda num Renault velhinho, paga mais impostos ao Estado que eu, que ando num BMW não sei quantos», explicou Ferreira de Oliveira na Assembleia da República, numa comissão para «Acompanhamento das Questões Energéticas».
Recorde-se que os impostos que incidem sobre o gasóleo são mais baixos que os que incidem nas gasolinas, o que torna o primeiro combustível mais barato que o segundo. Uma situação que, segundo o mesmo responsável, já não faz sentido. «Fazia sim, quando surgiu. Hoje já não. Aliás, a Inglaterra foi a única a travar este problema, tendo colocando já os impostos iguais, o que faz com que gasolina e gasóleo se comprem ao mesmo preço».
Ferreira de Oliveira recorda ainda que esta situação, que «traz desequilíbrios», ainda ajuda a impulsionar os preços. Porquê? As vendas de gasolina em Portugal têm diminuído, à volta de 4% ao ano, «o que leva os custos unitários a tornarem-se mais altos».
In: Agencia Financeira
Era preciso andar em cima do problema ao longo dos anos
Nunca fez![Hoje em dia não faz sentido o gasoleo ter um preço diferente da gasolina.
Claro, eles vão começar a exportar agua...
Porque as pessoas lhes vão começar comprar agua a peso de ouro, ao invés de a irem buscar á chuva/mar/torneira...
Ainda bem que, pelo menos isso percebes![Water cars existem até mais do que um, com reportagens feitas sobre eles e tudo, mas a sério, não vejo necessidade de entramos novamente em loop.
Realmente, isto só reforça a ideia da concertação de preços.Realmente este país deve ser o nº1 em atirar areia para os olhos do "povinho"
Que culpa tenho eu que as gasolineiras façam acordos com os Hipers para manterem clientes nas bombas! É do interesse exclusivo das gasolineiras e dos Hipers (GALP/Continente) que se "ande" de um lado para o outro a gastar.