tal como já referi anteriormente, as coisas não são simples como fazes (agora és tu...[

] ) parecer.
As pessoas no momento da compra, pagaram mais por um carro a gasóleo do que pagariam por um carro a gasolina, exactamente pelo facto de: 1- o gasóleo ser mais barato que a gasolina; 2- um carro a gasóleo ser mais económico que um carro a gasolina.
Havendo a alteração de um destes factores, é como que mudar as regras do jogo, a meio do próprio jogo.
Repara, seria o equivalente a: alguém que comprou carro quando se pagava imposto municipal e se pagava o IA na totalidade no momento da compra do carro, e com as alterações que agora surgiram e com a criação do imposto único de circulação, passar a pagar este, não obstante já ter pago o IA à "cabeça", e no momento em que o preço dos carros estava mais caro exactamente por causa do pagamento do IA no inicio...
Actualmente, um carro novo é mais barato do que há 2 anos atrás, mas pagas é mais pelo imposto anual. Será que era justo e moralmente admissível que o novo imposto único se aplicasse àqueles que compraram o carro antes das alterações, mudando assim as regras do jogo, a meio de próprio jogo? claro que não...
Nada na vida é imutável.
Compraste um carro a gasóleo partindo do princípio que o gasoleo era mais barato e que o carro consumia menos.
Do mesmo modo, há 15 anos atrás comprava-se carros a gasolina porque a diferença de preço do diesel vs gasolina não justificava andar com os charutos que os diesel eram na altura.
Eu vejo estes aumentos sem qualquer preocupação no abastecimento em si.
O facto é que o meu carro anterior (do mesmo segmento e peso) a gasolina gastava-me 8,8 com pé leve. Este diesel actual com pé menos leve gasta-me 6.
Logo, mesmo que de repente o diesel custasse 1,5 euros e a gasolina também (sim porque ninguém pense que a gasolina não vai subir), continuaria a pagar menos 4,2 euros por cada 100 kms.
É mau ???
O que me preocupa a sério no aumento do preço do gasóleo é os aumentos nas outras coisas que daí vêm.
Se o transporte dos produtos até chegar ao supermercado aumentam, os produtos aumentam também, e aí é que me vai sair caro.
Se as empresas arcarem sozinhas com o custo do aumento do gasóleo (improvável), essas empresas vão ter menos lucros, despedir pessoal e reduzir a economia pelo menor poder de compra disponível.
Estas são as minhas preocupações face ao aumento do gasóleo, já que no uso que dou aos meus carros (kms feitos) não é o grande problema.
Se fosse agora, e mesmo que me garantissem que o gasóleo ia ficar ao preço da gasolina (o que não aconteceu), eu continuaria a comprar um carro a diesel dentro dos segmentos e valores em que eu me situo.
Prefiro a condução do diesel, pura e simplesmente e o seu menor consumo é um facto incontornável.
Se no passado comprei carros a gasolina (mesmo andando mais caro) porque os diesel eram uns charutos que não davam piada conduzir (ou seja, eu preferia gasolina), porque agora não havia de escolher o que gosto mais (neste caso diesel) ?
A subida do preço do gasóleo só pode (e deve) ser equacionada por quem compra carros novos nos segmentos mais baixos (que é onde há as maiores diferenças de valores e dificuldade de compensar).
Em veículos a partir de uma determinada gama, a desvalorização adicionada aos consumos (porque qualquer gasolina a puxar + 1,5 Toneladas gasta muito) continua a fazer o gasóleo compensar, e vai ter de aumentar bastante face à gasolina para que tal deixe de acontecer.
Esta é a
minha maneira de ver as coisas, admitindo sempre poder estar errado.