Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Isso é o mesmo que ir jogar na bolsa à espera que o valor das acções nunca desca!

Não vejo porque seja indecente, era decente antes o custo do gasoleo ser tão baixo e a taxação ser tão diferente da que é aplicada na gasolina ?

Eu não tenho aversão nenhuma a carros a diesel, cada um compra o que quer. Concordo é que seja aplicado o principio da igualdade, e que não se vejam as anormalidades que se vêm no mercado automóvel.

E não há "anormalidade" no diferencial entre o custo do carro a diesel e a gasolina? Aí não te preocupa nada...só defendes o teu ponto de vista não é! Os outros também têm as suas experiências e, em princípio, cabeça para pensar...

E não há "anormalidade" no diferencial entre o custo do carro a diesel e a gasolina? Aí não te preocupa nada...só defendes o teu ponto de vista não é! Os outros também têm as suas experiências e, em princípio, cabeça para pensar...

Não têm os dois o mesmo custo de produção!

Vamos ver, um tem turbo, o outro não, o motor diesel é mais caro que o do equivalente a gasolina, a embraiagem do diesel é mais cara, idem para as transmissões, um tem intercooler (maior parte das vezes) o outro não.

Os inejctores e respectivo sistema de injecção são muito mais caros no diesel que no gasolina, então é normal as marcas colocarem cá fora material mais caro ao mesmo preço de material mais barato ?

Deixo dois exemplos (preço base):
http://www.guiadoautomovel.pt/precos_novos/detalhes.php?veid=22604
BMW 320i (170 cv) - 26300,84
http://www.guiadoautomovel.pt/precos_novos/detalhes.php?veid=22611
BMW 320d (177 cv) - 28729,79

Última edição:
Boas, alguem me consegue arranjar um grafico com a comparação desde o preço de custo da gasolina e gasoleo quando sai da refinaria até ao preço do consumidor final. Eu sei que já vi isso aqui no forum mas não encontro. Tenho que tirar uma teima com o meu chefe apr:)

Cumprimentos

Desculpa. Mas ninguém te obrigou a pagar mais pelo carro, nem ninguém te prometeu que era mais caro pq a combustivel era mais barato.

O carro diesel é mais caro pq a sua produção é mais cara!

tal como já referi anteriormente, as coisas não são simples como fazes (agora és tu...[:D] ) parecer.

As pessoas no momento da compra, pagaram mais por um carro a gasóleo do que pagariam por um carro a gasolina, exactamente pelo facto de: 1- o gasóleo ser mais barato que a gasolina; 2- um carro a gasóleo ser mais económico que um carro a gasolina.

Havendo a alteração de um destes factores, é como que mudar as regras do jogo, a meio do próprio jogo.

Repara, seria o equivalente a: alguém que comprou carro quando se pagava imposto municipal e se pagava o IA na totalidade no momento da compra do carro, e com as alterações que agora surgiram e com a criação do imposto único de circulação, passar a pagar este, não obstante já ter pago o IA à "cabeça", e no momento em que o preço dos carros estava mais caro exactamente por causa do pagamento do IA no inicio...

Actualmente, um carro novo é mais barato do que há 2 anos atrás, mas pagas é mais pelo imposto anual. Será que era justo e moralmente admissível que o novo imposto único se aplicasse àqueles que compraram o carro antes das alterações, mudando assim as regras do jogo, a meio de próprio jogo? claro que não...

tal como já referi anteriormente, as coisas não são simples como fazes (agora és tu...[:D] ) parecer.

As pessoas no momento da compra, pagaram mais por um carro a gasóleo do que pagariam por um carro a gasolina, exactamente pelo facto de: 1- o gasóleo ser mais barato que a gasolina; 2- um carro a gasóleo ser mais económico que um carro a gasolina.

Havendo a alteração de um destes factores, é como que mudar as regras do jogo, a meio do próprio jogo.

Repara, seria o equivalente a: alguém que comprou carro quando se pagava imposto municipal e se pagava o IA na totalidade no momento da compra do carro, e com as alterações que agora surgiram e com a criação do imposto único de circulação, passar a pagar este, não obstante já ter pago o IA à "cabeça", e no momento em que o preço dos carros estava mais caro exactamente por causa do pagamento do IA no inicio...

Actualmente, um carro novo é mais barato do que há 2 anos atrás, mas pagas é mais pelo imposto anual. Será que era justo e moralmente admissível que o novo imposto único se aplicasse àqueles que compraram o carro antes das alterações, mudando assim as regras do jogo, a meio de próprio jogo? claro que não...
Desculpa mas não concordo.

Se o jgoo fosse assim.

Carro A Gasolina 5.000€ + 1.000€ impostos = 6.000€
Carro B Gasolina 5.000€ + 2.000€ impostos = 7.000€

Gasolina - 1€
Gasoleo - 0,80€

Estava do teu lado. Não é normal o diesel subir, pq estava-se a pagar mais impostos em novo.

Mas a diferença entre o carro A e o B nada tem a ver com impostos, mas sim com a fabricação do mesmo. Logo o estado nada tem a ver com isso!

O que dizes do selo é isso mesmo. Antes pagavs IA a 100% e pagas selo baixo, agora pagas menos IA mas mais selo! Ai sim é tudo impostos! E é tudo culpa do estado!

eu compreenderia que o gasoleo estive-se ao preço da gasolina se o seu imposto fosse igual, nao compreendo e porque existe um aumento do preço do gasoleo sem haver aumento de impostos.

Quanto ao preço do gasoleo aumentar, isso so vai ter repercursoes a nivel da economia das empresas Portuguesas... Não é os 20 € a mais que gasto por mes em gasoleo que me tiram o sono, é exactamente os centimos a mais que vou começar a pagar em tudo aquilo que realmente faz falta.

é nesse campo que estou de acordo que haja uma protecçao ao gasoleo visto que tudo que sao viaturas chamadas profissionais, utilizam este combustive.
No dia que os camioes e todas as viaturas profissionais sejam movidas por outra fonte de combustivel estou de acordo que haja protecçao a mesma. Esta e a forma mais justa de protejer-nos a todos nao do aumento do combustivel mas dos bens essenciais.

Curiosamente, o que dizes, só prova o contrário![:p]

Desculpa mas não concordo.

Se o jgoo fosse assim.

Carro A Gasolina 5.000€ + 1.000€ impostos = 6.000€
Carro B Gasolina 5.000€ + 2.000€ impostos = 7.000€

Gasolina - 1€
Gasoleo - 0,80€

Estava do teu lado. Não é normal o diesel subir, pq estava-se a pagar mais impostos em novo.

Mas a diferença entre o carro A e o B nada tem a ver com impostos, mas sim com a fabricação do mesmo. Logo o estado nada tem a ver com isso!

O que dizes do selo é isso mesmo. Antes pagavs IA a 100% e pagas selo baixo, agora pagas menos IA mas mais selo! Ai sim é tudo impostos! E é tudo culpa do estado!

presumo que o carro B seja o gasóleo...

Repara, o preço dos carros em novos, contemplava intrinsecamente os dois factores que mencionei: ser um carro mais económico, o combustível ser mais barato. E sabes bem que isto é verdade.

Quanto ao último parágrafo, é isso, e é justo e moralmente aceitavelmente as alterações introduzidas pelo Estado, porque não está a penalizar "em dobro" aqueles que compraram o carro antes das alterações quanto à cobrança de imposto. Todavia, se o Estado aplicasse o novo imposto a TODOS os carros, seguramente que irias considerar injusto e moralmente inaceitável, simplesmente porque mudava as regras do jogo, a meio deste,e de forma indiscriminada.

Concordo que, se o Gasóleo é mais caro na produção, o seu preço deva ser reflectido no preço final. Agora, não concordo é que, se aplica esta máxima (correcta na minha opinião) de forma indiscriminada e esquecendo os dois factores que determinaram ab initio a compra do carro a gasóleo.

Originalmente Colocado por LFMB

mas isso é da responsabilidade das marcas e não do estado, se um carro a diesel é mais caro de fabricar, é normal que seja mais caro a vender.

Repara, o preço dos carros em novos, contemplava intrinsecamente os dois factores que mencionei: ser um carro mais económico, o combustível ser mais barato. E sabes bem que isto é verdade.

O preço dos carros contempla apenas os custos de produção, margens dos vários intervenientes, e impostos. Não tem (nem nunca teve) nada a ver com os "factores" que referiste!:rolleyes:

Nada na vida é imutável.
Compraste um carro a gasóleo partindo do princípio que o gasoleo era mais barato e que o carro consumia menos.

Do mesmo modo, há 15 anos atrás comprava-se carros a gasolina porque a diferença de preço do diesel vs gasolina não justificava andar com os charutos que os diesel eram na altura.

Eu vejo estes aumentos sem qualquer preocupação no abastecimento em si.
O facto é que o meu carro anterior (do mesmo segmento e peso) a gasolina gastava-me 8,8 com pé leve. Este diesel actual com pé menos leve gasta-me 6.

Logo, mesmo que de repente o diesel custasse 1,5 euros e a gasolina também (sim porque ninguém pense que a gasolina não vai subir), continuaria a pagar menos 4,2 euros por cada 100 kms.
É mau ???

O que me preocupa a sério no aumento do preço do gasóleo é os aumentos nas outras coisas que daí vêm.
Se o transporte dos produtos até chegar ao supermercado aumentam, os produtos aumentam também, e aí é que me vai sair caro.
Se as empresas arcarem sozinhas com o custo do aumento do gasóleo (improvável), essas empresas vão ter menos lucros, despedir pessoal e reduzir a economia pelo menor poder de compra disponível.

Estas são as minhas preocupações face ao aumento do gasóleo, já que no uso que dou aos meus carros (kms feitos) não é o grande problema.

Se fosse agora, e mesmo que me garantissem que o gasóleo ia ficar ao preço da gasolina (o que não aconteceu), eu continuaria a comprar um carro a diesel dentro dos segmentos e valores em que eu me situo.

Prefiro a condução do diesel, pura e simplesmente e o seu menor consumo é um facto incontornável.

Se no passado comprei carros a gasolina (mesmo andando mais caro) porque os diesel eram uns charutos que não davam piada conduzir (ou seja, eu preferia gasolina), porque agora não havia de escolher o que gosto mais (neste caso diesel) ?

A subida do preço do gasóleo só pode (e deve) ser equacionada por quem compra carros novos nos segmentos mais baixos (que é onde há as maiores diferenças de valores e dificuldade de compensar).

Em veículos a partir de uma determinada gama, a desvalorização adicionada aos consumos (porque qualquer gasolina a puxar + 1,5 Toneladas gasta muito) continua a fazer o gasóleo compensar, e vai ter de aumentar bastante face à gasolina para que tal deixe de acontecer.

Esta é a minha maneira de ver as coisas, admitindo sempre poder estar errado.

Última edição:
PAREM COM P**A DA guerrinha do costume. O Problema não é diesel vs. gasolina. ESTÀMOS A SER ROUBADOS NOS DOIS COMBUSTIVEIS CRL.
A guerra deve ser preços portugal vs. preços espanha. Não se preocupem só com o vosso umbigo, deixem de : -nha nha! eu é que sou inteligente porque comprei diesel ou vice-versa.

Preocupem-se antes com o mal comum que são os PREÇOS DOS NOSSOS (TUGAS) COMBUSTIVEIS.

Ponham bandeiras nos carros e nas varandas. Ou só nos unimos no futebol?!

PAREM COM P**A DA guerrinha do costume. O Problema não é diesel vs. gasolina. ESTÀMOS A SER ROUBADOS NOS DOIS COMBUSTIVEIS CRL.
A guerra deve ser preços portugal vs. preços espanha. Não se preocupem só com o vosso umbigo, deixem de : -nha nha! eu é que sou inteligente porque comprei diesel ou vice-versa.

Preocupem-se antes com o mal comum que são os PREÇOS DOS NOSSOS (TUGAS) COMBUSTIVEIS.

apr:) Boa resposta apr:)

Suponho que tenhas ideías tão bem pensadas quanto a tua intervenção para baixarmos os preços dos combustíveis em Portugal...

Mas tmeos que por bandeiras espanholas.... [;)]

Voltar
Superior