Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Boas,

È a primeira vez que participo neste fórum e por isso não sei ao certo se este assunto já foi debatido.

A questão é o seguinte:

Neste momento o Euro está em alta face ao dólar.

Portugal compra o petróleo em euros.

Então se antigamente 1 euro = 1 dólar(Exemplo) e hoje em dia 1 euro = 1.53..Dólar, então penso que não se pode discutir os preços dos combustiveis de igual forma na Europa se temos uma moeda com mais valor.´

Se antigamente o barril de petróleo tivesse a 50 Dólares e 1 euro = a 1 Dólar, então gastavamos 50 euros a comprar um barril.

Se hoje em dia o barril está a 100 dólares e se 1 euro = 1,53..dólares então vamos gastar certamente menos de 100 dólares num barril.

Que axam disto?

Não sei bem como exprimir a minha ideia e espero não estar aqui a escrever nenhuma bacorada.

Cumprimentos

Não estás a dizer bacorada nenhuma!!

Está certíssimo!!!![;)]

Porque os impostos de hoje são superiores aos de 2000, também por causa da crescente especulação sobre o petróleo e por causa da especulação sobre a moeda...[;)]

Olha lá, se andas à procura de bodes expiatórios, porque é que não culpas a geologia? Afinal, se o petróleo fosse infinito, não haveria problemas, não é? A culpa é da geologia!!

Ah.. pois.. não podemos declarar guerra às pedras. Mas podemos declarar guerra aos árabes e chineses. Isso já podemos!!

Olha lá, se andas à procura de bodes expiatórios, porque é que não culpas a geologia? Afinal, se o petróleo fosse infinito, não haveria problemas, não é? A culpa é da geologia!!

Ah.. pois.. não podemos declarar guerra às pedras. Mas podemos declarar guerra aos árabes e chineses. Isso já podemos!!

Pois pois.
A especulação financeira nem tem nenhuma influencia nos preços do crude [:D]

:confused:

Não percebi o que quiseste dizer whereagles...:confused:

Amigo, de Geologia e exploração de Petróleo percebo e é óbvio que é uma fonte esgotável, mas se algum dia te passar pela cabeça a quantidade de petróleo que existe na Terra e a OPEP faz questão de encobrir, acredita que tu e o resto da população ia ficar muito surpreendidos.

Quando te vierem com a história de que só há petróleo para 20 anos, soma sempre mais um zero no fim.

Amigo, de Geologia e exploração de Petróleo percebo e é óbvio que é uma fonte esgotável, mas se algum dia te passar pela cabeça a quantidade de petróleo que existe na Terra e a OPEP faz questão de encobrir, acredita que tu e o resto da população ia ficar muito surpreendidos.

Quando te vierem com a história de que só há petróleo para 20 anos, soma sempre mais um zero no fim.

Não estás a contar novidade nenhuma. Qualquer pessoa informada sabe que o fim do petróleo não será uma queda a pique da produção mas um declínio gradual, que pode durar séculos, e que ainda só gastámos coisa de 10% de todo o petróleo disponível.

Será então o preço alto apenas produto da especulação? NÃO. Essa pessoa informada também saberá que os 90% que falta usar não podem ser extraídos e processados à taxa de 90 milhões por dia. À medida que nos metemos no petróleo heavy sour, nos xistos e areias betuminosas, os custos de produção sobem e a taxa de extracção desce. O resultado é menos crude no mercado e consequente subida de preços.

Se quiseres ignorar os factores geológicos, estás à vontade. Se quiseres andar à batatada com o resto do mundo para pilhar petróleo, também estás à vontade....

Agora, não me metas é no barulho, que eu daí lavo as minhas mãos.

Há petróleo nos sítios mais improváveis e as vezes em grandes quantidades. Só que o petróleo, como outro mineral explorável na Terra, para ser considerado minério, precisa de ter exploração economicamente viável. Senão, apesar de la estar o petróleo, é o mesmo que não existisse.

É o caso de Portugal. O petróleo que cá existe há muito que se conhecia. No entanto nunca foi economicamente viável aos preços antigos. Com a escalada de preços, o que se poderia tornar num desperdício de dinheiro na tentativa de exploração transforma-se agora em mais uma grande oportunidade de negócio.

O mercado é que decide o que é viável ou não!

Whereagles, porque não dizes antes a Física[:D] [;)], deixem os depósitos geológicos em repouso!

Há petróleo nos sítios mais improváveis e as vezes em grandes quantidades. Só que o petróleo, como outro mineral explorável na Terra, para ser considerado minério, precisa de ter exploração economicamente viável. Senão, apesar de la estar o petróleo, é o mesmo que não existisse.

É o caso de Portugal. O petróleo que cá existe há muito que se conhecia. *No entanto nunca foi economicamente viável aos preços antigos. Com a escalada de preços, o que se poderia tornar num desperdício de dinheiro na tentativa de exploração transforma-se agora em mais uma grande oportunidade de negócio.

**O mercado é que decide o que é viável ou não!

A costa algarvia entre outros pontos poderá ser eventualmente uma dessas oportunidades de mercado em que o custo de pesquisa/extracção mesmo que dispendioso se torne rentável com esta alta de preços.

* A par da quantidade/qualidade da matéria-prima extraída vs investimento.

** A par de razões geográficas/politicas também.

Capacitem-se que nós os automobolistas somos dos mais chulados da sociedade. Desde o preço dos automoveis, dupla tributação, impostos de circulação, seguros, estradas que mais parecem caminhos de cabras, roubos, combustíveis... Ah, mas tá tudo bem porque somos os poluidores... O pior é que depois quero um autocarro e posso ter de esperar entre 30mn a 1h30 para ir para o trabalho de manhã, como muita gente que conheço. Portanto não me venham apregoar com a moral da poluição pois as coisas não são assim tão simples. O automobilista é um alvo fácil do aquecimento global mas não vejo o dinheiro a ser aplicado nos transportes e ambiente mas sim nas frotas de carros dos ministérios...

Sim, peço desculpa, parece que me excitei em demasia ao incluir os seguros, mas arranja-se outra como a caça à multa e o uso de radares sem nexo nenhum como em alguns sítios de lisboa...

hoje vi uma noticia da associaçao de revendedores de combustiveis a argumentarem que 2008 vai ser um ano catastrofico (esta foi a palavra usada) se o governo nao baixar o ISP defendendo uma descida de pelo menos penso eu 10 centimos no gasoleo e 20 na gasolina, que faria com que o governo recuperasse uma percentagem do mercado que perdeu com as idas a espanha..

hoje vi uma noticia da associaçao de revendedores de combustiveis a argumentarem que 2008 vai ser um ano catastrofico (esta foi a palavra usada) se o governo nao baixar o ISP defendendo uma descida de pelo menos penso eu 10 centimos no gasoleo e 20 na gasolina, que faria com que o governo recuperasse uma percentagem do mercado que perdeu com as idas a espanha..

Aqui esta ela: http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=313905
http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=313905
Essas descidas eram muito bem-vindas.

Cumpts [;)]

Voltar
Superior