Topico dos Crash-Tests ⚠️Euroncap- 10/10/2026

Mazda CX-30
https://www.euroncap.com/en/results/mazda/cx-30/38857

mazda_cx-30_2019_odb1.jpg

Frontal Offset Deformable Barrier
7.8 / 8 Pts

frontalimpactpassengerimage.png
Passenger
frontalimpactdriverimage.png
Driver

Frontal Full Width
8 / 8 Pts

frontalimpactfullwidthrigidpassengerimage.png
Rear Passenger
frontalimpactfullwidthrigiddriverimage.png
Drive

Lateral Impact
16 / 16 Pts

sideimpactcarimage.png
Car
sideimpactpoleimage.png
Pole

Whiplash Rear Impact
1.8 / 2 Pts

whiplashfrontimage.png
Front Seat
whiplashrearimage.png
Rear Seat

O video do Mazda não funga no YouTube, está como privado [s)]

O Explorer "europeu" será exclusivamente híbrido plug-in.
Deverá tomar o lugar dos S-Max/Galaxy (coisas de sete lugares), já que esses cada vez vendem menos e o seu fim não deve estar longe.
E sendo híbrido plug-in, vai aproveitar os incentivos que este tipo de carros têm em muitos mercados (incluindo Portugal, onde leva um senhor desconto no ISV), pelo que o preço não deverá ser muito assustador.

Já estou a ver o MY2021 do 208 e Corsa: terceiro encosto de cabeça de série em todas as versões e Tcharan!!! — 5 estrelas!
Acho que o Euro NCAP tem que rever algumas regras. Até porque enfiar 3 pessoas nestes carros é uma dor de cabeça. E eles não costumam testar os carros com lotação máxima.

Mas mesmo assim na Europa é sempre bem mais caro, nos EUA/Canadá os produtos (sejam carros ou outras coisas) pagam menos de 10% de sales tax e em alguns estados é mesmo 0%:sh)

É um belo carro o Explorer, embora eu prefira os faróis da versão anterior.

385.jpg

Última edição:
O Explorer "europeu" será exclusivamente híbrido plug-in.
Deverá tomar o lugar dos S-Max/Galaxy (coisas de sete lugares), já que esses cada vez vendem menos e o seu fim não deve estar longe.
E sendo híbrido plug-in, vai aproveitar os incentivos que este tipo de carros têm em muitos mercados (incluindo Portugal, onde leva um senhor desconto no ISV), pelo que o preço não deverá ser muito assustador.

Já estou a ver o MY2021 do 208 e Corsa: terceiro encosto de cabeça de série em todas as versões e Tcharan!!! — 5 estrelas!
Acho que o Euro NCAP tem que rever algumas regras. Até porque enfiar 3 pessoas nestes carros é uma dor de cabeça. E eles não costumam testar os carros com lotação máxima.

Acho que isso tem mais a ver com os fabricantes. O meu Twingo era homologado para 4 pessoas, e tinha encosto de cabeça para todos os passageiros. Se os fabricantes querem enfiar 5 pessoas num carro porta-chaves, que dêem condições ou vivam com a realidade de só terem 4 estrelas (que acho muito bem, porque de facto o carro é pouco seguro para um dos ocupantes).

Acho que isso tem mais a ver com os fabricantes. O meu Twingo era homologado para 4 pessoas, e tinha encosto de cabeça para todos os passageiros. Se os fabricantes querem enfiar 5 pessoas num carro porta-chaves, que dêem condições ou vivam com a realidade de só terem 4 estrelas (que acho muito bem, porque de facto o carro é pouco seguro para um dos ocupantes).

Sim e não.

O encosto de cabeça central é opcional. Não dão uma estrela porque ele não está lá, mas depois também não testam o carro com 5 pessoas dentro. Da mesma maneira que os 911 têm lugares atrás e nunca foram testados. Com o Mustang foi o filme que se viu...

Tens um caso bizarro, que é o DS3. O primeiro (Citroen) tem 5 estrelas de 2009 a 2016. O DS3 de 2017+ tem apenas 3.

Também concordo que deveriam rever a forma como publicam as classificações.

Carro com opcional X e Y tem Z estrelas. Sem opcional tem outras tantas.

Última edição:
Tens um caso bizarro, que é o DS3. O primeiro (Citroen) tem 5 estrelas de 2009 a 2016. O DS3 de 2017+ tem apenas 3.

Isso não é bizarro, é natural porque os testes evoluem com o tempo. O DS 3 de 2017 é apenas um restyling por isso é um carro desatualizado em termos de segurança e noutros aspetos. É uma questão diferente.

Dekra testa veículos eléctricos (Renault Zoe e Nissan Leaf) a 60, 75 e 84 km/h contra um poste, frontal e lateralmente. O objectivo foi verificar se havia um risco de incêndio maior que nos carros convencionais, o que não foi o caso. Os passageiros não sobreviveriam aos impactos a maior velocidade, mas também não era esse o objectivo a verificar.

Algumas imagens impressionantes:

Leaf a 75 km/h lateral:

nissan-leaf-crash-75-km-h-1.jpg

nissan-leaf-crash-75-km-h-3.jpg

Leaf a 84 km/h frontal:

nissan-leaf-crash-84-km-h-1.jpg

nissan-leaf-crash-84-km-h-2.jpg

https://www.dekra.de/de/serien-elek...-hohes-sicherheitsniveau-in-dekra-crashtests/

Ver estas imagens lembrou-me do rapaz do Golf IV que se despistou contra um poste na A4, se calhar não ia assim tanto em excesso de velocidade como a malta estava a insinuar...

Ver estas imagens lembrou-me do rapaz do Golf IV que se despistou contra um poste na A4, se calhar não ia assim tanto em excesso de velocidade como a malta estava a insinuar...

É a tal "questão"/exemplo, de que uma lata metálica de 33cl se tentares a esmagar nos topos... tens dificuldade... mas se for na lateral da mesma... é totalmente diferente.

Por isso é que muitos já foram desta para melhor, quando tem embates contra árvores e postes... porque as viaturas "agarram-se" completamente.

Isso não é bizarro, é natural porque os testes evoluem com o tempo. O DS 3 de 2017 é apenas um restyling por isso é um carro desatualizado em termos de segurança e noutros aspetos. É uma questão diferente.

Em cada carro, tens um campo que diz Annual Reviews and Facelifts... Serve para que?

Se é so um restyle, teve de 2009 a 2016, 5 estrelas. Em 2017 passou a ter 3. O Clio, Fiesta, Corsa, 208 e por aí fora, mantiveram as suas pontuações, com restyle pelo meio, e não modelos novos.

O que se critica aqui, é a forma como publicam isto. Mesmo quando há carros que passaram a ter AEB/lane assist/monitor angulo morto como opcional nos restyle e outros não, não houve alteração na pontuação.

Ou removem essa categoria, ou testam os carros e abrem um campo a indicar que a partir de X data, passou a ter determinado equipamento de segurança como opcional, que elevou o rating.

Para mim, o teste deveria sempre pontuar unica e exclusivamente a proteção dos ocupantes. Tudo o resto são acessorios, e muitos deles, opcionais que podem levar o consumidor a comprar enganado.

O novo carro xpto teve uma classificação de 5 estrelas. Foi testado com os sistemas todos de segurança disponiveis. Vais comprar esse mesmo carro e não escolhes esses opcionais. Pela logica deles, não compraste um carro com 5 estrelas...

Outro criterio que para mim não faz sentido, é o dano que o carro provoca num atropelamento. Isso é algum factor de segurança do carro? É critério de escolha para quem compra?

Se é so um restyle, teve de 2009 a 2016, 5 estrelas. Em 2017 passou a ter 3. O Clio, Fiesta, Corsa, 208 e por aí fora, mantiveram as suas pontuações, com restyle pelo meio, e não modelos novos.

Esses não mantiveram as pontuações, simplesmente não foram testados. Em termos de restylings o EuroNCAP só testa alguns modelos.

Mantiveram sim senhor, estão lá para consultares.

Então só deviam atribuir as pontuações aqueles que testa. Mas se fores consultar as pontuações de todos os anos, elas estão lá.

Portanto um carro que lhe seja adicionado equipamento que influencia o critério, não interessa nada.

Faz lembrar o WLTP e os consumos milagrosos que tantas vendas valeram e afinal nao era bem assim [:D]

Penso que o EuroNCAP testa os carros só com equipamento base. De qualquer maneira, discordo completamente com a afirmação:

Para mim, o teste deveria sempre pontuar unica e exclusivamente a proteção dos ocupantes. Tudo o resto são acessorios, e muitos deles, opcionais que podem levar o consumidor a comprar enganado.

É tão importante proteger o ocupante quando há acidente, como proteger evitando o acidente.

Não sei especificamente do que se está a falar, de qualquer forma, regra geral, as pessoas não fazem ideia do que é bater em algo que não se mexe...

Há uns anos embati frontalmente no rodado duplo de uma 'carrinha' de caixa aberta, a 70 ou 80km/h, e consegui enviar para a sucata o meu, a carrinha e um ligeiro que ultrapassava pela direita e levou com o ressalto do meu.

Só com o ressalto, rebentaram os 4 pneus, amortecedores de trás e as 4 jantes partiram.

Ainda hoje as pessoas comentam que eu vinha a mais de 200 [:D]

Penso que o EuroNCAP testa os carros só com equipamento base. De qualquer maneira, discordo completamente com a afirmação:

É tão importante proteger o ocupante quando há acidente, como proteger evitando o acidente.

Devia haver 2 classificações distintas. 1 para a segurança ativa, em que incluiria o teste do alce, e de visibilidade entre outros, e uma classificação para a parte da segurança passiva. As estrelas nao interessam nada pois, há diferenças muito grandes entre um 5 estrelas fraco, e um 5 estrelas bom. Ora comprarem o Explorer 5 estrelas com o CX 30 5 estrelas.

Voltar
Superior