Topico dos Crash-Tests ⚠️Euroncap- 10/10/2026

Worst Crash Tests Ever: French Cars That Should Scare You

How Safe Is the Volkswagen Transporter? Crash Tests T1–T7 Explained

O video da VW T3 tem um erro. A VW T3 ja tinha no seu desenvolvimento o foco na segurança passiva e ativa. Não falam no crash test realizado pela ADAC em que compararam os diversos furgões de passageiros.

Também tinha curiosidade em saber e não se percebe muito bem por que não foi testado (mas também o Peugeot 605/Citroën XM não foram), mas acredito que estivesse +/- ao mesmo nível do Sierra.

Também tinha curiosidade em saber e não se percebe muito bem por que não foi testado (mas também o Peugeot 605/Citroën XM não foram), mas acredito que estivesse +/- ao mesmo nível do Sierra.

E o 164 e o Saab 9000 pois tinha, reforços que os irmãos gemeos não tinham. E tambem é estranho nunca terem testado, o Mercedes 190, ou o Vectra A. Será que nessa altura a ADAC testava uns carros e a AMS outros?

1986 Saab 9000 NHTSA crash test

Mesmo neste teste menos exigente, do que o crash tests realizado pela AMS com as 8 berlinas de luxo, o Saab demonstra que a célula de sobrevivência está no inicio do colapso e o peito e a cabeça do condutor ate no volante

Captura de ecrã 2026-01-09 100246.jpg - Click image for larger version  Name:	Captura de ecrã 2026-01-09 100246.jpg Size:	418.5 KB ID:	14669991maxresdefault.jpg

E o 164 e o Saab 9000 pois tinha, reforços que os irmãos gemeos não tinham. E também é estranho nunca terem testado, o Mercedes 190, ou o Vectra A. Será que nessa altura a ADAC testava uns carros e a AMS outros?

A AMS não podia testar todos, ainda muito fizeram eles. E depois testaram o Saab 9000 restyling, já consideravelmente reforçado, em conjunto com o novo Volvo 850.

Worst Crash Tests Ever: French Cars That Should Scare You

Num Crash-test frontal da vida real, entre uma familiar minha a conduzir um Honda Civic Coupé de 1994 e um Twingo MK I, o condutor do Twingo saiu com umas escoriações nas pernas e saiu pelo seu próprio pé, ao passo que a minha familiar teve de ser desencarcerada, o tejadilho foi cortado, esteve internada mais de 1 semana e ainda hoje tem mazelas decorrentes do acidente.

Repara que só se fala de carros franceses. [;)].

Além disso, houve várias versões melhoradas do Twingo e a Honda, até certa altura, não era nenhum exemplo em segurança, bem pelo contrário.

Repara que só se fala de carros franceses. [;)].

Além disso, houve várias versões melhoradas do Twingo e a Honda, até certa altura, não era nenhum exemplo em segurança, bem pelo contrário.

Eu sei, mas o primeiro que aparece, é exactamente o Twingo, daí ter feito a referência ao acidente da minha prima, que o Twingo, sem frente, suportou bem melhor o impacto, que o Honda, cuja frente ''cabia'' dentro do habitáculo do Twingo, passe o exagero.

Foi por causa do acidente dela, que a Honda, ficou sempre fora das minhas cogitações.

Mas mesmo assim, a seguir foi comprar um Logo.

Eheh, pois. [:D]

Mas lembro-me que o Logo, na altura, obteve 3 estrelas no Euro NCAP à rasca, mas ainda assim foi já uma boa evolução em relação ao Civic de 5.ª geração (EG, EH e EJ​), que sse sim desfazia-se todo, nem o airbag (extra, e apenas disponível numa versão!) lhe valia. :sh)

Voltar
Superior