Topico dos Crash-Tests ⚠️Euroncap- 10/10/2026

Normal. Os chineses perceberam facilmente que os europeus só iam comprar os carros deles se a segurança fosse muito boa. Os europeus como têm o capital da notoriedade podem safar-se com resultados piores e alguns até sem resultados.
Continuam a não testar os charutos da Stellantis.
2 anos do C3/eC3 sem testes…

Já viste o que era aparecerem estes carros de marcas novas todos com 5 estrelas e depois um C3 com 1 ou no máximo 2? Era mais um prego no caixão da Stelantis principalmente porque é dos carros do grupo que vende mais neste momento. Agora que deve estar ali um veículo pouco seguro, isso deve. E a culpa não é dos compradores que adquirem os carros às cegas. A culpa é do grupo, do Euroncap e dos jornalistas especializados.

Já viste o que era aparecerem estes carros de marcas novas todos com 5 estrelas e depois um C3 com 1 ou no máximo 2? Era mais um prego no caixão da Stelantis principalmente porque é dos carros do grupo que vende mais neste momento. Agora que deve estar ali um veículo pouco seguro, isso deve. E a culpa não é dos compradores que adquirem os carros às cegas. A culpa é do grupo, do Euroncap e dos jornalistas especializados.
Pois.
A maior parte dos que tenho visto são de RAC.
E gostaria de ter acesso às vendas à distribuição de vendas RAC/particular

Eu acho que vende bem mesmo a particulares. O carro é giro, baratinho, de uma marca com enorme capital de simpatia, espaçoso e confortável. É dos mais vendidos na Europa. Esse é um problema se se vier a provar que é pouco seguro. Há centenas de milhar a circular na Europa. Mais os primos Frontera, e Panda (mais os novos grizly que estão a chegar)....

Eu acho que vende bem mesmo a particulares. O carro é giro, baratinho, de uma marca com enorme capital de simpatia, espaçoso e confortável. É dos mais vendidos na Europa. Esse é um problema se se vier a provar que é pouco seguro. Há centenas de milhar a circular na Europa. Mais os primos Frontera, e Panda (mais os novos grizly que estão a chegar)....
o problema do grupo stellantis não +e só, a falta de segurança passiva mas também a falta de segurança ativa. Ha tempos estive num antigo stand da Opel, que agora vende leapmotor e estive a comparar o eqiuipamentode segurança passiva e ativa de um Frontera e do leapmotor C10. Ambos na mesma margem de preços, e o leapmotor trazia muito mais equipamento, e pelo que se tem visto em testes de outras organizaçoes, mesmo tendo em conta as diferenças em termos de equipamento e construção, estes novos citroen /stellantis não serão assim muito seguros

Citroen e C3

Citroen Basalt

Última edição:
São testes um bocado medonhos mesmo acreditando que as versões europeias serão mais cuidadas. Em relação ao Leapmotor e outras chinesas não há comparação possível porque o investimento deles foi colossal nesta área.

Realmente isto é uma vergonha, eles até tiveram a lata de me responder a um email a dizer que o eC3 ia ser testado este ano. Pelos vistos é só areia para os olhos.

Em teoria ainda podem anunciar mais resultados este ano. Normalmente de 3 em 3 meses há resultados divulgados. Mas eu só acredito quando vir.

IIHS 3/9/2026

Complete ratings for 7 recently tested vehicles​

Vehicle NameSmall overlap frontModerate overlap frontSideHeadlightsFront crash prevention: vehicle-to-vehicle 2.0Front crash prevention: pedestrianSeat belt remindersLATCH ease of use
Top Safety Pick +2027 Kia TellurideMidsize SUVBuilt after June 2026GGGGG
standard system
G
standard system
Gnot rated
Top Safety Pick +2026-27 Tesla Model YMidsize luxury SUVGGGGG
standard system
G
standard system
Mnot rated
2026 BMW 3 seriesMidsize luxury carGAGAM
standard system
G
standard system
MG
2026 BMW i4Midsize luxury carG
Incomplete rating
GGMPP
standard system
G
standard system
MG
2026 GMC Canyon crew cabSmall pickupGMGAP
standard system
A
standard system
Gnot rated
2026 Lexus ISMidsize luxury carnot ratedMAGAG
standard system
G
standard system
GG
2026 Toyota Crown SigniaMidsize SUVGMGGG
standard system
G
standard system
G

O título já menciona a próxima ronda para 10/10. Vamos ver...

O facto de não terem sido publicados resultados do Grupo Stellantis não significa que não os tenham testado, percebem...? ;););)

um modelo nao deveria ser comercializado antes de saírem os resultados destes testes

com tanta burocracia por esta Europa, esta faz mesmo falta.

Mas o Euroncap não é um organismo europeu. É uma empresa privada especializada que acabou por ter muita preponderância num tempo em que não havia nada comparável.

Conseguem encontrar outra explicação a não ser que a classificação seria fraca? E que isso poderia ter impacto nas vendas?

Voltar
Superior