Tópico dos "Emigras".

A poupanca tem de ser sempre em % do salario. 2000 eurs/mes seria 25% do meu salario bruto.

1 ano de poupanca sao 24 000 euros mas 1 T2 nos arredores de Zurique sao 500 000 euros. Por isso e sempre relativo.

Mas indepedentemente 2000 euros e 1 boa quantia mas e mais facil na Suica do que outro Pais em meda.

É uma excelente analogia para quem quiser ficar permanentemente na suiça. Ou seja a percepçao de facto de "dinheiro" muda totalmente.
Juntar 2000€ é bom numa analise de voltar para portugal, mas numa analise de ficar a viver na suiça para sempre é um bocado como o "litro" pq para se comprar seja o que fôr de maior valor como uma casa é impensavel (ou quase).

NOTA: Pq comparam sempre em salarios brutos. Entre salarios liquidos e brutos a diferença é tanta q nem entendo. E o verdadeiro ordenado é os liquidos.

Mas assim fico com a ideia que juntar 1000€ mês em Portugal e para ficar em Portugal e juntar 2000€ mês para ficar na suiça , cá os 1000€ pesam bem mais . No entanto acho que 90% ou mais dos emigrantes possuem o sonho de voltar e por isso juntam e juntam nunca fazendo proriamente boas vidas. Com todos os defeitos que portugal possa ter. Em Portugal numa regiao sem ser grandes centros urbanos (portugal nao é apenas porto e lisboa) existem casas bem razoaveis a boas entre 70 e 90 mil euros. Ja vi casas com piscina na zona onde habito por 95000 euros e habitacoes ja direcionadas para classe media alta... Sei q nao é a realidade das grandes cidades mas viver nas grandes cidades nao é tudo rosas.

No entanto tenho conhecidos meus em Paises como Holanda , etc, a trabalhar lá em universidades q penso q desejem viver lá (ate um dia). Embora venham regularmente visitar familia e amigos. E com carreiras que futuramente permite depois transitar para cá. Assim fica mais facil.

Mas a realidade nacional tambem tem de ser dita. nem 1/10 dos portugueses junta 500€ por mês (embora muitos tambem nao se esforcem pq individam-se apenas para ter mais luxos) . E os que juntam mais que isto por norma juntam bem mais. Ou seja a ideia q tenho é q em portugal quase todos que conseguem juntar ja estao bem acima da realidade nacional e portanto os que conseguem juntar , juntam muito...

Última edição:
Permanente. Contractor anda na ordem dos 500-1000 dependendo de caso para caso e claro da responsabilidade e do contrato (tempo). Mas 500 euros e Juniores. Tambem porque de 8000 fico com 6000 ou seja 25% total de impostos.

Claro que com estes salarios, bares, jantares, lavandaria, creche, empregada de limpeza.

Vantagem da Suica e que a 1 a 3 horas estas noutro Pais. Passei a 1ä semana de Dezembro em Portugal (2 horas de aviao mas e barato tendo em conta custo de 1 semana de ferias na Suica) o fim de semana passado fui A Milao para compras de Natal. Vou para o Porto dia 24 e venho dia 5. Dia 16 vou o fim de semana para Instambul.

No fim de semana de 10 Abril vou para Berlim.

E muitos Suicos solteiros e sem filhos podem viver assim. So assim acredito na sondagem da melhor qualidade de vida do mundo e em Zurique: Baixo desemprego poupanca e viajar para todo o lado.

É uma excelente analogia para quem quiser ficar permanentemente na suiça. Ou seja a percepçao de facto de "dinheiro" muda totalmente.
Juntar 2000€ é bom numa analise de voltar para portugal, mas numa analise de ficar a viver na suiça para sempre é um bocado como o "litro" pq para se comprar seja o que fôr de maior valor como uma casa é impensavel (ou quase).

NOTA: Pq comparam sempre em salarios brutos. Entre salarios liquidos e brutos a diferença é tanta q nem entendo. E o verdadeiro ordenado é os liquidos.

Mas assim fico com a ideia que juntar 1000€ mês em Portugal e para ficar em Portugal e juntar 2000€ mês para ficar na suiça , cá os 1000€ pesam bem mais . No entanto acho que 90% ou mais dos emigrantes possuem o sonho de voltar e por isso juntam e juntam nunca fazendo proriamente boas vidas. Com todos os defeitos que portugal possa ter. Em Portugal numa regiao sem ser grandes centros urbanos (portugal nao é apenas porto e lisboa) existem casas bem razoaveis a boas entre 70 e 90 mil euros. Ja vi casas com piscina na zona onde habito por 95000 euros e habitacoes ja direcionadas para classe media alta... Sei q nao é a realidade das grandes cidades mas viver nas grandes cidades nao é tudo rosas.

No entanto tenho conhecidos meus em Paises como Holanda , etc, a trabalhar lá em universidades q penso q desejem viver lá (ate um dia). Embora venham regularmente visitar familia e amigos. E com carreiras que futuramente permite depois transitar para cá. Assim fica mais facil
Eu vivo a vida seja onde for (se tiver capacidades para tal), a minha poupança é mais no bom senso de ter alguma poupança, mas não me vou privar das coisas boas da vida... Poupar em grandes quantidades para quê? Para a reforma? Aí já sou velho... agora quero é "trutas" e vinho verde [:D].

Um dia conto voltar, mas não sei quando e como, se possivel ainda gostava de experimentar mais uns países para trabalhar e viver, o próximo que tenha um pouco mais de sol e praia!

Permanente. Contractor anda na ordem dos 500-1000 dependendo de caso para caso e claro da responsabilidade e do contrato (tempo). Mas 500 euros e Juniores. Tambem porque de 8000 fico com 6000 ou seja 25% total de impostos.

Claro que com estes salarios, bares, jantares, lavandaria, creche, empregada de limpeza.

Vantagem da Suica e que a 1 a 3 horas estas noutro Pais. Passei a 1ä semana de Dezembro em Portugal (2 horas de aviao mas e barato tendo em conta custo de 1 semana de ferias na Suica) o fim de semana passado fui A Milao para compras de Natal. Vou para o Porto dia 24 e venho dia 5. Dia 16 vou o fim de semana para Instambul.

No fim de semana de 10 Abril vou para Berlim.

E muitos Suicos solteiros e sem filhos podem viver assim. So assim acredito na sondagem da melhor qualidade de vida do mundo e em Zurique: Baixo desemprego poupanca e viajar para todo o lado.

Apesar de conseguir juntar dinheiro em Portugal , tenho de admitir que isso que narras é algo que "invejo". Da inveja boa.
Tenho estado demasiado preso a esta minha vida. A Suiça é de facto tao pequena, que se permitissem facilmente andar acima da velocidade permitida por lei nas AE em 25 minutos estavas de uma ponta à outra [;)] Sao cerca de 70km de diametro certo ? Embora naturalmente nao se consegue fazer tudo em linha recta.

70 nao. Pode ver no google maps. De Oeste a Este e Genebra a Saint Gallen o que deve ser mais de 300 kms.
E de Basel (norte sul)a Lugano sa cerca de 200 ou provavelmente mais.

Agora o que eu queria dizer e que quem vive em Portugal nao tem muita escolha para ir para 1 Pais mais barato. Polonia...Romenia e Bulgaria fica longe.

Quem viver em Genebra esta a 20 minutos de Franca. Quem viver em Basel esta a 15 minutos de Franca e Alemanha.

Eu vivo em Zurique e estou a 3h30 de Milao ou 1 hora para Franca ou 45 minutos de Alemanha.

Se procurarem o centro comercial de Konstanz, Alemanha e o mais lucrativo da Alemanha. Vejam onde esta: Fronteira Sul com a Suica.

Eu trabalho em Zurique mas posso deslocar-me o que permite 1 boa poupanca

Anda calmo o tópico, o que até deve ser um bom sinal.

"desistências" ? novos emigrantes?

Por aqui existe algumas baixas, mas até nem vão voltar para Portugal, vão para outros países.

pegando no post do hecho,

por aqui nao se desiste lol

ainda me encontro por aqui em londres,

finaceiramente compensou, e para o ano espero que seja melhor.

este ano e como estamos bem proximos da epoca natalicia,

parto este ano para portugal a 22 de Dez e regresso a 5 de Jan.

este ano vou de easyjet.

as proximas de abril e agosto vou na tap, eram de longe muito mais baratas que a easyjet.

Vou amanhã de manhã.

do Jägermeister aos bolos e prendas e afins já está tudo dentro da mala bem protegido(espero eu..) para as 3 horas de viagem até casa.

Ah. Que bom, vôo da Tap com 2 horas de atraso. Acho que vou perder o voo de ligação. E tenho um jantar a ir.
Isto é oficialmente a última vez que dou preferência à Tap.
Em dezenas de voos é o único atrasado neste aeroporto !

Bom dia a todos. Após quase uma semana em terras lusas já começo a sentir me de férias!! Com o que já comi ao engordei nem um quilo heh
Saudades de shoppings, passear na rua e sentir o espírito natalício! Está muito frio mas pelo menos não chove 😀 (zona do Porto)

Ah. Que bom, vôo da Tap com 2 horas de atraso. Acho que vou perder o voo de ligação. E tenho um jantar a ir.
Isto é oficialmente a última vez que dou preferência à Tap.
Em dezenas de voos é o único atrasado neste aeroporto !

No lado da Ryanair foi igual, o atraso para Lisboa foi também dessa ordem, pelo menos a partir de Dublin foi assim. Só não sei se foi coincidência ou se o problema era mesmo do aeroporto de Lisboa por causa do nevoeiro.

O meu voo da TAP de Amesterdão estava prontinho para sair à hora com toda a gente a bordo e teve que esperar uma hora e meia pelo OK por causa do nevoeiro em Lisboa. A chegar a Lisboa confirmei que o nevoeiro era ultra denso, eu ia à janela e só vi a pista uns 2 segundo antes de ele tocar no chão. Nunca vi um nevoeiro assim, e já eram 10 da manhã.

Acho que hoje devem ter havido muitos atrasos em voos para Lisboa de manhã, não só da TAP mas de todas as companhias.

Voltar
Superior