Fernandovieira7
Banido
A poupanca tem de ser sempre em % do salario. 2000 eurs/mes seria 25% do meu salario bruto.
1 ano de poupanca sao 24 000 euros mas 1 T2 nos arredores de Zurique sao 500 000 euros. Por isso e sempre relativo.
Mas indepedentemente 2000 euros e 1 boa quantia mas e mais facil na Suica do que outro Pais em meda.
É uma excelente analogia para quem quiser ficar permanentemente na suiça. Ou seja a percepçao de facto de "dinheiro" muda totalmente.
Juntar 2000€ é bom numa analise de voltar para portugal, mas numa analise de ficar a viver na suiça para sempre é um bocado como o "litro" pq para se comprar seja o que fôr de maior valor como uma casa é impensavel (ou quase).
NOTA: Pq comparam sempre em salarios brutos. Entre salarios liquidos e brutos a diferença é tanta q nem entendo. E o verdadeiro ordenado é os liquidos.
Mas assim fico com a ideia que juntar 1000€ mês em Portugal e para ficar em Portugal e juntar 2000€ mês para ficar na suiça , cá os 1000€ pesam bem mais . No entanto acho que 90% ou mais dos emigrantes possuem o sonho de voltar e por isso juntam e juntam nunca fazendo proriamente boas vidas. Com todos os defeitos que portugal possa ter. Em Portugal numa regiao sem ser grandes centros urbanos (portugal nao é apenas porto e lisboa) existem casas bem razoaveis a boas entre 70 e 90 mil euros. Ja vi casas com piscina na zona onde habito por 95000 euros e habitacoes ja direcionadas para classe media alta... Sei q nao é a realidade das grandes cidades mas viver nas grandes cidades nao é tudo rosas.
No entanto tenho conhecidos meus em Paises como Holanda , etc, a trabalhar lá em universidades q penso q desejem viver lá (ate um dia). Embora venham regularmente visitar familia e amigos. E com carreiras que futuramente permite depois transitar para cá. Assim fica mais facil.
Mas a realidade nacional tambem tem de ser dita. nem 1/10 dos portugueses junta 500€ por mês (embora muitos tambem nao se esforcem pq individam-se apenas para ter mais luxos) . E os que juntam mais que isto por norma juntam bem mais. Ou seja a ideia q tenho é q em portugal quase todos que conseguem juntar ja estao bem acima da realidade nacional e portanto os que conseguem juntar , juntam muito...
Última edição: